Roteiro de um dia em Nápoles

Há um ditado napolitano que diz que “Roma é o coração da Itália, e Nápoles é a alma!” – e hoje nós vamos visitar a alma italiana!

0 279

Roteiro de um dia em Nápoles

Antes de tudo: não! Não é possível visitar Nápoles em somente um dia, porém, se você tem pouco tempo ou está de passagem por lá, é bom saber de que você pode ter uma visão ampla da cidade em apenas um dia, mesmo que não muito aprofundada. Uma certeza é: você vai querer voltar! Preparamos para hoje um Roteiro de um dia em Nápoles especialmente para você que tem pouco tempo na bela Itália! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Nápoles é uma cidade histórica, charmosa e cheia de belezas. Com heranças de diversos povos, Nápoles foi colonizada pelos gregos, no século IX a.C., em Ischia e Cuma; no século VI a.C. surgiu uma pequena ilha em Megaride, onde atualmente está localizado o Castel dell’Ovo; ele foi chamado de Partenope, que era o nome de sereia que, segundo a lenda, se suicidou transtornada por não conseguir encantar Ulisses com seu canto. A colônia, por volta de 470 a.C., expandiu-se até o continente, mais precisamente no Monte Echia (Pizzofalcone) e recebeu o nome de Neápolis que significa ‘nova cidade’, para distingui-la do assentamento anterior de Palépolis, que quer dizer ‘velha cidade’.

Importante Saber…

  • Pessoal, é bom saber que visitar Nápoles em um dia é impossível! Isso porque você precisa de tempo para conhecer seus museus, castelos, gastronomia e tantas outras atrações que a cidade pode te oferecer, mas em um dia você pode ter uma rápida panorâmica dessa cidade cheia de magia! Leia também nosso Roteiro de dois dias em Nápoles! e Roteiro de meio dia em Nápoles!
  • Consideramos o itinerário sem nenhuma visita no interior dos pontos turísticos citados.

1) Roteiro de um dia em Nápoles: VISITE A PIAZZA GARIBALDI

Nosso ponto de partida para passar o dia em Nápoles, não poderia ser diferente: Piazza Garibaldi. Aqui você encontra a estação ferroviária central da cidade, o que facilita muito sua chegada caso você venha de trem. Dica: aqui fica também a parada de metrô de Toledo, considerada uma das paradas de metrôs mais lindas do mundo. É, de fato, impressionante!

2) Roteiro de um dia em Nápoles: VISITE A FONTE DE NETUNO

Saindo da estação, siga para o Corso Umberto I, que também é chamado, pelos locais, de Rettifilo. Esta rua é a que, de fato, liga a estação central ao centro histórico e ela possui diversos edifícios históricos e monumentos. Caminhando ao longo do Rettifilo, o que dá quase 1,5 km a pé, você chega até a Piazza Bovio.  Siga pela Cardinale Guglielmo e pela Medina para chegar até a linda Piazza Municipio. Aqui você encontra a linda Fonte de Netuno, esplendorosa!

3) Roteiro de um dia em Nápoles: VISITE O CASTEL NUOVO

Também na Praça você pode avistar o magnífico Maschio Angioino, conhecido também como o Castel Nuovo. Sua estrutura impressiona e é de uma beleza sem igual! Erguido entre 1279 e 1284 por Carlos I de Anjou, ao longo dos anos acolheu importantes nomes como Giotto, Petrarca e Boccaccio. A Capela Palatina, hoje o Museu Cívico, ainda está intacta e é lindíssima! Dizem que, nas masmorras do castelo, ficava um imenso crocodilo que se alimentava dos prisioneiros condenados à morte. Ui!

4) Roteiro de um dia em Nápoles: VISITE O TEATRO SAN CARLO E O PALÁCIO REAL

Daqui você pode seguir para a Piazza Trieste e Trento, onde você pode ver o elegante, histórico e belíssimo Teatro San Carlo e o Palácio Real.

O Palácio Real de Nápoles

O teatro recebe desde sempre incríveis apresentações culturais e, seu interior, é finamente decorado. Belíssimo, realmente! O Teatro San Carlo é uma das casas de ópera mais famosas do mundo e é uma das mais antigas ainda em atividade. Foi fundado em 1737 e, antigamente, tinha capacidade para 3.285 lugares, porém sua capacidade foi reduzida para 1.386. Apesar de outros teatros tentaram copiar o palco do Teatro San Carlo, não adianta: o palco desse teatro continua sendo o preferido da Itália por muitos cantores de ópera e atores teatrais.

O Palácio Real de Nápoles

Também na Piazza Trieste e Trento, você encontra o Palácio Real de Nápoles. Desenhado em 1600 por Domenico Fontana, o Palácio, porém, foi concluído, entre outros, por Luigi Vanvitelli. O Palácio serviu como residência dos vice-reis espanhóis por mais de 150 anos e hoje abriga a fantástica Biblioteca Nacional.

5) Roteiro de um dia em Nápoles: VISITE A PIAZZA DEL PLEBISCITO E SUAS ATRAÇÕES

Saindo dali chegamos, finalmente, na ampla e famosa Piazza del Plebiscito e, ali, podemos admirá-la em todo esplendor. A Piazza del Plebiscito é um dos lugares mais simbólicos de Nápoles e fica no coração do centro histórico da cidade, no final da via Toledo.

