Qual a melhor época para viajar para o sul da Itália?
O Sul da Itália é a região que mais representa o clima mediterrâneo da Europa: inverno com chuvas e temperaturas baixas e verões quentes e secos. Na região dos Apeninos o verão tende a ser mais ‘fresco’, pois com o clima continental a neve no pico das montanhas é visível ainda no início do verão e o calor não chega a ser exagerado. Seja como for: o sul da Itália merece uma visita! Claro que se fôssemos falar de TODAS as incríveis cidades do sul da Itália esse post ficaria enorme, mesmo se falássemos somente das cidades principais, isso porque uma cidade é mais linda que a outra. Mas afinal qual a melhor época para viajar para o sul da Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
O maravilhoso Sul da Itália: quando, como e aonde ir! Para começar, e sem mais delongas, vamos ver quando, como e aonde ir para o Sul da Itália? Vamos falar um pouco sobre algumas regiões e cidades mais visitadas, seus destaques, quando ir e como chegar! Prontos para começar a ‘viagem’? Então vamos lá! Te aconselho também a ler nossos Posts especiais que estarão disponíveis logo abaixo:
- O Clima na Itália
- Quanto vou gastar em uma viagem para Itália?
- O que fazer antes de viajar?
- Exemplos de Roteiros Turísticos
Qual a melhor época para viajar para o sul da Itália? NO VERÃO
Quando ir no para o Sul da Itália ? No verão, claro! O Sul da Itália é onde ficam as mais lindas e paradisíacas praias italianas. Se você quer aproveitar o máximo dessa região e aproveitar tudo que ela tem a oferecer, sugiro que vá no verão. As cidades ficam cheias de vida, o sol dá um toque dourado nas águas azuis dos mares meridionais e nos hipnotiza!
O Sul desse país cheio de encantos é ideal para quem quer ter contato com a natureza, dar mergulhos refrescantes e se esquecer dos grandes centros urbanos cheios de cinza! Claro que vale lembrar que, como tudo na vida, nem tudo são flores: as cidades ficam LOTADAS, mas MUITO animadas e cheias de diversão: há apresentações nas ruas, as lojas ficam abertas até mais tarde, as cidades fazem programações especiais, enfim, o verão no sul da Itália é uma delícia!
Dica
- Para evitar problemas com acomodação ou visita a monumentos, faça a reserva no hotel e compre os ingressos com antecedência. Leia também Como comprar ingressos para os monumentos na Itália?
Como chegar no Sul da Itália?
Há inúmeras opções para chegar ao sul italiano:
- Avião, uma vez que há aeroportos em todas as principais cidades – Leia nossa seção Aeroportos na Itália;
- Trem, graças a fantástica rede ferroviária que a Itália oferece de norte a sul – Leia nossa seção sobre Transportes na Itália;
- Carro Alugado, que é uma opção excelente se você viaja com mais de três pessoas – preste MUITA atenção na estrada, pois alguns trechos possuem estradas estreitas e cheias de curvas – se você está sozinho ou com outra pessoa, é mais confortável, econômico e fácil escolher outro meio de transporte – Leia nossa seção Dirigindo na Itália;
- Motorista particular, que é ótimo para quem quer tomar um aperitivo ou apreciar uma bela taça de vinho e não vai poder dirigir depois disso (segurança em primeiro lugar, sempre!) – Clique aqui e peça um orçamento sem compromisso;
- Ônibus, que é uma das opções mais em conta! Sem contar na vista espetacular que a viagem de ônibus oferece aos turistas – Leia nossa seção sobre Transportes na Itália;
- Táxi, que, embora seja a opção mais cara, pode ser útil para se locomover entre uma cidade e outra, desde que sejam próximas, senão acaba não valendo a pena devido ao valor da viagem.
As Atrações do Sul da Itália
É quase IMPOSSÍVEL escolher um lugar só pra visitar! Nápoles, Calábria, Sardenha, Sicília e tantas outras localidades são impressionantes e escolher UM lugar só para conhecer é quase um martírio! Vamos citar alguns locais imperdíveis para conhecer no sul da Itália, mas não nos responsabilizamos por suas dúvidas para escolher qual deles conhecer, O.K.?!
Dica
- Sempre que puder, visite as cidades menores, mesmo que elas não sejam conhecidas! Muitas delas não são citadas em guias de turismo e escondem verdadeiros tesouros! Utilize o ônibus regional (ou trem, onde disponível!) e faça um passeio descompromissado, vale a pena!
1) Atrações na Região da Campânia
Na Região da Campânia escolhemos para você Nápoles, Capri e Costa Amalfitana.
Visite Nápoles
Com o onipotente Vesúvio e sua visão privilegiada, o vulcão é um dos cartões postais napolitanos. Além do mais, a cidade é repleta de pizzarias, já que é considerada a cidade natal dessa iguaria tão apreciada no mundo. Claro que você não vai deixar a chance de comer a verdadeira pizza italiana na cidade onde ela nasceu, não é?!?! Aproveite! Para saber mais sobre Nápoles clique aqui!
- IMPERDÍVEL EM NÁPOLES: Vesúvio, Igreja de San Giovanni, a pizza napolitana e Pompeia.
- COMO CHEGAR: de avião, pelo Aeroporto Internacional de Nápoles, o Capodichino (não há voos diretos do Brasil). De trem, pela estação central de Nápoles (Napoli Centrale).
Assista a esse vídeo incrível sobre Nápoles

