O que conhecer em um dia em Siracusa?

Um dia em Siracusa é realmente pouco tempo, mas de qualquer maneira não faltará nada, ou quase nada do que vamos ver nesta bela cidade. Venha descobrir Siracusa!

0 1.969

O que fazer em um dia em Siracusa?

O melhor de Siracusa em um dia?

Siracusa é uma cidade que possui uma das culturas mais ricas de influências gregas, romanas, bizantinas, normandas e até árabes. É sem dúvida um dos pontos altos de qualquer viagem para a Sicília e é uma das mais belas cidades do Mediterrâneo, um lugar rico em história e arquitetura, onde as muitas facetas culturais sicilianas são refletidas. Durante séculos, foi a mais poderosa cidade da ilha e ainda oferece numerosas e impressionantes construções de épocas anteriores que testemunham a glória e esplendor.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


A visita à Siracusa será maravilhosa, você vai fazer uma viagem inesquecível através do tempo entre os templos gregos de Ortigia, as igrejas cristãs, os esplêndidos palácios Suevos, Aragoneses e barrocos; você poderá girar em meio a belos jardins, belas praças e ruas estreitas desta ilha mágica para descobrir os talentos de artistas italianos, como Antonello de Messina e Caravaggio.

Praça do Duomo, Siracusa
Praça do Duomo, Siracusa

Um dia em Siracusa é realmente pouco tempo, mas de qualquer maneira não faltará nada, ou quase nada do que vamos ver nesta bela cidade. Você pode começar a partir do coração do grego de Siracusa, me refiro ao Parque Arqueológico de Neapolis, onde existem monumentos memoráveis, como o Anfiteatro Romano, o teatro grego e a famosa Orelha de Dionísio que, de fato, testemunham a história de Siracusa e da Sicília, que começou no século VIII A.C. com a colonização grega.


Recomendo a leitura:

www.viajandoparaitalia.com.br/blog/conhecer-siracusa-na-sicilia/


Este parque abrange não só a parte mais monumental da cidade, mas também uma série densa de testemunhos de vários períodos que abrangem da era proto-história ao antigo bizantino, e é considerado um museu a céu aberto até hoje. O Parque Arqueológico de Neapolis inclui no seu âmbito a maioria dos monumentos gregos e romanos clássicos de Siracusa, como, o Altar de Hierão II, o teatro grego, a Orelha de Dionísio no Paraíso Latomia, o anfiteatro romano e a necrópole Grotticelli, com o túmulo de Arquimedes.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

O Teatro Grego é o monumento de maior importância dentro desta área arqueológica, e foi o maior teatro do mundo antigo. Foi construído por volta de 470 A.C. por Hierão I, com capacidade para 15.000 espectadores e diâmetro com quase 140 metros.

The ancient greek theatre of Syracuse in Sicily, Italy
The ancient greek theatre of Syracuse in Sicily, Italy

Ele está bem preservado, apesar de repetidas intervenções de modificação e desmontagem que sofreu ao longo dos anos. O Teatro Grego de Siracusa agora também é famoso internacionalmente por performances teatrais clássicas realizadas anualmente. Se você ama Pathos, você não pode deixar de ir até lá no final de Maio e início de Junho, para ver a encenação das tragédias gregas. Sempre aqui você pode admirar a Orelha de Dionísio, uma caverna com um incrível eco que, segundo a lenda, foi explorada pelo tirano de cidade. A história diz que ele estava escondido em um barranco e ouviu as conversas dos inimigos trancados na caverna, sem poder vê-los.

A caverna é famosa por suas propriedades acústicas singulares que amplificam qualquer som o tornando perfeitamente perceptível para aqueles que estão na sua entrada. Como em qualquer visita respeitável, não se pode deixar de olhar em volta e andar pelas ruas estreitas do centro histórico da cidade, o de Siracusa, que por sinal está localizado em uma bela ilha, Ortígia, que é o coração da cidade. A Ilha Ortígia é a parte mais antiga da cidade de Siracusa.

Castelo de Siracusa
Castelo de Siracusa

Como toda a Sicília, Ortígia também é testemunha de séculos passados e populações que passaram ali. Seu território fala de uma história antiga que tem viu a chegada dos gregos, seguidos pelos romanos, pelos suevos, aragoneses e pelos árabes. Entre as mais belas coisas para ver em Ortígia vale lembrar-se do Castelo Maniace, o Templo de Apolo, a Catedral, a Fonte de Artemis, a Fonte de Arethusa, a Porta Úrbica, o Palácio do Arcebiscpo e muitas igrejas, todas as obras maravilhosas, mas que em um dia você não consegue visitar. Alguma pequena descrição de alguns destes monumentos maravilhosos podem servir para entender completamente do que estamos falando, de quanta história há nestes monumentos e palácios, e a magia deste ‘pedaço’ da cidade. Ele começa a partir do Castelo Maniace, localizado na parte sul da ilha e construído na época dos suevos por Frederico II, na primeira metade do século XIII.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Este castelo foi utilizado como residência e como uma estrutura defensiva. Hoje há apenas uma das quatro torres que existiam em todos os cantos da praça do castelo, por causa do violento terremoto de 1693. Merece uma visita também, o Templo de Apolo, que está localizado na parte norte da ilha de Ortígia e é considerado o mais antigo templo da Sicília.

