5 museus que você deve conhecer em Roma?

Roma é um museu a céu aberto, mas alguns deles se ‘escondem’ atrás de muros e paredes belíssimas e merecem uma visita!

0 5.359

Quais são os cinco museus imperdíveis de Roma?

Quais museus visitar em Roma?

Roma é uma das cidades mais bonitas do mundo e, embora a sua força resida precisamente na sua beleza, sua arte e na sua história, em seus monumentos, nas suas igrejas e fontes espetaculares, podemos dizer com segurança que Roma oferece aos turistas, e aos seus muitos visitantes, uma série de museus exclusivos do mundo.

Não é fácil classificar os cinco mais importantes museus de Roma, inclusive a própria cidade pode ser considerada um museu a céu aberto, mas nós vamos conhecer os cinco museus para se ver, pelo menos, uma vez na vida, eles fazem você se perder na história e te faz viajar através dos tempos.


O QUE VISITAR PERTO DE ROMA? COMO IR NAS LOCALIDADES MAIS BELAS PERTO DE ROMA? BATE E VOLTA A PARTIR DE ROMA? CONHEÇA COMIGO OS MELHORES BATE E VOLTA A PARTIR DE ROMA!E ROMA!


1)MUSEUS DO VATICANO

Começamos essa lista com os Museus do Vaticano, uma jóia rara. Os Museus do Vaticano estão localizados no interior do Estado da Cidade do Vaticano e é uma das maiores coleções de arte do mundo, já que expõem uma enorme coleção de obras de arte acumuladas ao longo dos séculos pelos papas, sucessivamente. É precisamente por essa razão que as filas na entrada são muito longas, especialmente durante a alta temporada ou perto dos feriados. Para evitar as longas filas, é preferível reservar os ingressos on-line ou conhece-lo com um tour em pequeno grupo onde você vai poder conhecer tudo sobre esse museu!


COMO COMPRAR O BILHETE DO MUSEU VATICANO ONLINE?

Para visitar todos os museus, um dia não é suficiente; use, sempre, roupas confortáveis e estabeleça, desde o início, o que você quer ver. Lembre-se que no último domingo de cada mês, os museus estarão abertos e livres, mas sinceramente não acho que vale a pena porque você vai perder horas na fila para conseguir entrar.. muito melhor usar todo o tempo que você tem para conhecer outros lugares em Roma.


VAMOS CONHECER A BASILICA DE SÃO PEDRO?


O que começou como apenas uma pequena coleção de esculturas foi transformado, ao longo dos séculos, em um complexo de museus que inclui uma das melhores coleções de arte do mundo, e a cada ano os museus do Vaticano são visitados por mais de seis milhões de pessoas. Hoje os museus do Vaticano são um conjunto de treze museus em um enorme complexo arquitetônico, e é composto por dois palácios do Vaticano.

o que visitar no museu vaticanoEntre as maravilhas contidas, há a obra-prima da Capela Sistina, um dos mais famosos tesouros artísticos e culturais da Cidade do Vaticano e do mundo; fica no caminho dos Museus do Vaticano, assim você pode visitar com o mesmo ingresso. Na capela se pode admirar obras primas de Michelangelo, como o ‘Juízo Final’ e ‘A criação de Adão’. Todos os ambientes e corredores são decorados com mármores, afrescos e obras, todas as rotas terminam na Capela Sistina, que é realmente o ponto culminante.

2)MUSEUS CAPITOLINOS

A segunda obra imperdível, são os Museus Capitolinos. O nascimento dos Museus Capitolinos remete a 1471, quando o Papa Sisto IV doou ao povo romano um grupo de estátuas de bronze de grande valor simbólico. As coleções têm uma estreita ligação com a cidade de Roma, de onde vem a maior parte dos trabalhos. Nestes museus estão representadas as glórias de Roma, o Império Romano e os seus protagonistas mais importantes em uma coleção única e valiosa, que vai te deixar sem fôlego.


VAMOS VISITAR O CAPITÓLIO?


