O que fazer em Gênova em um dia?
Antiga república marítima, nos últimos anos sua beleza foi redescoberta e valorizada, tornando um polo turístico, cultural, científico e musical. Gênova é uma das cidades metropolitanas da Itália. Faz parte de um triângulo industrial com Milão e Turim, seu porto é um dos maiores do país. Para melhor explorar as atrações desta graciosa cidade praiana, é necessário ficar alguns dias. Contudo, um dia apenas também pode ser suficiente para obter uma lembrança inesquecível. Vejamos como nos locomover por lá e o que fazer em Gênova em um dia. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista esse vídeo com imagens belíssimas de Gênova!

Por que visitar Gênova?
Porque é uma cidade famosa, simples e cheia de coisas interessantes para fazer e para ver. Além do prestigiado Aquário, a antiga república marítima também abriga em seu território relíquias incríveis de seu passado glorioso, bem como obras audaciosas e modernas que tornaram Gênova uma espécie de capital da arquitetura moderna italiana. Não perca tempo e faça uma Excursão a pé em Gênova e vista da cidade com guia local!
O que ver em Gênova?
Passeando pela cidade, podemos observar mansões e igrejas antigas, emaranhadas pelo labirinto das típicas vielas, as estreitas “travessas” do centro da antiga cidade. Saiba aqui onde se hospedar em Gênova!
1) O que fazer em Gênova em um dia? VISITAR O FAROL
Eis ao menos oito coisas que definitivamente não podemos perder em Gênova. Iniciemos logo com a visita ao farol da cidade, que é testemunha do instinto marítimo, comumente chamada de “La Laterna” e significa o símbolo da cidade. Construída com o intuito de sinalizar a entrada do porto aos navios, ela também serve para supervisionar o movimento do tráfego de dentro da guarita. A histórica torre tem 77 metros de altura e fica a cerca de 117 metros do nível do mar. Junto à torre está o Museu da Lanterna, um acervo multimídia dedicado à cidade e a todo o território estadual. Saiba aqui onde comer bem pagando pouco em Gênova!
2) O que fazer em Gênova em um dia? VISITAR O CENTRO HISTÓRICO
A esta altura, iremos ao Centro histórico de Gênova, que representa o centro da cidade antiga – um local repleto de história e esplendor que, após anos de abandono e decadência, foi finalmente restaurado e entregue novamente à cidade. Para explorar o encanto da Gênova antiga, é preciso caminhar a pé e entrar nas “travessas”, as pitorescas vielas medievais e nas típicas creuze, ruas cercadas por paredes. Não é por acaso que uma grande parte do centro histórico tenha sido declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Atrações no Centro Histórico
Dentre os pontos de interesse histórico está o Castri: primeiro centro urbano da cidade, referente ao período dos romanos e dos etruscos. Seu patrimônio é de grande valor arquitetônico, com os famosos Palácio Spinola e Palácio Ducal – dois grandes complexos onde se revive o esplendor da antiga república marítima. No centro histórico, várias coisas chamam a atenção, pois lá existem opções abundantes de pousadas onde é possível saborear os pratos típicos da cidade, onde estão também as cafeterias tradicionais, empórios ultra centenários que encantam e conquistam com seu charme retrô.
Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!3) O que fazer em Gênova em um dia? VISITAR O AQUÁRIO
Está pronto para a principal atração turística de Gênova? Claro que estamos falando sobre o maior aquário da Itália. A visita ao Aquário é uma experiência divertida e emocionante, pois oferece a oportunidade de conhecer a fauna aquática “passeando” nos mares e nas águas mais fascinantes do mundo. O percurso dos vários pavilhões do Aquário se desenrola através dos mais de setenta tanques de exibição, onde é possível observar tubarões, focas, tartarugas e pinguins. Agora, faremos uma pausa em algum restaurante tradicional para experimentar um prato típico e depois tornamos a conhecer a cidade de Gênova. Clique aqui para saber mais sobre o Aquário de Gênova!
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça o incrível Aquário de Gênova!

4) O que fazer em Gênova em um dia? VISITAR A VIA GARIBALDI
Voltamos com o passeio pela cidade passando pela Via Garibaldi, considerada Patrimônio pela UNESCO, essa linda rua, também conhecida como “Via Aurea”, por causa da pompa dos prédios da região (são edifícios muito importantes como o Palácio Doria Tursi, o Palácio Lercari Parodi, o Palácio Bianco e o Palácio Rosso – onde estão abrigadas obras de artistas de calibre como Caravaggio, Veronese, Hans Memling, Rubens e Van Dyck). Sede da extraordinária rota de museus dedicada à arte antiga, que liga as três propriedades municipais, são os palácios: Rosso, Bianco e Doria Tursi.
