Itinerário de carro na região da Basilicata?
É uma região encantadora, de certa forma até um pouco retrógrada, mas com um charme que só ela tem, com uma personalidade única. Caracterizada pelo mar e pelas montanhas de tamanha beleza, com as praias brancas, o mar azul-turquesa, os vilarejos fincados nas rochas, parques e castelos cravados no topo das montanhas, envolto no silêncio – parece um lugar de conto de fadas. Vamos fazer hoje um itinerário de carro na região da Basilicata? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
O que se destaca mais na Basilicata é a beleza de sua natureza verdejante, exuberante, e em algumas áreas, ainda virgens. Suas cidadezinhas em cima das montanhas parecem estar em perfeita sintonia com a paisagem, tanto que a sensação é de estar vendo uma pintura. Esta região oferece a quem a visita uma infinidade de oportunidades entre turismo, tradição e história. Seu passado tem raízes nos períodos pré-históricos e as inúmeras igrejas de pedra são testemunhas. A culinária e o folclore são repletos de influências mediterrâneas, devido às várias invasões que esta região sofreu. Dos Gregos aos Normandos até os Aragoneses. Faça um Tour a pé guiado por Matera!
Nosso Itinerário
A Basilicata é uma região montanhosa, as cidadezinhas são fincadas nas rochas, por isso é aconselhável percorrê-la de carro, assim como nós faremos em nosso roteiro. Vamos ver agora como visitar a Basilicata, o nosso itinerário será feito de carro e nós vamos visitar os lugares mais bonitos de uma região ainda pouco conhecida, caracterizada por dois mares, grandes montanhas, a paisagem da lua, vales sensacionais e a energia autêntica e genuína do povo. Podemos partir? Vamos agora descobrir mais sobre a Basilicata. Que tal um aventura em Matera? Vamos fazer um passeio de balão de ar quente com café da manhã?
Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Vai viajar pela Itália de carro?
Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
1) Itinerário de carro na região da Basilicata? PRIMEIRO DIA
Nosso roteiro começa em Matera, onde passaremos a noite. Chegada ao aeroporto de Bari de manhã cedo. Exatamente às 07:45h já estaremos no carro alugado, em direção a Matera – que fica a só 64 km de distância do aeroporto de Bari Palese. SAIBA MAIS SOBRE MATERA!
Atrações da Cidade
Chegando a Matera, vamos primeiro nos acomodar no hotel que já teremos reservado previamente para dormir em um quatro dentro de um Sasso. Depois vamos seguir com a descoberta desta cidade que é o orgulho da Basilicata, uma cidade que há poucas iguais no mundo no quesito charme e magia. O coração da cidade antiga é representado pelos famosos Sassi e seus casebres, escavados na rocha vulcânica. As grutas e os degraus se misturam entre si, criando uma cidadezinha que mais parece um presépio, principalmente ao anoitecer, quando todas as luzes se acendem, formando um espetáculo que você nunca vai esquecer.
Os Sassos
Depois vamos passear por todos os “Sassos”, começando pelo Caveoso (onde vamos nos hospedar) até o Barisano, admirando as inúmeras paisagens que se abrem entre as vielas e entrando nas principais igrejas. Dentre todas elas, aconselho a igreja de São João Batista, no Sasso Barisano, porque não passou pela influência barroca e justamente a simplicidade de sua estrutura é sua principal beleza. Já teremos visitado também a igreja de pedra de Santa Luzia das Malvas (complexo rochoso que antigamente abrigava uma comunidade monástica), bem como a igreja de Nossa Senhora do Caminho (no cume da montanha) e uma casa-gruta (com uma reconstrução feita com objetos de época).
Matera é uma cidade que deve ser explorada com calma, ela é bonita em todos os momentos do dia, mas com certeza, com as luzes do pôr do sol, ganha um encanto único e muito particular. A esta hora, depois de tanto caminhar, vamos nos conceder um jantar lucano extraordinário e depois, o merecido descanso.
2) Itinerário de carro na região da Basilicata? SEGUNDO DIA
Passeio nos arredores de Matera e à noite retorno a Matera: depois de termos tomado café da manhã, vamos fazer um passeio nas cidades vizinhas de Matera, começando por Miglionico e Tricarico. Depois, indo em direção às dolomitas lucanas, vamos admirar as cidades de Castelmezzano e Pietrapertosa, onde as rochas descem sobre as cidades, dando ao lugar uma vista inspiradora que conserva a estrutura original da Idade Média. As casas, com os tetos feitos de lascas de arenito, são cercadas por escadas íngremes, convidando as pessoas a subirem para o centro histórico.
