QUAIS SÃO AS 10 CIDADES MAIS VISITADAS NO SUL DA ITÁLIA?

Montanha, mar e construções históricas se mesclam de forma harmoniosa e impecável em quase todas as cidades no Sul da Itália. Difícil vai ser escolher qual delas visitar!

13 37.717

Quais são as cidades imperdiveis do Sul da Itália?

O que visitar no Sul da Itália?

Com a malha ferroviária na Itália Meridional, baixa Itália, sul da Itália ou simplesmente Sul. Do ponto de vista geográfico, a parte da península italiana localizada ao sul. As regiões que fazem parte são:  o bruzzo, Basilicata, Calabria, Molise e Puglia.

Nesse texto, há muito do que conhecer das dez cidades italianas mais belas no sul. Assim, você terá uma ideia do que visitar quando escolhe como destino turístico, essa parte da Itália, que muitas vezes é esquecida, mas, esconde belezas extraordinárias.


COMO IR NAS LOCALIDADES MAIS BELAS PERTO DE ROMA? BATE E VOLTA A PARTIR DE ROMA? CONHEÇA COMIGO OS MELHORES BATE E VOLTA A PARTIR DE ROMA!


1 NÁPOLES

Se começa a visitar as cidades do Sul partindo de Nápoles, uma cidade verdadeiramente bela, rica em historia, de maravilhas, mistérios e de polemicas. Que turisticamente é algo para ser ver de perto, localizada entre o Golfo e Vesúvio é repleta de panoramas empolgantes.

Nápoles é originário da lenda da sereia Partenope. Não é por acaso que a sua aparência tenha um ar bizarro: boa e má, elegante e triste, bela e azarada. Ânimos contraditórios que se colidem e convivem de lado a lado e tudo isso é possível de ser entendido não apenas quando colocamos o pé na cidade, mas com as expendidas memorias históricas carregadas no Museu de Capodimonte e o Palácio Real que permaneceram jutos ao cenário moderno, onde há transito e caos.


DICAS SOBRE NÁPOLES?


A devoção religiosa por São Gennaro, que convive com a alma pagã da cidade é conservada e proferida na Nápoles Subterrânea e na Capela de São Severo, entre o culto das almas abandonadas e a alquimia do Cristo Velado. Um ângulo de panoramas sem igual. Regras de vida que existem só aqui e nem um outro lugar na terra. Nápoles é o verdadeiro teatro da vida, grátis e acessível a todos, não possui um coração nem mil, tudo se move em um turbilhão de cores e cheiros.

ir em napoles a partir de roma

2 CAPRI

Permanecendo nos entornos de Nápoles, não se pode deixar de visitar a famosa e a elegante ilha de Capri. É um dos destinos turísticos mais amados pelas suas belezas naturais, o seu clima suave e sua historia fascinante. A costa de Capri é retalhada e rica de espetaculares falésias e enseadas e banhada por um mar claro e encantador, onde tudo fica mais magico com a presença da Gruta Azul e dos Faraglioni. A vista mais bela e sugestiva é presenteada pelos jardins de São Augusto.


DICAS SOBRE CAPRI?


Os esplendidos paraísos, também chamados de jardins de Krupp, são organizados em terraços em cima do mar. O coração de Capri é a mítica Piazetta, fascinante e ao mesmo tempo mundana, é considerada a sala de estar da ilha.


PRESENTE EXCLUSIVO PARA OS MEUS LEITORES. FICOU CURIOSO? EU QUERO O MEU PRESENTE!

Na verdade, a piazzetta é um ponto de encontro excelente em Capri. Rodeada por muitos bares. É muito fácil encontrar atores, estrelas da moda e celebridades do mundo inteiro. O roteiro de compras se inicia na Via Camerelle, é aqui que ficam as principais lojas de luxo como: Grey Flannel, Gucci, Fendi e La Parisienne tudo do bom e do melhor em fácil acesso, por isso estamos certos de que você não voltará de mãos vazias. Se você é um apaixonado por sapatos faça como Jackie Kennedy: É notável que a elegantíssima primeira dama adorava as típicas sandálias capresas e que ela gostava de comprar vários modelos. Essas sandálias artesanais são tão simples quanto suas características: Você mesmo decide o estilo da sua fivela.

 

Foto da nossa leitora Denise Carla em Capri
Foto da nossa leitora Denise Carla em Capri

3. Tropeia?

“A pérola da Calábria”

A Calábria é uma das regiões mais conhecidas para as férias no litoral e esta reputação se deve em grande parte pelas suas lindas praias e pelo mar cristalino que banha sua costa, sem contar o clima típico da cidade e as tradições arraigadas nessa faixa de terra.

Tropeia, importante centro da Calábria, província de Vibo Valentia, é conhecida principalmente pela linda paisagem e em especial pelas suas águas maravilhosas. A parte superior da cidade foi construída sobre uma rocha, com vista para o mar, criando um cenário no mínimo sugestivo.


