Vamos conhecer Favignana nas Ilhas Egadi?

Uma das ilhas mais belas da Itália, Favignana oferece um mundo de belezas a ser descoberto. Hoje vamos falar sobre uma das principais Ilhas Egadi dando dicas e informações sobre essa belíssima ilha na província de Trapani.

0 1.470

Vamos conhecer Favignana nas Ilhas Egadi?

Parte das Ilhas Egadi, Favignana é uma joia siciliana. Com suas belezas naturais, a ilha oferece diversas atrações cheias de charme, cultura e história. Acessível partindo de Trapani, hoje vamos conhecer essa joia no meio do mar. Nosso destino de hoje é Favignana. Então vamos conhecer Favignana nas Ilhas Egadi? Vem com a gente e viaje nesse post e coloque Favignana em seu roteiro na Itália! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Trapani é famosa por seu mar cristalino e é partindo desse mar impressionante que, em meia hora aproximadamente, se pode chegar até as belíssimas Ilhas Egadi. O arquipélago siciliano é constituído por três ilhas principais: Marettimo, Levanzo e Favignana, mas também abriga ilhas menores, menos conhecidas. Favignana é a ilha principal do arquipélago e fica em uma enseada natural, onde a paz e tranquilidade reinam imponentes! Que tal um tour saindo de Trapani: passeio de barco Levanzo e Favignana com almoço?

Chamada de ‘a grande borboleta no mar’ graças à sua forma muito particular que lembram asas ‘espalhadas’, a Ilha de Favignana fica localizada a cerca de 7 km da costa oeste da Sicília. Neste lugar o mar, com seus reflexos azuis e cristalinos, é o verdadeiro protagonista, junto com suas areias brancas e com o sol que nos presenteia com seus ‘beijos no mar’. A brisa parece te abraçar e nossos olhos são hipnotizados por todo esse conjunto de belezas naturais que surgem em nosso caminho a cada passo dado.

1) Vamos conhecer Favignana nas Ilhas Egadi? CONHEÇA O PORTO

Chegando até essa maravilha da natureza você desembarca no pequeno porto de Favignana, que mostra imediatamente as suas impressionantes paisagens formadas por redes de pesca, barcos de pescadores e âncoras. Graças à sua formação geomorfológica, a ilha possui praias com areia finas e diversas cavernas fascinantes, que precisam ser descobertas!

2) Vamos conhecer Favignana nas Ilhas Egadi? CONHEÇA CALA ROSSA

Cala Rossa é certamente uma das mais belas baías da ilha, ela fica do lado oposto ao Lido Burrone, e é, provavelmente, a praia mais confortável e bem estruturada na ilha com bares, restaurantes e algumas lojinhas de artesanatos. Algumas outras praias também merecem destaque: Cala del Pozzo, Cala Azzurra , Cala Rotonda e  Punta Sottile. O Scalo Cavallo é um terraço situado em um penhasco bem acima do mar: uma série de túneis e entradas para cavernas nos levam até esse lugar impressionante. A vista do alto é IMPRESSIONANTE! Acalma a alma e o coração!

3) Vamos conhecer Favignana nas Ilhas Egadi? CONHEÇA PUNTA FANFALO E GROTTA PERCIATA

Há também as incríveis áreas rochosas como Punta Fanfalo e Grotta Perciata, ideal para os amantes do mergulho. Outros lugares de mar interessantes são Preveto e Punta Lunga. Imperdível é a Gruta dos Suspiros! Nos transporta para uma atmosfera de sonho, paz e tranquilidade, algo único e cheio de encanto!

4) Vamos conhecer Favignana nas Ilhas Egadi? CONHEÇA O MUSEU E O CASTELO

Não deixe de conhecer o Museu da Antiga Fábrica de Florio, uma verdadeira joia arqueológica onde você pode admirar artefatos de diferentes períodos históricos; o museu abriga diversos equipamentos marítimos, barcos e algumas âncoras, verdadeiras relíquias!

Entre os monumentos que merecem destaque há alguns que precisam ser destacados, entre eles o Castelo no topo do Monte Santa Catarina, com seus 314 metros de altura é o ponto mais alto da ilha. Foi erguido como uma torre de vigia simples, no século IX, e depois ampliado e fortalecido até assumir sua estrutura atual, o que aconteceu em 1655. Hoje, infelizmente, está meio abandonado, mas ainda assim é possível imaginar todo seu esplendor dos tempos mais antigos e, mesmo sem poder ver todo seu esplendor de outras épocas, ele se apresenta de forma atrativa e apaixonante.

5) Vamos conhecer Favignana nas Ilhas Egadi? CONHEÇA A  IGREJA DA VIRGEM IMACULADA CONCEIÇÃO

Outro símbolo de grande importância da ilha de Favignana é a Igreja da Virgem da Imaculada Conceição, que fica, claro, em seu centro histórico. É famosa tanto por sua espetacular fachada que data do século XVIII, quanto pelas valiosas relíquias que ela abriga em seu interior como, por exemplo, um crucifixo de madeira do século XVIII século e uma estátua de Santo Antônio, toda em mármore, do século XVII. Aliás o centro histórico da cidade é muito bem estruturado e oferece boas opções para paradas estratégicas, tanto para um almoço mais demorado quanto para um café rápido e um gole de água! É ótima opção para comprar souvenires! Dê preferencia aos artesanatos feitos por ali: são belíssimos, autênticos e muito especiais!

