Conheça a enogastronomia siciliana
Viajar para a Itália é sempre uma experiência única! Outra experiência única é a enogastronomia italiana! É uma das mais famosas do mundo e a harmonização perfeita dos ingredientes a torna única! Vamos saber mais sobre a Sicília? Essa região incrível, cheia de sabores e aromas! Você não pode deixar passar essa experiência na Sicília! Vamos ao nosso post do dia? Conheça a enogastronomia siciliana. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Este texto é para aqueles que querem conhecer a renomada tradição da enogastronomia siciliana. A cozinha siciliana tem suas raízes na tradição e no passado desta bela ilha. A sucessão de diferentes povos e culturas heterogêneas criou, ao longo dos séculos, uma fascinante variedade de gastronomia, onde as antigas contribuições da Magna Grécia, que lembram a nobre culinária francesa e os exóticos aromas árabes, misturando-se maravilhosamente com a típica dieta mediterrânea, uma das mais fascinantes e saborosas tradições culinárias do mundo. Leia também Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?
Para alguns outros poucos lugares, como a Sicília, falar sobre culinária é como fazer uma viagem dentro da jornada, conhecer pratos que abrem perspectivas do tempo e sugerem imagens de lugares. Precisamente por todas estas razões, a Sicília está em segundo lugar entre as regiões mais procuradas pelos turistas para a proposta da combinação de comida e vinho.
Nota
- O termo “Enogastronômico” (você também pode encontrar escrito como “enogastronomia”) significa “turismo de gastronomia e vinhos”. Essencialmente, é uma palavra italiana e, também, é uma palavra “nova” e não muito comum “AINDA”! Conheça nossa seção sobre alimentação na Itália, clicando aqui!
1) Conheça a enogastronomia siciliana: CONHEÇA SEUS PRODUTOS
Cada canto desta região é rico em produtos e sabores específicos que se misturam com sua posição geográfica em um delicioso equilíbrio entre a terra e o mar. A variedade de pratos é rica em produtos, especiarias e fragrâncias que testemunham como a ilha se encontrou no centro das atenções das pessoas em todos os lugares. As muitas dominações deixaram monumentos e ruínas na memória do seu esplendor do passado, marcaram profundamente a paisagem com as colheitas introduzidas e semeou vestígios de hábitos e modos de vida que ainda hoje se encontram, especialmente, na nossa cozinha. Em todo lugar desta ilha há especialidades. Considerada uma terra onde a culinária é considerada “pobre”, o hábito de um “único prato” é comum.
2) Conheça a enogastronomia siciliana: CONHEÇA SEUS PRATOS TÍPICOS
Um exemplo é a massa com sardinha, um prato que se espalhou de Palermo por toda a ilha, massas com vegetais e legumes e muitas variações de massa cozida, como a famosa massa “ncasciata”, que também encontramos em Montalbano. A seguir vêm para as variações ricas de ecos culturais, como o macarrão “catanese alla Norma” (com tomate, berinjelas e ricota salgada).
O Pão Siciliano
Outro produto fundamental da culinária siciliana é o pão, sempre acompanhado com os produtos oferecidos pela região. O pão mais comum é o cunsato (temperado), para ser consumido quente, fresquinho, ou, no mais “incomum” conhecido como ca ‘meusa, vendido em bancas nas ruas de Palermo. Voltando às influências históricas, é para os árabes que devemos a introdução de frutas cítricas, açúcar, canela e açafrão, além do arroz que aqui tem tido diferentes métodos de prepara em usos culinários.
Arancini
Basta pensar no arancini. A arancina é “fimmina” (com recheios de de carne e ervilhas ou presunto e molho de queijo), uma espécie de emblema da culinária da ilha, muitas vezes, a primeira ‘reunião gastronômica’ de quando se faz uma viagem na Sicília. Nesta parte ocidental da Sicília, marcada pela influência árabe e pelas tradições da corte, a cozinha se torna mais rica, mais refinada e tem contrastes incomuns.
3) Conheça a enogastronomia siciliana: CONHEÇA AS INFLUÊNCIAS
A austera simplicidade dos templos gregos substitui os refinamentos das ‘mil e uma noites’ da Palermo árabe e a superabundância da arquitetura dos edifícios barrocos. Esta parte da ilha se debruça sobre a costa noroeste e inclui as províncias de Palermo, Trapani e Agrigento, aqui é um verdadeiro tesouro, desde a paisagem a comida tudo vai deixar você agradavelmente encantado. Como você também ficará surpreso com a parte da Sicília Oriental, que inclui as províncias de Messina, Catânia, Siracusa e Ragusa.
Esta área é tão rica com parques, vulcões, resorts à beira-mar e obras arquitetônicas que se sucedem em um turbilhão de maravilhas. Este canto da Sicília é uma montanha de paisagens marinhas que cRagusaoexistem com a excelente comida e vinho, apresentando vinhos DOC do Etna para harmonizar com pratos de peixe cru e que servem também para desfrutar no terraço com vista para o mar, talvez, na bela Taormina. Se você passar por Catania não deixe de fazer um tour de comida de rua, você vai amar! Clique aqui para saber mais!
4) Conheça a enogastronomia siciliana: FAÇA UM ROTEIRO GASTRONÔMICO
Vamos a um pequeno roteiro pela belíssima Sicília.
