Qual é a melhor época para ir para Itália?

Qual é a melhor época para ir para Itália? A Itália é fantástica o ano todo, sem dúvida, mas há quem a prefira nas estações mais quentes e outros naquelas mais geladinhas.

20 32.391

Qual é a melhor época para ir para Itália?


Devido seu formato e sua posição no Mediterrâneo, o clima na Itália apresenta uma grande variedade de condições de temperatura, que vai desde o clima subtropical (característico de certas regiões do litoral das ilhas principais e no sul do país), até climas mais típicos de continente. Contudo, o clima predominante em toda a bota é do tipo mediterrâneo.

Podemos afirmar que é possível viajar para a Itália em qualquer período do ano, basta saber exatamente aquilo que você deseja curtir (clima quente ou frio). Em cada estação do ano a vontade de viajar nunca acaba, mas qual é o período ideal para sair de viagem pela Itália? Aqui vamos abordar esse assunto e te ajudar a programar a sua viagem para Itália.

Vai precisar de Transfer? Então clique aqui sem compromisso e conheça os serviços de Transfers de nossos parceiros no Viajando para Itália.

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


É sua primeira vez na Itália? Então não deixe de assistir a esse vídeo com dicas imperdíveis para viagem dos seus sonhos. Se inscreva em nosso canal e receba vídeos com temas importantes sobre a Itália.

Depois de assistir ao vídeo não deixe de ler também nosso post “O que fazer antes de viajar para a Itália“.


Qual é o melhor período para visitar a Itália?

De forma geral, a melhor época para visitar as principais cidades italianas vai de março a junho e de setembro a outubro. São os meses aconselháveis, pois as temperaturas são amenas em quase todo o país – embora que na região sul o inverno também seja agradável. Veja também nossos posts “Qual é o melhor período para viajar na Itália” e o “Qual o melhor mês para se viajar para a Itália“.

Porém, confirmamos que a primavera (da metade de abril até o fim de maio) é a época perfeita para vir para Itália. Isso porque além de as temperaturas serem agradáveis, os dias são mais longos e ensolarados, quando a natureza se desperta e as árvores estão floridas, agregando mais beleza na paisagem (que já é linda).

Qual é a melhor época para ir para Itália?

O inverno gelado e a escuridão acordam para a luz, com o renascer das cores, do verde e das flores. Outro elemento importante que não deve ser subestimado é a facilidade de viajar nas temporadas menos frias. Com as malas mais “leves”, nós podemos passear sem muito volume ou complicação, por vestirmos roupas mais frescas e alegres. Se você tem dúvidas para arrumar as malas, leia nosso Post Estações na Itália como fazer as malas?

Destinos de primavera na Itália: das arte-cidades ao agroturismo

A primavera, como já dissemos, é um belo momento para viajar para Itália: as temperaturas estão mais altas, os campos têm mais flores e também há menos turistas do que no verão. Dentre os destinos mais populares na primavera sem dúvidas estão as arte-cidades, como Florença, Veneza, Roma e Milão.

Qual é a melhor época para ir para Itália?
Roma panorâmica

Já quem prefere programar um dia dedicado à história e à enogastronomia pode ir para Nápoles, Costa Amalfitana ou então Palermo. Muito apreciado também é o agroturismo em Úmbria e na Toscana. Ao final da primavera é uma ótima época para as excursões e até dá para colher flores do campo, ou visitar feirinhas e festivais. Se você é fascinado por enogastronomia leia também esses Posts: Enogastronomia na Toscana e Enogastronomia do Vêneto.

Por que viajar para Itália na primavera?

São inúmeras as vantagens de se viajar para Itália durante a primavera. Em primeiro lugar: você evita o calor e a multidão de turistas que invade as cidades no verão. Depois você encontra reservas com preços mais razoáveis, tem mais horas com a luz do dia e é possível participar das procissões da Semana Santa e dos festivais de primavera. Esses ritos da Semana Santa são cultivados principalmente nos lindos vilarejos (que a Itália tem de monte), onde as tradições são o orgulho de cada um deles.