6) Vamos conhecer Favignana nas Ilhas Egadi? CONHEÇA A VILLA FLORIO

Não deixe de conhecer a Villa Florio, um edifício neogótico que, hoje, abriga o ponto de informações turísticas (ótimo lugar para pegar um mapa da região, o que pode te ajudar – e muito – a descobrir todas as belezas da ilha e ao redor dela) e a antiga fábrica de Favignana, onde era trabalhada toda a pesca de atum, uma das maiores estruturas da Itália e que, aos poucos, tem sido transformada em uma espécie de museu: no interior é possível observar diferentes artefatos históricos, além de vídeos que retratam imagens antigas relacionadas a diferentes momentos da cidade.

7) Vamos conhecer Favignana nas Ilhas Egadi? CONHEÇA AS CAVERNAS

Entre os outros lugares que combinam natureza e história a incrível Cala San Nicola, que apresenta o antigo porto da cidade e várias casas dentro de cavernas, onde foram encontrados vários desenhos das eras Paleolítica e Neolítica. O Bagno delle Donne, é outra estrutura construída em uma caverna e data do segundo ou terceiro século d.C.. O tufo é uma rocha muito presente na ilha e há séculos vem sido usada em suas construções. As jazidas de tufo podem ser visitadas e é ótima opção para quem quer unir cultura, beleza, natureza e muita história!

Dica Importante

  • Não deixe de se deslocar para outras ilhas da região! No Porto de Favignana há diversas e ótimas, opções de transportes para as outras ilhas. Se estiver na dúvida, há várias empresas que oferecem pacotes que passam por todas as ilhas e reúne os principais pontos de quase todas. Peça informações na recepção do hotel também, às vezes eles tem alguma negociação com empresas que oferecem o serviço e podem oferecer também ótimos descontos!

8) Vamos conhecer Favignana nas Ilhas Egadi? CONHEÇA SUA GASTRONOMIA

Entre todas essas atrações não pode faltar os sabores culinários da ilha. O centro histórico e seus arredores oferecem excelentes opções para pausas estratégicas. Veja aqui alguns locais. Leia nossa Seção sobre Alimentação na Itália!

Sotto Sale

  • Sotto Sale – Com pratos típicos, o local é agradável, o atendimento excelente e as porções ótimas!
  • Onde fica: Via Garibaldi, 9 – Favignana
  • Horários: todos os dias, das 19h30 às 00h00.

Scialae

  • Scialae – Opção mais simples, mas sem perder sabor e qualidade, é ótima opção para refeições rápidas, saborosas e por preços excelentes!
  • Onde fica: Via Archimede, 24 – Favignana.
  • Horários: todos os dias, das 08h30 às 23h30.

Ristorante e Bar Cavallo

  • Ristorante e Bar Cavallo – Na ‘beira da estrada’, o restaurante é super charmoso e sua cozinha caseira. Apresenta pratos típicos, bem executados e o atendimento é um primor.
  • Onde fica: Contrada Cavallo, 75 – Strada Vic. della Madonna – Favignana.
  • Horários: todos os dias, das 09h00 às 00h00.

Formica

  • Formica – Com pratos a base de frutos do mar, o restaurante é charmoso, bem decorado e os pratos feitos com ingredientes frescos, cheios de sabor. O atendimento é ótimo e a localização, excelente!
  • Onde fica: Via Roma, 52 – Favignana.
  • Horários: todos os dias, das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00.

Assista a esse vídeo sobre Favignana e veja como é belíssima!

(Fonte: Visit Sicily official page)


Como chegar a Favignana?

Algumas cidades oferecem transporte (via ferry) para Favignana. A melhor opção (mais rápida, fácil e barata!) é saindo de Trapani. Do porto de Trapani é possível pegar um ferry até a Favignana e a viagem (com uma parada em Levanzo) dura entre meia hora e 40 minutos. Os embarques acontecem entre às 06h30 e 20h00 (claro que, em caso de situação meteorológica anormal, os horários podem sofrer alterações sem aviso prévio!). A bilheteria funciona das 07h10 às 20h10, ou seja, compre a passagem no dia anterior para embarque no dia seguinte. A empresa responsável pela operação do trecho é a Liberty Lines (no link é possível acessar os endereços de onde são vendidas as passagens). O ticket, ida e volta, custa entre 24 e 30 Euros.


Assista esse vídeo e saiba: Quanto custa viajar de carro na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Favignana é destino certo para quem quer combinar cultura, história e natureza em uma única viagem. Com belezas exuberantes, Favignana vai conquistar seu corpo, sua alma e seu coração! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!