Itinerário de sete dias de carro na Região da Campânia?
A Campanha é uma terra única. Seus incomparáveis cenários naturais, as suas infinitas belezas artísticas, a sua história milenar que aparece em cada esquina, suas temperaturas amenas e agradáveis em todas as estações, a sua cultura e a sua gastronomia. Tudo isso é uma fonte contínua de emoção para quem a visita e motivo de sobra para continuar voltando. Gostaria de ter um itinerário de sete dias de carro na Região da Campânia? Então fique com a gente e acompanhe de perto esse roteiro fantástico;) Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!
Olá querido leitor! Participo da revista Mala para Dois como convidada especial, não deixe de ler o meu primeiro post “Uma viagem segura, conselhos para quem vai pela primeira vez a Itália!
Nossa Introdução
Quem não conhece a poliédrica e misteriosa Nápoles, com o seu imponente Vesúvio, as incríveis ruínas de Pompéia e Herculano, o encanto da Península Sorrentina e da Costa Amalfitana, o charme mediterrâneo das Ilhas Ísquia, Capri e Prócida, a grandiosidade e magnificência do Palácio Real de Caserta? Isso sem falar de Salerno, do coração medieval, do litoral moderno, a imperdível Cilento com sua história e sua natureza selvagem, Benevento e Sâmnio com sua cultura antiga, Avellino – o pulmão da região – e a Terra di Lavoro.
Nosso Roteiro
Após feita essa introdução, podemos passar para a realização da nossa viagem pela Campanha. O nosso roteiro terá início na capital da província, uma das cidades mais encantadoras e alegres da Itália, é ela: Nápoles. Como não se lembrar do ditado que diz: “ver Nápoles e depois morrer”. Bem, agora chegou o momento de partir!
1) Itinerário de sete dias de carro na Região da Campânia? NÁPOLES
Primeiro dia: chegada ao aeroporto, aluguel do carro e visita da bela Nápoles. Nápoles é uma cidade onde as estratificações históricas e arqueológicas criam particulares e admiráveis roteiros turísticos – claro que em um dia só é possível ver apenas algumas das maravilhas que a cidade oferece, nem sete dias serviriam para vê-la por completo. SAIBA TUDO SOBRE NÁPOLES
Um lugar mágico, onde os perfumes, cores, sabores, cultura e história se misturam entre si como se fossem um coquetel de conhecimento, alegria e diversão. Almas contrastantes que se encontram e convivem umas com as outras – e para compreender tudo isso basta colocar os pés na cidade.
Piazza Garibaldi
Depois de termos alugado o carro, iniciaremos a visita pela cidade. Para conhecer Nápoles em um dia, é possível começar com a Piazza Garibaldi e iniciar o percurso até a galeria, em direção a Pozzuoli. Passando por Pignasecca, caímos na via Toledo. Daqui podemos visitar os característicos Quartieri Spagnoli, a linda Galleria Umberto I e também o majestoso Teatro Real de San Carlo, onde dá para recuperar as energias em um típico bar do centrinho, para saborear um delicioso expresso napolitano, acompanhado da lendária “sfogliatella”, tanto a liscia quanto a riccia, e depois seguir caminho para apreciar a Piazza del Plebiscito.
Via San Carlo
Continuando pela via San Carlo, acessamos a Piazza Municipio, onde fica o Palazzo San Giacomo e o imponente Maschio Angioino. Depois de recarregados, tornamos com o nosso passeio pela cidade, visitando a Cappella di San Severo e o Cristo Velato, uma das obras mais encantadoras e misteriosas que podem ser vistas em Nápoles.
Cappella di San Severo e o Cristo Velato
A capela merece uma visita não só pelo Cristo, mas também pelas outras obras presentes neste tesouro, escondido entre as vielas de Nápoles: um lugar rico de símbolos exotéricos e religiosos. Daqui, seguimos até a catedral, famosa nas crenças populares por abrigar o sangue de São Januário.
