Vamos conhecer os Museus da Moto e do Carro na Itália?

Com a Ferrari e Valentino Rossi sabemos o tamanho do amor dos italianos por motores potentes, por isso, hoje, vamos saber onde ficam alguns dos melhores museus de motos e de carros na Itália.

0 663

Vamos conhecer os Museus da Moto e do Carro na Itália?

A Itália é um país apaixonado por velocidade! A Ferrari é uma das fabricantes mais famosas do mundo e Valentino Rossi, corredor da MotoGP, dispensa apresentações para qualquer italiano. Evidente que, com esse amor todo, não é difícil encontrar museus dedicados completamente aos carros e motos, italianos ou não. Hoje vamos saber onde estão os melhores museus da moto e do carro na Itália. Vamos ao nosso Post de hoje: Vamos conhecer os Museus da Moto e do Carro na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Ao conversar com um italiano sobre carros e perguntar pra ele qual é a primeira marca automotiva que da qual ele se lembra, ele vai te dar um nome direto e empolgado: “Ferrari!”; Se você conversar com esse mesmo italiano e pedir um nome famoso de algum corredor de moto, sem nem pensar ele vai te dizer “Valentino Rossi!”; se você perguntar uma marca italiana de moto: “Ducati!”. A paixão pela velocidade está no sangue italiano! Aliás, depois do futebol, outros dois esportes muito famosos na Itália é a F1 e a MotoGP e não é difícil entender o porquê: com grandes pilotos e marcas italianas presentes em diversas competições, a Itália sempre marcou presença em campeonatos relacionados à velocidade, e sempre tiveram grandes resultados. Hoje vamos saber onde ficam alguns, dos muitos museus italianos, dedicados às motos e carros na Itália.

Começaremos pelos museus dedicados às duas rodas:
OS MUSEUS DAS MOTOS!

1) Vamos conhecer os Museus da Moto na Itália? MOTO GUZZI

Moto Guzzi – fundado em 1993 por iniciativa de três colecionadores de Rimini, abriga 250 exemplares de motocicletas de 65 marcas diferentes, divididas por temas e épocas, dispostas em cinco salas. O passeio começa pelas “pioneiras”, as motos do final dos anos 800 e chega até aos anos 80, com o suprassumo dos motores sobre duas rodas. O museu é um patrimônio histórico, técnico e cultural e reúne também muitas motos esportivas, protótipos experimentais e motores de uma beleza sem igual! Leia também nosso Post Viajar de Moto pela a Itália!

Entre as peças raras e únicas, merecem destaque a primeira motocicleta construída por Carlo Guzzi, em 1919, a única assinada por G.P. (Guzzi-Parodi) e uma Otto Cilindri 500, de 1957, nascida pelas mãos do gênio de Giulio Cesare Carcano. O Museu Guzzi está localizado no coração da histórica Fábrica Mandello del Lario, a mesma que viu o nascimento do mito de L’Aquila, em 1921. Em frente ao centro de exposições, é realizado um mercado dedicado à troca de acessórios que acontece todo terceiro domingo de cada mês.

  • Onde fica: Via Emanuele Vittorio Parodi, 63/67 – Mandello del Lario LC, Italia.
  • Horários: de segunda a sexta, das 15h00 às 16h00; em Julho, nos mesmos dias, mas das 14h30 às 16h30. Não abre dias: 21 e 22 de abril, 25 de abril, 1 de maio, 2 de junho, de 3 a 25 de agosto, 1 de novembro, 8 de dezembro, de 21 de dezembro a 6 de janeiro.
  • Valor do ingresso: grátis! Visita guiada.

2) Vamos conhecer os Museus da Moto na Itália? MUSEU DUCATI

Museu Ducati – talvez seja um dos mais bonitos da Itália. O museu da Ducati é uma reunião de obras primas ao longo da história da montadora! Com um ambiente bem clean, não demora a entender que, ali, as grandes estrelas são, de fato, as motos! A Ducati conta a história de sua marca e da evolução das motos de uma forma belíssima, com uma linguagem em formas e cores que impressionam, inclusive, quem não é apaixonado por motos. Além da história de suas motos, eles contam um pouco mais sobre a participação da montadora nos Grandes Prêmios de Motociclismo, um pouco da história dos pilotos que tiveram a honra de guiar uma Ducati, os momentos chaves para a mudança da empresa e muito mais! “Estilo, Sofisticação e Performance”, são essas as palavras que a própria Ducati usa para definir seu estilo e, podemos garantir: errados, eles não estão!

  •  Onde fica: Via Antonio Cavalieri Ducati, 3 – Bologna BO, Italia.
  • Horários: segunda, terça, quinta, sexta e sábado, das 09h00 às 18h00.
  • Valor do ingresso: 17 euros.

