Brasil x Itália: o que incomoda tantos os brasileiros na Itália?

Neste post vamos falar um pouco sobre o choque cultural que acontece quando brasileiros viajam para a Itália e sobre outros pontos interessantes!

16 13.650

Brasil x Itália: o que incomoda tantos os brasileiros na Itália?

Ah a Itália! Destino escolhido por milhões de brasileiros durante todo o ano. A Itália exerce um encanto imenso no imaginário dos turistas, mas como todo país não é impecável (ao contrário do que muitos pensam!). Vamos ao nosso Post de hoje? Brasil x Itália: o que incomoda tantos os brasileiros na Itália? Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção sobre Comunicação na Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


Assista esse vídeo e saiba: O que incomoda os brasileiros que viajam para Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Nossa Introdução

Tenho uma amiga que morou na Itália durante cinco anos: três deles no norte e dois no sul e ela sempre diz que as diferenças são super evidentes e os turistas também conseguem notá-las, mesmo que em pouco tempo. Vou tentar ser o mais sucinta possível, O.K.?! Brasileiros e italianos: eterna relação de ‘amor e ódio’!

1) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? ITALIANO MAL EDUCADO

O italiano é mal educado: Uma das maiores reclamações recebidas é de que o italiano é mal educado! Há controvérsias e essa ‘falta de educação’ não é regra! Tanto é que algo que eles mais valorizam são o ‘bom dia’, o ‘com ‘licença’, o ‘por favor’. Claro que há pessoas mal educadas, mas você vai encontrá-las na Itália, no Brasil, nos EUA, gente chata e pentelha existe em qualquer lugar do mundo e a Itália não passaria ilesa por isso. Muitas vezes, por serem muito diretos, eles são vistos como pessoas sem educação, mas não leve para o lado pessoal: eles SÃO assim, inclusive em família e entre amigos! Não ‘cismou’ com você! 😉

2) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? A GRITARIA

Italiano não fala, grita: Sim! Italianos falam alto e, muitas vezes, parece mais uma briga do que uma conversa, mas nada vai fazê-los mudar e você vai ter que lidar com falatórios, gritos, risadas altas e todo o combo ‘made in Italy’ (no sul é ‘pior’ ainda!). Provavelmente eles irão ‘gritar’ com você, mas é o JEITO DELES, é CULTURAL! Não podemos fazer nada para mudar esse jeito e, se você disser algo em relação a isso, é provável que eles se ofendam então: sorria e siga em frente!

3) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? AS ZTL´S

As ZTL (Zonas de Tráfego Limitado): muitos, muitos, muitos turistas ficam loucos da vida por causa das abençoadas ZTL. Eu explico: se tem uma coisa que FUNCIONA na Itália são as leis! Sabe aquela coisa de brasileiro de pensar: ‘são só cinco minutos!’, estaciona e fica ali esperando? Então, nessas zonas não são tolerados nem 30 segundos; você vai sim tomar uma multa, não interessa qual a desculpa dada! É proibido! E ai os brasileiros reclamam que italianos não são tolerantes: acredite, a multa viria mesmo que você fosse local! Então, de novo: não leve para o lado pessoal e evite transitar nessas zonas. Saiba mais sobre as ZTL clicando aqui!

4) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? AS FILAS

Filas quilométricas nas atrações: Pessoal, somos brasileiros e estamos acostumados com filas, não tem porque reclamar! Brincadeira a parte: fila é uma coisa super, super, SUPER comum na Itália, principalmente nas grandes atrações. E sim: a maioria delas é demorada! Por isso uma das sugestões é comprar o ingresso com antecedência e saltar fila, dessa forma, uma vez ali, você só vai precisar enfrentar uma fila ao invés de duas! E paciência! Tenha paciência! Sua ansiedade não vai acelerar a fila! 😉 Ah: em baixa temporada também há filas, infelizmente!

5) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? A TEMPERATURA

Variação drástica de temperatura: as estações na Itália são muito bem definidas; o grande problema é quando se viaja quando a estação está mudando: chove, faz frio, abre o sol e esquenta em questão de horas, tudo no mesmo dia. Uma dica que posso dar é: leve um casaco que aguente um frio mais forte na mochila! Esqueça a jaqueta jeans, estou falando de um casaco mais pesado mesmo! (Leia nosso Post As estações na Itália, como fazer as malas?)

Meses que mais sofrem variação de temperatura na Itália

Não há muito como prever quando o tempo vai virar e, entre prevenir e remediar, escolha estar prevenido! Quais os meses de mudança de estação? Os mesmos que do Brasil, só que a estação é inversa. Aqui estão os meses que mais sofrem variação de temperatura na Itália: na mudança do inverno para primavera, que acontece na metade de Março até o meio de Abril. E outro período de grandes mudanças climáticas é na transição do verão para o outono, ou seja: do final de Agosto até o meio de Outubro. Nesses períodos as variações chegam sem aviso! Nos outros meses a estação é bem marcada: o verão é quente e no inverno faz muito frio, com exceção de algumas cidades próximas ao mar, onde o inverno tende a ser mais ameno.

6) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? AS FÉRIAS ITALIANAS

Férias italianas: outro momento beeeeeem movimentado na Itália são as férias, principalmente as escolares, que duram quase três meses! As férias escolares começam no início de Junho e vão até o começo de Setembro! Com isso, nesse período, as cidades ficam LOTADAS, tanto de turistas quanto de locais. Se você não gosta de ‘muvuca’, não aconselho a viajar para a Itália nesse período. Em Agosto, alto verão no país, muitos comerciantes também aproveitam para abaixar as portas por, pelo menos, um mês; então é provável que você encontre muitos lugares fechados, inclusive hotéis, restaurantes e lojas. Leia também nosso Post Viajar com crianças pela Itália?

7) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? O CONTROLE DE SEGURANÇA

Controle de segurança na entrada dos locais turísticos: Há um enorme controle de segurança na entrada dos principais monumentos italianos. É compreensível uma vez que muitos deles possuem obras de valores inestimáveis! O problema é que nem sempre é organizado do jeito que pensávamos (ou gostaríamos!) que fosse, mas é o jeito que eles encontraram de manter ‘tudo organizado’! É outra questão cultural que, querendo ou não, devemos aceitar e fazer conforme solicitado por eles, senão você não passar a porta pra dentro!

8) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? ITALIANOS NÃO FALAM INGLÊS

As pessoas não falam inglês: Não! Os italianos não falam inglês. Na verdade, a minoria deles fala! Claro que no hotel e nos centros de informação para turistas, provavelmente, você vai encontrar alguém que te compreenda em termos linguísticos, mas nem sempre será assim. Para ‘evitar’ esse problema, aprenda algumas frases chaves; anote-as e as tenha sempre com você! Tem um guia com frases mais usadas? Ótimo! Leve-o com você! Leia esse Post e aprenda algumas palavras no Vocabulário básico para uma viagem a Itália.

9) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? OS TRENS ITALIANOS

Os trens italianos: É outra questão que acaba deixando os turistas admirados: os trens! Muitos acreditam que todos os trens são lindos, novos e impecáveis. Mito! Os trens regionais são bem antigos e meio sujos, mas nada insuportável. Os trens de alta velocidade, por sua vez, são modernos e limpos, mas provavelmente você só utilizará esse tipo de trem se for trocar de cidade. Vai pegar o trem no começo da manhã ou no fim da tarde? Prepare-se para pegá-los cheios, pois é o meio de transporte mais utilizados em várias cidades italianas pelos próprios moradores. Leia nossa seção no Blog sobre Transportes e saiba a diferença entre os trens italianos e muito mais.

10) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? A DIFERENÇA ENTRE NORTE E SUL DA ITÁLIA

Os italianos do Norte e os italianos do Sul: A cultura muda MUITO também dentro da Itália: no norte as pessoas parecem mais ‘profissionais’, mais ‘gentis’, até porque estão muito mais habituados a turistas; no sul eles são mais ‘jogados’: falam (mais!) alto, beijam, abraçam, te tocam e em algumas cidades é clara a falta de estrutura turística. Coisa que, dificilmente, você não vai encontrar no norte do país, onde eles são mais contidos e um pouco mais discretos, com centros turísticos excelentes! A ‘frieza’ do pessoal do norte da Itália pode ser confundida com um tratamento ‘ruim’, mas não entenda mal: eles são mais fechados mesmo, é normal! No sul, não se surpreenda se alguém que você acabou de conhecer te convidar para almoçar na casa deles: eles gostam disso e isso é muito comum! Leia aqui e saiba mais sobre A diferença entre o Norte e Sul da Itália.

11) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? OS DIREITOS

Estou pagando: Esqueça essa frase na Itália, eles não querem saber se ‘você está pagando!’. Os italianos prezam MUITO MAIS a gentileza, um sorriso e um ‘bom dia’ animado do que o seu dinheiro! Seja sempre gentil, simpático e educado porque dessa maneira, com TODA CERTEZA DO MUNDO, você não terá nenhum problema com o ‘eles foram grossos comigo!’. Leia também nosso post Como se comportar na Itália?

12) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? OS HORÁRIOS

Respeite os horários: Todos os horários na Itália são cumpridos a risca! Nunca se atrase para, por exemplo, pegar um trem: você vai ficar para trás! Não há tolerância com atrasos e nem sempre as passagens, ingressos e outros são reembolsáveis. Preste sempre atenção nos horários marcados nos seus bilhetes e tente sempre chegar com, pelo menos, 20 minutos de antecedência.

13) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? O WASE

Meu Waze não funciona na Itália: Pode acontecer? Claro que pode! Vale lembrar que nem sempre é problema do aplicativo, pode ser problema de conexão também. Saiba aqui Como sair do Brasil com o celular pronto para usar na Itália?

14) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? O DINHEIRO

Ande com dinheiro trocado: Não é que eles não gostem de dar troco, nem sempre eles têm troco; então, quanto mais dinheiro trocado melhor é! Ah, use e abuse das moedas! Até porque quando você voltar ao Brasil, pode acabar no prejuízo se tiver com muita moeda no bolso; vale lembrar que as casas de câmbio não trocam moedas! Saiba aqui quanto levar de dinheiro para Itália.

Vale muito ter tolerância!

Tolerância! Aprenda a ter TOLERÂNCIA: pessoal, Itália e Brasil são dois mundos completamente diferentes, mas com um ponto em comum: a paixão por pessoas! Evite levar tudo para o lado pessoal, achar que uma palavra dita de maneira mais brusca é falta de educação e que eles são mal educados; antes de ‘reclamar’ e dizer que foi mal tratado, observe suas próprias atitudes e entenda que nem todo mundo vai estar em um dia bom como você talvez esteja. Lembre-se de que enquanto você está de férias, sem preocupação nenhuma, eles estão ali trabalhando, prestando um serviço! E realmente a gente é sempre mais disponível! É uma questão cultural. Basta saber disso e se adaptar:) e com certeza tudo será mais simples.

Para Refletir

Baixe a guarda quando estiver na Itália! Dê a chance para os italianos conquistarem seu coração! Quero deixar claro que não estou ‘defendendo’ o povo italiano, mas falo com propriedade, pois morando há tantos anos na Itália, nunca tive problemas de tratamento, sempre fui muito bem recebida, antes mesmo de me casar com um italiano. Acredito que seja só questão de tempo para que você se acostume com o jeito italiano meio (às vezes completamente!) desajeitado de receber seus visitantes! 🙂

Brasil x Itália: o que incomoda tantos os brasileiros na Itália?
Respeito pelas diferenças

 


Assista esse vídeo e saiba: Hábitos dos italianos: verdade e mitos – 1? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Esse post foi inspirado por tantos feedbacks recebidos através de clientes. Vale lembrar que são POUQUÍSSIMAS as pessoas que reclamam do tratamento recebido na Itália, mas acho válido deixarmos exposto o que pode (ou não!) acontecer, O.K.? Assim você viaja mais ‘preparado’!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!