Atrações gratuitas na Itália no primeiro domingo de cada mês?

Atrações gratuitas na Itália no primeiro domingo de cada mês? Entrar sem pagar no Museu Vaticano, no Coliseu? na Galeria dos Oficios? É possível SIM! Saiba como aqui no Viajando para Itália!

2 4.459

Atrações gratuitas na Itália no primeiro domingo de cada mês?

Bom, como todos nós sabemos a Itália é um país com um patrimônio histórico e cultural imensurável. Cada centímetro dessa terra é rico de heranças de seus antepassados e em todo o território é possível encontrar atrações das mais variadas épocas com os mais variados atrativos. Apesar de ter um valor histórico único, algumas pessoas, de vez em quando, reclamam do valor monetário de alguns ingressos. OK, OK, concordo! Alguns ingressos custam realmente muito dinheiro, mas não é só na Itália e, se formos pensar melhor chegaremos à conclusão de que vale a pena o investimento. Mas aqui nesse post você poderá economizar sabendo quais as atrações gratuitas na Itália no primeiro domingo de cada mês. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

É bom saber que a Itália possui um enorme incentivo á cultura, tanto para moradores quanto para turistas, portanto, alguns monumentos e locais históricos, tem entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês. Não preciso nem dizer que ficam lotados, principalmente de turistas, portanto, chegue cedo!

Antes de tudo, um esclarecimento: a gratuidade dos museus está em discussão no congresso italiano desde 2018, quando o novo Ministro dos Bens e Atividades Culturais da República Italiana, Antonio Bonisoli, assumiu o cargo. O assunto causou muitas divergências, pois acabar com a gratuidade, para o Ministro, seria ‘valorizar o patrimônio histórico do país’, porém, há quem defenda a gratuidade alegando que não são todos que possuem recursos financeiros para ter acesso à cultura e aos museus mais caros.

A Decisão

Depois de muita discussão ficou decidido, por enquanto, que os museus terão 20 dias de gratuidade durante o ano de 2019 e que cada região pode ‘escolher’ os dias de acesso livre aos museus (além do primeiro domingo), parques arqueológicos, etc. Ou seja, essa gratuidade é válida até pelo menos até este verão europeu e o ministro Bonisoli ainda acrescentou que a gratuidade NÃO É OBRIGATÓRIA e cada cidade tem autonomia para não oferecer ou não o benefício e pode escolher os dias para fazê-lo.

Dica Importante

  • Informe-se antes da visita! Entre no site do local escolhido do monumento para visitar, pergunte na recepção do hotel ou peça informações no centro turístico, O.K.?! Assim você não serpa pego de surpresa;)

Os Museus

Bom, que a Itália reúne uma ‘coleção’ de museus invejáveis, todo mundo sabe! É um mais lindo do que o outro e todos eles abrigam peças de valores inestimáveis! Ir para a Itália é saber que vamos mergulhar em uma cultura impressionante, cheia de história, lendas e heranças, literalmente, monumentais. A iniciativa de oferecer gratuidade na entrada de museus entrou em vigor em Julho de 2014 e a regra é clara: todo primeiro domingo do mês você não paga o ingresso para visitar monumentos, museus, galerias, escavações arqueológicas, parques e jardins monumentais do estado (há algumas exceções).

Crescimento Cultural do País

A iniciativa incorpora uma tradição de origem francesa, visando o crescimento cultural do país e dando a oportunidade aos menos favorecidos, além de dar o reconhecimento dos direitos de propriedade sobre o Estado ao povo. A ideia, além de genial, incrementou substancialmente a visita aos museus, principalmente aos domingos. Sabendo disso, claro, muitos turistas também tiram proveito do beneficio, e para os italianos: quanto mais visitadas, melhor! Eles MORREM de orgulho de todo seu magnífico patrimônio histórico e com toda razão, temos que reconhecer! Portanto, reunimos em uma lista os principais museus que oferecem acesso grátis no primeiro domingo de cada mês.

Atenção

Como no primeiro domingo de cada mês, os museus, sítios arqueológicos e outras atrações culturais do Estado Italiano são grátis para todos, não é preciso nem dizer que os lugares ficam LOTADOS, não é?! Então, antes de tudo: se possível, faça reserva do ingresso com antecedência! Alguns lugares não oferecem a possibilidade de reservar o ingresso online, então é preciso chegar bem cedo para solicitar o ingresso na bilheteria. Filas, nesses dias, são mais normais do que sol no verão, então: se prepare, tá?!

