Como se comportar na Itália? Etiqueta na Itália? Gorjeta dar ou não dar?

Como se comportar na Itália? Etiqueta na Itália? Gorjeta dar ou não dar? Aqui você encontrará todas as respostas sobre como se comportar na Itália

40 10.659

Como se comportar na Itália? Etiqueta na Itália? Gorjeta dar ou não dar?

Hoje vamos falar sobre isso: Etiqueta na Itália!! Aqui meus leitores encontrarão as respostas de como se comportar na Itália;)

É muito importante antes de viajar conhecer a cultura local, o comportamento e a etiqueta daquele país que você vai visitar, ou até mesmo de alguma região dentro no Brasil. Existem as diferenças culturais e precisamos respeitá-las, assim desfrutaremos melhor de cada cidade, sem a preocupação de passar por algum constrangimento ou de se aborrecer por algo que é característico daquele local.

Conheça mais posts do nosso blog Viajando para Itália:

Está pensando em chegar na Itália por Roma – Aeroporto de Fiumicino? Então não deixe de ler nosso Post sobre “Como ir do Aeroporto Fiumicino para o Centro de Roma?” com várias opções e dicas;)

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


É sua primeira vez na Itália? Então não deixe de assistir a esse vídeo com dicas imperdíveis para viagem dos seus sonhos. Se inscreva em nosso canal e receba vídeos com temas importantes sobre a Itália.

Depois de assistir ao vídeo não deixe de ler também nosso post “O que fazer antes de viajar para a Itália“.


1) Etiqueta na Itália? Diferença de comportamento entre o Norte e o Sul da Itália?

O primeiro ponto a ser comentado, é que o modo de se comportar depende muito de qual parte você vai visitar na Itália. Moro na Itália há tantos anos e uma das maiores diferenças é o  “calor humano” entre alguém que mora no norte da Itália e alguém que vive no sul da Itália.

De modo geral, obviamente, existem sempre exceções, mas no norte da Itália as pessoas são mais sérias e conservadoras, será mais complicado fazer amizade. Não estou dizendo que não são simpáticos, mas aquele modo aconchegante brasileiro será mais difícil de encontrar. Já no sul da Itália, as pessoas são mais parecidas com os brasileiros. Você consegue se sentir em casa muito mais fácil se ir até a casa de uma família calabresa, siciliana (ou de outras regiões do sul) vai ser sempre uma festa. Por isso morei somente 2 anos em Roma e vivo há  13 anos na Calábria (aqui me sinto em casa) 🙂

2) Etiqueta na Itália? Como se vestir na Itália?

Uma coisa muito importante, os italianos reparam muito no modo de se vestir, por isso é melhor evitar usar roupas muito chamativas, como por exemplo, blusas com decotes, míni saias ou míni shorts.

Uma mulher sozinha, vestida de modo muito chamativo, pode causar ‘problemas’; como sabem, os italianos têm a fama mundial de amarem uma boa paquera, por isso, se você quer evitar esses tipos de problemas, se vista de modo mais conservador.

Dica

A questão da vestimenta vale também para a visita de alguns lugares: na maioria das igrejas é proibida entrada com roupas curtas ou com decotes exagerados. Há muitos anos atrás, quando fui visitar a Basílica de São Pedro, enfrentei uma fila enorme e quando estava na porta para entrar, não me deixaram passar, por quê? Porque eu estava com uma minissaia! Fica a dica 😉

Como se comportar na Itália? Etiqueta na Itália? Gorjeta dar ou não dar?


VOCÊ SABIA?

Presenteio meus leitores com 30 minutos de Consultoria GRATUITA para a escolha dos Hotéis.

EU QUERO A MINHA CONSULTORIA AGORA


Assista esse vídeo e saiba como se comportar na Itália. Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


3) Etiqueta na Itália? Como pedir informações na Itália?

Vi alguém escrever em algum blog que os italianos são mal educados, mas não concordo com esse comentário. A minha experiência sempre foi positiva e conheço tantas pessoas, incluindo meus clientes que me disseram sempre a mesma coisa: que os italianos são super agradáveis e prestativos.

Obviamente, pode acontecer de ser mal tratado ou que um italiano não te responda bem, mas isso é uma exceção, não é absolutamente uma regra; de repente você perguntou alguma coisa de modo errado ou aquela pessoa está com um problema e de mau humor, enfim, pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, não é mesmo?

