Visitar Cássia a cidade de Santa Rita?
Cassia é uma pequena cidade na Úmbria, na zona rural, na província de Perugia, mais conhecida por ser o lugar onde viveu Santa Rita, é visitado todos os anos por milhares de fiéis em peregrinação da Santa, para procurar nesses lugares os sinais de sua vida, sua fé e seus milagres. Gostaria de visitar Cássia a cidade de Santa Rita? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista esse vídeo com imagens e informações sobre Cássia!
(Fonte: Alexandre Duque)
Nossa Introdução
Fundada na época romana, Cássia viveu o maior esplendor na Idade Média, antes sob o domínio do senhorio de Foligno, em seguida, sob o governo de Frederico II da Suábia. Nós dissemos que quem vem para Cássia, visita certamente por devoção a Santa Rita, a freira, que foi beatificada em 1900 e que viveu entre 1381 e 1457, conhecida como um dispensador de graça e reverenciado em todo o mundo. Saiba aqui tudo sobre Turismo Religioso na Itália.
Atenção!!!!
- Cássia não têm uma estação de trem, por isso veja nossas opções com saídas a partir de Roma depois de ler a história de Cássia.
Você sabia ?
- Temos parceiros que te acompanham até mesmo no transporte que você escolher!!! Ou seja, ele irá te acompanhar no passeio até Cássia seja de trem, ônibus ou carro. Não é incrível?
- Lembre-se, leia sempre os depoimentos dos clientes antes de prosseguir com a reserva.
1) Visite a Basílica e o Mosteiro onde Sta. Rita viveu
Os lugares mais visitados são a Basílica dedicada a ela e o Mosteiro onde viveu. Outros lugares de culto na cidade são a Igreja de Santa Maria de visitação, a Igreja de Santo Antônio Abade e a Igreja de São Francisco. Enquanto em outros lugares que são de interesse histórico, temos que citar o museu cívico e o templo romano na Igreja da Vila de São Silvestre, uma atração de Cássia.
2) Conheça Santa Rita, sua vida, seus milagres…
Rita queria ser religiosa, mas seus pais a obrigaram a se casar, escolhendo um marido, como era o costume da época. O marido escolhido foi Paolo Ferdinando, que não foi uma boa escolha, pois Paolo era infiel e tinha o hábito de beber demais.
Rita sofreu 18 anos por conta desse casamento arranjado pelos pais. O casal teve dois filhos e durante o tempo de casada, Rita demonstrou muita paciência e resignação por tudo que sofreu. Mesmo sofrendo, ela nunca deixou de rezar pela conversão do marido.
O Amor de Rita…
O amor de Rita e sua resignação transformou aquele homem rude e bruto em um homem plenamente convertido. Rita mudou a vida conjugal de tal forma que as amigas e as mulheres da cidade vinham buscar conselhos em sua casa.
Embora seu marido tivesse mudado seus hábitos, ela tinha deixado marcas de violência e rixas entre alguns grupos da cidade. Assim, um dia ele saiu para trabalhar e não voltou mais. Rita teve a certeza de que algo terrível havia acontecido com seu marido; no dia seguinte ele foi encontrado morto. Tinha sido assassinado.
Que tal fazer um bate e volta em Cássia saindo de Roma? Conheça nosso parceiro: Elmocar!
Clique aqui e peça um orçamento sem compromisso!
Bom Saber: a agenda da Elmocar costuma lotar rápido, então faça sua reserva com antecedência e garanta já sua vaga! Outro detalhe, eles oferecem motoristas que falam português!
O Desejo de vingança dos filhos…
Os dois filhos de Rita, já jovens, juraram vingança pela morte do pai. Rita, então, pediu a Deus que não deixasse que esse pecado mortal sujasse as mãos de seus filhos com sangue. Em seguida seus filhos ficaram doentes de forma incurável. Antes que eles morressem, porém, Rita ajudou os dois a se converterem ao amor de Deus e ao perdão. A graça foi tão grande que os dois conseguiram perdoar o assassino do pai, e depois morreram.