CONHEÇA TROPÉIA, A PÉROLA DA CALÁBRIA


4 SORRENTO

Permanecendo sempre em Campania, não tem como deixar de ir fazer uma visita a Península de Sorrento que divide os golfos de Nápoles e Salerno que se projeta como um dedo no Mar Terreno onde ao fundo se pode avistar Capri. A paisagem é enriquecida por montanhas que mergulham no mar e as estradas são iguais as montanhas, acompanhadas por uma vista de tirar o folego, como se fossem varandas construídas sob o azul


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

 


Um dos pontos turísticos mais fascinantes de serem visitados na península sorrentina é definitivamente Sorrento. Uma bela cidade cítrica, onde a paisagem é caracterizada pelo contraste entre mar e montanha. Construída sob um cume, esconde peculiaridades únicas do mundo de cunho natural, cultural e artístico. Durante todo o ano é lotada de turistas que ficam fascinados ao observar a sua paisagem típica que são uma alternação entre mar e montanha e a sua sucessão de terraços cítricos. O seu centro histórico é bem notável e a Piazza Tasso, que é dedicada ao grande poeta e escritor do poema “Jerusalém Libertada”, que nasceu em Sorrento em 1544. A entrada na praça fica no Corso Itália, um grande calçadão caracterizado pela presença de inúmeras boutiques, mas também de bares, sorveterias e lojas de artesanato que encantam a multidão de turistas.


VAMOS CONHECER A COSTA AMALFITANA?


Sorrento. Fonte https://www.flickr.com
Sorrento. Fonte https://www.flickr.com
5 AMALFI

Na costa tem outros dois lugares incríveis: Amalfi e Positano. Vá para Amalfi, uma das jóias da costa amalfitana, uma cidade pequena que recebe durante o ano inteiro uma quantidade enorme de visitantes do mundo todo por conta do seu encanto, o seu mundanismo, suas belas paisagens e culturas. Localizada no esplêndido Golfo de Nápoles, merece uma visita mesmo que seja de bate e volta.


DICAS SOBRE AMALFI?


Por se tratar de uma cidade pequena, se pode andar agradavelmente a pé. Ao chegar em Amafi, vá direto ao centro histórico com a sua animada e colorida Piazza Duomo. Andando pela praça há uma maravilhosa catedral de frente ao mar. O majestoso Duomo precisa ser visitado. Ao lado esquerdo do pórtico, entre no belíssimo Chiosto del Paradiso, completamente construído no estilo oriental com arcos e finas duplas de colunas. Aqui se pode apreciar um sentimento irreal de paz, e de um frescor reconstrutor.

Amalfi
Amalfi
6 POSITANO

Uma outra parte da costa é Positano. Esta localidade marítima risonha da costa Amalfitana é realmente pitoresca, acolhedora e colorida. Quando se fala de Positano, pensamos inevitavelmente no mar, mas também como palco ideal para as escolhas de eventos de moda no inicio do verão. É anfitriã de milhares de turistas vindos do mundo inteiro. Dentre seus inúmeros pontos fortes é uma cidade confortável, com dimensões reduzidas. É um local no qual se pode visitar tranquilamente a pé.


DICAS SOBRE POSITANO?


O centro da Vila fica em volta da Piazza Flavio Gioia com uma igreja do século XIII dedicada a Santa Maria Assunta que possui a cúpula de maiólica. As principais características de Positano são as varias ruas estreitas e becos criando um aspecto de labirinto e acolhedor.


O QUE VISITAR NA ITÁLIA EM 10 DIAS?


Positano
Positano
7 PALERMO

Este é o momento de sair da região de Campania para visitar algumas cidades mais visitadas da Sicilia. Iniciando pela principal cidade da região (Vale relembrar que é Palermo). Fundada pelos fenícios, era o ponto de encontro do centro do Mediterrâneo para rotas de guerra e comercio.


DICAS SOBRE PALERMO?


A arquitetura da cidade é testemunha de um passado rico de eventos históricos. Visitar Palermo é como fazer uma bela viajem no tempo. Cidade que conservou tantas testemunhas da cultura dos conquistadores: dos romanos aos bizantinos, dos árabes aos noruegueses, dos eslavos aos franceses, dos espanhóis aos austríacos, todos deixaram os seus traços inconfundíveis no período de suas permanências. Se tratam de testemunhas de valores extraordinários porque há um conflito de formas e estilos, do norte da Europa a África, do Medieval ao Barroco, que também contribuíram com as suas criações artísticas, arquitetônicas e decorativas, que tornam Palermo uma cidade muito fascinante. O centro histórico é a parte mais antiga da cidade, pode facilmente ser visitada a pé a fim de aproveitar a atmosfera e a essência da cidade.