Catânia
Nosso passeio tem que começar a partir de Catania, a capital desta parte do mundo, com seu sol constante, os edifícios de pedra negra enegrecidos pelas cinzas do Etna e um labirinto de ruas que esconde cultura e gastronomia. Em Catania o arancino é do ‘menino’, portanto, o esforço eterno com Palermo (onde não há o ‘compromisso’ em chama-los de ‘arancini’), tanto o nome para a forma, que é, na maior parte, cônica em Catania.
Siracusa
Impossível não parar em Siracusa. Esta cidade, provavelmente a segunda mais bonita da Sicília, não ‘vive’ só de dias passados em que era colônia grega mais importante, a ilha de Ortygia ainda oferece sugestões ricas, tanto artísticas e gastronômicas. Os pratos tradicionais de Siracusa são a pasta de frita, as amêndoas, o as ovas de Cavatelli, tem também a cereja, Caponata, o Pizzolo (duas pizzas sobrepostas, temperadas com óleo, sal e orégano que pode ser recheada, inclusive, com doce ou segurelha) e o Giuggiulena (nougat com casca de laranja e massa de amêndoa).
Ragusa
E depois há Ragusa um dos locais mais importantes pela presença de evidências de arte barroca, com seus produtos típicos extraordinários, como Cosacavaddu ibleo ou rausanu, queijo distintivo com sabor picante e que é uma das mais antigas em toda a Sicília. O chocolate Modica, as amêndoas de Avola, os tomates Pachino, o mel Sortino e os pistaches Bronte também devem ser mencionados. Visitar a Sicília e sair sem ter provado um pouco de sua oferta de vinhos é talvez mais grave do que ir a Roma e não ver o Papa. Os vinhos da ilha antes eram considerados ‘fracos’, mas hoje existem vinhos de mesa e designação origem que reserva momentos de intenso prazer.
5) Conheça a enogastronomia siciliana: CONHEÇA SEUS VINHOS
A Sicília tem muitos produtos DOC e de origem protegida e entre os melhores vinhos da Itália, pode contar com dezenove DOC e sete rótulos IGT, incluindo Nero d’Avola, Malvasia, Moscato Cerasuolo di Vittoria. Entre os vinhos de sobremesa, além do famoso Marsala, devem ser citados o Moscato di Noto, o Passito di Pantelleria e o Malvasia delle Isole Lipari. Depois do vinho, os doces da Sicília faz parte dos hábitos cotidianos e ganha especial atenção por seus odores que ficam no ar como o das plantas odoríferas (alecrim, funcho selvagem, orégano, nepitella) e que se encontram ao longo da jornada.
6) Conheça a enogastronomia siciliana: CONHEÇA AS SOBREMESAS
As sobremesas criadas nos conventos, como a colorida frutta martorana, que leva o nome do mosteiro homônimo em Palermo, invadem agradavelmente a ilha. Cannoli, Cassate, Pignoccata, Biancomangiare ou o tradicional gelo di melone (gelatina de melancia) são os mais comuns, mas cada província tem sua própria novidade. Você não pode esquecer os gelatos e a granita, os produtos requintados de artesanato, e nem os hábitos que eles tratam como rituais que falam de outras dimensões do tempo. Considera-se uma obrigação, nos dias de verão, oferecer ao hóspede uma granita de café, limão ou amêndoa.
Como Chegar a Sicília?
Alcançar os fabulosos destinos da Sicília não é difícil. A terra do sol, graças às inúmeras conexões, está ao seu alcance. Aviões, balsas, navios, trens, ônibus, tudo o que pode satisfazer diferentes necessidades.
1) Como Chegar a Sicília? DE AVIÃO
A Sicília é servida por cinco aeroportos, dois dos quais são internacionais. Os principais aeroportos são: o aeroporto de Catania e o de Palermo Punta Raisi chamado Falcone e Borsellino. Depois há o aeroporto de Trapani, fortemente crescente, que recebe diariamente um grande número de companhias e voos para cidades italianas e europeias. E, finalmente, os aeroportos de Lampedusa e Pantelleria com voos diretos com as principais cidades de e para a península .
Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
2) Como Chegar a Sicília? DE TREM
Se você preferir o trem a Sicília está ligada ao resto da península pelo grupo nacional FS Ferrovie dello Stato – Trenitalia. As ferrovias conectam todas as províncias da Sicília.
Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.
3) Como Chegar a Sicília? DE NAVIO
Também é possível chegar à Sicília por mar. Os principais pontos de referência são os portos de Messina, Palermo, Catania, Augusta, Trapani, Gela e Porto Empedocle em Agrigento. Outros menores, mas importantes para o turismo são as marinas de Cefalù, San Vito Lo Capo e Pozzallo.
4) Como Chegar a Sicília? DE CARRO
Para aqueles que querem chegar à Sicília de carro ou de moto, o caminho mais rápido é (obviamente baseado na origem) a Strada del Sole. Pode ir de Nápoles até Reggio Calabria e pegar a saída em Villa San Giovanni, para as balsas que atravessam o estreito. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Vai viajar pela Itália de carro?
Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Assista esse vídeo e saiba: Horário de funcionamento de restaurantes na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Conheça a enogastronomia siciliana. Especiarias perfumadas e ervas aromáticas, além de uma grande variedade de alimentos fritos, sobremesas de dar água na boca, frutas secas e frutas cítricas de uma terra beijada pelo sol, fazem desta terra mágica! Você só tem que se deixar ser ‘sequestrado’ pelos sabores da Sicília. Esta ilha permanece em um território pronto para explorar, capaz de permanecer indelevelmente na alma dos viajantes.
E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!