Viajar sozinho na Itália?
Viajar sozinho(a) ou acompanhado(a)? Quais são as vantagens e desvantagens de conhecer a Itália em companhia de “você mesmo(a)”? Muita gente tem esse perfil “descolado” na hora de planejar sua viagem e prefere optar por viajar sozinho(a) para evitar uma série de probleminhas, como por exemplo, dividirem o banheiro ou até mesmo porque, para aproveitar ao máximo a sua viagem vocês terão que manter um consenso durante todo o tempo. Mas nem sempre esses são os maiores motivos. A simples falta de uma boa companhia pode estar te impedindo de fazer aquela viagem dos sonhos. Vamos ver aqui como viajar sozinho(a) na Itália? Vamos ao nosso Post do dia: Viajar sozinho na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução
A Itália é um pais muito tranquilo para ser desbravado. A malha ferroviária é extremamente funcional, as estradas para viajar de carro são muito seguras e bem sinalizadas e os italianos, “tutti buona gente”!! Portanto é muito fácil e conhecê-la viajando sozinho(a) ou acompanhado(a) vai depender do seu perfil. Vamos analisar quais são as vantagens e desvantagens de ter o seu “eu” como companhia e principalmente quais são os cuidados que você precisa ter antes de embarcar.
1) Viajar sozinho na Itália? CONHEÇA AS VANTAGENS…
Uma das vantagens é que você irá decidir o que fazer todo o tempo. Onde ir, quando acordar, o que comer e o que fazer na hora do aperto. Isso mesmo, na hora do imprevisto, você estará sozinho(a). Então relaxe e tome a iniciativa. Auto-conhecimento, você irá passar por várias experiências durante esse tempo, e isso te ajudará a conhecer seus limites e limitações. Irá fazer novos amigos! Sim, a necessidade de se comunicar quando estamos sozinhos também é grande e por isso se torna uma maneira de conhecer novas pessoas e novas culturas. Aprender mais da língua local e da cultura local, porque você vai ser “forçado” a fazer novas amizades!

2) Viajar sozinho na Itália? CONHEÇA AS DESVANTAGENS…
Estar sozinho(a) o tempo todo, muitas vezes pode ser um pouco entediante. Não ter ninguém para compartilhar aquele lance engraçado que acontece de repente ou simplesmente alguém para dar umas boas risadas. Foto? E agora? “Pau de selfie”, colega! Ou então, peça ao primeiro que passar e tenha a boa vontade e que não corte sua cabeça! Problema resolvido!! Tenha só o cuidado de analisar para qual estranho você vai pedir, fique atento;)
Entrou na lojinha de souvenirs e ficou na dúvida? O seu “eu” às vezes não irá te ajudar muito. E fora que muitas vezes o legal da companhia é a conversa até pegar no sono, ajudar a escolher a roupa ou o sovenir ou dividir o táxi. Viajar sozinho(a) é muito bom, mas tem suas desvantagens e por isso, sendo uma viagem solitária ou em companhia, o melhor é planejar com antecedência!


3) Viajar sozinho na Itália? RESERVE UM HOSTEL…
Uma boa opção para quem está viajando sozinho é se hospedar em hostel, porém existem hostels e hostels. O que você precisa saber é que para ficar em um bom hostel é importante avaliar algumas coisas antes de fechar a reserva. Temos uma série de posts para te ajudar a escolher um bom hostel, clique aqui para saber mais!
Vamos entender resumidamente o que é um hostel?
Em primeiro lugar é preciso saber o que é um hostel (albergue): um hostel é uma estrutura de hospedagem semelhante a um hotel, mas sua principal particularidade é que os espaços são, geralmente, compartilhados com outros hóspedes. Em sua forma moderna, o hostel nasceu em 1909 para permitir que pessoas com menos condições financeiras pudessem ter onde se hospedar durante suas viagens. Hoje isso mudou: as classes sociais que você encontrará em um hostel são as das mais variadas possíveis e, como já citamos anteriormente, há público de todas as idades também.