Depois de ter visto tanta arte, vamos relaxar fazendo compras, conforme o bolso de cada um, dá para escolher entre as lojas das grandes marcas na via dei Mille, via Chiaia, Via Poerio e via Calabritto, ou então pelas ruas comerciais mais econômicas: Via Roma e Corso Umberto, e também as características feiras populares. Quando chegar a noite, iremos jantar e depois dormir – amanhã ainda tem tanto para se ver! Leia nossas dicas e informações sobre Hospedagem na Itália.
Informações Úteis
- Visita à Capella di San Severo: Todos os dias úteis (exceto terça-feira) das 10:00h às 17:40h e domingos e feriados das 10:00h às 13:10h.
- Como chegar: Pelo aeroporto de Capodichino, pegar o Alibus até o ponto da Piazza Municipio, depois o ônibus 1, 4 ou C 82 descendo na parada via Nuova Marina. Da estação central, pegar a linha 2 do metrô até a estação Cavour.
2) Itinerário de sete dias de carro na Região da Campânia? NÁPOLES / ILHA DE CAPRI
Segundo dia: partida de Nápoles para a Ilha de Capri. Depois de ter tomado um bom café da manhã na nossa pousada, é hora de partir para a belíssima e tão aclamada Ilha de Capri. Nosso conselho é sempre de procurar permanecer pelo menos uma noite em Capri, para aproveitar bem o dia e torcer para voltar logo!Caso não possa vale a pena pegar o primeiro ferry boat do dia para poder aproveitar o máximo possível a ilha maravilhosa!
Gruta Azul
Chegamos a tempo para iniciar nossa visita, com o passeio pela ilha e pela Gruta Azul. No porto de Marina Grande haverá a bilheteria para os passeios de lancha em Capri, das empresas Motoscafisti e Laser, que oferecem passeios pela ilha, visita aos faraglioni (aqueles três picos de rocha que surgem do mar) e uma parada na Gruta Azul – ou também dá para comprar os ingressos pela Internet com antecedência, assim economizamos tempo e evitamos filas.
Centro de Capri
Depois de termos feito o passeio pela ilha e visto tanta coisa bonita, retornamos à Capri para aproveitar o centrinho e almoçar em um dos deliciosos restaurantes típicos (porém nada econômicos). Após o almoço continuamos a nossa visita com uma caminhada espetacular pela Via Krupp, uma das ruas mais lindas de Capri, trilha que se estende da lateral da montanha no centro de Capri até a Marina Piccola.
A vista que se aproveita dali é a mesma do Giardini di Augusto, mas sem nenhum bilhete de entrada. Depois de tanto caminhar, mas com alegria, voltamos à pracinha principal, para observar os artistas famosos, entre as mesinhas da Piazzetta com a via Camerelle. Ou senão podemos também apenas apreciar as belas vitrines das lojas de luxo e observar o trabalho dos artesãos fazendo sandálias, sem dúvidas muito bonitas e singulares! O QUE VER EM CAPRI EM UM DIA?
Dica
- O melhor horário para ver as “estrelas, pessoas VIPS” que lotam a ilha, principalmente nos meses de julho e agosto, é à noite após às 18h (quando todos os turistas já foram embora de Capri). Agora é uma boa hora para jantar e enfim descansar.
3) Itinerário de sete dias de carro na Região da Campânia? SORRENTO E AMALFI
Terceiro dia: partida de Capri até Sorrento, Amalfi. Depois de um farto café da manhã, deixamos a bela Capri para um destino tão fascinante quanto: Sorrento. Dedicaremos toda a manhã a Sorrento, a tarde será para Amalfi. Sorrento é um dos destinos turísticos mais encantadores de se visitar, é a linda cidade dos citrinos, onde a paisagem é caracterizada por uma mistura de mar e montanha.
Sorrento
A visita à cidade pode começar pelo coração do centro histórico, ou seja, da importante Piazza Tasso, dedicada ao grande poeta e autor de “Jerusalém Libertada” – que nasceu bem aqui em Sorrento. Dentre os lugares para se conhecer não pode faltar a igreja de São Francisco de Assis, com seu mosteiro do século XIV, e a Basílica de Santo Antônio, conhecida pelo seu presépio do século XVIII. Além disso, não dá para perder a encantadora Belvedere, que fica de frente à estradinha sentido ao vilarejo de Marina Grande, já a via della Pietà leva ao bairro medieval da cidade. Depois de ter visto tanta coisa bonita, merecemos um almoço para nos recarregar para seguir até Amalfi.
