Brasil x Itália: o que incomoda tantos os brasileiros na Itália?
Ah a Itália! Destino escolhido por milhões de brasileiros durante todo o ano. A Itália exerce um encanto imenso no imaginário dos turistas, mas como todo país não é impecável (ao contrário do que muitos pensam!). Vamos ao nosso Post de hoje? Brasil x Itália: o que incomoda tantos os brasileiros na Itália? Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção sobre Comunicação na Itália!
Nossa Introdução
Tenho uma amiga que morou na Itália durante cinco anos: três deles no norte e dois no sul e ela sempre diz que as diferenças são super evidentes e os turistas também conseguem notá-las, mesmo que em pouco tempo. Vou tentar ser o mais sucinta possível, O.K.?! Brasileiros e italianos: eterna relação de ‘amor e ódio’!
1) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? O ITALIANO MAL EDUCADO
O italiano é mal educado: Uma das maiores reclamações recebidas é de que o italiano é mal educado! Há controvérsias e essa ‘falta de educação’ não é regra! Tanto é que algo que eles mais valorizam são o ‘bom dia’, o ‘com ‘licença’, o ‘por favor’. Claro que há pessoas mal educadas, mas você vai encontrá-las na Itália, no Brasil, nos EUA, gente chata e pentelha existe em qualquer lugar do mundo e a Itália não passaria ilesa por isso. Muitas vezes, por serem muito diretos, eles são vistos como pessoas sem educação, mas não leve para o lado pessoal: eles SÃO assim, inclusive em família e entre amigos! Não ‘cismou’ com você! 😉
2) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? A GRITARIA DOS ITALIANOS
Italiano não fala, grita: Sim! Italianos falam alto e, muitas vezes, parece mais uma briga do que uma conversa, mas nada vai fazê-los mudar e você vai ter que lidar com falatórios, gritos, risadas altas e todo o combo ‘made in Italy’ (no sul é ‘pior’ ainda!). Provavelmente eles irão ‘gritar’ com você, mas é o JEITO DELES, é CULTURAL! Não podemos fazer nada para mudar esse jeito e, se você disser algo em relação a isso, é provável que eles se ofendam então: sorria e siga em frente!
3) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? AS FAMOSAS ZTL´S
As ZTL (Zonas de Tráfego Limitado): muitos, muitos, muitos turistas ficam loucos da vida por causa das abençoadas ZTL. Eu explico: se tem uma coisa que FUNCIONA na Itália são as leis! Sabe aquela coisa de brasileiro de pensar: ‘são só cinco minutos!’, estaciona e fica ali esperando? Então, nessas zonas não são tolerados nem 30 segundos; você vai sim tomar uma multa, não interessa qual a desculpa dada! É proibido! E ai os brasileiros reclamam que italianos não são tolerantes: acredite, a multa viria mesmo que você fosse local! Então, de novo: não leve para o lado pessoal e evite transitar nessas zonas. Saiba mais sobre as ZTL clicando aqui!
4) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? AS FILAS
Filas quilométricas nas atrações: Pessoal, somos brasileiros e estamos acostumados com filas, não tem porque reclamar! Brincadeira a parte: fila é uma coisa super, super, SUPER comum na Itália, principalmente nas grandes atrações. E sim: a maioria delas é demorada! Por isso uma das sugestões é comprar o ingresso com antecedência e saltar fila, dessa forma, uma vez ali, você só vai precisar enfrentar uma fila ao invés de duas! E paciência! Tenha paciência! Sua ansiedade não vai acelerar a fila! 😉 Ah: em baixa temporada também há filas, infelizmente!
5) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? A TEMPERATURA
Variação drástica de temperatura: as estações na Itália são muito bem definidas; o grande problema é quando se viaja quando a estação está mudando: chove, faz frio, abre o sol e esquenta em questão de horas, tudo no mesmo dia. Uma dica que posso dar é: leve um casaco que aguente um frio mais forte na mochila! Esqueça a jaqueta jeans, estou falando de um casaco mais pesado mesmo! (Leia nosso Post As estações na Itália, como fazer as malas?)
