Vamos conhecer Porto Venere na Ligúria?

Em uma das costas mais bonitas das Itália fica a belíssima cidade de Porto Venere.

0 245

Vamos conhecer Porto Venere na Ligúria?

Porto Venere é uma cidade que fica na província de La Spezia, na Ligúria. Com seus quase 3.600 habitantes, a cidade é uma mistura belíssima de cultura, mar e história. Porto Venere: uma preciosidade na Ligúria e você não pode perder. Vamos ao nosso post do dia? Vamos conhecer Porto Venere na Ligúria? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Um pouco sobre Porto Venere

Porto Venere, situada no final do Golfo dos Poetas, é uma vila de pescadores que irá encantá-lo pelas suas cores, localização e arquitetura. É chamado Golfo dei Poeti (Golfo dos Poetas, em tradução livre), porque ao longo dos séculos vários artistas, incluindo Montale, Wagner e Lord Byron, o escolheram como destino para suas estadias, deslumbrados com sua beleza e inspirados em seus cenários. A quinze quilômetros da cidade de La Spezia, está essa romântica vila costeira de beleza impressionante. Sempre foi frequentado por milhares de turistas estrangeiros, italianos e muitos personagens VIP. Se você estiver em Florença não deixe de fazer uma Excursão a Cinque Terre saindo de Florença!

Por que Porto Venere deve ser visitada?

A aldeia nada mais é do que uma aldeia colorida com uma vista espetacular do Mar Mediterrâneo. Famosa é a sua marina, cercada pela gama infinita de cores das casas, degraus íngremes e becos estreitos. Qual é a principal razão pela qual Porto Venere deve ser visitada? Porque é uma cidade pequena, mas rica em muitos pontos, por sua incrível beleza da parte antiga da cidade e por sua fortaleza com vista para o golfo; seus moradores são incríveis e os restaurantes na praia são ideais para relaxar e desfrutar férias com aromas e sabores do Mediterrâneo. Estas são apenas algumas das razões que veremos neste texto.

1) Vamos conhecer Porto Venere na Ligúria? VISITE A IGREJA DE SÃO PEDRO E A CAVERNA ARPAIA

Existem vários locais de culto que podem ser visitados na aldeia, em primeiro lugar a Igreja de São Pedro, uma verdadeira joia de Porto Venere. Suspensa, com vista para o mar quase como uma fortaleza, a igreja de São Pedro, com suas torres e muralhas antigas foi construída em 1198. Em seu interior pode-se ver o estilo gótico com mármore policromado e arcos abobadados, que são verdadeiramente espetaculares. Sob a igreja de São Pedro fica a Caverna Arpaia, um dos mais belos monumentos naturais do Golfo dos Poetas e que pode ser visitada de graça, descendo os degraus atrás da igreja. Chama-se a caverna de Byron em memória dos longos momentos passados ​​pelo poeta na contemplação do mar e deste lugar extraordinário.

2) Vamos conhecer Porto Venere na Ligúria? VISITE O SANTUÁRIO DA MADONA BRANCA E O CASTELO DORIA

Se você procura silêncio e paz interior este é o lugar ideal, onde você pode deixar os pensamentos fluírem junto com o mar. Outro importante edifício religioso é a igreja do Santuário da Madona Branca localizada entre o castelo e a igreja de São Pedro. A igreja foi construída no século X em estilo românico e mármore policromado. Muitos interiores são da época da construção original. Atravessando as muralhas do centro histórico de Porto Venere você chega ao ponto mais alto, onde encontra a joia de Porto Venere, o Castelo de Doria, uma magnífica fortaleza que fica em uma colina rochosa com vista para o mar.

O Castelo Doria

Construído pelos genoveses por volta do ano de 1500, permanece hoje uma das mais majestosas fortalezas militares da República de Gênova. O Castelo pode ser visitado (crianças até a idade de seis anos podem entrar de graça) e os horários de entrada variam de acordo com a estação do ano.