Amalfi
Amalfi, agarrada ao magnífico Golfo de Nápoles, com certeza merece uma visita também, porém por pouco tempo. A primeira coisa com que damos de cara é o centro histórico, com sua enérgica e coloridíssima Piazza Duomo. É sempre na praça que impera a catedral, de frente para o mar. E é exatamente daqui que sai nosso passeio turístico. SAIBA TUDO SOBRE A COSTEIRA AMALFITANA
A Majestosa Catedral de Amalfi
Comecemos com a visita à majestosa catedral, com sua interminável escadaria e arquitetura árabe-siciliana – é impossível não nos encantar! Concluída a visita à catedral, somos conquistados pelas vielas da cidade, onde o perfume dos limões impregna nossas narinas.
Piazza Municipio
Com muita calma e tranquilidade, passeamos entre as pequenas casas brancas, presas nas encostas rochosas, até a Piazza Municipio – onde fica a Prefeitura, um palácio do século XVI que antes era um mosteiro. Ao fim do passeio turístico, não pode faltar uma merecida pausa em um dos tantos restaurantes presentes na região, para saborear uma deliciosa refeição à base de peixe e frutos do mar. Depois do jantar, iremos dormir – cansados, mas contentes.
4) Itinerário de sete dias de carro na Região da Campânia? POSITANO
Quarto dia: partida de Amalfi para Positano. Depois de um delicioso café da manhã, partimos para Positano. Quando se fala de Positano, o pensamento inevitável é: o mar – mas também nos lembramos da moda, que sempre escolhe Positano como palco perfeito para os desfiles do início de verão. Este alegre lugar náutico da Costa Amalfitana é realmente pitoresco, acolhedor e colorido. Recebe a cada ano milhares de turistas provenientes do mundo inteiro. E dentre as suas inúmeras qualidades está o conforto (seu tamanho reduzido faz dela um vilarejo possível de ser visitar a pé), e é isso que faremos.
Piazza Flavio Gioia
A característica que faz dela um vilarejo encantador é a grande quantidade de becos e vielas que se cruzam pela cidadezinha, dando vida a um percurso labiríntico, mas também tão particular e fascinante. O centro do vilarejo fica em volta da Piazza Flavio Gioia, com a igreja do século XIII dedicada a Nossa Senhora da Assunção, cuja cúpula é feita de majólica. Dizíamos que Positano é famosa pela moda, portanto é normal dar de cara com várias butiques e alfaiatarias pelas ruazinhas – lá estão as criações originais da linha Moda Praia de Positano, como vestidos, túnicas, saídas de praia, cangas bordadas com pedrarias tais como conchas, turquesas e pérolas.
Via Fornillo
Após um almoço leve, seguimos com uma caminhada pela Via Fornillo, essa rua estreita que rodeia a costa, tendo assim um lindo panorama, e que leva a uma pequena baía onde, se quisermos, podemos mergulhar no mar paradisíaco ou então aproveitar um momento de relax. À noite é praticamente obrigatório terminar esse dia inesquecível com uma vista para o mar saboreando um peixe fresco (talvez até experimentar o famoso peixe goraz com a iguaria “pezzogne all’acqua pazza”, um dos pratos típicos locais). E, finalmente, o merecido descanso.
5) Itinerário de sete dias de carro na Região da Campânia? POMPÉIA
Quinto dia: partida de Positano para o Vesúvio e as ruínas de Pompéia. Deixamos Positano, lugar encantador, rumo ao Vesúvio e depois à tarde para as ruínas de Pompeia. O Vesúvio é um dos vulcões mais famosos e visitados do mundo. A última erupção do Vesúvio foi há pouco tempo, no ano de 1944. Agora, o vulcão está adormecido, mas é acompanhado constantemente por meio de um sistema de monitoramento regular do Observatório de Vulcanologia.
