O que fazer na Lombardia em uma semana?
A Região da Lombardia é moderna, vibrante e uma das mais extensas da Itália. No sul, a região é pontilhada com grandes cidades como Milão, a capital da moda e dos eventos mais glamourosos, sede do Teatro della Scala e de antigos vestígios arquitetônicos, seguida pelo maior número de cidades culturais, como Bergamo, Como, Mântua e Brescia. Vamos descobrir o que fazer na Lombardia em uma semana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Belíssimo Vídeo sobre a Lombardia!
(Fonte: Lombardy Region)
Nossa Introdução
Ao lado dessas cidades, há deliciosos rios que fluem ao longo dos vales verdes e florescentes, sem contar os belos lagos como o Lago Maggiore, Lago Como e Lago Garda, cenários deslumbrantes, ricos em charme e atração, que oferecem aos visitantes emoções únicas.
Nosso Percurso
Bem, você terá sete dias para visitar essa interessante região, é claro, a partir da cidade de Milão, com um percurso feito de carro. Fazendo a viagem de carro, você terá a oportunidade de combinar visitas aos locais, que oferecem experiências únicas, que pode ser uma degustação de vinho ou uma visita a uma fábrica de cerveja tradicional, além de organizar à vontade os seus horários, suas rotas e quaisquer alterações que você decidir. A essa altura, só nos resta começar essa viagem a partir da cidade de Milão, mais precisamente a partir do Aeroporto de Linate, onde você poderá alugar um carro e seguir para o passeio nessa região encantadora e surpreendente que é Lombardia.
Resumo do Roteiro
A primeira parada será em Milão, em seguida, vamos para Pavia, Mantova, Sabbioneta, Lago Como e de Como voltaremos para Milão, fazendo uma breve visita à cidade de Lodi. Estão prontos para esse tour? Bem, creio que sim, então vamos começar.
1) O que fazer na Lombardia em uma semana? PRIMEIRO DIA
Chegada ao aeroporto e aluguel do carro. O primeiro dia do itinerário será dedicado à cidade de Milão e depois, de chegar no aeroporto no início da manhã e alugar um carro, se começa com a visita na cidade. Uma cidade dedicada, principalmente, às finanças e à moda e, portanto, pouco utilizada no aspecto turístico; mas há muitos lugares interessantes, veja a seguir. Gostaria de saber onde se Hospedar em Milão, então leia nosso post especial Onde dormir em Milão?
Duomo, Piazza Duomo, Galleria Vittorio II, Palácio Real
Um deles com certeza é o símbolo da cidade, o monumento que faz a cidade conhecida no mundo, o Duomo, construído em estilo gótico com seus vitrais coloridos. Ao lado da Piazza Duomo, você pode admirar a Galleria Vittorio Emanuele II, considerada a sala de visitas de Milão, também conhecida por suas elegantes lojas. Entre os edifícios, o mais conhecido é o neoclássico Palácio Real, ao lado do Duomo, que ainda abriga grandes exposições de arte. LEIA TAMBÉM: QUAIS SÃO OS DEZ PRINCIPAIS MONUMENTOS DE MILÃO?
Galeria de Arte Ambrosiana e Castelo Sforzesco
Também nas proximidades, você não pode perder a Galeria de Arte Ambrosiana, com uma rica coleção de pinturas de artistas como Caravaggio, Ticiano e Rafael. A esse ponto, permita-se fazer uma pausa nos muitos locais presentes na galeria, e depois prossiga na visita do não menos interessante Castelo Sforzesco, originalmente concebido como um edifício militar e que, mais tarde, tornou-se uma imponente residência. DICAS SOBRE MILÃO!
Igreja da Madonna delle Grazie
O nome Milão, está ligado ao seu padroeiro, St. Ambrose, cuja Basílica, na parte oriental da cidade, é a segunda maior. Entre outras construções interessantes, como edifícios religiosos, está a Igreja da Madonna delle Grazie conhecida, sobretudo, como casa da Última Ceia, de Leonardo, e é imperdível. Após o passeio, permita-se um momento de relax, fazendo compras na capital da moda, e para fechar com chave de ouro, aprecie um excelente jantar; uma vez no hotel, aproveite um aconchegante descanso.
2) O que fazer na Lombardia em uma semana? SEGUNDO DIA
Pavia, que fica a poucos quilômetros da capital lombarda, após um café da manhã reforçado, deixamos a cidade de Milão para chegar a Pavia, uma das cidades mais belas e ricas de tradições no norte da Itália. Situada às margens do Ticino, Pavia se manteve medieval, por suas igrejas e palácios, suas praças e suas ruas estreitas, que se apertam ao redor de seu prestígio e de sua mais antiga universidade.
