Vamos conhecer Brisighella na Emilia Romagna?

Localizada nas encostas dos Apeninos Toscano-Romagnolo, na província de Ravenna, Emilia Romagna, encontramos uma cidade colorida e cercada por três colinas. Hoje te levo para descobrir uma cidade que respira alegria, hoje vamos para Brisighella.

0 36

Vamos conhecer Brisighella na Emilia Romagna?

Que tal conhecer uma cidade cheia de charme, beleza e cores? Eu poderia, facilmente, estar falando de Burano, no Vêneto, mas hoje estamos na região da Emilia Romagna, em uma charmosa cidadezinha chamada Brisighela. Vamos conhecê-la? Então vamos ao nosso post do dia: Vamos conhecer Brisighella na Emilia Romagna? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Conheça Brisighella na Emilia Romagna

(Fonte: Luca T.)

Nossa Introdução

Na província de Ravenna, emoldurada pelos Apeninos, encontramos uma cidade medieval que mantem seu charme secular, praticamente, inalterado. Considerada uma das vilas mais bonitas da Itália, encontramos essa pequena joia chamada Brisighella. E agora, finalmente, vamos conhecer a charmosa Brisighella. Conheça aqui meus serviços de Consultoria!

1) Vamos conhecer Brisighella na Emilia Romagna? VISITE A PIAZZA MARCONI

Começamos, claro, pela colorida Piazza Marconi, o cartão postal da cidade. Suas arcadas elevadas, bares, lojas, restaurantes e o constante movimento de vai e vem, tanto de turistas quanto de moradores locais, é uma delícia! Dali, é impossível não seguirmos para a Via degli Asini, também conhecida como Via del Borgo. Essa via é única no mundo: localizada em uma estradinha que passa por casas em tons pastéis, ela é toda iluminada por janelas em forma de arcos. Ela foi construída no século XIV e tinha fins defensivos, embora tenha servido também para que bandidos pudessem fugir transportando o gesso roubado das pedreiras com a ajuda de burros. Ela foi batizada assim, pois neste local ficavam os estábulos dos animais. Dali, seguimos, claro, para as três colinas. Conheça a enogastronomia da Emilia Romagna!

2) Vamos conhecer Brisighella na Emilia Romagna? VISITE AS 3 COLINAS

Seguindo para as três colinas: no primeiro dos três pináculos calcários podemos observar o Rocca, que foi encomendado em 1310 pelos Manfredi: com a sua arquitetura típica de fortalezas medievais, abriga agora o Museu do Homem e do Gesso e está aberto o ano todo. O ingresso para o museu custa 3 euros e o acesso fica na Via Rontana, 64. Para chegar até ali você pode seguir pelo caminho de gesso que começa na própria Piazza Marconi.

3) Vamos conhecer Brisighella na Emilia Romagna? VISITE A TORRE DO RELÓGIO E O SANTUÁRIO DE MONTICINO

Imperdível também é a Torre do Relógio do século XIX. Este é um antigo baluarte defensivo encomendado por Maghinardo Pagani. Foi erguida em 1290 e reconstruída em 1850, ano em que foi instalado o relógio, que possui um mostrador diferente: ele conta apenas seis horas, e não doze. Interessante! Para chegar até a Torre do Relógio basta que você suba 350 degraus, mas, acredite: vale muito a pena! A vista é magnífica! Depois seguimos para a terceira colina, que é onde está o belo Santuário de Monticino. A subida é curta e, após alguns metros, a natureza domina o panorama. O Santuário foi erguido no século XVIII e é de uma beleza única!

4) Vamos conhecer Brisighella na Emilia Romagna? VISITE O PARQUE NATURAL DEL GESSO

Tire um tempo para caminhar pela cidade; se quiser, siga para outro lugar bem especial: o Parque Natural de Vena del Gesso que é onde você encontra a Caverna do Rei Tibério. Sugiro seguir de carro: tanto ali, quanto durante o percurso, a vista é maravilhosa! Faça paradas estratégicas para tirar algumas fotos, pois é, realmente, um local único! A Grotta del Re Tiberio fica no Borgo Rivola e pode ser visitada de graça, com o guia, de maio a setembro nos seguintes horários: aos sábados, às 15h30, e aos domingos às 10h00 e às 15h30 – durante a semana o acesso é pago. Se você for até lá no sábado ou no domingo, chegue com, pelo menos, meia hora de antecedência.