Por que viajar para Itália no outono?

Outra época muito boa para viajar para a Itália é durante os meses de setembro e outubro. Nesse período os dias são agradáveis e de bastante sol – é capaz de chover bastante em Outubro, mas ainda assim a temperatura é agradável.

Qual a melhor época para ir para Itália?


Assista a esse vídeo e saiba qual é o mês que mais chove na Itália. Se inscreva em nosso canal e receba muitas dicas do Viajando para Itália.

 


No outono alguns lugares são ainda mais bonitos, as folhas das árvores tomam uma coloração diferente, com uma paleta interminável de tons que variam de planta para planta. Nesse específico período do ano os destinos preferidos dos turistas são os vilarejos, onde a natureza, os perfumes e os sabores aquecem o coração.

Qual a melhor época para ir para Itália?
Riva del Gardo – Italy / Trentino

Sem falar das inúmeras feirinhas de Natal, que do final de outubro até o início de dezembro deliciam os olhos e o paladar com um clima de conto de fadas.


Assista a esse vídeo e saiba onde fazer a ceia de Natal ou de Ano novo na Itália. Aproveite e se inscreva em nosso canal e recebe muito mais dicas sobre viagem para Itália.


As feirinhas de Natal são uma tradição romântica e secular que nos envolvem com seu ar profundo. Elas são uma verdadeira pintura, emoldurada pelas mais belas praças, igrejas, e centrinhos da cidade. As cidades se transformam para receber nas próprias ruas as barraquinhas de artesanato, produtos culinários, enfeites de Natal e brinquedos para as crianças. Lugares onde é fácil se perder e deixar influenciar pela emoção, com serenidade no coração e alegria na alma, graças a esse clima de paz e de luz que toda cidade é capaz de oferecer.

 

Qual a melhor época para ir para Itália?

Milhares de viajantes a cada ano partem em busca dessas cidades encantadas, para descobri-las (ou “redescobri-las”) através de um véu com clima iluminado e de verdadeira alegria. Afinal, o Natal não consiste só de árvores enfeitadas e luzes coloridas, mas sobretudo é partilha e amor.

Outubro e Novembro costuma ser um mês cinzento e chuvoso em toda a Itália, embora que não falte sol no Sul.


VOCÊ SABIA?

Presenteio meus leitores com 30 minutos de Consultoria GRATUITA para a escolha dos Hotéis.

EU QUERO A MINHA CONSULTORIA AGORA


O verão e o inverno na Itália?

O verão de junho a agosto é, no geral, bem ensolarado e quente, principalmente nos meses de julho e agosto. De qualquer forma, fica sempre lotado de turistas em cidades como Roma e Florença – naturalmente quem não gosta de calor já está avisado.

Qual a melhor época para ir para Itália?
Florença

As regiões dos Alpes também podem ser visitadas no verão. Para andar de esqui a neve é garantida entre o mês de fevereiro e a metade de março (e os dias são mais longos, comparados com dezembro e janeiro). Leia nossos posts sobre “O que fazer na Itália no Inverno?” e “Esquiar na Itália no Inverno“.

Praias na Itália?

Para aproveitar a praia a melhor época é julho e agosto no Centro-Norte, no Sul também é bom entre junho e setembro. No mês de junho normalmente o tempo é bonito, mas o mar pode ser um pouco gelado (não passa de 24° e 25° graus – como acontece em julho e agosto). Se você curte praias paradisíacas não deixe de ler o Post “Com as 10 Cidades mais visitadas no sul da Itália

Qual a melhor época para ir para Itália?
Sardenha

GANHE um guia de viagem para a Itália clicando no banner abaixo e não deixe de conhecer nossos outros Guias de Viagem Clicando Aqui!

 

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Conclusões

Partindo do pressuposto de que os lugares para visitar na Itália são vários e de todos os tipos (mar, montanha, vilarejos nos Apeninos), escolher a estação acaba sendo uma questão de gosto. Na Itália há lugares apropriadíssimos para a primavera, por exemplo, quando o sol sai e as praias ainda estão limpas e calmas. Também tem lugares bons para se visitar no outono. Qualquer que seja a estação, seja verão ou inverno, a Itália oferece o melhor de si em cada época do ano.