A morte dos dois filhos de Santa Rita de Cássia quebrou uma corrente de vingança que poderia durar anos, causando mais sofrimentos e mortes. Depois disso, Santa Rita de Cássia teve a certeza em seu coração de que os três estavam juntos no céu. Assim, tudo tinha valido a pena.
Sua entrada para o Convento…
Sozinha na vida, Rita entrou para o convento das irmãs Agostinianas, obedecendo ao chamado que sentia desde menina. As irmãs colocaram em dúvida sua vocação e não queriam aceitar Rita devido ao passado de sua família.
Numa noite, Rita dormia em sua casa, quando ouviu uma voz chamando por seu nome… Rita abriu a porta e estavam ali: S. Francisco, S. Nicolau e S. João Batista. Os santos pediram que ela os seguisse pelas ruas, sendo que depois os santos desapareceram e Rita sentiu um suave empurrão.
Ela caiu em êxtase e, quando voltou a si, estava dentro do mosteiro, estando este com as portas trancadas. Então as freiras não lhe puderam negar a entrada. Rita viveu ali por 40 anos.
Mês de Santa Rita
Santa Rita hoje é celebrada no mês de maio (para coincidir com o aniversário de sua morte) em Cássia com uma festa de 10 dias que se refere a história e a tradição da Santa. Clique aqui para saber sobre o clima na Itália!
O Primeiro Milagre
O primeiro milagre que é atribuído, que se remonta 5 dias após seu nascimento, o milagre das Abelhas Brancas: os pais, envolvidos na colheita, deixaram Rita em um berço debaixo de uma árvore, onde se aproximaram 5 abelhas brancas, que começaram a entrar e sair de sua boca, porém sem ferrão, de fato, depositando o mel em sua boca.
Um fazendeiro, em um campo próximo, corta profundamente sua mão com uma foice. Em pânico, ele deixou seu posto de trabalho em direção de tratamento. Passando na frente do berço, e vendo as abelhas zumbindo sobre Rita, ela tentou afastá-las com a mão ferida, que surpreendentemente foi curada.
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Sua Morte
No Mosteiro permaneceu até sua morte e, 22 de maio de 1457 com setenta e seis anos de idade, diz se que tenha completado outros cinco milagres antes de sua morte: como por exemplo aquele da videira que dá uva até hoje e que ainda está dentro do santuário, o do estigma da coroa de Cristo em sua testa.
Na verdade, pouco antes de morrer, acamada, ela pediu a seu primo para trazer-lhe uma rosa e dois figos da casa de seu pai, era inverno, mas tinhas as frutas e a sua prima levou. Por esta razão a rosa se tornou o seu símbolo por excelência, uma mulher esbelta e humilde que conseguiu prosperar apesar dos tantos espinhos que a vida havia reservado, dando a fragrância de Cristo e derretendo o gelo do inverno de muitos corações.
O dia de sua morte foi avistado um enxame de abelhas negras (nas paredes) do convento, e ainda hoje têm ninhos perto da árvore da vida, e os sinos tocaram por conta própria. Ainda hoje se diz que sempre que Santa Rita intercede por um milagre do seu corpo, preservado na Basílica de Santa Rita de Cássia, exala o perfume de rosa. Por isso, é também chamada de “Santa da Rosa” e “Santa do Espinho”, pelo povo “Santa do Impossível” dado o número de milagres que foram atribuídos a ela.
3) Os lugares de Culto de Peregrinação
A Basílica de Santa Rita: Um local irradiado de luz. Cássia está ligada à vida da Santa freira Agostiniana que levou uma vida de santidade, de caridade, de piedade, e de penitência, agora a padroeira da cidade. Os lugares mais visitados são a Basílica de Santa Rita e o Mosteiro onde viveu.
Os lugares que os peregrinos podem visitar são muitos, como citado, os mais importantes são a Basílica dedicada a ela, o Mosteiro, onde viveu durante quarenta anos, outros lugares de culto são a Igreja de Santa Maria da Visitação, Igreja de Santo Antônio de Abade e a Igreja de São Francisco.