Centro Histórico de Pavia
Não menos interessante, é claro, é a visita ao Centro Histórico de Pavia, apoiados por exemplos de arquitetura religiosa de grande valor: começando com a Igreja de San Michele Maggiore e da Certosa di Pavia. Não perca, principalmente, o Certosa di Pavia, já que você está na cidade; é uma parada obrigatória essa importante abadia considerada um ícone da Lombardia.
É impossível, por outro lado, não ser capturado pelos encantos que são oferecidos a partir da Ponte e das dezenas de palácios que pertenceram a famílias nobres de Pavia: entre eles citamos o Palácio Malaspina, o Palácio e o Palácio Bottigella Mezzabarba; embora no coração da cidade de Pavia esteja aquela que, há tempos atrás era conhecida como Piazza Grande, é agora conhecida como Praça da Vitória. Depois de visitar tudo isso, deixe-se mimar por um excelente jantar, em algum restaurante típico no centro histórico, para depois chegar ao hotel e desfrutar um merecido descanso. DICAS SOBRE PAVIA!
3) O que fazer na Lombardia em uma semana? TERCEIRO DIA
Mantova e Sabbioneta. Passe dois dias em Mantova. O início é após o café da manhã. Iremos para a cidade de Mantova, uma das mais antigas e mais populares da Itália, especialmente do ponto de vista artístico, cultural e arquitetônico.
Centro Histórico de Mantova
Assim que você chegar à cidade, comece com uma breve visita a Piazza Sordello, que é o coração do núcleo histórico da cidade, na verdade é bem no Centro Histórico de Mantova e lá se pode admirar construções notáveis, tais como o Palácio do Bispo, o Palácio Arch, o Palácio Bonacolsi, o Palácio del Podesta, o Palacio della Ragione, localizado na famosa Piazza Erbe, e o Palácio Te, até chegar ao Teatro Acadêmico de Bibiena. DICAS SOBRE MANTOVA!
Casa de Mantegna
Visita obrigatória, que eu sugiro, é na casa de Mantegna, a antiga casa do grande artista Paduan, de imenso valor histórico e artístico. Mantova é considerada uma joia da Renascença, mas também é Patrimônio Mundial da UNESCO, de fato, juntamente com Sabbioneta, a antiga cidade do Renascimento é uma verdadeira pérola na região da Lombardia, especialmente graças à definição de “cidade ideal”, de Gonzaga, em termos de planejamento urbano. Ainda hoje, possui uma das muralhas da cidade, bem construídas, sólidas e duradouras.
Strada del Riso
Além da vitalidade intelectual, o centro histórico possui muitas lojas e bares, que te deixará em dúvida para escolher, caso você queira fazer uma parada. Depois de visitar o centro histórico, se você tiver tempo, então eu sugiro que você faça um passeio na Strada del Riso, ao longo do rio Mincio. Através deste caminho, entre campos de arroz e pequenas vilas medievais, se chega à terra natal do risoto mantovano, Castel d’Ario, e é, realmente, uma bela experiência. Depois de jantar em um restaurante típico, é hora de ir dormir.
4) O que fazer na Lombardia em uma semana? QUARTO DIA
Visita a Sabbioneta e de volta a Mantova. Depois de um bom café da manhã, vamos conhecer a outra “cidade ideal”, ou seja, Sabbioneta. Sabbioneta, por muitos anos, tornou-se um destino muito popular para o turista mais exigente. De acordo com a UNESCO, é um exemplo perfeito da aplicação de teorias renascentistas sobre como se projetar uma cidade ideal. Essa pequena cidade na província de Mantova, na verdade, tem muitas construções e monumentos considerados, por entusiastas, como destinos imperdíveis. Com esse propósito, a cidade de Sabbioneta, ainda hoje, traz a marca dos seus anos mais prósperos que viviam sob o comando de Vespasiano Gonzaga Colonna, que foi seu fundador.
Mausoléu de Vespasiano Gonzaga e Palácio dos Doges
Todos os anos há milhares de pessoas que visitam o famoso teatro antigo, mas antes dessa visita, eu recomendo que você conheça o Mausoléu de Vespasiano Gonzaga. Outra parada importante é no famoso Palácio dos Doges, uma imponente construção encomendada pelo imperador Vespasiano, em 500. Está disposto em dois andares, com varanda e uma torre central que tem vista para a homônima Piazza Ducale.
Palácio do Jardim e Santa Maria Assunta
Interessantes são as salas em seu interior, eu recomendo que você faça uma parada na Sala dos Elefantes, no Salão do Duque de Alba, na Galeria Ancestral e no Salão dos Leões. Após essa visita, você pode ir para o Palácio do Jardim, conhecido por seus quartos decorados pela escola de Giulio Romano, passando pela bela Igreja de Santa Maria Assunta. A essa altura, voltamos à Mantova para desfrutar de um bom jantar e ir direto para a cama.