5) O que fazer em Gênova em um dia? VISITAR A CATEDRAL DE SÃO LOURENÇO
Deixamos a via Garibaldi para visitar a grandiosa Catedral de São Lourenço. A igreja matriz exibe ao visitante uma distinta fachada gótica em estilo genovês (do século XIII), com influências francesas – como mostra a disposição das portas e da rosácea central. O lindo Museu das Relíquias, acessível por dentro da igreja, abriga obras de arte sacras – entre elas o Sacro Catino (cuja lenda está relacionada ao Santo Graal), o Relicário das Cinzas de São João Batista e outros objetos ligados ao culto do padroeiro da cidade.
6) O que fazer em Gênova em um dia? VISIRA O ROLLI
Como temos apenas um dia disponível, podemos visitar só o Rolli de Gênova e pronto, para as demais atrações devemos programar uma outra viagem com mais tempo. O Rolli de Gênova nada mais é do que um complexo de belíssimas mansões genovesas que entre os séculos XVI e XVII ofereciam hospedagem às ilustres personagens que passavam pela cidade. Mais de cem moradias pertenciam à República de Gênova, destinadas para tal finalidade.
Um pouco sobre o Rolli…
Essas residências eram classificadas em uma lista, chamada “Rolli degli Alloggiamenti Pubblici” (Ról das Habitações Públicas), que era atualizada periodicamente. Além disso, essas mansões eram divididas em três categorias com base no valor arquitetônico e no nível de suntuosidade. Cada uma equivalia a determinadas categorias de hóspede: o primeiro nível era para cardeais, príncipes e vice-reis; o segundo grau servia senhores feudais e governantes e a terceira classe para lordes e embaixadores.
A partir de 2006, quarenta e duas dessas distintas mansões foram reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Histórico. Para explorar tais residências históricas de um passado rico que fizeram da hospitalidade um modelo cultural, basta fazer um passeio pelas ruas Balbi, Garibaldi, Lomellini e San Luca. Que tal uma visita guiada ao Palazzi dei Roll e Palazzo Reale?
Mapa com as atrações do dia em Gênova

Curiosidades sobre Gênova…
Antes de finalizar esse post não poderia deixar de falar sobre algumas curiosidades sobre Gênova.
O happy hour diário
O happy hour diário é um hábito quase obrigatório para os genoveses e, por isso, os bares ficam cheios pouco antes do almoço e pouco antes do jantar.
As Prais de Gênova
Embora seja uma cidade litorânea, Gênova não apresenta belas praias, porém, a cidade fica a poucos quilômetros das fantásticas Cinque Terre.
Time de Futebol
Os genoveses AMAM seu time de futebol, o Genoa. O famoso time ‘rossoblu’ (vermelho e azul) é um dos mais antigos da Itália e foi criado em 1893.
A Loteria
O jogo Lotto, para nós, Loteria, é a evolução de jogos que remontam a civilizações antigas (como egípcios, romanos e babilônios). O que conhecemos hoje nasceu em Gênova, no Palazzo Ducale (não em Nápoles, como muitos pensam) e deriva do chamado “Il Gioco del Seminario”, no qual eram apostados nomes dos cidadãos genoveses candidatos ao mérito público.
O jogo consistia em apostar na sorte jogando duas vezes por ano tentando adivinhar os nomes que seriam escolhidos. Tentamos a sorte jogando duas vezes por ano, tentando adivinhar os nomes dos cinco eleitos. Os candidatos para as eleições era 120, depois foram reduzidos para 90 e, por último, substituídos por números. Os traços históricos do jogo da loteria datam de 1620.
O que Gênova e Buenos Aires têm em comum?
Boccadasse, hoje conhecido como Boca. Os imigrantes genoveses que se estabeleceram na Argentina criaram o bairro de Boca, e foram eles que fundaram o time de futebol Boca Juniors, cujo apelido é Xeneizes.
Como Chegar a Gênova?
Agora vamos listar as opções de como chegar à cidade de Gênova com todos os meios de transporte.
1) Como Chegar em Gênova? DE AVIÃO
Gênova é conectada com as maiores escalas internacionais, graças ao Aeroporto Cristoforo Colombo (localizado em Sestri Ponente, a seis quilômetros do centro histórico de Gênova). Inúmeras companhias aéreas ligam a cidade às mais importantes escalas nacionais e internacionais. Uma vez estando no Aeroporto Cristoforo Colombo de Gênova, é possível acessar o centro pelo serviço de shuttle AMT 100 Vola bus.
Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO
2) Como Chegar em Gênova? DE TREM
Caso preferir ir para Gênova de trem, saiba que a cidade tem duas estações ferroviárias: Genova Brignole e Genova Principe. A cidade é bem conectada através dos trens Regionali, Intercity e Eurostar com as maiores cidades italianas e europeias. Verifique na Internet os horários e as tarifas. Leia também “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.
3) Como Chegar em Gênova? DE CARRO
Se optar por ir de carro, é possível pegar várias rodovias provenientes de toda a Itália, são elas: A12, A26, A10 e A7. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Vai viajar pela Itália de carro? Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha.
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba como funciona minha Consultoria de Viagem para Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que fazer em Gênova em um dia? Gênova, “esplêndida pelo seu povo e pelas mansões”, assim Petrarca a definiu. Gênova nunca deixa de surpreender. Das vielas às praças, é possível sentir o perfume de uma história e de uma tradição de hábeis marinheiros e comerciantes espertos do Mediterrâneo. Dá para andar sem parar pelas charmosas “travessas”, as ruas estreitas emparelhadas com as enormes paredes das casas, sem nunca cansar. Cada parede, cada beco, cada mansão, cada vila, cada parque e cada fortaleza conserva o charme da antiga república marítima genovesa.
Está inseguro para viajar?
E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Olá! Gostei muito do seu post.
Aproveitando que vc também é brasileira, por favor, me indique um guia turistico brasileiro ou portugues em genova.
Respondo por email:)
Patrícia, mais uma vez parabéns pelo teu trabalho. Estamos na Itália e não arriscamos uma saída sem teus comentários e orientações. Parabéns, excelente!
Nossa, obrigada pelo carinho! 🙂 um grande abraço e obrigada por me seguir, Ana
Muito bom o texto. Gostaria de saber se é uma cidade segura para uma mulher visitar sozinha e se há alguma região a se evitar. Obrigada
Bom dia Priscila, Gênova é uma cidade segura, são poucos as cidades perigosas na Itália.. claro que vc deve sempre evitar de ir nos lugares de periferia sozinha.. melhor ficar em zonas centrais.. Abraços, Ana
Ana, parabéns pelo seu blog. Espero contribuir com meu comentário. Vou relatar minha experiência porque viajei com criança de 9 meses (carrinho de bebê foi usado em alguns momentos pois a criança cansava de ficar nele), não aconselho que se pense em fazer um itinerário intenso e corrido. Gostaria de ter aproveitado mais mas, decisões da inexperiência… não aconselho visitar o aquário e seu complexo se não tiver horas a disposição. Custa caro, está lotado (abarrotado mesmo! Em tempos de covid!) e, se quiser apreciar, vai horas e horas. Em 1h vc passa por algumas atrações mas, não curte. Se tiver mais de 3h disponíveis, acredito vale a pena. Hoje (ser/2021), custa 27 euros/pessoa apenas para o aquário (se for se hospedar na cidade, vários hotéis da cidade oferecem a opção de incluir ingresso do aquário ou de museus – o próprio site do aquário tem diversas opções hotel+ingresso do aquário podendo combinar com outras atrações. Existe alguns pacotes que devem valer a pena e, tem muita coisa bela para se ver a céu aberto (de graça) ou mais em conta. Alguns museus tem acesso com o museu card 15 euros válido por 24h. Na minha opinião, compensa e muito essa opção!
Sobre comida típica, precisa avaliar se tem disponibilidade de tempo (eu estava num bate e volta), fiz opção destinar um tempo para essa experiência mas se o foco é conhecer o máximo da cidade e atrações, prefira um burguer King ou MC Donald’s que tem nas imediações do museu do mar (Gálatas) e do aquário. Spianata castelletto não pude ver por falta de planejamento mas, igualmente recomendado.
As ruelas, estreitas, algumas sem movimentação, dá receio, vindo do Brasil que num lugar assim, com certeza seria assaltada… Mas, nada aconteceu. Porém, pelas ruelas também tinha muita prostituição (mulheres se oferendo)… Em outras partes me deparei com pedintes ( insistentes) e vendedores ambulantes que te abordam em qualquer lugar…esses pontos ligam um alerta de que pode sim ser uma cidade que corre risco de ter uma taxa alta de criminalidade (não pesquisei como está na atualidade).
Então, para mim, planejar e deixar a expectativa de visitar tudo de uma vez rs
Tem opção de ônibus de turismo em várias cidades da Itália, inclusive Genova, tem as embarcações que fazem rotas (como um transporte público aquático), os traghetti… então, muitas possibilidades.
Oi meu amor! Obrigada pelo excelente depoimento!!:) amei!!!