O que fazer em Gênova em um dia?

Uma das mais importantes cidades portuárias da Itália, Gênova é repleta de beleza, monumentos e história! Hoje montamos um roteiro de um dia para essa incrível cidade!

6 34.191

O que fazer em Gênova em um dia?

Antiga república marítima, nos últimos anos sua beleza foi redescoberta e valorizada, tornando um polo turístico, cultural, científico e musical. Gênova é uma das cidades metropolitanas da Itália. Faz parte de um triângulo industrial com Milão e Turim, seu porto é um dos maiores do país. Para melhor explorar as atrações desta graciosa cidade praiana, é necessário ficar alguns dias. Contudo, um dia apenas também pode ser suficiente para obter uma lembrança inesquecível. Vejamos como nos locomover por lá e o que fazer em Gênova em um dia. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

O que fazer em Gênova em um dia?
Porto de Gênova

Por que visitar Gênova?

Porque é uma cidade famosa, simples e cheia de coisas interessantes para fazer e para ver. Além do prestigiado Aquário, a antiga república marítima também abriga em seu território relíquias incríveis de seu passado glorioso, bem como obras audaciosas e modernas que tornaram Gênova uma espécie de capital da arquitetura moderna italiana.

O que ver em Gênova?

Passeando pela cidade, podemos observar mansões e igrejas antigas, emaranhadas pelo labirinto das típicas vielas, as estreitas “travessas” do centro da antiga cidade.

O que fazer em Gênova em um dia?
Inspiração Artística com Guarda-chuvas

1) O que fazer em Gênova em um dia? FAROL

Eis ao menos oito coisas que definitivamente não podemos perder em Gênova. Iniciemos logo com a visita ao farol da cidade, que é testemunha do instinto marítimo, comumente chamada de “La Laterna” e significa o símbolo da cidade. Construída com o intuito de sinalizar a entrada do porto aos navios, ela também serve para supervisionar o movimento do tráfego de dentro da guarita. A histórica torre tem 77 metros de altura e fica a cerca de 117 metros do nível do mar. Junto à torre está o Museu da Lanterna, um acervo multimídia dedicado à cidade e a todo o território estadual.

O que fazer em Gênova em um dia?
Farol ao Fundo – La Lanterna – Gênova

2) O que fazer em Gênova em um dia? CENTRO HISTÓRICO

A esta altura, iremos ao Centro histórico de Gênova, que representa o centro da cidade antiga – um local repleto de história e esplendor que, após anos de abandono e decadência, foi finalmente restaurado e entregue novamente à cidade. Para explorar o encanto da Gênova antiga, é preciso caminhar a pé e entrar nas “travessas”, as pitorescas vielas medievais e nas típicas creuze, ruas cercadas por paredes. Não é por acaso que uma grande parte do centro histórico tenha sido declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Atrações no Centro Histórico

Dentre os pontos de interesse histórico está o Castri: primeiro centro urbano da cidade, referente ao período dos romanos e dos etruscos. Seu patrimônio é de grande valor arquitetônico, com os famosos Palácio Spinola e Palácio Ducal – dois grandes complexos onde se revive o esplendor da antiga república marítima. No centro histórico, várias coisas chamam a atenção, pois lá existem opções abundantes de pousadas onde é possível saborear os pratos típicos da cidade, onde estão também as cafeterias tradicionais, empórios ultra centenários que encantam e conquistam com seu charme retrô.

O que fazer em Gênova em um dia?
Centro Histórico – Gênova

3) O que fazer em Gênova em um dia? AQUÁRIO

Está pronto para a principal atração turística de Gênova? Claro que estamos falando sobre o maior aquário da Itália. A visita ao Aquário é uma experiência divertida e emocionante, pois oferece a oportunidade de conhecer a fauna aquática “passeando” nos mares e nas águas mais fascinantes do mundo. O percurso dos vários pavilhões do Aquário se desenrola através dos mais de setenta tanques de exibição, onde é possível observar tubarões, focas, tartarugas e pinguins. Agora, faremos uma pausa em algum restaurante tradicional para experimentar um prato típico e depois tornamos a conhecer a cidade de Gênova.