A Basílica e o Mosteiro
A Basílica foi construída na primeira metade do século XX, em memória a Santa, quanto ao Mosteiro, remontado em 1200 é precisamente o próprio que ela viveu na primeira metade do século XV. Uma igreja colorida, mas ao mesmo tempo um lugar de adoração, mas também da arte. A capela de Santa Rita está localizada atrás de uma grande grade de ferro onde dentro há uma urna com seu corpo.
Sobre a Basílica
A Basílica, revestida em pedras de travertino branco típico de Tivoli, apresenta uma planta de cruz grega com absides laterais e quatro grandes cúpulas centrais denominando o presbitério. O artista Eros Pellini esculpiu seu portal principal da vida de Santa Rita de Cássia e o interior em mármore de Carrara, as fases da Via Sagra.
Sobre o Mosteiro
O Mosteiro, no entanto, abriga uma comunidade de irmãs, é portanto um lugar de oração, são permitidas visitas apenas em grupos e em determinados momentos do dia. O Mosteiro é um lugar para o qual vale a pena conhecer. Poderá admirar o característico claustro com o poço, onde a santa pegava água para as tarefas domésticas.
O Oratório do Crucifixo e o Jardim de Rosas
O oratório do crucifixo, onde a tradição afirma que Santa Rita recebeu os espinhos na testa. O maravilhoso jardim de rosas, a porta próxima a cela de Santa Rita, e o jardim de rosas de Santa Rita, criado em memória do milagre das rosas e dos figos. A rosa é o símbolo de excelência, indica que Santa Rita conseguiu florescer, apesar dos espinhos que a vida tem reservado, dando a fragrância de Cristo e derretendo o gelo do inverno de tantos corações.
Os dois figos, no entanto, representam provavelmente, seus filhos e a percepção de que apesar de tudo, você está salvo. Você pode ver a imagem de Santa Rita nesta sala de descanso sagrado, muitas vezes dedicada a noite de oração e contemplação da Paixão de Jesus. Em outra imagem você pode ver, o anel de casamento da Santa, formado de duas mãos unidas em sinal de lealdade e do Rosário. As duas imagens são a urna que contém o corpo da Santa e a outra é a urna com o anel de casamento.
A Penitenciária
Neste lugar, você vaia encontrar paz, tranquilidade, serenidade, que irá acompanhá-lo durante toda o percurso. Na Penitenciária você pode ver a fonte da vida, uma grande pedra com fissuras, onde flui água com pombas de bronze que bebem. Em relação a outros lugares de interesse histórico incluem o museu cívico e o templo romano preso a Igreja da Vila de São Silvestre, uma fração de Cássia.
Onde nasceu Santa Rita?
Pouco distante de Cássia, se localiza Roccaporena, o lugar onde nasceu Santa Rita e passou sua vida no convento de Cássia. Aqui é possível visitar a casa onde ela morava, seu jardim e o lugar onde ela costumava reunir-se em oração. Para aqueles que acreditam e aqueles que estão a procura de um lugar para encontrar paz e fé, os lugares da vida de Santa Rita são uma ótima escolha. Então, para aqueles que acreditam e aqueles que estão à procura de um lugar para encontrar paz e fé, os principais locais de Santa Rita são definitivamente uma grande escolha.
Mapa com a Localização de Roccaporena
Mapa com as atrações em Cássia
Outras Dicas e Informações Úteis…
O que ver em Cássia além dos edifícios e cultos ligados a Santa? Outro lugar de adoração é a Igreja de Santa Maria da Visitação, antiga igreja romana com corredores e aparência interna do século XVI. Aqui está a fonte onde, secundo a tradição foi batizada Santa Rita, impensável sair sem ter visitado a igreja gótica de São Francisco e a igreja de Santo Antônio Abade (de 1400 apresenta uma série de pinturas sobre a história do Santo).
A Igreja de Santo Antônio Abade, originária de 1400 porém modificada e restaurada no período barroco, possuí uma série de pinturas sobre a história do Santo. Outras principais obras arquitetônicas que podem ser apreciadas e visitadas ao conhecer a cidade pertencem ao período medieval, como a igreja gótica de São Francisco, que acrescentam beleza a rosa e sua porta em arco, che colpisce per la bellezza del rosone e del suo portone ogivale, e de Santo Agostinho, onde possuem em seu interior maravilhosos exemplos de pinturas da Úmbria e Perugina.