Teatro Greco Siracusa
Teatro Greco Siracusa

Com o tempo passou por várias modificações até se tornar uma igreja, virou uma mesquita e voltou a ser igreja de acordo com a religião dos governantes. O Templo de Apolo está localizado exatamente em frente à Praça do Palanque, na entrada de Ortígia, localizado em um vale cercado por vegetação e palmeiras onde você pode desfrutar de um passeio ao longo da varanda a rodeia. Recomendamos uma visita com tempo bom, porque, por estar ao ar livre, com o céu azul-turquesa e o sol, parecem brilhar. À noite é iluminada com luzes amareladas que destacam a magnificência da estrutura. Sob o governo do aragonês foi transformado em quartel.

Continuando a caminhada você vai encontrar o Duomo, construído sobre o antigo templo grego de Atenas, a Catedral de Santa Maria das Colunas é um ponto de interesse muito especial, inigualável; a entrada é como voltar atrás no mundo antigo, onde você pode admirar a longa história deste lugar sagrado. Um magnífico exemplo do barroco siciliano, que apesar de ser uma obra única, reflete o resultado da mistura de estilos diferentes.

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

O interior da catedral é dividido em três naves e no final delas, à direita, estão quatro capelas: a do Batistério, a de Santa Lúcia, a do Sacramento e a do Crucifixo. Dentro dessas capelas existem diferentes obras de arte. Basta sair do Duomo para continuar impressionado com a Praça homônima notável, que mostra a seus visitantes todo o seu brilho branco. A praça ‘brilhante’ não só é a casa da Catedral de Santa Maria Catedral das Colunas, mas também possui muitos outros edifícios que criam uma harmonia geral bem atraente. Perto do Duomo, há o Palácio do Arcebispo, construído no século XVII pelo Bispo Torres, lá dentro fica a Biblioteca do Arcebispo Alagonia, de 1780.

Igreja Santa Lucia em Siracusa
Igreja Santa Lucia em Siracusa

Em cerca de um quilômetro quadrado, contém várias maravilhas que o homem construiu e que a história tem levado até os dias atuais. Da Piazza Duomo ao longo da Via Picherali, se chega a Fonte de Aretusa. Mesmo ao lado do mar existe esta pequena fonte de água doce dentro da piscina onde agora cresce um grande Papiro.

Este lugar é cercado por uma lenda fascinante que narra que a ninfa Aretusa fugiu de Alfeu, loucamente apaixonado por ela. A ninfa pediu ajuda a Artêmis que, para salvá-la, a transformou em uma fonte. A partir deste local encantador, perto do mar, você também pode admirar uma bela paisagem que chegas aos nossos olhos das Montanhas Iblei.

Tempo de Apolo no centro de Siracusa
Tempo de Apolo no centro de Siracusa
Conclusões

Siracusa é a prova concreta da sucessão de povos que deixaram sua marca significativa pela cidade grega, um símbolo da passagem dos séculos. Mais de mil anos de dominação, maravilhosamente fotografado na mistura mágica de construções barrocas, museus, praças e ruas de uma cidade que ecoa a história e tradições.

Como Chegar em Siracusa?

Para chegar aos destinos fabulosos da Sicília não é difícil. A terra do sol está equipada com toda a infraestrutura pronta para receber turistas, com seus cinco aeroportos, portos, rodovias e estações ferroviárias, só te resta partir!

De Avião

A Sicília é servida por cinco aeroportos, dois dos quais são internacionais. Os aeroportos sicilianos estão ligados por voos diretos de e para as principais cidades italianas e europeias, e também servem como uma escala para voos provenientes de aeroportos locais de todo o Mediterrâneo. Os principais aeroportos são: Catania Fontanrossa Vincenzo Bellini e o de Palermo, Punta Raisi chamado de Falcone e Borsellino. Depois, há o aeroporto de Trapani Birgi Vincenzo Florio, que está crescendo rapidamente e que realiza diariamente um grande número de pousos e decolagens de companhias aéreas, para as cidades italianas e europeias e, finalmente, há os aeroportos de Lampedusa e Pantelleria, com voos diretos para as principais cidades de e para a península.


COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?

ou

COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?

ou

COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO


De Trem

Se preferir ir de trem, a Sicília está ligada ao resto da península pelo grupo nacional das Ferrovias Estatais – Treintalia; as ferrovias ligam todas as províncias sicilianas.


QUAL É A DIFERENÇA DOS TRENS NA ITÁLIA?


De Carro

Para aqueles que querem alcançar a Sicília de carro ou moto, a maneira mais rápida é a autoestrada do Sol (www.autostrade.it) que é livre de pedágios de Nápoles a Reggio Calabria; saia em Villa San Giovanni, e pegue uma das balsas que atravessam a Estreito. O serviço de travessia no Estreito é feito por diferentes empresas: Ferrovias do Estado, Caronte e Meridiano.


VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLO DE ROTEIROS


De Navio

É possível chegar a Sicília por mar. Os principais pontos de referência são os portos de Messina, Palermo, Catania, Augusta, Trapani, Gela e Porto Empedocle, em Agrigento. Outros menores, mas importante para o turismo, são as marinas de Cefalu, San Vito Lo Capo e Pozzallo. De Catania você também pode usar o Espresso Ravenna, que liga a ilha com os portos do Adriático. Em Trapani, finalmente, você pode chegar de barco a partir da Tunísia.

Espero que isso tenha sido útil para você!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!