(Fonte: Nicola Capuozzo Free Wings)
Visite Capri
Elegante e charmosa, a ilha de Capri é dividida em duas e é ideal para quem gosta de destinos de praia. Com seu cheiro que virou perfume, a ilha é rodeada de grutas e um mar azul turquesa com águas cristalinas e refrescantes. Clique aqui e saiba mais sobre Capri!
- IMPERDÍVEL EM CAPRI: Jardim de Augustos, o teleférico, Anacapri – do outro lado da ilha e os Fariglioni.
- COMO CHEGAR: de barco, partindo de Nápoles.
Assista a esse vídeo sobre a belíssima Capri

(Fonte: PARADISE PICNIC)
Visite a Costa Amalfitana
Com 60 km de costa, é formada por cidades como Maiori, Minori, Amalfi, Praiano e Positano, entre outras. É cheia de belvederes com impressionantes paisagens do mar. Cada cidade tem um encanto diferente, mas merece destaque Amalfi. Clique aqui e saiba mais sobre a Costa Amalfitana!
- IMPERDÍVEL EM AMALFI: Gruta da esmeralda e Piazza Município.
- COMO CHEGAR: de avião, pelo Aeroporto Internacional de Nápoles, o Capodichino. De trem, partindo de Salerno. De Salerno, pode-se continuar com o ônibus da empresa SITA ou de balsa para Amalfi que saem de lá pela Piazza della Concordia.
Assista a esse vídeo de tirar o fôlego sobre Positano na Costa Amalfitana

(Fonte: Alfonso Longobardi)
2) Atrações na Região da Basilicata
Uma das regiões menos visitadas da Itália, a Basilicata é mas uma das mais belas! Pouco conhecida, a região é também conhecida como Lucânia e esconde encantos, história, cultura e paisagens de tirar o fôlego. Encravada nas montanhas, é também onde fica a cidade escolhida para ser a Capital Europeia Cultural de 2019, Matera!
Visite Matera
Um dos lugares que eu mais amo e que PRECISA ser visitado! Matera foi escolhida a Capital Europeia da Cultura para 2019 e essa vitória com certeza colocará a cidade em evidência de maneira significativa! Cenário de vários filmes famosos como, o polêmico, ‘A Paixão de Cristo’ (The Passion of the Christ, 2004) e da nova versão de Ben Hur (2016), a cidade passará por uma verdadeira ‘reforma’: receberá um centro universitário, será feita a revitalização dos bairros antigos e uma escola de design será inaugurada lá também. Há um projeto para criação de uma rota turística na cidade e de um museu ao ar livre, ou seja: será um centro turístico com inúmeras atrações, além das já existentes! Clique aqui e saiba mais sobre Matera!
- IMPERDÍVEL EM MATERA: Sassi di Matera, as praias que são perfeitas com suas águas calmas e límpidas e a Catedral de Matera, dedicada a Madonna della Bruna e de Sant’Eustachio.
- COMO CHEGAR: de avião, pelo Aeroporto de Bari. De trem, partindo da estação central de Bari.
Assista a esse vídeo fascinante sobre Matera

(Fonte: Micky Bitetto)
3) Atrações na Região da Calábria
A ponta da bota do mapa italiano foi escolhida como uma das regiões imperdíveis pelo New York Times. Cidades como Tropeia, Scilla, Reggio Calabria e Cosença (onde eu moro!) são cidades imperdíveis e cheias de atrações culturais e naturais. Com opções de praias que parecem ter saído de um filme de Hollywood, as cidades são belíssimas e é onde ficam as aldeais mais belas da Itália!
A Calábria é também a região que mais possui castelos no país, sendo mais de 400 entre Castelos, fortalezas e torres, além de ser um importante centro enogastronomico, em Reggio Calabria ficam os famosos Bronzes de Riaci, que são considerados a 12ª maravilha do mundo em termos artísticos. Em Papasidero você encontrará a Gruta de Romito, onde fica uma das três mais importantes pinturas rupestres da Europa! Impossível não cair de amores por essa terra, seja você, um apaixonado por história, arte, enogastronomia ou cultura!
Você sabia?
Sou a única guia autorizada em português na região da Calábria! Venha conhecer comigo essa região incrível, você vai se apaixonar! Clique aqui e conheça também o blog Viajando para a Calábria.
Assista a esse vídeo e se encante pela Calábria assim como eu!