5) O que fazer na Lombardia em uma semana? QUINTO DIA
Visita a Como e ao Lago de Como, Passe dois dias. Depois de um delicioso e saudável café da manhã, deixamos Mantova para ia a um dos destinos turísticos mais populares na Lombardia, a cidade de Como. Eu aconselho você a, assim que chegar à cidade, visitar as atrações especiais, como as muralhas medievais e as imponentes torres de observação.
As Muralhas, as Igrejas, as Construções e o Monumento dos Caídos
As Muralhas ainda estão bem conversadas e contêm algumas das construções mais importantes, tais como as Igrejas de Sant’Abbondio (padroeiro) e a de San Fedele, e as esplêndidas construções como: a antiga Casa del Fascio, Asilo Sant’Elia e Novocomum, além do Monumento dos Caídos. DICAS SOBRE O LAGO DE COMO!
Templo Volta
Quem ama ciência não pode renunciar a prestar uma homenagem ao gênio Alessandro Volta, com uma visita ao Templo Volta. No entanto, uma visita à cidade de Como não pode ser completa sem ter subido no funicular, que liga a cidade ao panorâmico Monte Brunate. Depois de um bom jantar, iremos dormir.
6) O que fazer na Lombardia em uma semana? SEXTO DIA
Visita ao Lago de Como. Depois de um excelente café da manhã, dirigimos até a melhor paisagem natural das redondezas, que é oferecida pela visão do Lago de Como, uma das principais atrações turísticas da região da Lombardia, um verdadeiro deleite para os olhos. Como vive ao redor de sua belíssima parte central, rodeada pelas laterais do lago, a poucos metros do Duomo da cidade.
Villa D’Este e Vila de Bellagio
Quando você está nesse santuário paradisíaco, há algumas coisas a se fazer para desfrutar ao máximo dessa magnífica atração, como explorar a bela Villa D’Este; você ficará maravilhosamente espantado, e depois, já que esse dia será dedicado ao descanso, eu recomendo que você faça um passeio de bicicleta, indo do Lago Como até o Bellagio. Siga as trilhas ao redor do lago para a emocionante Vila de Bellagio. Aproveite as ruas bem pavimentadas e o ar fresco, para visitar uma das paisagens mais bonitas da Itália. Também conhecida como “a pérola do lago”, Bellagio é o lugar perfeito para contemplar a vista panorâmica sobre o lago.
Agora, que melhor maneira de satisfazer o paladar se não em um dos restaurantes de primeira classe em Bellagio? Corpo e alma irão agradecer. Com todo aquele verde luxuriante, que cresce em todos os lugares, o lago capta as vibrações elegantes do passado. Ouça o som dos pássaros e das águas plácidas do lago. Isso que é chamado de “relaxar”. No final da noite, o que precisamos é de um jantar leve e de muito descanso.
7) O que fazer na Lombardia em uma semana? SÉTIMO DIA
Uma rápida visita à cidade de Lodi e o retorno para o aeroporto de Linate. Após o café da manhã, deixamos Como para uma rápida visita à cidade entre dois rios, ou seja, Lodi.
Piazza Vittoria e Piazza della Vittoria
Faça uma parada, principalmente, na Piazza Vittoria. Nela se encontram o Duomo e o Palácio Municipal. Sua característica distintiva é a planta quadrada, em forma de losango; Piazza della Vittoria é, de fato, o único exemplo no mundo de praça com arcadas em todos os quatro lados. Nesta praça especial, se encontram elegantes palácios, como o Palácio Vistarini, uma mansão acastelada do século XIV e, virado de lado, em direção ao Corso Vittorio Emanuele, se transforma em Palácio Barni, do século XVIII. A esse ponto, após uma parada rápida para o almoço, se parte em direção ao aeroporto de Linate, em Milão, para entregar o carro.
INFELIZMENTE o passeio de sete dias nessa região terminou e você voltará para a vida ‘real’.
Mapa com o roteiro na Lombardia
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas. VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLO DE ROTEIROS.
Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e não perca minhas dicas e informações sobre a bela Itália!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que fazer na Lombardia em uma semana? Quando se pensa sobre esse canto do norte da Itália, na verdade, a mente vai imediatamente para Milão, como Monte Napoleone e suas famosas ruas comerciais, o Duomo, os ateliês dos designers e aos locais para sair à noite. Mas o capital não é a única atração que vale a pena visitar, e esse texto lhe sugeriu algumas outras atrações embora, evidentemente, essa região ainda tenha muito mais a oferecer, mas talvez falaremos disso numa próxima vez!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!