Lembre sempre de dar um ‘buon giorno’ (bom dia) ou ‘buona sera’ (boa tarde ou boa noite – se diz buona sêra – na chegada) ao entrar nos lugares, e dizer ‘grazie’ (obrigado), que será respondido com um ‘prego’ (de nada). Quando precisar de uma ajuda dizer ‘Scusi’ (com licença – se diz iscusi), ‘per favore, puoi aiutarmi?’ (por favor, pode me ajudar?), non parlo italiano (não falo italiano), e diga sempre com um sorriso, dessa maneira, não acredito que a pessoa será mal educada com você. Enfim, são regras que, de modo geral, valem para qualquer país aonde vamos, certo?

Clique no link abaixo e conheça as opções de passeios dos nossos parceiros:

Passeios em Grupo em língua portuguesa nas principais cidades italianas com a CIVITAS

Passeios em Grupo nas principais cidades italianas com a GET YOUR GUIDE

Como se comportar na Itália? Etiqueta na Itália? Gorjeta dar ou não dar?
(Fonte: Flick)

4) Etiqueta na Itália? A gorjeta é obrigatória na Itália?

Gorjeta? dar ou não dar?? A gorjeta não é obrigatória na Itália, mas as guias de turismos, os motoristas de táxi ou de transporte privativo, os garçons, porteiro de hotéis quando fazem um ótimo trabalho, quando tratam com cortesia, esperam sempre a gorjeta. Geralmente o ideal é se basear em um valor de 10% do total do serviço.

Por isso, quando você recebe um tratamento especial é sempre importante dar a gorjeta. Já aconteceu várias vezes de um colaborador de nossa empresa “motorista”, depois de fazer um ótimo serviço para um cliente nosso,  não receber uma gorjeta e se sentir mal e desvalorizado, porque achava que o cliente não tinha ficado contente com o seu trabalho. Entende porque é importante? É um modo de reconhecer e de valorizar o trabalho das pessoas (obviamente quando merecem)!!


GANHE um guia de viagem para a Itália clicando no banner abaixo e não deixe de conhecer nossos outros Guias de Viagem Clicando Aqui!

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Informação Importante

Escolhemos os nossos parceiros com muita atenção, mas frisamos que o blog “Viajando para Itália” não se responsabiliza por nenhum tipo de problema durante o serviço prestado indicado.


Conclusão

Bem, de modo geral os italianos amam os brasileiros e sabem que somos um povo simpático e que faz muita festa, por isso basta que seja sempre educado com as pessoas que encontrar ao longo da tua viagem, que tenho certeza que a tua viagem será ótima.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

Leia também nossos posts especiais:

Quanto vou gastar em uma viagem para Itália?

O que fazer antes de viajar?

Exemplos de Roteiros Turísticos

Quantos dias eu preciso para conhecer a Itália?

Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:

COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?

COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?

COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?


“E agora quem poderá me AJUDAR?”

Muita informação não é mesmo ? Se você leu esse artigo e sentiu aquele friozinho na barriga pensando: E agora???? Quem poderá me AJUDAR??? Não se desespere, pois nós temos a solução.

Como dirigir com neve na Itália?

São tantos detalhes para se pensar: dinheiro, passagens, hotéis, restaurantes, opções de passeio, tempo, deslocamento, segurança, clima, família… que as vezes dá vontade até de desistir, não é mesmo? Mas nós TEMOS A SOLUÇÃO OU O SEU DINHEIRO DE VOLTA (estornamos 100%)Para oferecermos essa GARANTIA é porque temos certeza absoluta que irão gostar dos nossos serviços. Veja os depoimentos de quem fez esse serviço conosco.

Para todas essas questões temos a Consultoria de Elaboração de Roteiro, onde otimizaremos seu tempo através do seu perfil.

 Não, não, não pense que é caro ou fora do seu alcance. Inclusive, provamos a você que é possível gastar bem menos através de um roteiro bem elaborado e personalizado. Continue lendo nosso post.

Vai sobrar dinheiro ?

Como dirigir com neve na Itália?
Otimize seu tempo, conheça mais lugares e poupe seu dinheiro

→ Contratando a Consultoria de Roteiro com antecedência, o nosso serviço será quase gratuito*. E tem mais, você ainda receberá muitos brindes e bônus. Descubra os presentes que você estará recebendo ao longo dessa pré-organização clicando bem aqui!

Clientes que reservam esse tipo de serviço com antecedência (em média 2 a 3 meses) podem economizar mais de 200 Euros com os nossos serviços (que deram um total de, mais ou menos, 90 Euros), ou seja: economizaram na viagem com pequenas mudanças e, só com passagens de trem, dicas de restaurantes, etc,você poupou mais de 200 Euros; além de ter toda a viagem organizada da melhor maneira possível.  Entre em contato conosco e saiba mais…


Conheça também nossas indicações:

PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para ItaliaAluguel de Carro na Italia Viajando Para ItaliaOnde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus.Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

  Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para ItaliaConsultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro.Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade.A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia