Qual é o melhor período para visitar a Toscana?

Uma das regiões mais bonitas da Itália, a Toscana é linda durante o ano todo; porém, caso queira tirar o máximo proveito de lugares incríveis, temos algumas (boas) sugestões para você.

0 359

Qual é o melhor período para visitar a Toscana?

A Toscana é uma das regiões mais celebradas da Itália! Famosa por sua capital, Florença, é também muito apreciada por seus famosos vinhos, já que muitas cidades toscanas como Montepulciano e Sassicaia produzem vinhos espetaculares. Hoje vamos saber qual é o melhor período para visitar a lindíssima Toscana. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Assista a esse belíssimo vídeo da Toscana feito através de um drone

(Fonte: SkyDrone)


Nossa Introdução

A Toscana é uma região italiana localizada ao norte de Lazio, região onde encontramos nossa capital, Roma. A Toscana apresenta um clima mediterrâneo, especialmente em sua zona litorânea (na parte ocidental) especialmente nas regiões costeiras e, conseqüentemente, os invernos são mais amenos do que em outras regiões e os verões são quentes, bem quentes: no interior da região, durante o verão as temperaturas batem facilmente os 35 graus. É importante considerarmos que, devido à sua influência geográfica e de relevos, as condições climáticas da parte da região que fica no continente, são diferentes das condições climáticas que encontramos nas ilhas do arquipélago toscano. Conheça nossa seção Clima na Itália!

As Chuvas…

Em relação às chuvas, a precipitação não é excessiva ao longo do ano. Durante os meses de verão, junho, julho e agosto, a região costeira de Livorno é caracterizada por pouca chuva e temperaturas de até 30 graus Celsius. A temperatura da água fica por volta dos 25 graus Celsius e no alto, nas regiões mais altas, ficam um pouco mais frescas, mas secas durante o inverno.

Nota Importante

Devemos, claro, considerar o aquecimento global. O fenômeno alterou o clima no mundo todo e, na Itália, isso não seria diferente, por isso esteja ciente de que você pode encontrar um clima diferente daquele que você encontraria na estação corrente – especialmente nas montanhas. Para evitar possíveis surpresas, antes de viajar verifique as condições meteorológicas e sempre leve na mala uma muda de roupa para a ‘estação contrária’ àquela que você está viajando.

Ou seja…

O clima da região é excelente durante todo o ano praticamente. Tanto nas estações mais quentes, quanto nas mais frias, a região é ideal para visitas dos arredores da região, passeios em cidades culturais e locais de interesse turístico. Durante a temporada de viagens no outono, é possível testemunhar a colheita da uva e da azeitona. Os períodos com menos turistas são a primavera e o outono, no verão a região fica bem movimentada.


Mapa da região da Toscana, sua localização no mapa italiano e suas províncias:

Qual é o melhor período para visitar a Toscana?


Vamos conhecer melhor as estações na Toscana?

Vou detalhar para vocês todas as estações do ano para que possam entender melhor sobre os períodos que vocês pretendem viajar…

A Toscana na Primavera

Uma das estações mais bonitas, sem dúvida. Tudo, literalmente, se renova e a paisagem se transforma de uma maneira quase mágica! Saindo do inverno, as temperaturas sobem rapidamente e o ar fica fresco, mas ameno – com exceção do friozinho que ainda se faz presente de manhã, especialmente no mês de março. Já em maio, o clima permite que você use roupas leves durante o dia, mas pede um casaquinho leve para as noites que apresentam um leve vento geladinho, mas não chega a ser frio. Leia também Onde encontrar belíssimas paisagens de flores na Itália?

A Toscana no Verão

Entre os meses de junho a agosto – os meses mais movimentados em termos turísticos na região – os dias são caracterizados por esplêndidas condições climáticas. Os dias são lindíssimos, ensolarados e deliciosamente quentes. Para quem gosta do verão, fica tudo perfeito! Há, sim, algumas chuvas isoladas em determinados pontos, porém – normalmente – são pancadas passageiras e refrescantes. IMPORTANTE: é durante o verão que podem ocorrer algumas tempestades! Por isso é importante que você verifique a previsão do tempo antes de sair para o seu passeio, O.K.?! Caso as condições climáticas sejam extremas, a defesa civil emitirá alertas de atenção. Fique ligado! Leia também Onde encontrar campos de girassol na Toscana?

A Toscana no Outono

E o clima começa a refrescar! Chegamos ao outono! Assim como nas grandes ilhas italianas, Sicília e Sardenha, o outono na Toscana é caracterizado por temperaturas amenas e belos dias de sol, mas com um friozinho que se faz sentir na pele. Em setembro e outubro, no entanto, o clima permanece favorável ​​às atividades ao ar livre na maior parte de região. Já em novembro, o frio fica um pouco mais intenso, mas nada insuportável, e sugere-se o uso de roupas mais pesadas, especialmente de manhã e no fim da tarde, já que, em alguns lugares, o sol consegue esquentar o ar levemente durante a tarde.

A Toscana no Inverno

Chegamos, finalmente ao inverno! As cidades ficam mais vazias, a massa de turista se dissipa, assim como o clima ameno. Entre dezembro e fevereiro, as temperaturas raramente caem abaixo de zero e a neve é um fenômeno raro na região, porém, pode acontecer, especialmente em locais do interior. Em termos de chuva, é também o período mais chuvoso, o que mantém muitos fiorentinos dentro de casa. Leia também Onde esquiar na Toscana!

Alguns pontos interessantes:

  • O mês mais quente na Toscana é Julho, com média de temperatura por volta dos 25 graus Celsius.
  • O mês mais frio na Toscana é Janeiro, com média de temperatura por volta dos 6 graus Celsius.

Para quem pretende ir para a praia, anote ai:


Assista esse vídeo e saiba: Novo roteiro de viagem para Itália!Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

 


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Qual é o melhor período para visitar a Toscana? Escolher o melhor período para viajar depende do seu perfil de viajante. Claro que se você quer fazer turismo em cidades litorâneas, sugiro que você faça durante a primavera ou verão – caso não queira pegar a grande massa turística, o finalzinho da primavera é o período ideal para você; se você é da turma que não suporta o calor e não lida bem com temperaturas elevadas, tanto durante o outono, quanto durante o inverno, você consegue conhecer cidades, museus, monumentos e tantas outras atrações com tranquilidade e, o melhor, sem a grande massa de turistas.

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!