O trabalho mais conhecido, talvez, seja a estátua equestre de Marco Aurélio, no centro da praça, e é uma réplica, enquanto a original é colocada na nova sala com paredes de vidro, o Exedra de Marco Aurélio, no Jardim Romano, atrás do ‘Palazzo dei Conservatori’. No centro da Sala da Loba, há a chamada ‘Lupa Capitolina’ (doada pelo Papa Sisto IV), outra obra prima para se admirar. As coleções dos Museus Capitolitos estão em exposição nos dois edifícios que, em conjunto com o Palácio Senatorial, cercam a Praça do Capitólio, o Palazzo dei Conservatori e o Palazzo Nuovo, ligados por um túnel subterrâneo que abriga a Galleria Lapidaria e leva à antiga Tabularium, cujos arcos monumentais têm vista para o Fórum Romano.

 

Museu Capitolino na praça do Campidoglio
Museu Capitolino na praça do Campidoglio

O Palazzo Nuovo abriga as coleções de esculturas antigas, frutos das coleções das grandes famílias aristocratas. No Palazzo dei Conservatori, por outro lado, você pode ver os esplêndidos afrescos com histórias de Roma e com a presença de antigas esculturas de bronze do Capitólio, como ‘a Loba’, o ‘Spinario’ e o ‘Bruto Capitolino’. No grande salão coberto de vidro, construído recentemente, está localizado no andar principal, a estátua de bronze equestre de Marco Aurélio, e no segundo há a apresentação da Pinacoteca Capitolina, em um caminho ordenado cronologicamente, do final da Idade Média até o século XVIII, com obras muito importantes. Há pinturas de Caravaggio (a ‘Boa Ventura’ e ‘San Giovanni Battista’), a grande pintura de Guercino (‘Enterro de Santa Petronilla’) e uma importante coleção de pinturas de Guido Reni e Pietro da Cortona. No Palazzo Caffarelli-Clementino, há o ‘Medagliere Capitolino’, com preciosas coleções de moedas, medalhas, joias, e um espaço para exposições temporárias.

3)GALERIA BORGHESE

Outro museu que vale a pena visitar é a Galeria Borghese; está localizada dentro da Villa Borghese Pinciana, em Roma. Essa bela propriedade foi uma posse inicial da família Borghese, cujas outras terras foram gradualmente anexadas à constituição de um enorme parque.

COMPRE O INGRESSO PARA A GALERIA BORGHESE

O museu exibe obras de grandes artistas do calibre de Gian Lorenzo Bernini, Canova, Caravaggio, Raphael, Lorenzo Lotto, Antonello da Messina, Annibale Carracci, Peter Paul Rubens, Ticiano e outros. A galeria pode ser considerada única no mundo no que se diz respeito ao número e a importância das esculturas de Bernini e pinturas de Caravaggio.

Conhecer a Galeria Borgese em Roma

As esculturas e pinturas originais da Galeria Borghese são da coleção do cardeal Scipione (1579-1633), filho de Ortensia Borghese, irmã do Papa Paulo V, mas os acontecimentos dos três séculos seguintes, entre perdas e aquisições, deixaram a sua marca.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Não perca a série de esculturas feitas para o cardeal pelo jovem Gian Lorenzo Bernini, como ‘Enéias’, ‘O Rapto de Proserpina’, ‘Apollo e Daphne’, ‘David’, e ‘Amor Profano’, de Tiziano; obras primas de Caravaggio e famosa estátua de Paolina Bonaparte, de Antonio Canova. Também existem as famosas obras-primas de Caravaggio, incluindo o ‘Bacchino doente’, o ‘Menino com a cesta de frutas, ‘Davi com a Cabeça de Golias’, ‘São João Batista’, ‘São Jerônimo’, e até mesmo obras de Correggio, Rubens e muitos outros.


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

Para a entrada na Galeria Borghese é sempre obrigatória fazer a reserva. Os horários são: de terça a domingo, das 09:00 às 19:00. (acesso a cada duas horas, última entrada às 17h00).