Visite Tropea
Uma das cidades mais visitada (e uma das mais bonitas) é Tropeia. Com opções de praias que parecem ter saído de um filme de Hollywood, a cidade é conhecida como a Pérola da Calábria, é uma pequena cidade com um mar de águas transparentes e céu azul. Impossível não se apaixonar. Temos um post todinho dedicado a Tropeia! Dê uma olhada!
- IMPERDÍVEL EM TROPEIA: As praias são as atrações principais, mas é possível visitar também as antigas mansões do século XVIII, o píer, que comporta até 400 barcos, a Igreja Nossa Senhora Da Ilha, que é BELÍSSIMA, e não deixe de conhecer também o centro histórico e a Catedral.
- COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto de Lamezia Terme (não há voos diretos do Brasil), onde há necessidade de utilizar outro meio de transporte para chegar até Tropeia. Sugestão: pegue o trem na estação de Lamezia Terme com destino a estação de Tropeia.
Assista a esse vídeo sobre Tropea e se apaixone!

Visite Scilla
A Veneza do Sul! Considerada uma das aldeias mais bonitas de toda a Itália, a cidade é toda cheia de canais, o que lembra Veneza. A gastronomia é única: os restaurantes típicos são aconchegantes e nos convidam a saborear o melhor da comida calabresa de forma inesquecível com sabores, cores e aromas! Clique aqui para saber mais sobre Scilla a Veneza do Sul da Itália!
- IMPERDÍVEL EM SCILLA: A Marina de Scilla, Chianalea – ao lado de Scilla, Castelo Ruffo.
- COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto de Lamezia Terme ou Reggio Calabria (não há voos diretos do Brasil). De trem, partindo de Reggio Calabria e descendo em Villa San Giovanni.
Assista a esse vídeo sobre Scilla e viaje junto com a gente!

4) Atrações na Região da Puglia
O ‘salto’ da bota! A Puglia é banhada pelo magnifico mar Adriático e Bari, sua capital, é o ponto de entrada principal para a região que merece uma visita! É uma região CHEIA de belezas, mar azul, gastronomia impecável e encantos indescritíveis.
Visite Polignano a Mare
Uma das cidades mais especiais da Itália! O mar azul e seus enormes penhascos formam paisagens dignas de molduras! Cidade pouco conhecida dos brasileiros é famosa no mundo por seu fascinante restaurante dentro de uma gruta.
- IMPERDÍVEL EM POLIGNANO A MARE: o restaurante Grotta Palazzese que fica, literalmente, dentro de uma caverna. O restaurante é disputadíssimo, portanto sugiro que você faça sua reserva com MUITA antecedência! Clique aqui para saber mais sobre esse restaurante mágico!
- COMO CHEGAR: de avião pelo Aeroporto de Bari. De trem saindo de Bari, da Estação Central, pegue o trem sentido Polignano a Mare.
Assista a esse vídeo incrível sobre Polignano a Mare