E se precisar de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália.


“E agora quem poderá me AJUDAR?”

Muita informação não é mesmo ? Se você leu esse artigo e sentiu aquele friozinho na barriga pensando: E agora???? Quem poderá me AJUDAR??? Não se desespere, pois nós temos a solução.

Como dirigir com neve na Itália?

São tantos detalhes para se pensar: dinheiro, passagens, hotéis, restaurantes, opções de passeio, tempo, deslocamento, segurança, clima, família… que as vezes dá vontade até de desistir, não é mesmo? Mas nós TEMOS A SOLUÇÃO OU O SEU DINHEIRO DE VOLTA (estornamos 100%)Para oferecermos essa GARANTIA é porque temos certeza absoluta que irão gostar dos nossos serviços. Veja os depoimentos de quem fez esse serviço conosco.

Para todas essas questões temos a Consultoria de Elaboração de Roteiro, onde otimizaremos seu tempo através do seu perfil.

 Não, não, não pense que é caro ou fora do seu alcance. Inclusive, provamos a você que é possível gastar bem menos através de um roteiro bem elaborado e personalizado. Continue lendo nosso post.

Vai sobrar dinheiro ?

Como dirigir com neve na Itália?
Otimize seu tempo, conheça mais lugares e poupe seu dinheiro

→ Contratando a Consultoria de Roteiro com antecedência, o nosso serviço será quase gratuito*. E tem mais, você ainda receberá muitos brindes e bônus. Descubra os presentes que você estará recebendo ao longo dessa pré-organização clicando bem aqui!

Clientes que reservam esse tipo de serviço com antecedência (em média 2 a 3 meses) podem economizar mais de 200 Euros com os nossos serviços (que deram um total de, mais ou menos, 90 Euros), ou seja: economizaram na viagem com pequenas mudanças e, só com passagens de trem, dicas de restaurantes, etc, você poupou mais de 200 Euros; além de ter toda a viagem organizada da melhor maneira possível.  Entre em contato conosco e saiba mais…


Conheça também nossas indicações:

 PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

 

 

20 Comentários
  1. Luiza Diz

    que post maravilhoso Ana paty!!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada querida! 🙂

  2. Gilson Diz

    Ola, Ana
    Estamos iniciando planejamento para uma viagem para italia (roma, florenca, veneza e milao). Teriamos inicialmente data para ferias de 17-31/08. Tirando o calor, o movimento essa época é muito ruim? Perderiamos muito tempo em filas, impossibilitando aproveitar bem as cidades?
    Aguardo resposta,

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi Gilson.. o movimento é sempre maior porque é alta temporada.. mas de resto basta fazer online os bilhetes para os monumentos mais famosos que vc vai resolver esse problema da fila. Vai na categoria/seção Principais monumentos turisticos da Itália assim você começa a se informar sobre isso.. Um grande abraço e boa viagem:) Ana Patricia

  3. Marinalva Pereira de jesus Diz

    Amei esse Post Ana muito útil, na verdade estou querendo morar na Itália, meu esposo está tentando cidadania, mas precisamos aprender a língua italiana.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada e boa sorte nos teus projetos. Ana

  4. Gustavo Fasolo Diz

    Boa tarde Ana, Estarei com minha esposa e filho de 7 anos em Genova ( de navio) no dia 16 de abril e pretendo conhecer Portofino. Porém, não sei se as coisas funcionam normalmente na cidade nesta epoc a. Tambem não sei a melhor forma de chegar na cidade com criança junto. Talvez alugar uma van(esraremos com mais 6 pessoas). Mas acho que assim teremos que caminhar bastante, não? Ou de barco seria melhor? (Sera que não perderemos muito tempo pois só temos um dia?)
    Parabens pelos seus posts, são fantásticos! Abs, Gustavo