As Atrações da Praça

Com mais de 25 mil metros quadrados, é a maior Praça da cidade e uma das maiores da Itália. Nas laterais podemos ver a famosa colunata, e também o Palazzo della Prefettura, o Palazzo Salerno, o Palácio Real e a Igreja de San Francesco di Paola. A área aqui é exclusiva para pedestres e é ótimo fazer uma parada e fotografar as estátuas dos reis de Nápoles nos oito nichos construídos por Vanvitelli, além das majestosas estátuas equestres de Carlos III e Ferdinando I: a primeira ‘metade’ da estátua foi feita por Canova e a segunda (o cavalo) por Canova antes de sua morte; foi finalizada por seu aluno Antonio Calì.

6) Roteiro de um dia em Nápoles: VISITE A GALLERIA UMBERTO I

Seguindo a caminhada, vá para um lugar que vai fazer você se sentir em Milão. Estamos falando da icônica Galleria Umberto I, entre a Via Toledo e Piazza Dante. Para entrar na Galleria, basta seguir pela via Toledo e você logo encontrará uma das 4 entradas à sua direita. A galeria remonta ao século XVIII, foi construída entre 1887 e 1890 e em 1896 foi escolhido como local do primeiro cinema de Nápoles.

MAPA COM AS ATRAÇÕES DE 1 DIA EM NÁPOLES
Roteiro de um dia em Nápoles
Fonte Google Maps

Dica de Ouro

  • Se você tem pouco tempo em Nápoles, sugiro que você contrate um guia, pois ele saberá exatamente aonde levá-lo para que você possa tirar o máximo proveito da cidade em pouco tempo! Pretende contratar uma guia em Nápoles? Então clique aqui e faça um orçamento sem compromisso!

Dicas para Leitura


Como chegar a Nápoles?


1) Como chegar a Nápoles? DE AVIÃO

Do Aeroporto Internacional Capodichino, que é um dos mais importantes da Itália, e localizado a apenas 7 km do centro. A cidade é muito bem conectada por transporte público e você pode utilizar um ônibus da Alibus, que também pára no Porto da cidade.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como chegar a Nápoles? DE TREM

A estação Napoli Centrale – Piazza Garibaldi está perfeitamente conectada a todos os destinos italianos. Bem estruturada, oferece boas opções para quem vem de todas as partes da Itália, norte ou sul.

Você sabia?

Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post Como comprar uma passagem de trem na Itália?.

3) Como chegar a Nápoles? DE CARRO

Vindo do Norte, siga pela autoestrada A1, a famosa Autostrada del Sole; vindo do sul – do lado do Mar Mediterrâneo – utilize a A3, Nápoles-Reggio Calabria, enquanto para quem vem do Adriático, sugerimos utilizar a autoestrada A16, Nápoles-Canosa. Quando chegar à Nápoles, para ir até o centro da cidade, siga as indicações Centro – Porto – Estação Marítima – Estação Central. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?

Vai se hospedar em Nápoles? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Nápoles e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho no Centro Histórico

O Centro Histórico, entre outras coisas, oferece uma grande variedade de acomodações, desde os hotéis mais elegantes localizados em prédios históricos até os mais acessíveis. Além de hotéis existem outros tipos de alojamento, como charmosas pousadas, os famosos B&Bs.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo benefício são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho no Calçadão de Nápoles

Outra área perfeita para parar e dormir é o Calçadão de Nápoles.Uma das áreas mais amadas, não só pelos turistas, mas também pelos próprios napolitanos. O Calçadão, chamado de Lungomare, é um dos melhores lugares para dar às suas férias um toque mágico e emocionante.  Os hotéis nesta área são particularmente luxuosos e bonitos, também porque oferecem quartos com vistas panorâmicas e serviços exclusivos, naturalmente a preços bastante elevados. Como é uma área predominantemente de pedestres, você não será perturbado pelo tráfego e pelo barulho.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho no Chiaia

Chiaia não é um bairro cheio de atrações, mas é agradável passear pelas suas ruas requintadas, onde existem boutiques, restaurantes e cafés de classe, pequenos hotéis de luxo e B&B localizados em suntuosas mansões. Os valores dos lugares nesta área são muito mais elevados do que as do centro histórico, mas por outro lado você está perto de tudo em uma área segura e elegante.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Hospedagens que aconselho no Posillipo e Vomero

Se você quiser desfrutar do espetáculo natural oferecido pelo Golfo de Nápoles, então o lugar certo para ficar é entre as colinas que hospedam os bairros de Posillipo e Vomero, as áreas mais evocativas da cidade. Bem conhecido e famoso por todos, hoje eles se tornaram particularmente populares também como lugares ótimos para se hospedar. São lugares cheios de romance, onde é agradável passear pelas pequenas ruas e descobrir vilas cercadas por vegetação, lojas de artesanato e muitos mercados que povoam esses bairros.

As opções de apartamentos e B&B que aconselho com ótimo custo beneficio são:
As opções de Hotéis que aconselho com ótimo custo benefício são:

Assista esse vídeo e saiba: Visitar a Costa Amalfitana a partir de Nápoles é possível? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Roteiro de um dia em Nápoles? Nápoles é o tipo de cidade apaixonante! Uma cidade única, histórica, poética e muito importante para o sul italiano. Sugiro que, se possível, fique mais de um dia em Nápoles, para que você possa ter, realmente, uma visão ampla e detalhada dessa cidade que, muitas vezes, é tão injustiçada em termos turísticos.

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!