Vamos conhecer a enogastronomia do Vêneto?

Não tem modo melhor para conhecer o território, se não também, graças aos produtos da sua terra e da sua culinária tradicional, percorrendo as estradas dos sabores culinários do Vêneto poderá saborear as delicias e também apreciar as antigas igrejas, as maravilhosas vilas e o seu grande patrimônio artístico.

2 755

Tour enogastronomico no Vêneto?

Conhecendo o Vêneto Enogastronômico

O Vêneto não significa somente arte e história, quer dizer também oferecer a oportunidade de descobrir a rica enogastronomia da região.

Não tem modo melhor para conhecer o território, se não também, graças aos produtos da sua terra e da sua culinária tradicional, percorrendo as estradas dos sabores culinários do Vêneto poderá saborear as delicias e também apreciar as antigas igrejas, as maravilhosas vilas e o seu grande patrimônio artístico.


QUAIS SÃO AS 10 LOCALIDADES DO VENETO QUE VOCÊ DEVE CONHECER?


Entre mar, lagoas, planícies, lagos, colinas e cumes cheios de neve, o Vêneto é a região italiana com as mais radicais diferenças territoriais e ambientais. Se estende em um território vasto que vai do mar às montanhas, oferecendo uma serie de paisagens muitos vaiados, que alem do espírito, são capazes de saciar também o corpo do viajante com os seus saborosos produtos.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


Tal riqueza geomorfológica se reflete em uma ampla tradição culinária que nos dá um rico catalogo de produtos típicos. A culinária do Vêneto propõe uma longa lista de receitas à Bse de produtos genuínos generosamente doados da terra e do mar, especialidades típicas de montanha e da costa, produtos das hortas e pratos à base de animais selvagens sabiamente preparados.

Enogastronomia na Itália
Enogastronomia na Itália

São muitos os produtos oferecidos pelo território, produtos que refletem as antigas tradições marítimas da República de Veneza, com seus tráficos com o Oriente Médio que os enriqueceram e variaram enormemente o livro de receitas. Os navios mercantis da Serenissima traziam à cidade o sal, pimenta, gengibre e açafrão da distante China, especiarias que podem estimular a fantasia dos chefs locais e que construíram uma arte culinária única de seu tipo, embora não possam ser esquecidas as especiarias que abundam nas províncias de Treviso, Pádua, Vicenza e Verona, que possuem receitas que ficaram famosas em toda a Itália pelo seu ótimo sabor e originalidade.

Dos antipastos à sobremesa, do aperitivo aos vinhos até o digestivo, são todas especialidades que podemos saborear no Vêneto. Entre outro é uma região com um rico patrimônio de embutidos, na qual a “cultura” do porco é enraizada, mas é suportado por uma tradição de carne de cavalo, do qual se obtém um ótimo salame produzido nas províncias de Pádua, Veneza, treviso e Rovigo.

A rica enogastronomia do Vêneto exalta o prazer das pequenas coisas combinando entre os produtos simples e genuínos com antigas tradições e novidades. Se baseia nos sabores delicados, mas muito vários, que encontram as suas raízes na história e na confirmação geográfica da região. Os produtos que caracterizam os pratos principais são constituídos pelo arroz, polenda, bacalhau e feijões.


POR QUE CONHECER O VENETO?


Ao redor desses pontos fixos da gastronimia do Vêneto, existem tantos outros produtos locais, apreciados e muito difusos. Primeiramente vem citado os salames, os queijos e tosos os produtos derivados do leite, mas em particular, entre os produtos da horta, a ótima chicória que está na base das renomadas receitas, como o risoto à chicória trevigiano, a chicória cozida ao forno e a chicória frita.

Enogastronomia na Calabria
Enogastronomia na Calabria

A massa realmente típica dessa região, é representada por ‘bigoli’, que se parecem com espaguetes grossos feitos com o uso de uma prensa operada à mão, a superfície é particularmente áspera e propícia para prender os molhos e condimentos.

