Caltagirone: uma verdadeira joia siciliana!

Na província de Catânia, na Sicília, encontramos uma preciosidade italiana: Caltagirone. Cultural, histórica e de uma beleza arrebatadora, é pra Caltagirone que te levo hoje!

0 86

Caltagirone: uma verdadeira joia siciliana!

A Sicília, no sul da Itália, é uma região rica de história. Com uma herança cultural esplêndida, a região abriga cidades que são verdadeiras joias. Uma delas é Caltagirone, na província de Catania, que se apresenta de maneira despretensiosa, mas saber acertar em cheio nosso coração. Vamos para Caltagirone? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Caltagirone, na província de Catania, na Sicília, é uma cidade esplêndida. Em 2002 se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO e, de lá pra cá, ganhou destaque não só por sua história, mas também por sua beleza que nos encanta à primeira vista. Caltagirone surge em meio às montanhas Erei, que vão do sudeste até o centro da região da Sicília. As origens da cidade são antigas, e tudo começou por volta do ano 330; em 859 passou a ser domínio do Império Bizantino e, em 1030, passou para as mãos dos Sarracenos, que receberam a preciosa ajuda dos genoveses. Se vocês estiver hospedado em Catania, aconselho uma Excursão de dia inteiro por Caltagirone e Piazza Armerina! Clique aqui para saber mais!

Caltagirone: uma verdadeira joia siciliana!

Vamos as atrações da cidade…

Seria impossível listar em um único post todas as atrações imperdíveis da cidade, mas reunimos os pontos turísticos mais interessantes para que você possa ter uma visão geral da magnífica Caltagirone. Quer um roteiro mais detalhado? Fale comigo! Sou consultora de viagem e posso te ajudar a preparar a sua viagem perfeita para a Sicília. Vamos, enfim, ao nosso roteiro por Caltagirone? Conheça aqui 10 cidades imperdíveis da Sicília!

Visite a Escadaria de Santa Maria del Monte e a Igreja Madonna Maria SS di Conadomini

Caltagirone é famosa por sua icônica escadaria. Estamos falando da Escadaria de Santa Maria del Monte. Com 142 degraus, essa escadaria foi construída em 1600 para unir a parte alta e antiga da cidade com a parte baixa e moderna. Na década de 50, cada degrau foi decorado de uma maneira diferente. Os degraus são decorados com majólica calatina, uma espécie de cerâmica típica da região que lembram azulejos. O conjunto da obra – especialmente visto de longe – é majestoso! Enquanto sobe a escadaria, note que, a cada 14 degraus, o estilo dos desenhos muda. Isso porque o objetivo era apresentar diversos estilos dos povos que passaram por aquele território de maneira cronológica, por isso você verá desenhos com influências árabes, normandas, Suábios, angevinos-aragonês, espanholas, renascentistas, barrocas. Apesar da mudança nos desenhos, as cores permanecem sempre as mesmas: azul claro, verde, turquesa, amarelo e laranja arenito. Ah: todos os desenhos, isso mesmo, TODOS, foram feitos à mão. No alto da escadaria você encontra a antiga igreja matriz da cidade, a Igreja de Madonna Maria SS di Conadomini.

Bom saber…

  • A cidade celebra a Festa de San Giacomo, padroeiro da cidade, e durante o período, a escadaria é iluminada por centenas de velas que, à distância, formam diversos desenhos belíssimos, sempre ligados ao santo padroeiro. As velas são acessas, geralmente, nos dias 24 e 25 de julho, e podem ser acessas, inclusive, por turistas. Nesse período, a cidade fica lotada e, depois da procissão, é comum que a festa siga para o centro, onde há diversas atrações e eventos para celebrar o santo. Conheça nossa Seção: Festividades na Itália!

Visite o Museu Regional de Cerâmica

Caltagirone também é muito famosa por sua cerâmica e, não à toa, um dos pontos imperdíveis da cidade é o incrível Museu Regional de Cerâmica. O lugar é fenomenal e merece, demais, uma visita. Já na entrada podemos ter noção de toda sua beleza! O museu, claro, conta a história da cerâmica local e, de maneira divina e de forma cronológica, apresenta diversas peças e explicações que vão desde a Idade Antiga, passando pela Idade Média, pelo Renascimento e pelo período Barroco, que foi quando a arte de trabalhar a cerâmica ganhou força e novos estilos, o que fez com que os artesãos atingissem o nível máximo de realizar peças com muita qualidade e com uma beleza quase indescritível.

CURIOSIDADE: por que Caltagirone é famosa por sua cerâmica?