Vulcão Vesúvio
A visita ao vulcão, de 1.281 m de altura, é com certeza uma oportunidade imperdível! Com a sugestiva caminhada em volta da cratera, onde podemos observar um pedacinho da vista sensacional do Golfo de Nápoles e as incríveis fumarolas deste vulcão – que é o único ainda ativo em toda a Europa continental. Além disso, o Vesúvio faz parte de um fabuloso Parque Nacional, que oferece vários percursos em contato com a fauna e a flora do complexo “Somma – Vesúvio”.
A visita ao Monte Vesúvio
A visita ao Monte Vesúvio dura em média duas horas, por isso é possível fazê-la em conjunto com a visita do sítio arqueológico vizinho, o de Pompeia (que tem a mesma duração). É necessário vestir uma roupa confortável com calçados fechados e antiderrapantes, pois o percurso pode ser repleto de pedras. Além disso, é bom estar equipado de uma jaqueta quebra vento, chapéu, óculos escuros e uma garrafa d’água. Uma vez que estivermos lá em cima, podemos fazer um lanchinho na área de descanso, onde tem alguns bancos de madeira. A subida até o topo custa cerca de 6 euros. O QUE VISITAR EM POMPÉIA?
Sítio Arqueológico de Pompéia
Antes de seguir para Pompeia, vamos descansar uma horinha e depois continuamos, as ruínas nos esperam! A cidadezinha, famosa no mundo inteiro pelo seu sítio arqueológico, foi soterrada por um mar de lava que escorreu na última erupção do Vesúvio. As ruínas são visitadas todos os anos por milhares de turistas.
Famosas em nível mundial, as ruínas de Pompeia e de Herculano são os únicos sítios arqueológicos no mundo capazes de trazer de volta um centro habitacional romano cuja vida se manteve estagnada naquela manhã de 79 d.C., época na qual o Vesúvio decidiu remover Pompeia da face da Terra.
Sobre Pompéia
As ruínas de Pompeia representam um incrível testemunho da vida cotidiana que se passava em uma cidade romana de 2.000 anos atrás. As ruínas se estendem em uma área arqueológica de mais de sessenta e seis hectares. Mais à frente, chegamos ao ginásio e logo depois ao imponente anfiteatro que recebia cerca de 22.000 pessoas, onde aconteciam as cruéis lutas entre gladiadores. Saindo de lá, conheceremos a via dell’Abbondanza, a rua mais importante de Pompeia, que vai até o Foro (a praça da cidade). Depois de alguns metros está a entrada da Casa de Vênus, famosa pelos seus afrescos no jardim e a casa de Octavius Quarto, pertencente a um sacerdote de cultos egípcios.
Importante
- Vestir calçados confortáveis e levar pão, água, smartphone para as fotos, protetor solar no verão e guarda-chuva no inverno (há muito o que ver, e é necessário caminhar bastante).
6) Itinerário de sete dias de carro na Região da Campânia? SALERNO
Sexto dia: partida de Pompéia para Salerno. Depois de um bom café da manhã, deixamos Pompeia para chegar à bela cidade de Salerno. Como passar um belo dia nesta cidade? Onde arte, história e natureza se misturam para nos presentear com uma estadia inesquecível. Salerno é uma agradável província da Campanha que com certeza merece uma visita. Deixamos o carro no enorme estacionamento na Via Alfonso Alvarez (1 euro a cada três horas até às 19h, a partir daí é 1 euro por hora). Saiba aqui o que fazer em um dia em Salerno!
Trieste
Depois de andar um pouco, chegamos na avenida da praia, Trieste. O extenso litoral (cerca de 3 km) oferece um lugar onde dá para passear de forma agradável, até porque possui vários jardins com banquinhos e palmeiras. Entre uma passeada e outra, e um lanchinho rápido, chegamos ao centro histórico e logo atrás está a Piazza Portanova, onde pegamos a Via dei Mercanti. Aqui existem vielas e becos interlaçados, com várias lojinhas e mercados – este é o verdadeiro coração de Salerno. Um lugar que merece ser visitado é a catedral, logo adiante de uma escadaria de mármore com duas estátuas de animais que guardam a igreja (um leão e uma peculiar leoa). A catedral tem arquitetura gótica e revoca o estilo angevino da época. Tendo atingindo a este ponto, nos resta a saborear um jantar delicioso e dar uma boa dormida!