Entenda as Vantagens e Desvantagens
Uma das enormes DESVANTAGENS e que pode ser meio incômodo é dividir o banheiro, porém, em alguns deles, há a opção de alugar um quarto individual com banheiro por um valor um pouco mais elevado. Das VANTAGENS, entre as mais bacanas, além da economia, é a convivência com pessoas completamente diferentes de você o que, com certeza, vai te enriquecer muito em termos de conhecimentos sociais. É muito divertido!
4) Viajar sozinho na Itália? PLANEJE BEM SUA VIAGEM…
Te aconselho a ler com atenção o meu blog, porque nele você encontrará todas as informações necessárias para planejar a sua viagem. Para isso te aconselho a ler principalmente os seguintes posts:
- Por que visitar a Itália?
- Documentação para entrar na Itália?
- Como se comportar na Itália?
- Pequenos conselhos para quem vai para a Itália pela primeira vez?
- Quantos dias eu preciso para conhecer a Itália?
- Quanto eu gastaria em uma viagem na Itália?
- O que visitar na Itália em dez dias?
- O que visitar em Roma em 3 dias?
- Dez cidades que devem ser visitadas na Itália?
- Os 20 monumentos turísticos mais visitados da Itália?
- Quais são as dez atrações turísticas imperdíveis da Itália?
- Itinerário de 20 dias no norte da Itália com transporte público?
- Roteiro no sul da Itália com transporte público?
5) Viajar sozinho na Itália? ELABORE UM ROTEIRO…
Se você não tem muito tempo para ficar pesquisando na internet qual as cidades que gostaria de conhecer, escolher os hotéis e passeios mais interessantes em cada cidade, é melhor que procure um consultor de viagem que te ajude a preparar seu roteiro personalizado de acordo com seu perfil. Leia também: contratar uma consultoria especializada em viagens pela a Itália vela a pena?
Para maiores informações entre em contato comigo agora mesmo!
Assim, você sairá de casa com toda a programação pronta. Hospedagem, tours e seguro viagem. Isso evitará que você reserve um hotel que não combine com você, ou contratar um serviço turístico na cidade com guias não preparados, e não conseguir um atendimento médico de emergência, além tudo isso, ter a assistência em língua portuguesa durante toda a viagem.
Assista esse vídeo e saiba: Novo roteiro de viagem para Itália. Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Viajar sozinho na Itália? É sempre um desavio viajar sozinho(a), mas também uma conquista e uma satisfação indescritível. Mas pense, se você não se sente seguro para fazer essa viagem sozinho(a) procure alguém para dividir esses momentos e procure alguém que entenda do assunto para te deixar mais tranquilo(a); Assim você poderá seguir em frente e realizar seu sonho;)
Está inseguro?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Eu estou com uma viagem matada pra Itália, pra o dia 26 de dezembro, e retirei meu passaporte dia 30 de setembro. Você acha que existe algum problema pra embarcar, Já que o passaporte não terá 3 meses ainda ? Aguardo resposta!
Bom dia Catia, consulte esse link para ler todas informações:) grande abraço e faz uma ótima viagem:) Ana Patricia
www.viajandoparaitalia.com.br/informacoes-uteis/documentacao-para-entrar-na-italia/documentacao-para-entrar-na-italia/
Mais uma dúvida minha, estou indo pra Italia, e vou fazer escala na alemanha. Gostaria de saber nesse caso onde será a imigração?? Vou fazer tipo um mochilão pela Europa e reservei hotel apenas por 4 dias… vou ter que comprovar hospedagem por todos os dias na minha estada na italia? ? Ajude-me please!!