Apesar de muitos pensarem que a arte da cerâmica começou com os árabes e não com os gregos, a verdade é que no período Neolítico, há cerca de 9000 anos, as presenças de pedreiras de barro e de densos bosques já forneciam o combustível necessário para a arte de secar argila. Os gregos aperfeiçoaram a técnica e começaram a expandir suas criações, criando materiais para usos em todos os setores necessários como setores agrícolas e comerciais. Os árabes, quando chegaram aqui, já encontraram uma linha de produção muito eficiente e o batizaram de Qal ‘at al Gharùn que podemos traduzir como a “Rocha dos Jarros”, se referindo, claro, às peças que os gregos já produziam. A contribuição árabe para a arte da cerâmica foi a estética. Eles começaram a utilizar cores e desenhos para decorar as peças, o que fez da cerâmica ganhar novos patamares e se transformarem em verdadeiras obras de arte.

Dica de Ouro:

  • Onde comprar cerâmica em Caltagirone? Um excelente local para levar uma cerâmica para casa é a Exposição do Mercado Permanente (fica no Corso Vittorio Emanuele, números 5/7/9), na Piazza Umberto I, a mesma da Catedral. Aqui você encontra essa loja incrível que reúne peças de diversos artesãos da cidade. Mas não se preocupe: há ateliês de cerâmica espalhados em toda a cidade, o que facilita muito encontrar a peça dos seus sonhos! Alguns artesãos enviam suas peças para o mundo todo, basta questionar os valores e os tempos de entrega, que podem variar.

Visite a Catedral de San Giuliano

Impossível falarmos de Caltagirone e não citarmos seu charmosíssimo Centro Histórico. Ali você encontra verdadeiras joias e, entre elas, podemos citar uma das mais preciosas: a Catedral de San Giuliano. Esse é um lindo exemplo de arquitetura barroca tardia da Sicília e é uma catedral muito antiga. Ela foi destruída diversas vezes por muitos terremotos, sendo que o mais destruidor deles aconteceu em 1693. Porém, todas as vezes, a Catedral foi reconstruída e, portanto, alguns de seus aspectos foram alterados, porém todos eles deixaram a igreja ainda mais linda.

Dica de Ouro:

  • É fã da arquitetura sacra? Aproveite a proximidade e faça uma visita à igreja de San Francesco di Paola, localizada a poucos minutos da Catedral de San Giuliano.

Visite o Museu do Presépio

Outro lugar muito interessante em Caltagirone é o Museu do Presépio. Aliás, embora seja conhecida como “a cidade da cerâmica”, Caltagirone também é conhecida como “a cidade dos presépios”. Os presépios são uma tradição antiga e levada muito a sério na Sicília. Em Caltagirone muitos deles são feitos, claro, de cerâmica e terracota. A cidade apresenta diversos presépios para seus visitantes, especialmente dentro das igrejas, mas o museu, evidentemente, merece destaque. O museu está localizado em um charmoso edifício em estilo Art Nouveau e abriga presépios tradicionais de todo o mundo, antigos e modernos. É difícil escolher o mais bonito, confesso!

Visite o Cemitério Monumental

Outra atração que vale a pena visitar é o Cemitério Monumental. Sei que quando sugiro uma visita ao cemitério, algumas pessoas podem estranhar, torcer o nariz e achar absurdo, mas os cemitérios monumentais são esplendidos, pois abrigam verdadeiras joias de arte. O cemitério monumental de Caltagirone é, inclusive, um dos mais lindos de toda a Itália.

Esse cemitério foi construído em meados de 1800 e o responsável por sua construção foi o arquiteto siciliano Nicastro. Sua inspiração veio de estilos neogóticos toscanos e das Villas Palladianas venezianas; o resultado disso foi uma planta central imponente e galerias de arcos ogivais. As lápides são feitas com elegantes formas curvilíneas e, ao longo dos séculos, dezenas de capelas encomendadas por famílias nobres, incluíram no cemitério diversos estilos num mesmo lugar. Entre o final do século XIX e o começo do século XX, em frente à sua estrutura principal, foram erguidas diversas capelas no estilo Art Nouveau. Evidente que, sendo a cidade da cerâmica, muitas dessas construções foram feitas totalmente em terracota, todas com refinadas decorações, que marcam o estilo da cidade. O local é um verdadeiro museu a céu aberto.


Mapa do nosso tour por Caltagirone


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba tudo sobre a bela Itália!!!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Caltagirone: uma verdadeira joia siciliana! Caltagirone é uma cidade muito especial e merece dedicação ao visita-la. É possível conhecer os pontos principais de Caltagirone em apenas um dia, mas, se possível, dedique dois ou três dias para poder visitar todas as belezas que essa cidade tem a te oferecer!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!