Dica de Ouro

Se estiver viajando em novembro, não deixe de aproveitar a Sagra do Tartufo. O festival das trufas é muito famoso e a cidade fica super animada! Durante o festival é possível fazer degustações, comprar trufas em conserva e aprender tudo sobre uma das iguarias mais admiradas no mundo. As diversas barracas típicas nos oferecem uma série de produtos deliciosos e nos apresenta uma infinidade de pratos típicos, nos dando a chance de conhecer um pouco melhor a incrível enogastronomia da cidade. NOTA: o festival pode sofrer alterações nas datas, portanto, verifique no site oficial, as informações sobre o evento.

Conheça um pouco da História de Brisighella

As origens da cidade são muito antigas. Há alguns achados encontrados na caverna “Tanaccia”, localizada próxima da estrada Monticino-Limisano que nos leva até Riolo Terme, e nos demonstram a antiga presença de algumas comunidades datadas do período Neolítico e da Idade do Bronze. Mais tarde, este mesmo vale foi ocupado por povos celtas, e estas evidências foram confirmadas através de uma necrópole encontrada no povoado de San Martino, em Gattara. Há alguns historiadores que nos apontam, porém, o topônimo a populações gaulesas: Brisighella possui a raiz de seu nome em brix, que quer dizer ‘alto, pico, altura’, porém há outras diversas interpretações, como, por exemplo, uma que nos indica que o nome da cidade deriva da ‘bressichella veneziana’, ou seja, uma pequena porção da República Sereníssima localizada na região da Emilia Romagna há alguns séculos.

Alguns pesquisadores trabalham, também, com a hipótese de que a cidade foi uma colônia grega e, portanto, teria sido batizada de ‘braxica’, que quer dizer ‘repolho’, e este nome nos indicaria que, ali, os gregos plantavam a hortaliça. Evidente que os romanos também passaram por ali, e foi nessa zona que eles construíram a Via Faentina, que naquele período era chamada de Via Antonina, uma singela homenagem a Antonino Pio. Essa via ramificava-se com a Via Emilia e cruzava os Apeninos. Não era uma estrada grande, e era, praticamente, uma trilha que servia de corredor para transporte de sal, por exemplo. Até hoje vemos resquícios da denominação romana ao longo da estrada: temos, por exemplo, Quartolo, que fica no quilômetro quatro do caminho; também temos o Rio Quinto, no quinto quilômetro; encontramos, também, a Ponte Nono, no quilômetro nove e algumas outras denominações que nos remetem a nomenclatura adotada no passado e que perdura até hoje. A atual cidade nasceu sendo atribuída a Maghinardo Pagani da Susinana, que era considerado o maior líder medieval da região da Romagna; como homenagem, o Palácio Municipal, em estilo neoclássico, foi batizado com seu nome.


Como chegar a Brisighella?


1) Como Chegar a Brisighella? DE AVIÃO

Chegada pelo Aeroporto mais próximo, Aeroporto MARCONI: Via Triunvirato, 84 – Bolonha tel. 051.647961. Saiba mais sobre o Aeroporto e Bolonha aqui!

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como Chegar a Brisighella? DE TREM

A partir de Bolonha tem mais ou menos trem a cada 1 hora e o tempo médio de viagem é de 1:20 a 2 horas (depende do tipo de trem). As estações são: Estação Faenza (linha Milan-Lecce / Bologna-Ancona) e Estação Brisighella (linha Faenza-Florença via Marradi). Saiba também “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Gostaria de economizar? Então compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como Chegar a Brisighella? DE CARRO

Estradas Estaduais: SS 9 Emilia / Statale 302 em direção a Florença e SS 3 bis 71-309 Internacional E / 45. Rodovias: Saída FAENZA ou IMOLA da Rodovia A14. Use sempre o GPS na sua viagem!

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha.

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o melhor da bela Itália!!!!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer Brisighella na Emilia Romagna? Sim!!! Brisighella é uma cidade pouco conhecida pelo grande público. Apesar de pequena, nos oferece excelentes opções de passeios, especialmente para os amantes de panoramas incríveis e de uma abundante e bela natureza.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!