Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença?
Florença pode ser tranquilamente considerada o coração da Toscana, além de “berço da arte e da arquitetura italiana”, principalmente do período renascentista. Florença é indiscutivelmente a cidade toscana mais famosa do mundo. Vamos ao nosso post do dia: Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!
Nossa Introdução
Esta cidade sem dúvidas tem muito a oferecer. Para quem é fã de arquitetura e estiver em Florença, não pode deixar de passear pelas ruas do centro e observar as lindas praças e os edifícios históricos da cidade. Tudo isso graças a alguns dos mais importantes artistas do passado, como Michelozzo, Arnolfo di Cambio, Brunelleschi e Michelangelo – que contribuíram para que Florença se tornasse tão rica em maravilhas artísticas.
Afinal, quais são os 10 principais monumentos para se ver em Florença?
A seguir, listamos as dez atrações mais importantes dessa cidade da Toscana. Conheça também nosso Post: Os 20 monumentos turísticos mais visitados da Itália!
1) Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença? PRAÇA MICHELANGELO
Iniciemos pelo terraço de Florença: a Praça Michelangelo. Este grande mirante oferece uma vista de perder o fôlego de toda Florença e seus monumentos. Projetada pelo arquiteto florentino Giuseppe Poggi, a Praça Michelangelo tem um lindo panorama da cidade e do rio Arno, é com certeza parada obrigatória tanto para os turistas quanto para os moradores locais. Leia também Como comprar ingressos para os principais monumentos na Itália?
Homenagem a Michelangelo
Poggi construiu a praça como um monumento em homenagem a Michelangelo e suas obras, que deveriam ser expostas aqui – tanto o “David” quanto às esculturas de Lourenço II de Médici. O edifício nunca chegou a ser um museu e hoje abriga um famoso restaurante panorâmico. Agora, a praça é lotada de turistas, de banquinhas e há uma grande réplica em bronze do “David” de Michelangelo.
Como acessar a Praça Michelangelo?
É possível acessar a praça com as linhas de ônibus nº 12 e nº 13 vindo do centro ou então com o ônibus turístico (aquele de dois andares). Uma alternativa também é seguir a pé, subindo a grande escadaria da Praça Poggi, logo abaixo da Praça Michelangelo. Conheça aqui o Ônibus Turístico de Florença com a Civitatis!
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!2) Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença? PRAÇA SENHORIA
Outro monumento importante de Florença é a Praça da Senhoria, que é o coração da cidade. É daqui que é possível acessar os principais museus, a Ponte Velha e as maiores basílicas de Florença. É a praça mais importante da cidade, centro da vida pública florentina.
Outras atrações ao redor da Praça Senhoria
Ao redor da praça estão também os palácios mais importantes, como o Palácio Velho – atualmente sede da Prefeitura Municipal. Antigamente, era residência da família Médici. Dentre os monumentos que embelezam a praça, os dois mais importantes são, sem dúvidas: a Fonte de Netuno (conhecida também como “Biancone” – branquela – pela sua cor) e a famosa estátua de “David”, de Michelangelo (essa é apenas uma réplica, a original se encontra na Galeria da Academia).
3) Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença? GALERIA DOS OFÍCIOS E GALERIA ACADEMIA
E o que dizer da Galeria dos Ofícios? Uma das mais importantes galerias de arte da Itália e do mundo, com um acervo de valor inestimável como: “A Primavera”, de Botticelli; “A Medusa”, de Caravaggio e “A Anunciação”, de Leonardo – um passeio ímpar entre os mestres da história da arte. As salas são organizadas cronologicamente e também por artistas.
Galeria dos Ofícios
Além de fascinante, todo o percurso da coleção tem um enorme apelo educacional. Se não tiver tanto tempo disponível em meio a tanta grandeza artística, você precisa pelo menos dar uma atenção a mais a algumas obras imperdíveis. A exposição na Galeria dos Ofícios é sem dúvidas muito vasta, com uma rota visual que passa por vários séculos de história. Uma galeria sem igual, que convoca visitantes do mundo inteiro. Saiba tudo sobre a Galeria dos Ofícios clicando aqui!
Galeria Academia
Fundada na segunda metade do século XVIII como uma Academia de Belas Artes, onde as obras que pertenciam a algumas igrejas que foram desconsagradas juntamente com uma parte da coleção privada da família Médici e dos Lorenas (família que governou Florença após a morte do último Grão-Duque Mediceo) serviam como modelos para os novos artistas, estudantes de Belas Artes estudassem e copiassem e assim aprendiam com os grandes artistas do passado. Saiba tudo sobre a Galeria da Academia clicando aqui!
4) Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença? PALÁCIO PITTI
Agora iremos visitar o Palácio Pitti, inconfundível obra-prima do Renascimento florentino, em relação à sua estrutura (como os Jardins de Bóboli, a Gruta de Moisés, a Fonte da Alcachofra, o Teatro Rondò de Baco, a Fonte do Leão e a maravilhosa Praça Pitti), formando um acervo sem igual. Saiba tudo sobre o Palácio Pitti clicando aqui!
Detalhes sobre o Palácio Pitti
Na verdade, são inúmeros os espaços expositivos no interior do palácio, cada um deles oferece um percurso extraordinário entre as obras-primas de todas as épocas: os Apartamentos Reais, a Galeria Palatina, a Sala dos Trajes, o Museu do Tesouro do Grão-Duque, o Museu da Porcelana e o Museu dos Coches.
Os apartamentos do Palácio Pitti
Os Apartamentos Reais são compostos por 14 (quatorze) quartos que faziam parte da residência da família Médici. Com o tempo, a decoração foi alterada conforme os inquilinos que passaram pelo palácio, como os grão-duques de Asburgo-Lorena e a família Sabóia, no breve período em que Florença era Capital da Itália.
A Galeria Palatina
A Galeria Palatina, centrada principalmente nos séculos XVI e XVII, está entre as mais importantes pinacotecas da Itália. Além disso, é provavelmente o museu mais visitado do Palácio Pitti e peça central de todo o acervo. A Galeria Palatina abriga alguns dos mais belos salões no Piso Nobre do palácio, com as paredes quase que completamente cobertas por obras extraordinárias do Renascentismo, do Maneirismo e do Barroco.
Um pouco mais sobre a Galeria Palatina
A Galeria Palatina, localizada no piso nobre do Palazzo Pitti, foi aberta ao público entre o fim do século XVIII e início do século XIX pela família Lorena. As obras expostas nos diversos salões são provenientes principalmente das coleções dos Médici. Trata-se de um acervo extraordinário que inclui obras de Raffaello, Tiziano, Caravaggio, Rubens, Pietro da Cortona e de outros grandes mestres.
5) Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença? O DUOMO DE FLORENÇA
Agora passamos a visitar outra obra-prima florentina: o Duomo de Florença, ou seja, a Catedral de Nossa Senhora da Flor, assim consagrada em março de 1436. O destaque deste monumento é a cúpula de Brunelleschi. A catedral está localizada na praça homônima e é o cartão-postal da cidade, além de ser um dos símbolos da Itália.
Um pouco mais sobre a Catedral
A igreja tem um projeto arquitetônico peculiar, composto por uma planta típica de basílica em três naves que dão para uma enorme rotunda tricônica e sustentam a imensa Cúpula de Brunelleschi (finalizada em 1436, a maior abóboda de alvenaria já construída).
Dentro da cúpula é possível observar a grande superfície decorada com afrescos de 1572-1579, com autoria de Giorgio Vasari e Federico Zuccari. A catedral foi iniciada por Arnolfo di Cambio e começou a ser feita em 1296. Com a sua morte, o projeto foi repassado a Giotto, que se dedicou em especial à Torre do Sino, toda colorida, um ponto panorâmico da cidade. Saiba tudo sobre a Catedral de Florença clicando aqui!
Bilhetes para Cúpula de Brunelleschi (Duomo)
Compre aqui o bilhete e garanta sua reserva!
6) Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença? PONTE VELHA
Vejamos agora um dos símbolos de Florença: a Ponte Velha, que atravessa o rio Arno. Primeira e única ponte construída durante a época romana, por volta da metade do século I a.C., a Ponte Velha é um dos símbolos de Florença. É a única ponte que saiu ilesa dos bombardeiros alemães durante a retirada em 1944 na Segunda Guerra Mundial.
Hoje a Ponte Velha é atração para os turistas do mundo inteiro! um lugar ideal para caminhar e observar as joalherias que ficam em cima da ponte. Não dá para perder uma parte tão característica de Florença como esta. Saiba tudo sobre a Ponte Velha de Florença clicando aqui!
7) Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença? BASÍLICA DA SANTA CRUZ
Após o passeio sobre o rio Arno, vamos para Basílica da Santa Cruz, outro maravilhoso exemplo do movimento gótico italiano. Aqui estão enterrados gênios de calibre como Galileo Galilei, Michelangelo, Ugo Foscolo, Vittorio Alfieri e Gioacchino Rossini.
Um pouco mais sobre a Basílica de Santa Cruz
A Basílica de Santa Cruz, fundada em 1294 sob o projeto do grande arquiteto Arnolfo di Cambio, é uma das basílicas franciscanas mais antigas e grandiosas, é a máxima expressão do movimento gótico italiano. Ao lado da igreja há um mosteiro com dois conventos, o noviciado, um refeitório e a sala capitular conhecida como Capela Pazzi. Saiba tudo sobre a Basílica de Santa Cruz clicando aqui!
8) Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença? BASÍLICA SANTA MARIA NOVELLA
A Basilica di Santa Maria Novella é uma das igrejas mais importantes de Florença e está localizada na Praça Homônima. Santa Maria Novella era para Florença o ponto de referência para outra ordem mendicante: a dos dominicanos. Em termos de arquitetura, é uma das igrejas mais importantes em estilo gótico na Toscana. A fachada é obra do Frei Jacopo Talenti e de Leon Battista Alberti.
Um pouco mais sobre a Basílica Santa Maria Novella
A basílica abriga em seu interior obras-primas extraordinárias, dentre elas: “A Santíssima Trindade”, de Masaccio (uma das primeiras obras a mostrar a técnica da perspectiva); os afrescos de Ghirlandaio na Capela Tornabuoni; o Crucifixo de Giotto; a Cruz de madeira de Brunelleschi (feita entre 1410-15, uma competição com seu amigo Donatello) e a “Natividade Mística”, uma das primeiras obras de Sandro Botticelli.
Em seu interior, a basílica aparenta ser espaçosa graças à disposição das colunas da nave central, dos arcos coloridos no centro da planta. O projeto é atribuído a Brunelleschi (o mesmo arquiteto da Cúpula da Catedral). Saiba tudo sobre a Basilica di Santa Maria Novella clicando aqui!
9) Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença? IGREJA DE SÃO LOURENÇO
Outro monumento que não dá para perder é a Igreja de São Lourenço, uma das mais antigas de Florença. A igreja foi consagrada em 393 por Santo Ambrósio e dedicada ao mártir Lourenço. Pouco se conservou da sua construção original.
Um pouco mais sobre a Igreja de São Lourenço
Na verdade, a igreja de São Lourenço foi reconstruída duas vezes, uma em 1059 (em estilo romântico) e a segunda graças à contribuição da família Médici – que queria ter uma igreja particular conforme o projeto de Brunelleschi (executada entre 1418 e 1421), que após sua morte foi finalizada por Antonio Manetti em 1461.
A última reestruturação, a qual podemos observar agora, é considerada uma das melhores construções da Renascença. A fachada permanece inacabada (embora existisse um projeto de Michelangelo que nunca foi colocado em prática).
10) Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença? CAPELA DOS MÉDICI
O décimo monumento que vamos visitar é a Capela dos Médici, que faz parte do complexo monumental de São Lourenço. O projeto para a realização da tumba da família teve início em 1520, quando Michelangelo começou a trabalhar na Sacristia Nova, partindo da planta original de Brunelleschi. Foi o Cardeal Giulio de Médici (futuro Papa Clemente VII) quem mandou construir um mausoléu para proporcionar um enterro apropriado para alguns membros de sua família: Lourenço, o Magnífico e seu irmão Lourenço, Duque de Urbino.
Um pouco mais sobre a Capela dos Médici
A estrutura da capela foi finalizada em 1524, caracterizada pelas paredes brancas e os detalhes em pedras claras (conforme os projetos de Brunelleschi na Sacristia Velha). Entrando pela parte posterior da igreja de São Lourenço, as capelas estão separadas em três elementos distintos: a Cripta, a Capela dos Príncipes e a Sacristia Nova. Na cripta, estão enterrados os membros do chamado ramo popolano, os que deram origens aos grão-duques da família Médici.
A Capela dos Príncipes
A Capela dos Príncipes possui uma grande cúpula projetada por Matteo Nigetti. Aqui temos monumentos dedicados aos seis grão-duques dos Médici – tais monumentos estão vazios, pois os grão-duques descansam na cripta.
A Sacristia
A Sacristia Nova foi realizada por Michelangelo entre o ano de 1520 e 1524 e é testemunha da grandeza dos Médici. Na igreja não deixe de visitar a sala capitular conhecida como Capela Pazzi e o museu localizado em algumas salas do antigo convento e do refeitório.
A enchente de 1966
Em 1966, com a grande enchente, a igreja sofreu perdas significativas em relação a seu acervo artístico, dentre eles o Crucifixo de Cimabue. Mais tarde, a igreja passou por uma restauração completa e seu esplendor original foi retomado, tornando-se símbolo do ressurgimento da cidade de Florença.
Mapa com os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba onde comer o melhor panino tradicional na cidade de Florença!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis de Florença? Florença é uma das cidades mais famosas da Toscana, e representa no mundo inteiro um destino imperdível quando se vai para a Itália. Considerada o “berço da Renascença”, abriga em seu centro histórico (declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO) um grande acervo de monumentos, museus, palácios e estátuas.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!