Como se comportar na Itália? Etiqueta na Itália? Gorjeta dar ou não dar?

Aqui você encontrará todas as respostas sobre como se comportar na Itália! Preparamos um post com muitas dicas e informações para você!

45 17.300

Como se comportar na Itália? Etiqueta na Itália? Gorjeta dar ou não dar?

Hoje vamos falar sobre isso: Etiqueta na Itália!! Aqui meus leitores encontrarão as respostas de como se comportar na Itália;) É muito importante antes de viajar conhecer a cultura local, o comportamento e a etiqueta daquele país que você vai visitar, ou até mesmo de alguma região dentro no Brasil. Fique agora com o nosso post do dia: Como se comportar na Itália? Etiqueta na Itália? Gorjeta dar ou não dar? Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Vamos entender uma coisa, existem as diferenças culturais e precisamos respeitá-las, assim desfrutaremos melhor de cada cidade, sem a preocupação de passar por algum constrangimento ou de se aborrecer por algo que é característico daquele local. Leia também Brasil x Itália: O que incomoda tantos os brasileiros na Itália?

1) Qual a diferença de comportamento entre o Norte e o Sul da Itália?

O primeiro ponto a ser comentado, é que o modo de se comportar depende muito de qual parte você vai visitar na Itália. Moro na Itália há tantos anos e uma das maiores diferenças é o  “calor humano” entre alguém que mora no norte da Itália e alguém que vive no sul da Itália.

De modo geral, obviamente, existem sempre exceções, mas no norte da Itália as pessoas são mais sérias e conservadoras, será mais complicado fazer amizade. Não estou dizendo que não são simpáticos, mas aquele modo aconchegante brasileiro será mais difícil de encontrar. Já no sul da Itália, as pessoas são mais parecidas com os brasileiros. Você consegue se sentir em casa muito mais fácil se ir até a casa de uma família calabresa, siciliana (ou de outras regiões do sul) vai ser sempre uma festa. Por isso morei somente 2 anos em Roma e vivo há  16 anos na Calábria (aqui me sinto em casa) 🙂 Leia também Quais são as diferenças culturais na Itália?

2) Como se vestir na Itália?

Uma coisa muito importante, os italianos reparam muito no modo de se vestir, por isso é melhor evitar usar roupas muito chamativas, como por exemplo, blusas com decotes, míni saias ou míni shortsUma mulher sozinha, vestida de modo muito chamativo, pode causar ‘problemas’; como sabem, os italianos têm a fama mundial de amarem uma boa paquera, por isso, se você quer evitar esses tipos de problemas, se vista de modo mais conservador.

Dica

  • A questão da vestimenta vale também para a visita de alguns lugares: na maioria das igrejas é proibida entrada com roupas curtas ou com decotes exagerados. Há muitos anos atrás, quando fui visitar a Basílica de São Pedro, enfrentei uma fila enorme e quando estava na porta para entrar, não me deixaram passar, por quê? Porque eu estava com uma minissaia! Fica a dica 😉

3) Como pedir informações na Itália?

Vi alguém escrever em algum blog que os italianos são mal educados, mas não concordo com esse comentárioA minha experiência sempre foi positiva e conheço tantas pessoas, incluindo meus clientes que me disseram sempre a mesma coisa: que os italianos são super agradáveis e prestativos.

Obviamente, pode acontecer de ser mal tratado ou que um italiano não te responda bem, mas isso é uma exceção, não é absolutamente uma regra, de repente você perguntou alguma coisa de modo errado ou aquela pessoa está com um problema e de mau humor, enfim, pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, não é mesmo?

Importante Lembrar

Lembre sempre de dar um ‘buon giorno’ (bom dia) ou ‘buona sera’ (boa tarde ou boa noite – se diz buona sêra – na chegada) ao entrar nos lugares, e dizer ‘grazie’ (obrigado), que será respondido com um ‘prego’ (de nada). Quando precisar de uma ajuda dizer ‘Scusi’ (com licença – se diz iscusi), ‘per favore, puoi aiutarmi?’ (por favor, pode me ajudar?), non parlo italiano (não falo italiano), e diga sempre com um sorriso, dessa maneira, não acredito que a pessoa será mal educada com você. Enfim, são regras que, de modo geral, valem para qualquer país aonde vamos, certo?

Como se comportar na Itália? Etiqueta na Itália? Gorjeta dar ou não dar?
(Fonte: Flick)

4) A gorjeta é obrigatória na Itália?

Gorjeta? dar ou não dar?? A gorjeta não é obrigatória na Itália, mas as guias de turismos, os motoristas de táxi ou de transporte privativo, os garçons, porteiro de hotéis quando fazem um ótimo trabalho, quando tratam com cortesia, esperam sempre a gorjeta. Geralmente o ideal é se basear em um valor de 10% do total do serviço.

Por isso, quando você recebe um tratamento especial é sempre importante dar a gorjeta. Já aconteceu várias vezes de um colaborador de nossa empresa “motorista”, depois de fazer um ótimo serviço para um cliente nosso,  não receber uma gorjeta e se sentir mal e desvalorizado, porque achava que o cliente não tinha ficado contente com o seu trabalho. Entende porque é importante? É um modo de reconhecer e de valorizar o trabalho das pessoas (obviamente quando merecem)!!


Assista esses vídeos e saiba: Hábitos dos italianos: verdade e mitos – 1 e 2? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Como se comportar na Itália? Etiqueta na Itália? Gorjeta dar ou não dar? Bem, de modo geral os italianos amam os brasileiros e sabem que somos um povo simpático e que faz muita festa, por isso basta que seja sempre educado com as pessoas que encontrar ao longo da tua viagem, que tenho certeza que a tua viagem será ótima. E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!