Dica

  • A Ducati oferece também outros passeios como o Fisica Ducati, que é uma espécie de laboratório das motos Ducati; e oferece também a visita a sua Fábrica. Para visitar a Fisica Ducati, o ingresso custa 35 euros, mas dá direito ao Museu; se quiser visitar a fabrica, é necessário fazer reserva online e o ingresso custa 32 euros – visitas guiadas em inglês ou italiano; espanhol, alemão e francês, somente para grupos. Os horários são informados na página oficial, porém podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Alugue uma motocicleta, scooter ou bicicleta em qualquer parte do mundo!!!

Clique aqui e conheça sem compromisso a BikesBooking!!!

3) Vamos conhecer os Museus da Moto na Itália? MUSEU NICOLIS

Museu Nicolis – aqui você encontra mais de 100 exemplares de motos históricas. Uma das motos mais interessantes é uma moto de 1919! Há motos da BMW, da Bianchi, Indian, Guzzi e tantas outras marcas! É difícil escolher a mais bonita, mas os apaixonados por duas rodas podem tentar! Além de tudo, o museu reúne também automóveis, instrumentos musicais, bicicletas e muito mais! É um passeio que vale, muito, a pena! É um museu relativamente novo, foi inaugurado em 2000, mas já se firmou entre um dos melhores museus italianos.

  • Onde fica: Viale Postumia, 37069 – Villafranca di Verona, Verona (VR), Itália.
  • Horários: de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.
  • Valor do ingresso: 12 euros.

4) Vamos conhecer os Museus da Moto na Itália? MUSEU NACIONAL DO MOTOCICLO

Museu Nacional do Motociclo – um dos mais celebrados museus italianos, é o Museu Nacional do Motociclo. Em Rimini, desde 1993, o Museu do Motociclo foi o primeiro museu do gênero na Itália aberto ao público. Conta, com exemplares fantásticos, a história da moto desde suas origens até hoje. Conta com mais de 250 amostras de 55 marcas diferentes. Entre um dos exemplos mais valiosos, uma Moto Guzzi 500 GTV de 1937, que pertencia ao artista Antonio Ligabue. Aqui também ficam as motos de Grand Prix e alguns protótipos. Marcas como Aermacchi, Benelli, BSA, Ducati, Frera, Harley Davidson, Henderson, Innocenti, Moto Guzzi, MV Agusta, Norton, Piaggio, Rudge e Triumph estão presentes ali e impressionam os apaixonados, ou não, por duas rodas.

  • Onde fica: Via Casalecchio, 58/N – Rimini (RN) Itália.
  • Horários: no verão, todos os dias a partir do dia 1º de abril, das 10h30 às 19h00. No inverno, somente com reserva.
  • Valor do ingresso: 7 euros.

5) Vamos conhecer os Museus da Moto na Itália? MUSEU DA SCOOTER E DA LAMBRETA

Museu da Scooter e da Lambreta – é um dos museus mais charmosos, sem dúvida nenhuma! Em 2001, Rodano promoveu a criação de um museu permanente de scooters e lambretas, ao colecionador Vittorio Tessera. Foi disponibilizada uma grande área em um prédio municipal para Vittorio que, incrivelmente, reuniu exemplares incríveis. Com uma área de mais de 800 metros quadrados, o museu foi inaugurado em 21 de janeiro de 2006 e consiste em seis salas dedicadas à história da scooter e da lambreta.

Há exemplares desde o início dos anos 1900 até o final da década de 1970. As scooters são exibidas de acordo com a origem geográfica e o salão principal é chamado de “arena”. Ali você pode ver a primeira Lambreta, construída em outubro de 1947, até a última que saiu da linha de montagem em abril de 1971. Ali também ficam algumas bicicletas raras que remontam a 1800, todas em perfeitas condições.

  • Onde fica: Via Kennedy, 38 – Rodano (MI), Itália.
  • Horários: de segunda a sexta, das 09h00 às 12h00 e das 14h30 às 18h00. Sábado e domingo para grupos e com reserva.
  • Valor do ingresso: grátis.
Agora seguimos com os museus dedicados às quatro rodas:
OS MUSEUS DOS CARROS!

1) Vamos conhecer os Museus do Carro na Itália? MUSEU FERRARI

Museu Ferrari (Modena e Maranello) – é, sem dúvida, o mais lindo quando falamos de carros e clássicos! O famigerado museu Ferrari, ou simplesmente MEF (Museu Enzo Ferrari), combina a história do Cavalinho Empinado com a sustentabilidade ambiental. Completamente restaurado com uma estrutura capaz de reduzir o consumo e as emissões nocivas, foi (re) inaugurado em 2012. Com uma estrutura bem futurista, apresenta modelos históricos, modernos, protótipos e carros campeões de competições e guiados por nomes como Michael Schumacher. Já o museu de Maranello, é mais voltado para os carros Ferrari de competição. Ambos são belíssimos!

