Rota do vinho em Piemonte

Castelos, parreiras, trufas e colinas enfeitam a região que produz alguns dos melhores vinhos do mundo, como o Barolo.

0 603

Vamos conhecer as estradas do vinho no Piemonte?

Hoje vamos falar da Rota do Barolo (Strada del Barolo), uma das mais famosas e visitadas do mundo. Não há uma ‘ordem’ para começar a visita às cidades e nem atrações ‘obrigatórias’ (a não ser degustar um vinho produzido ali! Não deixe passar essa chance!), mas Alba e Turim (Torino), especialmente, merecem uma visita.


ROTA DO VINHO NO PIEMONTE?

Fonte:Strada Barolo


As estradas ali são sinuosas e apresentam paisagens espetaculares que mesclam o verde das plantações de uva com o branco do topo dos Alpes, vistos ao fundo. A parte que merece destaque é a montanhosa Langhe, uma região vitivinicultora na província de Cuneo.


PRESENTE EXCLUSIVO PARA OS MEUS LEITORES. FICOU CURIOSO? EU QUERO O MEU PRESENTE!


Outra cidade que encanta é Grinzane Cavour, onde fica um Castelo magnifico, além de La Morra.


Veja o video:


Não deixe de visitar Alba! Com seus 30.000 habitantes a cidade é uma das mais famosas, e movimentadas e é famosíssima por suas trufas brancas, sendo, inclusive, sede de uma feira internacional desta iguaria. É lá também que fica um dos restaurantes mais celebrados do mundo, o Piazza Duomo que, além de ser belíssimo com um cardápio típico e uma carta de vinhos extraordinária, produz muitos dos ingredientes usados em seus pratos.  Não à toa, recebeu três estrelas do Guia Michelin. Serralunga d’Alba e Monforte d’Alba também são encantadoras, cheias de charme.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os vinhedos de ambas são Patrimônio Universal da UNESCO e suas paisagens parecem ter sido desenhadas a mão, tamanha a perfeição e a total harmonia com o terreno irregular. As uvas produzidas ali são as nebbiolo, usadas para os ‘vinhos reis’ Barolo e Barbaresco.


 


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

Passando por Barolo é possível visitar a vinícola mais importante e antiga da região, a Marchesi di Barolo. A vinícola tem 200 anos de história e é a mais conhecida e tradicional produtora de Barolo.  O bacana da região é que, independente da época do ano, as vinícolas nunca ficam lotadas, pois trabalham com hora marcada, então o passeio por qualquer uma delas é muito tranquilo!

Não deixe de ler:

Barolo, o rei dos vinhos, o vinho dos reis e sua cidade encantada


Turim (Torino em italiano) é a maior cidade da região e a mais cheia de vida; o centro histórico abriga relíquias e é cheia de charme. Com vários pontos turísticos como a Piazza Castello, a Basílica de Superga e Parque Valentino, somente para citar algumas, é lar também do famoso (e delicioso!) chocolate Gianduia.

Não deixe de ler:

O que fazer em um dia em Torino?


Feito com farinha de avelãs torradas, e conhecidos também como giandujotti, você precisa experimentar aqueles feitos por mestres chocolateiros como os da casa Guido Gobino: são de outro mundo! Ótima opção de lembrancinha também! 😉


Não deixe de ler:
 Você ainda não reservou o seu hotel na Itália? Então, podemos te ajudar! Temos uma área especial no blog com indicações minhas e de nossos leitores! Encontre seu hotel sem entrar em nenhuma furada!

Com uma panorâmica da região, vamos agora falar dos reis da região, os amores de todos os enólogos do mundo: os vinhos! Os principais rótulos da região são: Barolo, Barbaresco com suas variações Barolo Asti e Barolo Alba, Dolcetto (que, apesar do nome, é seco) e Moscato. Todos são produzidos com tipos específicos de uvas e existem algumas regras para a produção destes rótulos: o Barolo, por exemplo, é feito exclusivamente com uvas Nebbiolo e é imprescindível que o vinho envelheça por, pelo menos, 38 meses antes de ser comercializado, sendo que 18 desses meses devem ser em barris de carvalho.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

Os considerados ‘Reserva’, precisam de 62 meses no barril para poder envelhecer adequadamente e, só então, ser consumido. Além disso, somente as uvas produzidas em determinadas cidades podem ser usadas na elaboração desta joia da enologia; as cidades produtoras são Barolo, Serralunga D’Alba, Cherasco, Verduno, Roddi, La Morra, Grinzane Cavour, Castiglione Falletto, Diano D’Alba, Novello e Monforte D’Alba.


Não deixe de ler esse post:

Como trazer vinhos da Itália para o Brasil?


CONCLUSÕES

Fã, ou não, de vinhos, a Rota do vinho de Piemonte nos convida de forma mágica a conhecer todas as suas cidades (que são próximas umas das outras!), encantos e vinhos! É um passeio realmente único!

Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?

 


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.