Atrações
Passeando pelas mansões do vilarejo, dá para ver a igreja-mãe dedicada a Nossa Senhora (do século XIII), a Capela da Virgem Maria, a igreja de pedra de Nossa Senhora da Assunção (cavada nas rochas), as ruínas da fortaleza normando-suábia e o cemitério napoleônico. Entre as duas cidadezinhas há a conhecida tirolesa chamada “voo do anjo”, em que uma corda suspensa permite ir de uma cidade a outra atingindo uma velocidade significativa. Nós, porém, vamos nos contentar a admirar os corajosos que experimentaram a aventura deste voo sem igual.
Vilarejo Fantasma de Craco
De Castelmezzano, vamos enfim para o fascinante vilarejo fantasma de Craco, o ambiente onde fica esta cidade, que não é mais habitada desde 1963, só tende a valorizá-la ainda mais – o silêncio faz todo o resto. Justamente por sua aparência fantasmagórica e seus becos abandonados, Craco foi escolhido como set de filmagem para produções cinematográficas famosas. No final da tarde voltaremos para Matera, a tempo de dar uma volta no centro e admirar a energia e a ordem desta cidade, que foi para nós uma verdadeira descoberta. Para o jantar, vamos repetir o mesmo restaurante da noite anterior, onde comemos muito bem. Depois vamos dar uma bela dormida.
3) Itinerário de carro na região da Basilicata? TERCEIRO DIA
Deixaremos Matera para ir até Metaponto e Policoro, onde passaremos a noite: tendo deixado Matera, vamos para a Costa do mar Jônico, mais precisamente para Metaponto. Metaponto fica em um sítio arqueológico interessante e que merece uma visita, é uma cidadezinha de Matera, antiga colônia grega. Aqui tem o imperdível Museu Arqueológico Nacional de Metaponto, que conserva achados pré-históricos importantes, desde a época grega até a romana.
Policoro
Finalmente vamos para Policoro, onde vamos nos acomodar. Lá vamos nos conceder uma tarde de descanso no mar. Policoro tem um porto muito bonito e peculiar e é famosa por trazer eventos culturais importantes que atraem muitos turistas e animam a cidadezinha, principalmente em alta temporada. Após um bom jantar, vamos para a cama.
4) Itinerário de carro na região da Basilicata? QUARTO DIA
Deixaremos Policoro para ir até Lauria Trecchina e Maratea, onde passaremos a noite. Tendo deixado Policoro, a primeira etapa do dia será a visita ao lindo Santuário de Nossa Senhora de Anglona, repleta de afrescos em seu interior e com um portal românico muito bonito – vale a pena dar uma paradinha lá. Depois vamos direto para o coração do Parque Nacional de Pollino, com muito verde, bem cuidado e com uma vista de tirar o fôlego. Lá os bosques são bem fechados e o atravessaremos descendo pelo Mar Tirreno de Lauria e Trecchina.
Maratea
Nessa última cidade vamos subir ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (a 5km do vilarejo), onde a vista que se abre diante de nós é sem dúvidas extraordinária. Na verdade, lá de cima onde fica o Santuário dá para ver o mar e Pollino. De Trecchina vamos logo descer o Tirreno em direção a Maratea, uma verdadeira joia localizada entre um mar limpíssimo e enormes montanhas. Vamos subir até o Cristo Redentor, colocado no alto do monte onde, mais uma vez, tem uma vista sem igual – é possível ver todo o litoral, o gracioso porto e o vilarejo de Maratea. À noite vamos aproveitar o clima turístico que exala nesta cidade: várias ruelas, lojinhas de artesanato e inúmeros restaurantes. Vamos parar em uma das cantinas para jantar a ótima culinária lucana. Logo depois vamos descansar.
5) Itinerário de carro na região da Basilicata? QUINTO DIA
Deixaremos a sensacional Maratea para ir até Sapri, Moliterno e Potenza, onde passaremos a noite. Tendo deixado Matera para descer de volta para Sapri e de lá até o interior. Vamos fazer uma parada em Moliterno e dar uma passada em Corleto Perticara – a rua, como sempre impraticável, passa pelas áreas arborizadas e muitas vezes aparecem vales do nada.
