Vamos conhecer os Castelos Romanos?

Gosta de história? Então você vai ADORAR esse post! Vamos falar de lugares incríveis! Castelos Romanos não é um conjunto de castelos hahaha, mas não deixa nada a desejar! Vamos lá? Hoje vamos dar uma lista de lugares imperdíveis em Roma para você.

0 5.364

Vamos conhecer os Castelos Romanos?

Quando se fala dos Castelos Romanos, falamos de uma área que compreende algumas aldeias situadas nas Colinas Albani, perto de Roma. Esta parte do território da província de Roma é muito agradável para visitar e possui numerosas construções religiosas, incluindo belas igrejas e grandes mosteiros, bem como construções históricas, edifícios civis, vestígios arqueológicos e belas vilas. Agora, vamos conhecer os Castelos Romanos? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Cada local refere-se a um castelo habitado por uma família baronial romana que tinha deixado a capital por causa do cativeiro de Avignon. Os municípios reconhecidos, oficialmente, são 14 além de outros dois que estão localizadas no território, mas têm cultura e tradições muito diferentes daqueles dos Castelos. Entre os principais lugares você tem que se lembrar de Rocca di Papa, Rocca Priora, Grottaferrata, Frascati, Marino, Ariccia, Nemi, Castel Gandolfo, Velletri e Lariano. Leia também O que fazer em Roma em 3 Dias? e Experiências gastronômicas em Roma?

Estas cidades localizadas ao sul de Roma, no Lazio, são famosas por terem sido escolhidas desde os tempos antigos como residência de verão pelos romanos e, em seguida, pelas famílias nobres ilustres, que construíram os castelos na Idade Média a partir da qual a área recebeu o seu nome. A beleza das paisagens e a bondade do vinho, famoso em todo o mundo, além de outras delícias gourmet, fizeram dele um dos lugares mais encantadores para passar as férias na Itália. Além do mais é uma maneira diferente de passar dias imersos na história da antiga cidade fortificada, antigas residências da burguesia rica e de belos lagos vulcânicos. Leia também O que visitar perto de Roma? Os melhores bate-voltas a partir de Roma.

1) Vamos conhecer os Castelos Romanos? LANUVIO, FRASCATI,  GROTTAFERRATA e ARICCIA

Uma vez, na verdade, a área da Colina Albani, estava cheia de correntes de lava, onde temos agora lagos, tais como Albano, sempre cheio de pessoas à procura de um pouco de paz, longe da agitação da cidade. De um ponto de vista naturalista os graciosos lagos de origens vulcânicas e o parque regional, os olivais, as vinhas e os jardins históricos dos palácios, oferecem ao visitante um cenário espetacular para uma estadia única e emocionante.

Lanuvio

Você não terá a oportunidade de visitar todos eles, mas você pode visitar as mais conhecidas, a partir de Lanuvio, uma vila medieval que está perto de Velletri. Lanuvio deve o seu nome à lã com a qual se vestia Juno Sospita e é o centro mais antigo das Colinas Albani, que floresceu durante todo o período romano até que foi devastada pelas invasões bárbaras.

Lanuvio destaca-se, sobretudo, pela beleza do centro histórico e da maravilhosa panorâmica que dá uma sensação única para os visitantes. Também neste centro estão preservados os restos notáveis de monumentos antigos, como as ruínas do Templo de Hércules e do Templo de Juno Sospita dominando Lanuvio do topo da Colina São Lourenço. Dominando a praça central de Lanuvio há uma torre poderosa usada pela primeira vez para fins militares e mais tarde como uma prisão. Hoje a torre abriga a Enoteca Municipal com a exposição permanente de vinhos D.O.C. de ‘Colli Lanuvini’.