The Cathedral of Palermo is an architectural complex in Palermo (Sicily, Italy). The church was erected in 1185 by Walter Ophamil, the Anglo-Norman archbishop of Palermo and King William II's minister, on the area of an earlier Byzantine basilica. The present neoclassical appearance dates from the work carried out over the two decades 1781 to 1801, and supervised by Ferdinando Fuga.
The Cathedral of Palermo is an architectural complex in Palermo (Sicily, Italy). The church was erected in 1185 by Walter Ophamil, the Anglo-Norman archbishop of Palermo and King William II’s minister, on the area of an earlier Byzantine basilica. The present neoclassical appearance dates from the work carried out over the two decades 1781 to 1801, and supervised by Ferdinando Fuga.
8 SIRACUSA

Quem fica mais tempo na ilha pode visitar uma cidade magnifica, Siracusa. Uma das outras maravilhas a serem com certeza visitadas na Itália, localizada na costa oriental da Sicília, se encontra diretamente com o  Mar Mediterrâneo.


DICAS SOBRE SIRACUSA?


Foi uma das principais cidades da Grécia Clássica,  palco de varias conquistas. Para conhecer Siracusa saia do centro mais antigo da cidade, Ortigia, uma ilhota alongada no Mediterraneo, ligando a terra firme por três pontes. A ponte Umbertino, que é a  a central, te levará ao Templo de Apollo, o tempo mais antigo de estilo dórico em terras sicilianas para depois te levar a praça de Arquimedes em frente a fonte Diana que representa o mito de Aretusa. Em um ponto mais isolado esta localizada a belíssima praça do Duomo e a catedral della Navitá di Maria Santissima. Nessa praça são construídos também vários palácios, como: O Palazzo Vermexio, sede municipal, o Palazzo Borgia de César com os cômodos do século XVII e o arcebispado que reconstrói uma das atmosferas mais belas da Sicília. Nessa praça a luz barroca ganha uma luminosidade particular, trazendo reflexos quentes e dourados. Essas são apenas algumas maravilhas que o território de Siracusa pode oferecer, por isso convido vocês para visitar essa cidade pessoalmente.

Praça do Duomo, Siracusa
Praça do Duomo, Siracusa
9 TAORMINA

Sempre permanecendo na região da Sicília, se afaste um pouco da atmosfera glamorosa das cidades para ir a um lago esplêndido que tem em Taormina. Essa cidade fascinante, que foi construída em cima de uma rocha em uma montanha em cima do mar, possui muitas atrações para oferecer além de uma vista panorâmica impressionante. A cidade é rica de estilos arquitetônicos que trazem, vestígios de um passado deslumbrante, devido à sucessão de muitos conquistadores.


DICAS SOBRE TAORMINA?


Taormina é a joia da Sicília, aninhada por um mar transparente e os milhares de tons do Monte Etna que vendo do alto, domina todo o seu território. Os monumentos históricos de Taormina prometem fazer uma viagem ao passado desta cidadezinha estupenda, com seus maravilhosos palácios e igrejas. Todo o centro antigo merece ser visitado, onde cada localidade é especial. O símbolo da cidade é sem duvida, o Teatro Grego. Onde entre outras coisas, você pode desfrutar da paisagem deslumbrante que vai do Mar Jônico até o Etna. Há também vários belos palácios localizados no centro antigo, como: A praça do Duomo, a Fonte de Pedra e a Torre do Relógio que te permitirá entrar no antigo mundo medieval.

Taormina
Taormina

 

10) MATERA

Em seguida, vá para Basilicata para conhecer umas das cidades mais visitas e apreciadas por uma serie de motivos. Estamos falando da cidade de Matera, candidata a Capital da Cultura em 2019. Matera é uma cidadezinha belíssima localizada ao sul de Basilicata, foi declarada patrimônio da Humanidade em 1993. Essa cidade é conhecida por seus inúmeros apelidos, tais como: Cidade das Rochas e Cidade Subterrânea. Os seus locais são os mais conhecidos no mundo inteiro, pois, em uma de suas fantásticas localidades Mel Gibson filmou “A Paixão de Cristo” e Pier Paolo Pasolini “O Evangelho Segundo Mateus”


QUANTOS DIAS EU PRECISO PARA VISITAR A ITÁLIA?


Uma vez que alcançada, deixe a beleza da cidade encantar por seu próprio encanto, passeando pelas ruas de pedra, casas esculpidas em pedra, muitas delas ainda são habitadas e você vai entender a singularidade desta cidade, onde você vai encontrar um vislumbre único.


DICAS SOBRE MATERA?


Matera, Basilicata
Matera, Basilicatatália como ninguém!