O que fazer em Gênova em um dia?
Aquário – Gênova

4) O que fazer em Gênova em um dia? VIA GARIBALDI

Voltamos com o passeio pela cidade passando pela Via Garibaldi, considerada Patrimônio pela UNESCO, essa linda rua, também conhecida como “Via Aurea”, por causa da pompa dos prédios da região (são edifícios muito importantes como o Palácio Doria Tursi, o Palácio Lercari Parodi, o Palácio Bianco e o Palácio Rosso – onde estão abrigadas obras de artistas de calibre como Caravaggio, Veronese, Hans Memling, Rubens e Van Dyck). Sede da extraordinária rota de museus dedicada à arte antiga, que liga as três propriedades municipais, são os palácios: Rosso, Bianco e Doria Tursi.

O que fazer em Gênova em um dia?
Via Garibaldi – Gênova

5) O que fazer em Gênova em um dia? CATEDRAL DE SÃO LOURENÇO

Deixamos a via Garibaldi para visitar a grandiosa Catedral de São Lourenço. A igreja matriz exibe ao visitante uma distinta fachada gótica em estilo genovês (do século XIII), com influências francesas – como mostra a disposição das portas e da rosácea central. O lindo Museu das Relíquias, acessível por dentro da igreja, abriga obras de arte sacras – entre elas o Sacro Catino (cuja lenda está relacionada ao Santo Graal), o Relicário das Cinzas de São João Batista e outros objetos ligados ao culto do padroeiro da cidade.

O que fazer em Gênova em um dia?
Catedral de São Lourenço – Gênova

6) O que fazer em Gênova em um dia? ROLLI

Como temos apenas um dia disponível, podemos visitar só o Rolli de Gênova e pronto, para as demais atrações devemos programar uma outra viagem com mais tempo. O Rolli de Gênova nada mais é do que um complexo de belíssimas mansões genovesas que entre os séculos XVI e XVII ofereciam hospedagem às ilustres personagens que passavam pela cidade. Mais de cem moradias pertenciam à República de Gênova, destinadas para tal finalidade.

Sobre o Rolli

Essas residências eram classificadas em uma lista, chamada “Rolli degli Alloggiamenti Pubblici” (Ról das Habitações Públicas), que era atualizada periodicamente. Além disso, essas mansões eram divididas em três categorias com base no valor arquitetônico e no nível de suntuosidade. Cada uma equivalia a determinadas categorias de hóspede: o primeiro nível era para cardeais, príncipes e vice-reis; o segundo grau servia senhores feudais e governantes e a terceira classe para lordes e embaixadores. A partir de 2006, quarenta e duas dessas distintas mansões foram reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Histórico. Para explorar tais residências históricas de um passado rico que fizeram da hospitalidade um modelo cultural, basta fazer um passeio pelas ruas Balbi, Garibaldi, Lomellini e San Luca.

O que fazer em Gênova em um dia?


Como Chegar a Gênova?


Agora vamos listar as opções de como chegar à cidade de Gênova com todos os meios de transporte.

1) Como Chegar em Gênova? AVIÃO

Gênova é conectada com as maiores escalas internacionais, graças ao Aeroporto Cristoforo Colombo (localizado em Sestri Ponente, a seis quilômetros do centro histórico de Gênova). Inúmeras companhias aéreas ligam a cidade às mais importantes escalas nacionais e internacionais. Uma vez estando no Aeroporto Cristoforo Colombo de Gênova, é possível acessar o centro pelo serviço de shuttle AMT 100 Vola bus.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como Chegar em Gênova? TREM

Caso preferir ir para Gênova de trem, saiba que a cidade tem duas estações ferroviárias: Genova Brignole e Genova Principe. A cidade é bem conectada através dos trens Regionali, Intercity e Eurostar com as maiores cidades italianas e europeias. Verifique na Internet os horários e as tarifas. Leia também “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como Chegar em Gênova? CARRO

Se optar por ir de carro, é possível pegar várias rodovias provenientes de toda a Itália, são elas: A12, A26, A10 e A7. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na sessão Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro? Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha.

Importante

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Preciso de carteira de motorista internacional para dirigir na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Gênova, “esplêndida pelo seu povo e pelas mansões”, assim Petrarca a definiu. Gênova nunca deixa de surpreender. Das vielas às praças, é possível sentir o perfume de uma história e de uma tradição de hábeis marinheiros e comerciantes espertos do Mediterrâneo. Dá para andar sem parar pelas charmosas “travessas”, as ruas estreitas emparelhadas com as enormes paredes das casas, sem nunca cansar. Cada parede, cada beco, cada mansão, cada vila, cada parque e cada fortaleza conserva o charme da antiga república marítima genovesa.

E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!