4) GALERIA NACIONAL DE ARTE ANTIGA

Outro museu imperdível é a Galeria Nacional de Arte Antiga do Palazzo Barberini. Foi construída em ‘600 pelo Papa Urbano VIII, e é um exemplo da arquitetura no estilo do século XVII; o trabalho foi de três artistas entre os mais bem-sucedidos na época, estamos nos referindo a Maderno, Bernini e Borromini. A majestade dessa luxuosa Villa, inspirada na Villa Farnesina, é refletida também nas obras de arte de valor inestimável que estão dentro dela. Estão presentes, nessa magnífica residência senhoril, belos jardins e a própria Galeria Nacional de Arte Antiga, com milhares de obras de arte de Caravaggio, Ticiano, Tintoretto, somente para citar alguns, e a maior sala foi dedicada à família Barberini, pintada por Pietro da Cortona.

le_palais_barberini_rome_5970353582

O andar principal é enriquecido por uma grande sala de estar, que deve as suas maravilhas à inspiração de Pietro da Cortona, onde há um magnífico afresco intitulado de ‘O Triunfo da Divina Providência’. Outras maravilhas de admirar, são encontradas nas salas do andar principal; você pode observar seu esplendor real. A verdadeira joia dentro do Palácio é o jardim secreto com a famosa Galleria Prospettica, de Francesco Borromini, feita entre 1652 e 1653, em colaboração com o Padre Giovanni Maria da Bitonto. A ilusão de profundidade tem mais de trinta metros, diferente do real, que corresponde a cerca de nove metros.

5)GALERIA NACIONAL DE ARTE MODERNA E ARTE COMTEPORÂNEA

5) Um museu para visitar é a Galeria Nacional de Arte Moderna e Arte Contemporânea (sigla GNAM), considerada a representação mais importante da arte moderna italiana e internacional desde o século XIX até hoje, através de Picasso, Pollock, Modigliani, Mondrian, Guttuso. Em suas cinquenta e cinco salas, em Valle Giulia, no edifício monumental desenhado por Cesare Bazzani, desde 1933, é possível admirar coleções importantes, que, por um lado refletem os eventos culturais do Estado Unificado, e, pelo outro, grande reserva histórica da arte contemporânea na Itália; em suma, um dos museus de excelência que abrangem os séculos obras dos séculos XIX e XX.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


Se inscreva no nosso canal e siga todos os nossos passo-a passo para organizar a sua viagem para Itália!

A Galeria Nacional de Arte Moderna foi fundada em 1883 e sua sede original, por trinta anos, foi o Palazzo dell’Esposizioni, depois, por razões de espaço, ficou decidido movê-la para onde é hoje. Tem mais de 4400 obras de pinturas, esculturas e cerca de 13.000 desenhos e gravuras de artistas, em sua maioria, italianos, onde você pode ver as obras-primas da coleção. Passando pelo hall de entrada da bilheteria, você pode começar a admirar, no átrio, já algumas obras de arte de Civitelli, Bistolfi, Monteverde e de Chirico. Interessante é a primeira grande sala intitulada ‘O artista interpreta o museu’, com uma instalação de A. Pirri, onde o chão espelhado, rachado, reflete as esculturas do século XIX. A galeria é dividida em três percursos cronológicos, o primeiro trecho vai do Neoclassicismo ao Naturalismo (1780/1885).

galleria-nazionale-fonte-flickr
galleria-nazionale-fonte-flickr

O segundo vai do Simbolismo ao Avant-Garde, (1886/1925). O outro trecho é o retorno às origens, desde os anos noventa até o século XX. A essas rotas são adicionadas algumas salas monográficas.

Conclusões

Podemos terminar esse texto acrescentando que visitar a ‘cidade eterna’ é algo maravilhoso, é uma cidade que pode oferecer tudo o que um turista poderia esperar para ver e nunca se decepcionar. Sempre deixando incontáveis emoções.


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?

 


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.