Meses que mais sofrem variação de temperatura na Itália
Não há muito como prever quando o tempo vai virar e, entre prevenir e remediar, escolha estar prevenido! Quais os meses de mudança de estação? Os mesmos que do Brasil, só que a estação é inversa. Aqui estão os meses que mais sofrem variação de temperatura na Itália: na mudança do inverno para primavera, que acontece na metade de Março até o meio de Abril. E outro período de grandes mudanças climáticas é na transição do verão para o outono, ou seja: do final de Agosto até o meio de Outubro. Nesses períodos as variações chegam sem aviso! Nos outros meses a estação é bem marcada: o verão é quente e no inverno faz muito frio, com exceção de algumas cidades próximas ao mar, onde o inverno tende a ser mais ameno.
6) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? AS FÉRIAS ITALIANAS
Férias italianas: outro momento beeeeeem movimentado na Itália são as férias, principalmente as escolares, que duram quase três meses! As férias escolares começam no início de Junho e vão até o começo de Setembro! Com isso, nesse período, as cidades ficam LOTADAS, tanto de turistas quanto de locais. Se você não gosta de ‘muvuca’, não aconselho a viajar para a Itália nesse período. Em Agosto, alto verão no país, muitos comerciantes também aproveitam para abaixar as portas por, pelo menos, um mês; então é provável que você encontre muitos lugares fechados, inclusive hotéis, restaurantes e lojas. Leia também nosso Post Viajar com crianças pela Itália?
7) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? O CONTROLE DE SEGURANÇA
Controle de segurança na entrada dos locais turísticos: Há um enorme controle de segurança na entrada dos principais monumentos italianos. É compreensível uma vez que muitos deles possuem obras de valores inestimáveis! O problema é que nem sempre é organizado do jeito que pensávamos (ou gostaríamos!) que fosse, mas é o jeito que eles encontraram de manter ‘tudo organizado’! É outra questão cultural que, querendo ou não, devemos aceitar e fazer conforme solicitado por eles, senão você não passar a porta pra dentro!
8) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? ITALIANOS NÃO FALAM INGLÊS
As pessoas não falam inglês: Não! Os italianos não falam inglês. Na verdade, a minoria deles fala! Claro que no hotel e nos centros de informação para turistas, provavelmente, você vai encontrar alguém que te compreenda em termos linguísticos, mas nem sempre será assim. Para ‘evitar’ esse problema, aprenda algumas frases chaves; anote-as e as tenha sempre com você! Tem um guia com frases mais usadas? Ótimo! Leve-o com você! Leia esse Post e aprenda algumas palavras no Vocabulário básico para uma viagem a Itália.
9) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? OS TRENS ITALIANOS
Os trens italianos: É outra questão que acaba deixando os turistas admirados: os trens! Muitos acreditam que todos os trens são lindos, novos e impecáveis. Mito! Os trens regionais são bem antigos e meio sujos, mas nada insuportável. Os trens de alta velocidade, por sua vez, são modernos e limpos, mas provavelmente você só utilizará esse tipo de trem se for trocar de cidade. Vai pegar o trem no começo da manhã ou no fim da tarde? Prepare-se para pegá-los cheios, pois é o meio de transporte mais utilizados em várias cidades italianas pelos próprios moradores. Leia nossa seção no Blog sobre Transportes e saiba a diferença entre os trens italianos e muito mais.
10) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? A DIFERENÇA ENTRE NORTE E SUL DA ITÁLIA
Os italianos do Norte e os italianos do Sul: A cultura muda MUITO também dentro da Itália: no norte as pessoas parecem mais ‘profissionais’, mais ‘gentis’, até porque estão muito mais habituados a turistas; no sul eles são mais ‘jogados’: falam (mais!) alto, beijam, abraçam, te tocam e em algumas cidades é clara a falta de estrutura turística. Coisa que, dificilmente, você não vai encontrar no norte do país, onde eles são mais contidos e um pouco mais discretos, com centros turísticos excelentes! A ‘frieza’ do pessoal do norte da Itália pode ser confundida com um tratamento ‘ruim’, mas não entenda mal: eles são mais fechados mesmo, é normal! No sul, não se surpreenda se alguém que você acabou de conhecer te convidar para almoçar na casa deles: eles gostam disso e isso é muito comum! Leia aqui e saiba mais sobre A diferença entre o Norte e Sul da Itália.
11) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? OS DIREITOS
Estou pagando: Esqueça essa frase na Itália, eles não querem saber se ‘você está pagando!’. Os italianos prezam MUITO MAIS a gentileza, um sorriso e um ‘bom dia’ animado do que o seu dinheiro! Seja sempre gentil, simpático e educado porque dessa maneira, com TODA CERTEZA DO MUNDO, você não terá nenhum problema com o ‘eles foram grossos comigo!’. Leia também nosso post Como se comportar na Itália?
12) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? OS HORÁRIOS
Respeite os horários: Todos os horários na Itália são cumpridos a risca! Nunca se atrase para, por exemplo, pegar um trem: você vai ficar para trás! Não há tolerância com atrasos e nem sempre as passagens, ingressos e outros são reembolsáveis. Preste sempre atenção nos horários marcados nos seus bilhetes e tente sempre chegar com, pelo menos, 20 minutos de antecedência.
13) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? O WASE
Meu Waze não funciona na Itália: Pode acontecer? Claro que pode! Vale lembrar que nem sempre é problema do aplicativo, pode ser problema de conexão também. Saiba aqui Como sair do Brasil com o celular pronto para usar na Itália?
14) O que incomoda tantos os brasileiros na Itália? O DINHEIRO
Ande com dinheiro trocado: Não é que eles não gostem de dar troco, nem sempre eles têm troco; então, quanto mais dinheiro trocado melhor é! Ah, use e abuse das moedas! Até porque quando você voltar ao Brasil, pode acabar no prejuízo se tiver com muita moeda no bolso; vale lembrar que as casas de câmbio não trocam moedas! Saiba aqui quanto levar de dinheiro para Itália.
Vale muito ter tolerância!
Tolerância! Aprenda a ter TOLERÂNCIA: pessoal, Itália e Brasil são dois mundos completamente diferentes, mas com um ponto em comum: a paixão por pessoas! Evite levar tudo para o lado pessoal, achar que uma palavra dita de maneira mais brusca é falta de educação e que eles são mal educados; antes de ‘reclamar’ e dizer que foi mal tratado, observe suas próprias atitudes e entenda que nem todo mundo vai estar em um dia bom como você talvez esteja. Lembre-se de que enquanto você está de férias, sem preocupação nenhuma, eles estão ali trabalhando, prestando um serviço! E realmente a gente é sempre mais disponível! É uma questão cultural. Basta saber disso e se adaptar:) e com certeza tudo será mais simples.
Para Refletir
Baixe a guarda quando estiver na Itália! Dê a chance para os italianos conquistarem seu coração! Quero deixar claro que não estou ‘defendendo’ o povo italiano, mas falo com propriedade, pois morando há tantos anos na Itália, nunca tive problemas de tratamento, sempre fui muito bem recebida, antes mesmo de me casar com um italiano. Acredito que seja só questão de tempo para que você se acostume com o jeito italiano meio (às vezes completamente!) desajeitado de receber seus visitantes! 🙂
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba tudo sobre a bela Itália!!!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Brasil x Itália: o que incomoda tantos os brasileiros na Itália? Esse post foi inspirado por tantos feedbacks recebidos através de clientes. Vale lembrar que são POUQUÍSSIMAS as pessoas que reclamam do tratamento recebido na Itália, mas acho válido deixarmos exposto o que pode (ou não!) acontecer, O.K.? Assim você viaja mais ‘preparado’!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Gostei da sinceridade dos esclarecimentos, penso que ao se viajar para outro país é sempre bom se informar a respeito do mesmo e não esquecer de levar a educação na bagagem!
Obrigada querida!!
Ciao a tutti!
Bem eu sou suspeita pra falar, pois quando a gente ama fica cego e surdo
Agora falando sério quando fui em 2010, fui pra casa da minha sobrinha, casada com italiano, então tudo foi mais fácil.
