5 museus que você deve conhecer em Roma
Roma é uma das cidades mais bonitas do mundo e, embora a sua força resida precisamente na sua beleza, sua arte e na sua história, em seus monumentos, nas suas igrejas e fontes espetaculares, podemos dizer com segurança que Roma oferece aos turistas, e aos seus muitos visitantes, uma série de museus exclusivos do mundo. Vamos ao nosso post do dia: 5 museus que você deve conhecer em Roma? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
1) Museus que você deve conhecer em Roma: MUSEUS DO VATICANO
Começamos essa lista com os Museus do Vaticano, uma joia rara. Os Museus do Vaticano estão localizados no interior do Estado da Cidade do Vaticano e é uma das maiores coleções de arte do mundo, já que expõem uma enorme coleção de obras de arte acumuladas ao longo dos séculos pelos papas, sucessivamente.
As filas na entrada são muito longas, especialmente durante a alta temporada ou perto dos feriados. Para evitar as longas filas, é preferível reservar os ingressos on-line ou conhecê-lo com um tour em pequeno grupo onde você vai poder conhecer tudo sobre esse museu! Saiba aqui Como visitar o Museu do Vaticano aqui!
Dica Importante!!!
Para visitar todos os museus, um dia não é suficiente; use, sempre, roupas confortáveis e estabeleça, desde o início, o que você quer ver. Lembre-se que no último domingo de cada mês, os museus estarão abertos e livres, mas sinceramente não acho que vale a pena porque você vai perder horas na fila para conseguir entrar. É muito melhor usar todo o tempo que você tem para conhecer outros lugares em Roma. Saiba aqui como visitar a Basílica de São Pedro!
Saiba mais sobre o Complexo de Museus do Vaticano
O que começou como apenas uma pequena coleção de esculturas foi transformado, ao longo dos séculos, em um complexo de museus que inclui uma das melhores coleções de arte do mundo, e a cada ano os museus do Vaticano são visitados por mais de seis milhões de pessoas. Hoje os museus do Vaticano são um conjunto de treze museus em um enorme complexo arquitetônico, e é composto por dois palácios do Vaticano.
Entre as maravilhas contidas, há a obra-prima da Capela Sistina, um dos mais famosos tesouros artísticos e culturais da Cidade do Vaticano e do mundo; fica no caminho dos Museus do Vaticano, assim você pode visitar com o mesmo ingresso. Na capela se pode admirar obras primas de Michelangelo, como o ‘Juízo Final’ e ‘A criação de Adão’. Todos os ambientes e corredores são decorados com mármores, afrescos e obras, todas as rotas terminam na Capela Sistina, que é realmente o ponto culminante. Leia também Como usar o metrô em Roma?
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!2) Museus que você deve conhecer em Roma: MUSEUS CAPITOLINOS
A segunda obra imperdível, são os Museus Capitolinos. O nascimento dos Museus Capitolinos remete a 1471, quando o Papa Sisto IV doou ao povo romano um grupo de estátuas de bronze de grande valor simbólico. As coleções têm uma estreita ligação com a cidade de Roma, de onde vem a maior parte dos trabalhos.
Nestes museus estão representadas as glórias de Roma, o Império Romano e os seus protagonistas mais importantes em uma coleção única e valiosa, que vai te deixar sem fôlego. Que tal uma visita guiada pelos Museus Capitolinos e arredores? Clique aqui para saber mais!
As coleções do Museu
O trabalho mais conhecido, talvez, seja a estátua equestre de Marco Aurélio, no centro da praça, e é uma réplica, enquanto a original é colocada na nova sala com paredes de vidro, o Exedra de Marco Aurélio, no Jardim Romano, atrás do ‘Palazzo dei Conservatori’.