Vamos conhecer os Castelos Romanos?
Lanuvio, Lazio (Fonte: Flick)

Genzano

De Lanuvio, ao longo de uma estrada panorâmica se chega a Genzano de Roma, cidade característica situada ao longo da Rua Appia, que abrange uma pista externa da cratera do Lago Nemi. O centro histórico é rica em patrimônio histórico e artístico, incluindo o palácio Sforza Cesarini, rodeado por um parque secular, depois tem a Igreja do século XVII, dos capuchinhos e a igreja Santíssima Trindade. Genzano é também a ‘Cidade Florida’, um evento religioso e popular que vive há mais de dois séculos. É realizada na cidade, todo mês de Junho, e a cidade é coberta com tapetes de flores que representam diferentes cenas, especialmente religiosas.

Vamos conhecer os Castelos Romanos?
Genzano, Lazio (Fonte: Flick)

Ariccia

Ao longo da Rua Appia até chegar a Ariccia, outro município que é um tesouro e artístico dos Castelos Romanos. Aqui você pode visitar um dos melhores exemplos arquitetônicos do barroco europeu que foi concluída, em grande parte, por Gian Lorenzo Bernini e Carlo Fontana, como o complexo monumental da Praça do Tribunal, incluindo o Palácio Chigi, com suas salas ricas de decorações com estuque e precioso mobiliário antigo. Para os amantes da gastronomia é preciso lembrar que esta aldeia é famosa por seus ‘fraschette’ onde você pode saborear a deliciosa porqueta de Ariccia.

Vamos conhecer os Castelos Romanos?
Ariccia, Lazio (Fonte: Flick)

Frascati

Entre as outras cidades dos Castelos Romanos,  Frascati é, definitivamente, imperdível, o nome tem um importante histórico na verdade, ele nasceu depois da destruição de Tusculum, o que obrigou os habitantes a se refugiar em ‘casas de ramos’, a partir do qual leva o seu nome a cidade. Na parte antiga da cidade, com vista para a Catedral de São Pedro, que remete ao século XVI, se preservam obras de arte dignas de serem notadas. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE FRASCATI!

Suas Vilas e Produtos Locais

Frascati foi a cidade escolhida por muitos romanos nobres,  lá dentro é possível visitar as famosas vilas, como a Vila Aldobrandini, cuja fachada esplêndida destaca-se, com os seus jardins de estilo italiano, a cidade inteira, e é uma das mais pomposas moradias dos Castelos Romanos. Entre outras Vilas você pode se lembrar da Vila Falconieri e da Vila Mondragone. Neste lugar você não pode renunciar a uma degustação de produtos locais, especialmente os vinhos que inspirou a famosa canção popular, sobre o vinho, que se canta nos Castelos. Os ‘fraschette’, são típicas tabernas locais onde os visitantes podem saborear um bom vinho a um bom preço, azeitonas, queijo, carne de porco e pratos típicos romanos.

Vamos conhecer os Castelos Romanos?
Villa Tuscolana, Frascati, Lazio (Fonte: Flick)

Grottaferrata

Neste momento se encontra outra bela cidade dos Castelos, de estilo medieval, se trata de Grottaferrata, que se tornou famosa pela sua Abadia de São Nilo, fundada em 1004 por monges bizantinos da Calábria, e identificados por estudiosos como o Cicero de Tusculanum, do qual muito pouco ficou de pé.

A cidade é um grande jardim de rotas naturais e arqueológicas que são dominadas pelos romanos e, especialmente em dias de festa e principalmente por ocasião do seu evento mais importante, a festa do padroeiro, realizada em 26 de março, com tanta devoção em seus trajes tradicionais. Ao contrário das outras regiões mais rústicas, Grottaferrata é famosa por seus restaurantes de qualidade que compõem as atividades de negócios mais importantes na cidade.