Festivais em honra a Santa Rita
Em Cássia em 21 e 22 de maio de cada ano, há festivais em honra a Santa Rita. Mas em qualquer época do ano é indicado visitar esta vila e seus arredores e para ter um final de semana em Úmbria, por isso podemos dar uma pausa para meditação nesses lugares que são ótimos para o espírito e mente!
Como chegar a Cássia?
Vou deixar algumas opções para você chegar a cidade de Santa Rita de Cássia.
1) Como chegar a Cássia? DE AVIÃO
Aeroporto Regionale Umbro S. Egidio – Perugia (Tel. 075/ 592141 – www.airport.umbria.it) ou Aeroporto Internacional de Roma – Leonardo Da Vinci. Veja aqui: COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA. Mas se você está chegando por outros aeroportos, leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE FLORENÇA PARA O CENTRO DE FLORENÇA?
2) Como chegar a Cássia? DE CARRO
Autostrada del Sole A1 Florença – Roma, para quem vem do Norte: Saída Valdichiana, Vindo da saída Sul-Orte. Ou pela Autostrada Adriatica A14 Bolonha – Taranto, para quem vem do Norte: Saída Civitanova Marche. Vindo do Sul, Saída S. Benedetto del Tronto. Leia aqui alguns Exemplos de Roteiro de Viagens de Carro pela Itália.
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
3) Como chegar a Cássia? DE ÔNIBUS
Leia o post como chegar a Cássia a partir de Roma e obtenha todas as informações e dicas.
4) Como chegar a Cássia? DE TREM
Linha ROMA-ANCONA, Linha ROMA-FLORENÇA. A estação mais próxima é a de Spoleto e depois você deverá pegar um ônibus até Cássia.
Saiba que a Trenitalia, é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui: Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post: Como comprar uma passagem de trem na Itália?
5) Como chegar a Cássia? COM UM TOUR EM GRUPO
Vou deixar dois sites com opções de Tour em Grupo para a cidade de Cássia, saindo de Roma:
6) Como chegar a Cássia? COM UM TOUR PRIVATIVO
Tem interesse em Tour Privativo? Então faça um orçamento sem compromisso e veja como vale a pena;) Acesse Aqui e peça já o seu orçamento sem compromisso!
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como ir a Cássia saindo de Roma!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Visitar Cássia a cidade de Santa Rita? A estadia em Cássia é uma experiência única que satisfaz a alma e o corpo , deixando-o levar para casa uma sensação de profundo relaxamento e paz interior. Tudo isso é Cássia (Cascia), a cidade que se encontra no coração de Valneriana, onde os sabores intensos da cozinha ligam-se com a sofisticação das obras de arte que esta terra a sudeste de Úmbria.Tudo isso imerso a paisagens naturais picos e montanhas que os rios e córregos desenham, desde os vales encaixados, aldeias antigas para serem descobertas.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Meu primogênito e Eu vivemos nos últimos Dias uma indescritivel e inesquecível experiência, que foi visitar Cascia, Roccaporenna e Roma.
Vale a Pena !
Estamos muito tristes pelo ocorrido naquela região, após nossa saída: Terremotos que trouxeram sofrimento às famílias, povo tão hospitaleiro e Amável ! Rezamos e pedimos a Deus que minimize o sofrimento daquela gente ! Pretendemos voltar um dia, Se Deus quiser !!!
Verdade querida.. uma coisa muito triste.. a Itália está de luto por tudo isso.. 🙁
Obrigada pela informações…
Gostaria de saber qual e melhor, mais barato… alugar carro ou fazer uma excursão.?
Roma – Assis Cassia Veneza
ROma Napoles Pompeia
Silvana te aconselho a ler esse post www.viajandoparaitalia.com.br/italia-central/lazio/como-chegar-em-cassia-a-partir-de-roma/ Abraços, Ana