5) Atrações na Região da Sicília
Histórica, a ilha da Sicília é uma terra cheia de belezas! A mistura de cultura dos diversos povos que passaram por ali dá à região um ar encantador, com detalhes únicos e monumentos fantásticos.
Visite Catânia
É nessa bela cidade portuária que fica um dos vulcões mais lindos do mundo, o Etna! A cidade é repleta de monumentos históricos no estilo bizantino-normando e é ideal para quem quer combinar cultura, arte e mar! Clique aqui para saber sobre a Catânia!
- IMPERDÍVEL EM CATÂNIA: Via Crociferi, que é, inclusive, onde fica a maior parte das igrejas da cidade como Igreja de San Giuliano e de San Benedetto além do Palácio Biscari. Não deixe de ver a Piazza Duomo.
- COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto Catania-Fontanarossa (não há voos diretos do Brasil). De trem, para a estação central de Catânia.
Visite Agrigento
Uma das cidades mais culturais da Itália. Com ruínas, museus, igrejas e um centro histórico repleto de cultura, é a cidade ideal para quem quer combinar um passeio de descobertas e monumentos únicos! Clique aqui para saber mais sobre os Templos de Agrigento!
- IMPERDÍVEL EM AGRIGENTO: Vale dos Templos e seu centro histórico.
- COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto de Catânia ou pelo Aeroporto de Palermo (não há voos diretos do Brasil). De trem, siga até a estação Central de Agrigento.
Visite Taormina
É quase um crime visitar a Sicília e não parar em Taormina. Chamada de a Pérola do Mar Jônico a cidade é uma ‘pintura’ para os olhos dos visitantes: mar, monumentos e cultura se mesclam de forma harmônica nessa cidade singular.
- IMPERDÍVEL EM TAORMINA: Corso Umberto e Teatro de Taormina.
- COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto de Catânia. De trem, desça na estação de Taormina-Giardini. De lá, pegue um táxi ou vá de ônibus para o centro.
Visite Siracusa
Cidade dominada pela Grécia em tempos longínquos é o tipo de cidade na qual não se fica indiferente! A arquitetura ganha destaque em seu centro histórico e nos arredores da cidade.
- IMPERDÍVEL EM SIRACUSA: Palazzo Vermexio, Catedral della Navitá di Maria Santissima e Duomo.
- COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto de Catânia. De trem, pela Stazione Centrale Siracusa.
6) Atrações na Região da Sardenha
A ilha localizada no meio do mediterrâneo é uma das mais lindas do mundo! Suas praias fenomenais encantam turistas do mundo inteiro com suas águas cristalinas e suas praias de areia branca. A Costa Esmeralda, destino de férias de muitos VIPS internacionais, é encantadora a parece ter sido moldada a mão. Para saber mais sobre esse pedaço de Paraíso na terra, dê uma olhada neste post! Clique aqui e saiba mais sobre a Sardenha!a!
Assista a esse vídeo fantástico e conheça o Arcipelago della Maddalena – Sardinia

Visite Cagliari
A cidade principal e capital da região é Cagliari, cidade cheia de mistérios, rodeada de construções históricas e é onde fica um dos castelos mais bonitos da Itália que, evidentemente, fica no bairro de Castello.
- IMPERDÍVEL EM CAGLIARI: Bairro de Castello, Catedral de Santa Maria e Palácio Cívico.
- COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto de Cagliari (não há voos diretos do Brasil); ou de barco, pelo porto de Cagliari. Os navios que levam até Cagliari partem das principais cidades portuárias italianas como Gênova, Palermo, Nápoles e Catania.
VEJA O VIDEO : [DICAS] QUAL É O MELHOR PERÍODO PARA VIAJAR À ITÁLIA? VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA ESTAÇÃO


Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Qual a melhor época para viajar para o sul da Itália? O sul da Itália está começando a cair no gosto dos turistas, a infraestrutura dedicada a eles está crescendo e os italianos do sul estão cada vez mais apaixonados pelos visitantes distantes, fazendo com que sua estadia no sul italiano seja inesquecível, cheio de alegria e lembranças únicas!
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Oi Ana vou para Puglia(Lecce) em Setembro depois vou para Reggio Calábria,vc pôde me informar como são as estradas entre estas cidades e se a viagem e tranquila?
Roseli sim, é bastante tranquila:) lembre de qualquer forma de ter sempre um GPS para n se perder:) Veja o post www.viajandoparaacalabria.com/top-5-lugares-imperdiveis-da-calabria/ Grande abraço, Ana
Olá Ana tudo bem?!
Já acompanho seus posts e tive a oportunidade de viajar por esse pais maravilhoso ha dois anos gostaria de saber mais sobre uma viagem pelo sul . Tem como entrar em contato ?
Abraccio
Boa noite Ana! Eu e meu marido temos a cidadania italiana, somos da comuna de Cozenza (São Benedeto d’Ullano) e gostaríamos de conhecer a Calabria.Gostamos das indicações que você deu,mas meu marido gostaria de conhecer também , a cidade de Verbicaro, cidade natal de sua avó paterna.
Pensamos,se possível ,ir em maio,fora de período de alta estação.Gostaríamos de um orçamento.
Respondi por email.. abraços, Ana
Olá. Tudo bem? Estarei na Itália em maio e gostaria muito de visitar Ginosa (TA). Porém, estou encontrando muita dificuldade em relação à saída da cidade. Seria mais tranquilo sair de ônibus de Roma (Flixbus), mas os horários são ruins e os ônibus que vão para Bari estão sempre cheios de estudantes e parece-me que não há nem lugar para bagagem. A cidade não tem estação de trem, somente no litoral em Marina, porém as viagens de trens são cansativas e os trens regionais parecem também não ter lugar para bagagem grande. Qual seria a melhor maneira de sair de Ginosa?
Leonardo sinto muito te informar, mas infelizmente no sul da italia o transporte publico realmente funciona super mal.. tantos lugares nao tem estaçao de trem e se chega somente com onibus que passam de vez em quando.. o melhor modo para viajar é com carro de aluguel, ou pegar um taxi nno teu destino…Um grande abraço, Ana