Dica Importante

  • Não confunda os museus cívicos – que são de propriedade da cidade – com os museus de Fundações – que podem ser privados – então não entram no programa de incentivo a cultura com obrigação de gratuidade! E vale lembrar que as visitas gratuitas não dão direito à visita guiada (ou com áudio guia), caso queira, é necessário solicitar a parte e pagar o valor na bilheteria.
  • Importante também: os museus apresentados aqui PODEM ALTERAR SUA PROGRAMAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO! Por isso reforço: entre no site do local a ser visitado e informe-se. Pode ocorrer alteração do dia de abertura, pode ocorrer mudança nos horários de funcionamentos (em caso de motivo de força maior como, por exemplo, mau tempo), enfim: tudo pode acontecer. Por mais apurada que sejam as informações passadas aqui, caso haja alteração por parte do museu, infelizmente não há muito a fazer.

1) Atrações gratuitas na Itália no primeiro domingo de cada mês? EM ROMA

Na lista de gratuidade estão diversos monumentos importantes em diversas cidades. Em Roma, por exemplo, a entrada grátis no primeiro domingo de cada mês contempla: o Coliseu, Fórum Romano, Museu Vaticano (nesse caso existe uma excepção, a gratuita do Museu é no ultimo domingo do mês, controle sempre no site) , Galeria Borghese e Castel Sant’Angelo.

Coliseu, Foro Romano, Palatino

Abre às 08h30, então chegue por lá às 07h00 e já entre na fila! Não é exagero, fica LOTADO! E outra, há limite de 3.000 visitantes por vez e não há limite de permanência lá dentro. A visita pode demorar até 2 horas: imagina ficar todo esse tempo na fila… Terrível! Não é possível reservar o ingresso online para os dias grátis, mas para informações sobre todos os horários de funcionamento e, caso prefira comprar o ingresso, clique aqui!

Dica de Ouro
  • Se você não for da turma da manhã, uma opção que pode valer muito a pena é tentar entrar no último horário (no verão é às 18h15, mas o monumento fecha às 19h15, então pode ser que você não tenha tempo de ver tudo com calma). As filas são bem menores e não há tanta gente assim, embora haja certo movimento!

Castel Sant’Angelo

Outro monumento que fica lotado. Mas aqui é necessário reservar o ingresso com antecedência, inclusive para o domingo grátis, onde há cobrança de 2 euros para fazer a reserva. Você pode fazer a reserva clicando aqui!

Galleria Borghese

Outro ponto super visitado e que também fica cheio! Aqui a reserva de ingresso é somente pelo telefone (+39 06 32810). Para informações sobre horários, acesse aqui!

Termas de Caracalla

É um lugar impressionante. Importante sítio arqueológico, também fica cheio no dia de abertura com gratuidade. Não é possível reservar o ingresso online, somente in loco. Para informações sobre horários, acesse aqui!

Museu Capitolini

Também é necessário solicitar os ingressos in loco, já que eles pedem documento (para brasileiros, passaporte!). Para saber mais sobre horários, acesse aqui!

Museu Vaticano

O Museu Vaticano é grátis no último domingo do mês. Leia também nosso post sobre o Museu do Vaticano.

2) Atrações gratuitas na Itália no primeiro domingo de cada mês? EM MILÃO

Em Milão, alguns dos locais que entram dessa lista são o Castelo Sforzesco, o Pinacoteca de Brera e o Cenacolo Vinciano (a obra da Última Ceia, de Leonardo Da Vinci) entre tantas outras atrações e tantas outras cidades.

Museu do Castelo Sforzesco

Como se não bastasse o Castelo ser belíssimo, dentro dele fica um museu que impressiona. Dica: o museu também é grátis na primeira e na segunda terça feira do mês a partir das 14h00. É possível fazer reserva online. Para mais informações sobre horário e reservas, acesse aqui!

Museo del Risorgimento

É sem dúvida, um dos mais bonitos da Itália. As obras são incríveis e merece, sem dúvida, uma visita! A reserva só pode ser feita in loco. Para informações gerais como horários e dias de abertura, acesse aqui!

Pinacoteca di Brera

Um dos símbolos de Milão apresenta um acervo encantador! Não perca essa atração em Milão…

Observação
  • A gratuidade não se aplica a mostrar específicas que possam estar acontecendo no momento da visita, somente às áreas ‘comuns’ do museu, onde ficam as exposições permanentes. Não é necessário fazer reserva online, basta se dirigir a bilheteria in loco. Para maiores informações, acesse aqui!

A Última Ceia

Talvez seja um dos monumentos mais difíceis de conseguir acesso aos domingos gratuitos, pois os ingressos se acabam mais rápido do que o Bolt! Hahaha, mas se você se organizar direitinho, você consegue, já que é obrigatória a reserva online. Para reservar, acesse aqui!

3) Atrações gratuitas na Itália no primeiro domingo de cada mês? EM FLORENÇA

Em Florença, por exemplo, a entrada grátis no primeiro domingo de cada mês contempla: a Galleria Degli Uffizi assim como tantos outros monumentos importantes.

Galleria Degli Uffizi, Palazzo Pitti e Jardins Boboli

Três dos museus mais famosos e importantes de Florença entram na lista de museus grátis no primeiro domingo do mês. Em 2019 eles estão testando um novo método de acesso aos domingos com acesso grátis: eles estão distribuindo tickets com horários, para evitar filas enormes! Tem dado certo e é necessário estar ali com 15 minutos de antecedência em relação ao horário do ingresso. Bacana, né?! É necessário se apresentar na bilheteria e o ingresso é POR PESSOA, ou seja, somente um para cada, então é necessário estar presente para pegar o ingresso (não vale mandar o amiguinho ir buscar e ficar no hotel, ele vai voltar com um ingresso só! hahahaha). Para maiores informações sobre horários, acesse aqui!

Capela Medici

Outro passeio IMPERDÍVEL em Florença. É preciso fazer a reserva online e pegar 3 euros! Para maiores informações sobre horários, acesse aqui! Pessoal, claro que nas cidades há diversos outros museus, bem menos visitados do que os citados nessa lista, mas que, caso você não faça questão de conhecer os que estão aqui, podem ser ótima opção, pois há bem menos filas. Em alguns museus é beeeeeem difícil conseguir ingresso, principalmente na alta temporada, mas naqueles que solicitam reserva antecipada, vale a pena tentar antes de viajar.

Dica de Ouro

  • Alguns museus da Itália, normalmente, NÃO FUNCIONAM às segundas-feiras! Verifique sempre o dia de fechamento de cada monumento diretamente no site.

4) Atrações gratuitas na Itália no primeiro domingo de cada mês? EM VENEZA

Em Veneza, a entrada grátis em algumas atrações e outras no segundo domingo, como a Biblioteca Marciana.

Galeria Ca’D’Oro

Uma das atrações mais visitadas de Veneza. Também fica lotada, portanto chegue cedo para garantir o ingresso e evitar filas enormes. Não é possível reservar online. Para maiores informações, acesse aqui!

Gallerie Dell’Academmia

Um dos passeios mais belos de Veneza. A reserva também só pode ser feita pessoalmente. Para maiores informações, acesse aqui!

Biblioteca Marciana

As Salas Monumentais são belíssimas! Dica: no SEGUNDO domingo de cada mês há visitada guiada (em italiano) grátis! É necessário fazer reserva! Para reservar o ingresso, acesse aqui!

Outras Gratuidades

A lista é enorme e fantástica! Esse incentivo aumentou consideravelmente as visitas culturais em toda a Itália. Além disso, há também incentivos ‘especiais’ para comemoração do dia de San Valentino (Dia dos Namorados no mundo todo, em 14 de fevereiro, só no Brasil comemorarmos em 12 de Junho!) e dia 08 de março, dia internacional da mulher. No dia 14 de fevereiro, você compra um ingresso e ganha o outro; no dia 08 de março, a entrada é gratuita para todas as mulheres.

A lista está disponível neste link (em italiano) e pertence ao governo italiano. Para receber a entrada grátis basta se apresentar na bilheteria no primeiro domingo de cada mês. A fila é imensa, então, como eu disse antes, apresente-se cedo na bilheteria!

As Reservas

Cabe ressaltar que é muito importante fazer uma lista dos monumentos que vão visitar antes de viajar. Entre no site antes para verificar se os monumentos necessitam de reserva, como é o caso da Galeria Borghese ou do Cenáculo da Vinci. A maior parte basta ir diretamente na bilheteria e entrar, porém sempre existem as exceções e alguns monumentos só trabalham com reservas. Portanto é muito importante ir sempre antes no site do monumento escolhido e verificar se entra em alguma exceção.

Fora da Temporada Gratuita

Agora se a sua viagem não coincide com os dias das gratuidades e você terá que comprar ingressos, sugiro que compre seus ingressos com antecedência para evitar filas. É bom saber que no auge do verão europeu (entre Junho e Agosto), por exemplo, mesmo com o ingresso antecipado em mãos é bem provável que encontre fila para poder entrar no local, mas com certeza não precisará enfrentar duas filas: uma para comprar o ingresso e outra para entrar, então vale a pena assim! É muito importante ler nosso Post Especial Como comprar ingressos para os principais monumentos da Itália?


Assista esse vídeo e saiba: Atrações gratuitas no primeiro domingo na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Algumas pessoas acham que os ingressos de algumas atrações na Itália são caros, O.K.! De fato, alguns deles têm um valor elevado, mas, se quiser economizar um pouco, viaje perto do primeiro domingo de cada mês: a maioria das atrações é grátis! ; ) Já tirou proveito do primeiro domingo do mês na Itália? Como foi? Conte pra gente!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!