Potenza
No fim da tarde vamos para Potenza, onde vamos nos hospedar em um hotel com uma vista espetacular para o penhasco – Potenza é a capital da região mais alta da Itália. Implacável e elegante, talvez até um pouco caótica, Potenza tem origens pré-romanas. As praças, a Catedral de São Geraldo, as inúmeras igrejas, a famosa Via Pretoria, a Torre Guevara e os museus reúnem provas da história de Potenza. À noite vamos passear pela Via Pretoria, onde ficam as igrejas e os palácios mais antigos.
Particularidade sobre Potenza
Uma particularidade deste lugar que talvez muitos não saibam é que Potenza é a primeira cidade da Europa em quilômetros de escadas rolantes (e a segunda do mundo, perdendo apenas para Tóquio). Imagine que um dos inúmeros trajetos dura 15 minutos; o acesso às escadas rolantes é bem sinalizado e é possível transitar gratuitamente. Depois de ter passeado tanto, vamos parar para degustar um ótimo jantar e depois vamos dormir.
6) Itinerário de carro na região da Basilicata? SEXTO DIA
De manhã vamos ficar um pouco mais em Potenza e depois vamos para Muro Lucano e para os Lagos de Monticchio, onde passaremos a noite. Depois de outro passeio pela cidade e uma paradinha para um café com algum doce típico, seguimos em direção a Muro Lucano. A cidade é fascinante, pois fica agarrada em volta da montanha. A subida até o castelo vale a pena.
Lagos de Monticchio
De Muro Lucano vamos para os maravilhosos Lagos de Monticchio, com formação vulcânica. Foram realmente uma grande descoberta, encontramos um oásis de verde e de paz, com trilhas extraordinárias pelas florestas (vamos fazer a trilha em volta do lago menor, de cerca de 1,8 km). Além disso, há vários restaurantes em volta do lago, com algumas lojinhas, também dá para andar de barco ou alugar bicicleta. Vai ser um dia cansativo, mas muito lindo. E para terminar, vamos aproveitar um ótimo jantar e depois vamos para cama.
7) Itinerário de carro na região da Basilicata? SÉTIMO DIA
Deixaremos este lugar paradisíaco para ir até a linda cidade de Melfi. Esta será nossa última etapa, depois vamos para Bari para devolver o carro na locadora e vamos voltar para a realidade, mas cheios de alegria.
Melfi
Depois de tomar um ótimo café da manhã, seguiremos para Melfi. Chegando à linda cidade de Melfi, vamos visitar o castelo onde fica o Museu Arqueológico. De Melfi, finalmente vamos para a cidade vizinha, Venosa, terra natal do poeta Horácio. Passaremos a noite lá. À noite, vamos passear no gracioso centro, onde em alguns pontos dá para ler as poesias e os escritos do grande poeta Horácio. Também, a catedral e o castelo são muito bonitos. Vamos jantar no pátio interno do restaurante onde tem uma ótima culinária lucana, regada a um bom vinho Aglianico da Basilicata. Depois vamos direto dormir. No dia seguinte, depois de tomarmos café da manhã, vamos ao aeroporto de Bari para deixar o carro e voltar para a vida nossa de cada dia, mas com muito mais entusiasmo.
Assista esse vídeo e saiba: Como estacionar na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Itinerário de carro na região da Basilicata? A Basilicata é muito diferente das regiões que possuem uma rica infraestrutura. Aqui vemos vários lugares com mata virgem como parques, reservas, fazendas, jardins, campinas, sítios arqueológicos nos prados e em cantos escondidos que o turista nem sabe, mas vai adorar.
Você sabia que participo da revista Mala para Dois como convidado especial? Não? Então não deixe de ler o meu primeiro post “Uma viagem segura, conselhos para quem vai pela primeira vez a Itália!” E os posts da seção: Viagem de carro pela Itália, onde a cada mês estarei escrevendo sobre um tour de carro em uma região Itália. Gostaram da ideia? Então não deixem de me seguir!!
Lei aqui alguns Posts:
- VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: A CALÁBRIA!
- VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: A SICÍLIA!
- VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: A SARDENHA!
- VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: A CAMPÂNIA !
- VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: A APÚLIA !
E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!