No centro da Sala da Loba, há a chamada ‘Lupa Capitolina’ (doada pelo Papa Sisto IV), outra obra prima para se admirar. As coleções dos Museus Capitolinos estão em exposição nos dois edifícios que, em conjunto com o Palácio Senatorial, cercam a Praça do Capitólio, o Palazzo dei Conservatori e o Palazzo Nuovo, ligados por um túnel subterrâneo que abriga a Galleria Lapidaria e leva à antiga Tabularium, cujos arcos monumentais têm vista para o Fórum Romano.
Um pouco mais sobe o Palazzo Nuovo e Palazzo dei Conservatori e Palazzo Caffarelli-Clementino
O Palazzo Nuovo abriga as coleções de esculturas antigas, frutos das coleções das grandes famílias aristocratas.
No Palazzo dei Conservatori, por outro lado, você pode ver os esplêndidos afrescos com histórias de Roma e com a presença de antigas esculturas de bronze do Capitólio, como ‘a Loba’, o ‘Spinario’ e o ‘Bruto Capitolino’. No grande salão coberto de vidro, construído recentemente, está localizado no andar principal, a estátua de bronze equestre de Marco Aurélio, e no segundo há a apresentação da Pinacoteca Capitolina, em um caminho ordenado cronologicamente, do final da Idade Média até o século XVIII, com obras muito importantes. Há pinturas de Caravaggio (a ‘Boa Ventura’ e ‘San Giovanni Battista’), a grande pintura de Guercino (‘Enterro de Santa Petronilla’) e uma importante coleção de pinturas de Guido Reni e Pietro da Cortona.
No Palazzo Caffarelli-Clementino, há o ‘Medagliere Capitolino’, com preciosas coleções de moedas, medalhas, joias, e um espaço para exposições temporárias.
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça a história da Loba Capitolina!
3) Museus que você deve conhecer em Roma: GALLERIA BORGHESE
Outro museu que vale a pena visitar é a Galeria Borghese, localizada dentro da Villa Borghese Pinciana, em Roma. Essa bela propriedade foi uma posse inicial da família Borghese, cujas outras terras foram gradualmente anexadas à constituição de um enorme parque. Clique aqui Tour Privado pela Galeria Borguese! Não enfrente filas e economize tempo!
As coleções da Galleria Borghese
O museu exibe obras de grandes artistas do calibre de Gian Lorenzo Bernini, Canova, Caravaggio, Raphael, Lorenzo Lotto, Antonello da Messina, Annibale Carracci, Peter Paul Rubens, Ticiano e outros. A galeria pode ser considerada única no mundo no que se diz respeito ao número e a importância das esculturas de Bernini e pinturas de Caravaggio.
As esculturas e pinturas originais da Galeria Borghese são da coleção do cardeal Scipione (1579-1633), filho de Ortensia Borghese, irmã do Papa Paulo V, mas os acontecimentos dos três séculos seguintes, entre perdas e aquisições, deixaram a sua marca.
Esculturas feitas para o Cardeal
Não perca a série de esculturas feitas para o cardeal pelo jovem Gian Lorenzo Bernini, como ‘Enéias’, ‘O Rapto de Proserpina’, ‘Apollo e Daphne’, ‘David’, e ‘Amor Profano’, de Tiziano; obras primas de Caravaggio e famosa estátua de Paolina Bonaparte, de Antonio Canova. Também existem as famosas obras-primas de Caravaggio, incluindo o ‘Bacchino doente’, o ‘Menino com a cesta de frutas, ‘Davi com a Cabeça de Golias’, ‘São João Batista’, ‘São Jerônimo’, e até mesmo obras de Correggio, Rubens e muitos outros.
Informações Úteis:
- A Galleria Borghese funciona de terça a domingo, das 09:00 às 17:45 (último ingresso) – fechada somente às segundas.
4) Museus que você deve conhecer em Roma: GALERIA NACIONAL DE ARTE ANTIGA
Outro museu imperdível é a Galeria Nacional de Arte Antiga do Palazzo Barberini. Foi construída em ‘600 pelo Papa Urbano VIII, e é um exemplo da arquitetura no estilo do século XVII; o trabalho foi de três artistas entre os mais bem-sucedidos na época, estamos nos referindo a Maderno, Bernini e Borromini.