  5. Claudia Valane Diz

    Gostaria ir em época com preços voos mais barato

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Cláudia te aconselho a verificar com uma agência..:) Abraços, Ana

  6. Claudemir Diz

    Estou planejando uma viagem para Italia a principio em Maio18. gostaria de dicas e lugares para visitar.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Olá Claudemir, na seção Exemplos de roteiros tem mais de 40 roteiros na Itália.. te aconselho a fazer a inscrição para receber o nosso e-book gratuito com dicas e conselhos.. Abraços, Ana

  7. Hugo Bertovi Pereira Diz

    Ola Ana, meu nome é Hugo e dia 13/07/2018 chego em roma e fico até dia 19/07/2018. Já estou a dias lendo varias das suas materias sobre a Italia e confesso que muitas delas me ajudaram demais a programar a minha viagem e uma coisa que se tornou indispensavel pra mim foi conhecer a costa amalfitana que achei um lugar incrivel. Parabens pelas materias, se eu tiver qualquer duvida como faço pra entrar em contato com voce? poderia me indicar algum fotografo pra eu fazer um ensaio em Roma ou guia pra me ajudar ai? Irei com a minha namorada, passaremos uns dias na Franca e depois iremos pra Italia.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Lena tudo bem? Te aconselho a comprar o e-book Viajando para Itália que tem muitas dicas para facilitar a tua viagem, assim como te aconselho a comprar as passagens de trens com antecipo assim consegue economizar basta. Além disso veja os posts da Categoria Economizar na Itália que vão te ajudar muito. Um grande abraço, Ana Patricia

    2. Ana Patricia Da Silva Diz

      Hugo obrigaa pela msg, vou te responder em privativo:) Abraços,
      Ana

  8. SAULO DAVI Diz

    O que vc me diz de viajar na segunda quinzena de novembro, vale a pena ou é muito chuvoso?
    Por favor, gostaria de alguma informação sobre isso pois posso tentar mudar minhas férias.

  9. José Avelino de Lima Rodrigues Campos Diz

    Oi Ana, tudo bem?? Estou começando a programar meu retorno à Itália para a segunda quinzena de março e primeira de abril/2020, totalizando 20 dias. Como será uma viagem mais longa (pretendo incluir um stopover em Paris na ida e talvez um em Amsterdam na volta pois não altera o valor das passagens. Voltei de viagem que fiz em setembro com duas certezas: Primeira – O tempo que passei lá não foi suficiente para ver tudo que gostaria. Ficou um ponto de frustração pro causa disso (12 dias e 5 cidades); Segundo – Setembro é muuuuito quente! Quase morri de calor por lá. Como caminhamos muito, o suor desce o dia inteiro. Quente a abafado. Li que este período que estou querendo fazer esta nova viagem é uma boa época, além de ser baixa estação com os preços mais em conta e as cidades menos cheias. O que acha? Um abraço!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Exatamente isso querido.. Maio seria ainda melhor.. mas Abril tb é um bom mês.. preços melhores.. não faz calor e isso é ótimo para poder caminhar, enfim, vai aproveitar muito mais..:) Abraços, Ana

  10. Patrícia Conti Diz

    Oi Ana Patrícia, adorei suas dicas! Estamos planejando férias para março/19, de 07 a 20 em 04 adultos e nossa 1ª idéia era chegar em Roma e descer a Costa Amalfitana. Pensamos em ficar 2 dias em Roma e o restante na Costa. Achas muito tempo? Na verdade eu sou quem está organizando e queria tua opinião. Tínhamos pensado em alugar carro mas fiquei com pena do meu marido que não vai curtir a paisagem… O que tu achas? Desde já muito obrigada e um grande abraço.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi Patrícia.. ficar mais de uma semana na Costa Amalfitana principalmente durante o inverno não é uma boa idéia.. 🙂 Diria que 3 dias para a visita são mais do que suficiente:).. as aldeias são pequenas … Para passear pela Costa com transporte público é um pouco complicado, portanto acho melhor o carro.. desde que ele esteja acostumado a dirigir em estradas estreitas:) Grande abraço, Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!