Vamos conhecer os Castelos Romanos?
Grotaferrata, Lazio (Fonte: Flick)

2) Vamos conhecer os Castelos Romanos? CASTEL GANDOLFO

Os Castelos Romanos, em qualquer caso, é famosa pelas cidades que se erguem sobre os lagos vulcânicos, como Castel Gandolfo, a residência de verão do Papa, que tem vista para o Lago Albano. A cidade é famosa em todo o mundo pela a presença do palácio de verão do Papa, em torno do qual existem muitas outras residências de verão, vilas e casas, que fazem Castel Gandolfo, uma das estâncias de férias mais famosas de Lazio. Há também vários locais de interesse arqueológico, como o Palácio de Diocleciano, as paredes tardo-medievais, com vistas deslumbrantes para o lago e seu centro histórico com a Praça da Liberdade, decorada com uma pequena fonte de Bernini. O mesmo escultor da igreja de São Tomás.

Vamos conhecer os Castelos Romanos?
Castel Gandolfo (Fonte: Italia.it)

3) Vamos conhecer os Castelos Romanos? NEMI

Para uma vista espetacular sobre o panorama verde e azul circundante, mas também para um ensaio de história romana, vale a pena visitar a deliciosa Nemi. Esta pequena cidade parece um encanto escondido pelo mato. A vila medieval, as torres, o belvedere, o lago cercado por canaviais e as estufas de morango, na área dos Castelos Romanos, são apenas algumas das mostras em Nemi.

Museu Romano de Navios

A beleza de Nemi foi retratada por muitos pintores e designers além de poetas inspirados e escritores. Esta cidade tem vista para o lago de mesmo nome, em cujas margens fica o Museu Romano de Navios, construído por Mussolini para abrigar dois navios antigos romanos descobertos no fundo do lago, quando foi parcialmente drenado entre 1927 e 1932.

O Vinho Branco Fraschette

Os Castelos Romanos, como já foi dito, é conhecido pela cozinha e pelo vinho branco, que é produzido nestas áreas. As peculiaridades desses lugares são os ‘fraschette’, característico local derivado, mais frequentemente, das antigas cantinas, onde se pode desfrutar de um bom vinho e pratos típicos romanos.

Vamos conhecer os Castelos Romanos?
Nemi, Lazio (Fonte: Flick)

Como Chegar aos Castelos Romanos?


Pode-se chegar à região dos Castelos Romanos com os seguintes meios de transporte:

1) Como Chegar aos Castelos Romanos? DE AVIÃO

O aeroporto principal é o Leonardo Da Vinci – Fiumicino (Como ir do Aeroporto Fiumicino para o Centro de Roma?) e Ciampino (Como ir do Aeroporto de Ciampino para o Centro de Roma?).

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como Chegar aos Castelos Romanos? DE TREM

As principais estações de Roma são Termini (Piazza dei Cinquecento) e a Estação Tiburtina (Estação da Piazza Tiburtina). De Roma, da Estação Termini, existem vários trens que chegam a esses lugares: a linha de Roma-Albano Laziale, Estação de Marino, Castel Gandolfo e Albano Laziale, ou então a linha Roma-Frascati, Estação de Frascati, além da linha de Roma-Velletri, Estação Lanuvio e Velletri. Leia nosso Post especial Como se locomover em Roma?

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como Chegar aos Castelos Romanos? DE CARRO

Se você tiver escolhido ir de carro, o melhor caminho para chegar a Roma, para aqueles que chegam do norte, é a A1 Milão – Roma. A partir dai se chegará a várias aldeias dos Castelos Romanos.

Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?

Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni

Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!

Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano

Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini

Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).

Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Trastevere

Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.

O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: Como ir do Aeroporto Leonardo da Vinci Fiumicino para o centro de Roma? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer os Castelos Romanos? Os Castelos Romanos são um tipo diferente de férias que envolvem rotas na natureza em busca de lugares onde o tempo parece ter parado. Constituem uma ideia atraente para se passar férias agradáveis, talvez ao longo das trilhas cênicas, culturais e boa comida, sem tirar a capacidade de chegar rapidamente a Roma e de suas atrações. Se você estiver em Roma, não há melhor lugar para uma viagem de um dia.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!