Catia na seção Documentação para entrar na Itália você vai encontrar a resposta a essas dúvidas:) Dá uma olhadinha lá porque é bem grande o post. Abraços,
Ana Patricia
De qualquer forma a imigração será pela Alemanha. Em relação a comprovar hospedagem o ideal é que vc tenha comprovante da hospedagem por todos os dias para evitar problemas. Algumas vezes é possivel fazer reservas sem pagar penalidades, cancelando alguns dias antes, te aconselho a fazer isso,. Grande abraço, Ana Patricia
Eu quero muito conhecer a Itália, só que eu pretendo o mês de setembro/16 de preferência de 13 à 29/09/16. Eu moro em Pernambuco e será a minha primeira viagem a Europa, daí o frio na barriga só de pensar em imigração, viagens de trens, passeios pelo mundo desconhecido. As cidades que eu quero visitar são: Veneza/Verona/Florença/Roma e se der Bari ou então incluo Milão no início da viagem, adoro as dicas que eu vejo de você. E pretendia realmente viajar com companhia, até pra ficar mais barato as divisões
Querida peço para a Raphaela te escrever:) grande abraço,
Ana Patricia
Ola, meu nome é Renata. Vou para Roma de 26/12/16 a 02/01/17. Sei que é uma semana de festa. Mas quero aproveitar ao máximo para conhecer aos redores. Viu me hospedar em Piazza Navona. É possível ir de Roma a Milão ou Venezia em um bate volta , por exemplo de dois dias? Vou sozinha, e já estou analisando algumas possibilidades. Obrigada.
Renata, é possivel, mas sinceramente eu não acho legal.. vc vai gastar entre ida e volta mais de 6 horas de trem (de alta velocidade).. vai ser super cansativo.. melhor pelo menos dormir uma noite em cada cidade.. Abraços, Ana Patricia
Olá, tudo bem? Qual é a melhor época para passar 1 mês na Itália ?
Júlia te aconselho a ler todos os posts da seção Clima para decidir de acordo com o teu gosto:) www.viajandoparaitalia.com.br/category/informacoes-uteis/clima/ Grande abraço e boa viagem, Ana Patricia
Já fui sozinha pra Itália 2 vezes: em 1997 e em 2015. Adoro viajar sozinha, só acho que temos que tomar alguns cuidados. Em Roma, recebi uma cantada na rua e outra no Vaticano e cheguei a ser seguida (como nos filmes!rsrs); detalhe: estava vestida com discrição, até porque nas igrejas italianas não se pode entrar com roupa decotada e curta. Em Lecce, fiquei bem assustada em algumas ruelas em que entrei achando que sairia num lugar e me encontrando totalmente sem saber pra onde ir. Em Roma, bastou não dar bola. Em Lecce, um dia uma senhora me chamou e disse que eu deveria ir na direção oposta, porque estava indo parar num lugar perigoso. Enfim, bom senso e atenção sempre!
Otima dica querida!! 🙂 obrigada pela partecipação! Ana
Vou ficar em Roma do dia 02/01/17 até 05/01/2017, gostaria de dicas do que posso fazer, tem algum outro lugar que vale a pena ir de bate e volta ?
essa época é ruim devido ao clima ?
estou indo sozinha, rs
Kamila basta ver o o post O que fazer perto de Roma:) Janeiro é inverno.. portanto não é o periodo melhor.. mas dá para visitar os lugares tranquilamente.. abraços. Ana
Olá, Ana. Primeiramente, parabéns pelo site!
Estou planejando uma viagem sozinho e quero visitar, além de cidades grandes e importantes como Roma e Milão, duas cidades pequenas, uma na Puglia e outra em Veneto, de onde vieram meus antepassados. Te pergunto: como é viajar sozinho para cidades pequenas? É seguro? Que cuidados devo tomar em diferença aos das cidades grandes?
Abraços.
Leonardo na minha opiniao é muito mais seguro viajar pelas cidades pequenas onde vai encontrar pessoas mais disponiveis e o tipico italiano que nas cidades grandes:) Vai com tudo e aproveite para entrar no ritmo das cidades pequenas.. tenho certeza que vai adorar!