Entre os doces mais ligados à tradição, além da torta sabbiosa, deve ser mencionada os ‘zaletti Allan veneziana’, uma receita original e simples que se baseia em água morna, farinha, fermento e cobertura, com manteiga, mas é opcional. Outro doce muito popular, são os espetinhos ‘Golosessi’, onde um pequeno palito de madeira é amarrado enfileirando figos secos, nozes, damascos, previamente mergulhados em açúcar caramelizado.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

 

Devemos lembrar que o Vêneto, além da gastronomia, é a pátria dos mais renomados vinhos do mundo. Oferecem, graças à tipologia do território que passa da planície às montanhas, muitos e diferentes tipos de vinhos, vários com a marca DOC. Deve ser citado, com certeza, o Amarone Valpolicella, o Bardolino Superiore, o Prosecci Conegliano Valdobbiane, o Recioto di Gambellara e o Soave Superiore.

Pair of wineglasses and grapes. Bellinzona, Switzerland
Pair of wineglasses and grapes. Bellinzona, Switzerland

Entre os espumantes citamos o Colli Euganei branco espumante e o Garda chardonnay. Não deixamos para trás o Barancino, produzido desde 1985 partindo da Grappa adicionada com infusos e óleos essenciais de Pinho Mugo e Ginepro, o licor de Consiglio, obtido da infusão de bagas e ervas típicas do bosque, diluído com água e açúcar e o licor ao ovo consumido como regenerante e aquecimento após a prática de esportes invernais.


UMA SEMANA NO VENETO COM CARRO PARA APROVEITAR AO MÁXIMO A REGIÃO COM SUAS MARAVILHOSAS CIDADES E SUA ENOGASTRONOMIA? VEJA UM EXEMPLO DE ROTEIRO QUE VOCÊ PODE USAR!


A cozinha do Vêneto tem uma particularidade, a diferença do que acontece com alguns pratos de outras regiões, a gastronomia do Vêneto pode ser saboreada somente no local. Isso garante singularidade e autenticidade extraordinária.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Conclusões

Os ingredientes, as receitas, os vinhos são as expressões mais sinceras de uma cultura. No caso do Vêneto, que é uma terra sempre cheia de iniciativa e fantasia, esses elementos se transformam em um verdadeiro motivo de turismo, onde as férias se tornam uma experiência inesquecível. Não são muitas regiões italianas que podem se gabar de uma variedade territorial como a o Vêneto, uma riqueza que reflete em uma longa serie de produtos típicos que mostram os sabores e os aromas das diversas faces da região.

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

Como Chegar no Venêto?

De carro

O Vêneto é bem conectado com o resto da Itália através de uma funciona rede de autoestradas. É atravessado de leste à oeste pela a autoestrada A4 Torino – Trieste. Pelo norte é acessível pela autoestrada A22 Brennero – Modena. Pelo sul sempre com a A22 Brennero – Modena e principalmente pela A13 Bolonha – Pádua.


VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLO DE ROTEIRO


De trem

Tem uma ampla rede ferroviária que une quase todo o território nacional com uma rica oferta de trens regionais, Intercity e Alta Velocidade. Existem vários tipos de trens, os locais, Direto (DIR), Regional ® e Inter-regional (IR) que param em todas as paradas intermediarias, e aqueles mais velozes de longa distância, Intercity (IC) e Eurostar (ES) que param somente nas maiores cidades.


DESCUBRA TUDO SOBRE COMO FUNCIONA O TREM NA ITÁLIA?


De avião

O sistema aeroportuário do Vêneto é composto por Marco Polo de Veneza, Valerio Catullo de Verona e San Giuseppe de Treviso.

O Marco Polo de Veneza é o terceiro polo aeroportuário da Itália com mais de 700 voos de linha semanais para os principais destinos nacionais e internacionais.

O aeroporto de Verona tem conexões diárias com voos para as principais cidades italianas e europeias.

O aeroporto de Treviso é dedicado a voos regionais, low-cost e privativos.


COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?

ou

COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?

ou

COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO


De navio

É possível chegar até Vêneto também pelo mar, principalmente pela Grécia, Istria e Dalmazia, utilizando serviços de balsas velozes com escala em Veneza. A estação marítima de Veneza é, além disso, escala frequente para os navios de cruzeiro em transito pelo Mediterrâneo. No Vêneto estão presentes numerosos portos turísticos.

Espero que isso tenha sido útil para você

 


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?

 


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

2 Comentários
  1. Rosane silva Diz

    Gostaria de maiores informações para programar-me em 2017.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Respondo por email:) abraços, Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.