  • Onde fica: Via Paolo Ferrari, 85 – Modena MO, Italia.
  • Horários: de novembro a março, das 09h30 Às 18h00; e de abril a outubro, das 09h30 às 19h00. Não abre dias 25 de dezembro e 01 de janeiro.
  • Valor do ingresso: 24 euros, acesso ao Museu de Modena e ao de Maranello.

Dica

  • Combine sua visita com o Museu Ferrari de Maranello. É possível comprar um ingresso que dá acesso aos dois museus! Vale muito a pena! Leia também nosso post dedicado: Vamos fazer um test drive em Maranello?

2) Vamos conhecer os Museus do Carro na Itália? MUSEU LAMBORGHINI

Museu Lamborghini – dizer o que desse lugar FANTÁSTICO? A Lamborghini é outra marca histórica italiana quando falamos de carros e, seu museu, claro, é esplêndido! A Lamborghini apresenta aos seus visitantes história, modelos icônicos e muita, mas muita tecnologia. É uma das fabricantes de automóveis que mais se firmou e se modernizou com o passar dos anos, investindo cada vez mais no futuro. O chamado Mudetec (Museu da Tecnologia) oferece uma experiência interativa e também um simulador de direção, que amplia as emoções e a descoberta dos carros mostrados ali. O museu reúne as primeiras criações visionárias do gênio Ferruccio Lamborghini, como os já conhecidos Miura e Countach, até os supercarros esportivos mais exclusivos da marca, como o Asterion, o Centenario, o Huracán Performante e o Aventador SVJ. Vale a visita? MUITO!

  •  Onde fica: Via Modena 12, Sant’Agata Bolognese (BO), Italia.
  • Horários: deve ser escolhido no ato da compra do ingresso; ingressos somente online. Para comprar, você pode clicar aqui!
  • Valor do ingresso: a partir de 15 euros.

Dica

  • Você pode comprar ingresso somente para o museu (15 euros); para o museu com guia (20 euros) ou para o museu e para a fábrica (75 euros).

3) Vamos conhecer os Museus do Carro na Itália? MUSEU ALFA ROMEO

Museu Alfa Romeo – outra grande marca italiana, claro, também possui um excelente museu! O museu conta a história da marca que tem como principais características beleza e velocidade. Desde 1910, a Alfa Romeo se firmou como uma das marcas mais queridas pelos italianos e acabou se tornando mundialmente famosa. Com carros históricos, mostra a evolução de seus motores e modelos de uma forma muito elegante e autêntica, passando por momentos marcantes tanto para a fábrica quanto para seus apreciadores.

  • Onde fica: Viale Alfa Romeo, 20020 – Arese (MI), Italia.
  • Horários: de quarta a segunda, das 10h00 às 18h00.
  • Valor do ingresso: 12 euros.

4) Vamos conhecer os Museus do Carro na Itália? MUSEU MAUTO

MAUTO (Museu do Automóvel em Turim) – Inaugurado em 1932 com a ideia de dois pioneiros do automobilismo nacional, Cesare Goria Gatti e Roberto Biscaretti di Ruffia, que foi o primeiro presidente do Turin Automobile Club e um dos fundadores da Fiat, o museu conta com quase 200 carros originais, das mais diferenças épocas. Reúne marcas de países como Itália, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Holanda, Espanha, Polônia e Estados Unidos. Foi reformado em 2011, e foi também um dos primeiros a oferecer aos visitantes uma experiência verdadeiramente interativa. Já foi eleito um dos melhores museus do mundo, em 2013.

  • Onde fica: Corso Unità d’Italia, 40 – Turim (TO), Itália.
  • Horários: de segunda, das 10h00 às 14h00; de terça a domingo, das 10h00 às 19h00.
  • Valor do ingresso: 13 euros.

5) Vamos conhecer os Museus do Carro na Itália? MUSEU MILLE MIGLIA

Museu Mille Miglia – O Museu foi aberto ao público em 2004 e preserva a história de uma corrida extraordinária, a Mille Miglia! A Mille Miglia, ou as Mil Milhas, foi uma corrida circular, com a partida de Brescia e a chegada à mesma cidade depois que os competidores passassem por Roma, a rota tinha cerca de 1600 km de comprimento que era o equivalente a cerca de mil milhas imperiais, daí o nome. O museu reúne carros históricos dessa famosa corrida graças ao comprometimento de colecionadores particulares e à colaboração de outros museus de carros históricos. Eles conseguiram reunir carros incríveis e oferecer ao visitante um conjunto de verdadeira máquinas que fizeram a corrida triangular Brescia, Roma, Brescia ter o respeito que ela tem hoje! 

  • Onde fica: Viale della Bornata, 123 – Brescia, Italia.
  • Horários: todos os dias, das 10h00 às 17h00.
  • Valor do ingresso: 10 euros.

Vai viajar pela Itália de carro?

Leia VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. E se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

 

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Como funciona o pedágio na prática na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Os museus reúnem peças incríveis e conquista, também, quem não é tão apaixonado assim. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!