 Vou colocar mas uma para ficar bem completo o texto:)

11 LECCE

Agora vá para a região de Puglia para visitar uma deliciosa jóia barroca no coração de Salento, uma cidade surpreendente, estamos falando de Lecce. O centro é pequeno e por isso dá para visitar tranquilamente a pé. A particularidade da cidade é a sua pedra, ( A pedra de Lecce) que é uma rocha calcária amarela palha que é refletida nas horas centrais do dia, dando uma atmosfera particular as estradas do centro histórico.


DICAS SOBRE LECCE?


Essa pedra é utilizada não só pelos artesãos locais, mas também no campo das artes. Na verdade, esta presente em grande parte da arquitetura da cidade, os melhores exemplos são o Duomo e a Igreja de Santa Clara. A visita pela cidade não pode acabar antes da Basílica de Santa Cruz ser visitada, um exemplo magnifico do barroco da cidade.

Não se esqueça de explorar as ruas com a finalidade de descobrir os terraços, os palácios finamente decorados e a atmosfera quente dessa cidadezinha inesquecível.

Lecce
Lecce

DESCUBRA TANTAS OPÇÕES DE EXEMPLO DE ROTEIROS NA ITÁLIA


Conclusões:

A conclusão deste texto é que o “Bel Paese” é belo em todas as suas regiões e e que essas dez cidades da Itália Meridional são testemunhas de que áreas são também maravilhosas e incríveis para o turista que vem viajar para essa parte da península. Quem pretende viajar pela a Itália Meridional não deve esquecer de viajar por essas cidades e tantas outras.

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Recomendo a leitura:

ROTEIRO NO SUL DA ITÁLIA COM TRANSPORTE PÚBLICO? VEJA O QUE TE ACONSELHO FAZER:)


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?

 


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia


13 Comentários
  1. Rosangela goncalves Diz

    Gostei muito do artigo sobre o sul da Itália. Espero em breve fazer esta viagem com vocês.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Muito obrigada querida! A Itália é uma eterna descoberta:)

  2. Fatima A Piccoli Diz

    gostaria de conhecer o sul da Italia com costa amalfitana, Tem um roteiro que me atenda? Quantos dias? Você tem WhatsApp?

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Enviei email querida! 🙂

  3. André Ricardo Goulart Diz

    Para dirigir na Itália o que preciso…?

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      André vai na seção DIRIGIR NA ITÁLIA que encontrará todas informações:) grande abraço e boa viagem:) Ana

  4. Valdeque Luis Roveri Diz

    Ana Patricia,
    Meu nome é Valdeque Luis Roveri, estou prevendo em ir a Itália, entre 17 a 28.6.17, gostaria de fazer o Sul, talvez iniciando a Napole e chegar a até Sicília, penso em fazer de carro, gostaria de sua recomendação a respeito das cidades que deveria contar nesse roteio.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Valdeque bom dia, te aconselho a ler o post Roteiro no sul da Itália na categoria Exemplos de roteiros:) ali você vai encontrar tantas informações e conselhos.. Um grande abraço e boa viagem, Ana

  5. Milena Diz

    Boa noite Ana, gostaria de alguma indicação de onde ficar no sul da Itália… pretendo ficar uns 4 dias para conhecer Sorrento, costa amalfitana, positano, capri estarei de carro e gostaria de algum lugar com bom custo beneficio

  6. Alessandra Rugeri Diz

    Ana Patricia boa tarde

    Estou planejando um roteiro, viajando sozinha pela primeira vez na Italia, e estou em duvida entre a região de Tropea- Calabria, ou regiao de Puglia..não terei muitos dias para essa regiao sul (ate 5 dias no maximo), então acredito que terei que escolher uma das duas, pois aparentemente é longe uma da outra..então qual voce recomendaria? na questao de facilidade de locomoção, da hospitalidade,segurança, e diversão tambem 😉

    desde ja te agradeço..

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Alessandra a Puglia é linda.. mas a Calábria é a minha terra, a minha paixão e super recomendo.. http://www.viajandoparaacalabria.com/ 🙂 boa viagem, Ana

  7. Jessica Diz

    Oi boa noite. Tudo bem?
    Vou ficar 40 dias na Itália, quero explorar o maximo.
    Pretendo dividir 15 dias no sul, 15 dias no centro e 10 dias no norte.
    Já vi os 10 melhores lugares do sul!
    Tem os 10 melhores lugares do centro e norte?
    Que montar um roteiro.
    Acho que é bastante tempo em cada região, né?
    E se puder me passar os lugares que vc não citou e acha interessante em conhecê-lo, me avisa, por favor.
    Att,
    Jessica

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Jéssica na categoria exemplo de roteiros você vai encontrar posts com os melhores lugares no norte e no centro assim como tantos exemplos de roteiros:) com 40 dias vai conseguir com certeza aproveitar o máximo da Itália.. Um grande abraço e te desejo uma ótima viagem..

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!