Como evitar multas em Florença?
A Toscana é toda linda e sua cidade mais famosa, Florença, é uma das mais visitadas, além de ser uma das mais bonitas! Florença reúne monumentos, palácios, museus, jardins e multas! Muita, mas muita gente mesmo reclama que recebeu multa em Florença, principalmente por rodar em ZTL de carro sem nem saber que está rodando em área restrita. Sabia que com pequenos cuidados é possível evitar essa do de cabeça? Mas afinal : Como evitar multas em Florença? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Quando falamos de Florença já nos vêm em mente diversos pontos icônicos da cidade como sua Catedral e a famosa Ponte Vecchio, mas para muitos, quando falamos de Florença, surgem números e multas em seus pensamentos: os brasileiros estão entre os que mais recebem multas de trânsito em Florença, isso por causa da abençoada ZTL. A boa notícia é que é possível evitar multas em Florença e hoje vamos saber como evitar as temidas multas em Florença. Saiba aqui Onde dormir em Florença viajando de carro? e Conheça também nossa Seção Dirigindo na Itália!
1) Como evitar multas em Florença? ENTENDA SOBRE A ZTL ANTES DE VIAJAR
Essencialmente, evite a todo custo, as ZTL. Várias pessoas me perguntam sobre a famígera ZTL, mas, afinal, o que são as ZTL? Clicando nesse link você pode se aprofundar no assunto, em suma, ZTL são áreas onde o tráfego de veículos é extremamente restrito. Normalmente as ZTL ficam nas entradas e no próprio centro histórico e foi criada para preservar o patrimônio da cidade, já que, por serem muito antigas, os carros passando por ali com frequência poderia danificar as ruas e, Deus nos livre, algumas estruturas em caso de acidente. Conheça nossa seção Dirigindo na Itália!
2) Como evitar multas em Florença? FIQUE POR DENTRO DOS SITES DE INFORMAÇÕES E APLICATIVOS
Como uma das “melhores” atitudes para fazer as pessoas se conscientizarem é mexer no bolso delas: foi por isso que adotaram a política das multas. Se você está vindo para Florença de carro ou está pensando em dirigir pela a cidade, deve se familiarizar com essas zonas, onde começam e onde terminam, horários, caminhos alternativos, restrições, etc, até porque se você entrar numa ZTL, mesmo que por engano em um horário errado, é multa na certa! Para verificar as ZTL de Florença, você pode acessar este site. Há também aplicativos disponíveis para te alertarem sobre a presença das ZTL: o Waze funciona bem e o ZTL Firenze também pode ajudar muito! Saiba aqui Onde estacionar em Florença!
3) Como evitar multas em Florença? PEGUE AUTORIZAÇÃO DO HOTEL
Se o seu hotel está dentro de uma ZTL, você vai precisar informar a placa do carro e passar mais algumas informações para que o hotel te inclua na “desejada” lista bianca – que é uma lista dos veículos autorizados a trafegarem pela ZTL. Faça isso ANTES de chegar ao hotel, pode ser, inclusive, no ato da reserva. Para saber quais são TODAS as ruas que fazem parte da ZTL, clique aqui!
Dica
- Se você está vindo de carro somente para passar o dia em Florença, estacione FORA do centro histórico! Além de ser bem mais em conta, você não corre o risco de receber uma multa. Conheça nossa Seção Hospedagens na Itália!
4) Como evitar multas em Florença? ESTACIONE FORA DO CENTRO HISTÓRICO
Se você precisa estacionar em Florença fora do centro histórico, neste link você encontra uma lista com TODOS os estacionamentos na zona FORA do considerado centro histórico; inclusive é possível reservar online quando disponível.
Importante Saber
Pessoal, não é porque não há guarda a vista, que você escapa da multa! As ruas possuem câmeras colocadas em locais estratégicos que filma e fotografam os “fora da lei”! As câmeras e os radares fixos que controlam os motoristas, não só no centro histórico, ficam nas seguintes localidades:
- Na entrada e na saída da cidade, no Viale Etruria;
- Na entrada e saída da Via Marco Polo;
- No Viaduto indiano;
- No Viale Matteotti;
- No Viale Lavagnini;
- No Viale Gramsci;
- Na Via Senese, que também fica na entrada da cidade.
Eles controlam velocidade, avanço de sinal vermelho, estacionamento em lugar proibido e outras infrações de trânsito. Na Itália também é proibido falar ao celular enquanto se dirige, então fiquem atentos! Assim como dirigir sem o cinto de segurança, O.K.?!
5) Como evitar multas em Florença? NÃO FUME DIRIGINDO
Atenção para os Fumantes!!!! É proibido dirigir fumando e isso gera multa! A multa aumenta se dentro do carro tiver um menor de 18 anos ou uma mulher grávida, então deixe para fumar quando fora do carro, O.K.?! A multa nos casos citados acima varia entre 27 e 500 euros, além da suspensão da permissão para dirigir por 7 até 30 dias. Sempre importante lembrar: se beber, não dirija! Em hipótese alguma!
Custo das Multas na ZTL (as multas mais comuns)
Se por acaso, por descuido ou por desatenção você acessar uma ZTL sem uma permissão, é bem provável que chegue uma multa para você! As multas variam entre 80 euros e 335 euros e é calculada de acordo com o local e horário. Se você receber a multa e pagar 05 dias antes de seu vencimento, você tem um desconto de 30%. Sempre lembrando que a multa pode chegar a sua casa em até 60 dias, mas ela chega!
Deficiente Físico
Se você está viajando com uma pessoa com algum tipo de deficiência, é necessário alugar um carro apropriado para essas pessoas, pois na placa e no veículo há a indicação de que o carro é para pessoas com deficiência física, mas isso NÃO GARANTE TRÁFEGO LIBERADO: é necessário informar ao hotel/estacionamento a placa do veículo do mesmo jeito, ou seja: de qualquer maneira você PRECISA de autorização, ok?! Lembrando que o cartão utilizado no Brasil NÃO É VÁLIDO na Europa. Saiba mais Cartão para Deficiente Físico na Itália! e Leia também Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos?
Assista esse vídeo e saiba: Como não pegar multa em Florença? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Se você está pensando em ir para Florença de carro não veja esse post como um balde de água fria! Florença tem a grande vantagem de poder ser percorrida toda a pé, por isso, mesmo que pudesse, você nem precisaria de carro para conhecer o melhor dessa cidade fantástica. Para evitar multas na cidade é só ficar atento, respeitar as limitações e evitar trafegar em locais restritos, no mais: aproveite a cidade com todo o esplendor que ela tem para oferecer a você: a pé!
Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!