As Torres de Aviso e a Palazzata

Entre a igreja de São Pedroa e o Castelo de Doria foram preservados os restos de dois edifícios cilíndricos. Eles são os restos das torres de aviso, uma vez usados como moinhos de vento. Então eles foram construídos ao longo da costa para ver o ataque do inimigo com antecedência. Você não pode deixar de se encantar ao longo da Palazzata, uma sucessão de fachadas em tons pastel de frente para o mar. Um conjunto de casas antigas construídas à beira-mar. À primeira vista, parece que não há nada de especial, mas essas casas são muito especiais.

3) Vamos conhecer Porto Venere na Ligúria? VISITE O CENTRO HISTÓRICO

Atrás de cada uma delas há uma pedra e parece que estão fixadas na rocha e suspensas acima do mar. Uma visita ao seu Centro Histórico requer uma passada em sua rua mais característica, Via del Prione, que já no século XVII tinha dezenas de lojas, padarias e armazéns. Um longo e animado ‘labirinto’ que serpenteia pelo coração da cidade entre lojas, clubes e museus. Este tour em Porto Venere deve absolutamente incluir uma visita à Piazza Sant’Agostino, com seus interessantes edifícios barrocos e o palácio habitado pela condessa de Castiglione.

Curiosidade: o nascimento da Deusa do Amor

Poucos sabem, mas – dizem – que aqui nasceu a modelo que inspirou Botticelli a fazer sua obra prima: o Nascimento de Vênus. Em Porto Venere (Venere é Vênus em Italiano), no vilarejo de Fezzano, nasceu Simonetta Vespucci, a modelo a quem Sandro Botticelli se inspirou para pintar sua famosa obra o Nascimento de Vênus: era de fato considerada por seus contemporâneos, a mulher mais bonita da região e viveu até meados do século XV.

Gastronomia

A visita a Porto Venere pode terminar com um jantar de sabor marítimo, uma salada de polvo e uma lasanha de peixe, ou um aperitivo a base de frutos do mar e um risoto, sempre muito frescos, todos estritamente acompanhados por um vinho branco do Levante da Ligúria talvez do golfo vizinho de Tigullio.

Dica de Restaurante

Portivene – Um mix perfeito entre cozinha caseira apresentadas de forma gourmet. O atendimento é ótimo e os preços justíssimos!


Como Chegar a Porto Venere?


Porto Venere pode ser alcançada de carro, ônibus ou ferry a partir de La Spezia. Se você viajar de trem você tem que ir até La Spezia e, de lá, pegar um ônibus ou uma balsa que irá levá-lo ao seu destino. De barco demora 40 minutos saindo da Baía de La Spezia; de ônibus, também saindo de La Spezia, pegue a linha 11 P; demora meia hora pra chegar a Porto Venere.

1) Como Chegar a Porto Venere? DE AVIÃO

Para aqueles que viajam de avião, o conselho é pousar nos aeroportos próximos: no de Gênova e Pisa e, de lá, pegar um trem para La Spezia.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como Chegar a Porto Venere? DE TREM

Porto Venere não tem uma estação de trem, então se você estiver viajando de trem, você precisa mudar de trem algumas vezes. Primeiro você precisa chegar à estação de La Spezia e, de lá, há duas possibilidades: pegue o ônibus 11/P, que em cerca de 30 minutos permitirá chegar a Porto Venere, ou embarque em uma das balsas que ligam as principais cidades da Cinque Terre.

Você sabia?

Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post Como comprar uma passagem de trem na Itália?.

3) Como Chegar a Porto Venere? DE CARRO

Você pode chegar facilmente a Porto Venere de carro pela rodovia A12 Genova/Livorno ou pela rodovia A15 La Spezia/Parma. Da saída de La Spezia, em apenas quinze minutos, você chega à cidade pela estrada provincial para Porto Venere.  Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer Porto Venere na Ligúria? Porto Venere é definitivamente um lugar dos sonhos. Visitá-la significa descobrir um dos mais belos recantos da Ligúria. Não surpreendentemente, de acordo com a lenda, foi escolhida para a parada que Vênus fez nessas rochas ventosas (Venere é Vênus em Italiano), porque fascinada pela vegetação exuberante, o mar límpido, o clima perfeito e as paisagens deslumbrantes.

Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!