Nas outras viagens sempre saio girando a Itália hoje já conheço 72 cidades(entre grandes, pequenas e burgos) antes de conhecer o país, sempre procurei ler sobre a cultura e estudar a língua. Uma das coisas carinhosas que recordo, era eu falando bem pausado as palavras e, com isto arranquei muitos sorrisos italianos, que logo me ajudavam.
Não lembro de nem uma situação que me deixasse desconfortável.
🙂 obrigada pelo comentario querida!
Visitei várias cidades da Itália e tive problema ZERO. Amei o país. Viveria ai fácil. Falam alto sim, mas quando você entende que é cultural, você leva de boa. Quanto a serem mal educados, nossa, os Portugueses são infinitamente mais mal educados e grossos. Não dão um bom dia. Não agradecem por gentileza alguma. Péssimo!
Obrigada pelo comentario querida:)
Fui 3 x na Itália e nada a reclamar! Amo os italianos e tudo na Itália me fascina. Nunca passei por nenhuma situação desagradável, sempre fui bem recebida.
🙂
Bom dia linda. A Itália é belíssima, entendemos que os italianos são reservados, mas fomos super maltratados nos museus de Firenze e em alguns restaurantes. E isso nos incomodou bastante.
è uma pena quando isso acontece querida.. 🙂 Realmente muitas pessoas deveriam ter ser mais gentis, mas pessoas ignorantes encontramos em todos lugares, infelizmente..! 🙁
Brasileiro reclamar da Itália? Um residente em país de 3° mundo reclamar de país de 1° mundo.
Então fique em casa.
🙂
Homero, então um residente de pais com um nivel menor, deve ser maltrato e aceitar tudo? somente porque vem de um pais de 3° mundo? Perdão!! Mas ignorância sua, existem Europeus com um pensamento retrógrado como o seu, assim como existem sul americanos de uma inteligência e cultura unica, que devem ser respeitados pelo que são e não pelo país que nasce…
Obrigada pelo comentario Jonata:) Criticas sao sempre bem vindas!
Fui para Itália em agosto passado e percebi que os Italianos não são mal educados, simplesmente são diretos em suas respostas. Não tenho nenhuma reclamação quanto ao tratamento que recebi, voltarei à Itália, com toda certeza.
🙂 obrigada pelo comentario querido!!:)
Você vai pro país deles e ainda reclama? Mal educada é você que não respeita a cultura dos outros.
Roger vc leu o post? Porque acredito que n lido.. porque é justamente isso que falo no final. Abraços, Ana
Me senti lesado em Roma, pra não falar ROUBADOS.
Estávamos em dois casais e um trânsito louco. Não imaginávamos pegar ônibus (público), porém estávamos passando num ponto qdo apareceu um no bairro do nosso hotel. Mostramos nosso cartão de débito ao motorista que prontamente nos disse que poderíamos subir, que sim, aceitava o pagamento.
Pra nossa surpresa fomos cercados depois de uns 10 minutos, por um agente de fiscalização mais um policial que não quis nos ouvir, foi bem rudi e grosseiro. Explicamos que o motorista permitiu que entrássemos e eles não quiseram nos ouvir, ficaram gritando conosco dentro do ônibus lotado, dizendo que não pagamos. Nos sentimos acuados, humilhados com os olhares dos outros passageiros, como se fôssemos larápios e quiséssemos levar vantagem. Pagamos 210 euros de multa, fora o constrangimento.
Sinto muito minha querida pelo o que passou!! 🙁
Já estive na Itália algumas vezes, gosto muito do país e de toda a sua história. Contudo, não dá pra negar que infelizmente os italianos são grosseiros com turistas, salvo raras exceções. Isso pode ser visto em lojas, mercados, lanchonetes, restaurantes, transporte público, museus e atrações turísticas em geral. E não estou falando de “ser direto”, mas de ser mal educado mesmo. Pode ser o jeito natural deles, mas não acho que seja justificativa pra tratar com certa frieza, descaso e grosseria pessoas que estão conhecendo o seu país. Não me considero um turista invasivo e me comunico bem em italiano, ainda assim já senti muitas vezes na pele esse tratamento, sem qualquer justificativa. Basta visitar outros países da Europa pra notar a diferença de gentileza, atenção e boa vontade no trato.
Grata pelo feedback meu querido..