A majestade dessa luxuosa Villa, inspirada na Villa Farnesina, é refletida também nas obras de arte de valor inestimável que estão dentro dela.
Estão presentes, nessa magnífica residência senhoril, belos jardins e a própria Galeria Nacional de Arte Antiga, com milhares de obras de arte de Caravaggio, Ticiano, Tintoretto, somente para citar alguns, e a maior sala foi dedicada à família Barberini, pintada por Pietro da Cortona.
O Andar Principal
O andar principal é enriquecido por uma grande sala de estar, que deve as suas maravilhas à inspiração de Pietro da Cortona, onde há um magnífico afresco intitulado de ‘O Triunfo da Divina Providência’. Outras maravilhas de admirar, são encontradas nas salas do andar principal; você pode observar seu esplendor real.
A verdadeira joia dentro do Palácio é o jardim secreto com a famosa Galleria Prospettica, de Francesco Borromini, feita entre 1652 e 1653, em colaboração com o Padre Giovanni Maria da Bitonto. A ilusão de profundidade tem mais de trinta metros, diferente do real, que corresponde a cerca de nove metros. Para saber mais acesse aqui o Site Oficial!
5) Museus que você deve conhecer em Roma: GALERIA NACIONAL DE ARTE MODERNA E ARTE CONTEMPORÂNEA
Um museu para visitar é a Galeria Nacional de Arte Moderna e Arte Contemporânea (sigla GNAM), considerada a representação mais importante da arte moderna italiana e internacional desde o século XIX até hoje, através de Picasso, Pollock, Modigliani, Mondrian, Guttuso.
Em suas cinquenta e cinco salas, em Valle Giulia, no edifício monumental desenhado por Cesare Bazzani, desde 1933, é possível admirar coleções importantes, que, por um lado refletem os eventos culturais do Estado Unificado, e, pelo outro, grande reserva histórica da arte contemporânea na Itália; em suma, um dos museus de excelência que abrangem os séculos obras dos séculos XIX e XX.
Um pouco mais sobre a Galeria Nacional de Arte Moderna
A Galeria Nacional de Arte Moderna foi fundada em 1883 e sua sede original, por trinta anos, foi o Palazzo dell’Esposizioni, depois, por razões de espaço, ficou decidido movê-la para onde é hoje. Tem mais de 4400 obras de pinturas, esculturas e cerca de 13.000 desenhos e gravuras de artistas, em sua maioria, italianos, onde você pode ver as obras-primas da coleção.
Passando pelo hall de entrada da bilheteria, você pode começar a admirar, no átrio, já algumas obras de arte de Civitelli, Bistolfi, Monteverde e de Chirico. Interessante é a primeira grande sala intitulada ‘O artista interpreta o museu’, com uma instalação de A. Pirri, onde o chão espelhado, rachado, reflete as esculturas do século XIX.
A galeria é dividida em três percursos cronológicos, o primeiro trecho vai do Neoclassicismo ao Naturalismo (1780/1885). O segundo vai do Simbolismo ao Avant-Garde, (1886/1925). O outro trecho é o retorno às origens, desde os anos noventa até o século XX. A essas rotas são adicionadas algumas salas monográficas. Clique aqui para acessar o Site Oficial!
Mapa com a Localização dos 5 museus em Roma
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba quais são os bilhetes que devo comprar com antecedência para visitar os monumentos italianos!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
5 museus que você deve conhecer em Roma: podemos terminar esse texto acrescentando que visitar a ‘cidade eterna’ é algo maravilhoso, é uma cidade que pode oferecer tudo o que um turista poderia esperar para ver e nunca se decepcionar. Sempre deixando incontáveis emoções.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!