7) Itinerário de sete dias de carro na Região da Campânia? CASERTA
Sétimo e último dia: partida para o Palácio Real de Caserta e retorno à Nápoles. Chegamos à última parte do nosso belo tour, o roteiro prevê a visita a um dos mais inspiradores monumentos da Campanha: o Palácio Real de Caserta. Idealizado pelo Rei Carlos de Bourbon e construído pelo famoso arquiteto Luigi Vanvitelli, a partir do ano de 1752, o Palácio de Caserta é um dos maiores edifícios reais da Campanha e relembra em sua arquitetura o francês Versailles. SAIBA TUDO SOBRE O PALÁCIO DE CASERTA?
O complexo
O complexo, além do palácio, constitui de um enorme parque de 3 km de comprimento, adornado em sua maioria com belíssimas fontes. A imensa moradia possui 1.200 aposentos, 34 escadarias e 1.742 janelas – além de quatro pátios e centenas de ambientes (como capelas, museus e teatros). Depois de termos descansado e almoçado em uma ótima trattoria, é de praxe um passeio à Città Vecchia que, dentro do vilarejo, apresenta uma linda catedral em estilo siciliano e mulçumano, com um campanário de clara influência gótica. Após pegar um aperitivo no bar, nos dirigimos ao aeroporto de Nápoles, onde devolveremos o carro e retornamos à vida de todos os dias.
Mapa com o Itinerário de sete dias de carro pela Campânia
Um pouco mais sobre a Campânia
A Campânia é um interminável mundo enogastronômico, é também as estâncias termais, é arte, é entretenimento. A Campanha é diversão para todos! É mar, é neve, é um sistema turístico completo. A Campanha é calorosa em acolhida e generosidade. Estamos prontos para um percurso fascinante que desata entre cultura, arte e enogastronomia junto com os ricos panoramas da região.
Um tour de carro que nos levará às maravilhas da Campânia, aos tesouros do centro histórico de Nápoles – o maior da Europa – e ao inspirador e imponente Palácio Real de Caserta. Enfim, desde as belezas naturais da Ilha de Capri até as vielas típicas da Costa Amalfitana. O Grande Tour pela Campanha prevê também algumas excursões particulares, como a subida ao Vesúvio e o passeio que tornará possível descobrir mais sobre o sítio arqueológico de Paestum – declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Como chegar a Campânia?
Nápoles é uma cidade bem conectada ao resto da Itália e é facilmente acessível via aéreo, automóvel e trem.
1) Como chegar a Campânia? DE AVIÃO
O Aeroporto Internacional de Nápoles Capodichino é um dos mais importantes da Itália. De Nápoles partem e chegam aviões de todos os destinos italianos, europeus e internacionais. Todas as companhias aéreas, inclusive as de baixo custo, fazem escala em Capodichino.
Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILÃO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE LINATE PARA O CENTRO DE MILÃO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
2) Como chegar a Campânia? DE TREM
Nápoles possui três estações principais de onde partem e chegam trens provenientes de tantas cidades italianas e estrangeiras. Todas essas três estações são interligadas com o metrô e são pontos de partida e chegada dos ônibus de linha.
- Estação Central (na Piazza Garibaldi) é a mais importante, aonde chegam os trens de todos os destinos italianos.
- Napoli Centrale é a estação aconselhada a quem deve acessar o centro da cidade ou o Molo Beverello para se dirigir às ilhas.
- Napoli Mergellina é a estação intermediária, próxima ao Molo di Mergellina, de onde partem os barcos hidrofólios para as ilhas do Golfo. Napoli Campi Flegrei é a estação fora do centro da cidade e é a mais perto do Estádio. É ideal para quem vai ficar hospedado em Fuorigrotta, Bagnoli, Pozzuoli e Campi Flegrei.
Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.
3) Como chegar a Campânia? DE CARRO
Para quem vem do Norte, a estrada principal que leva à Nápoles é a Autostrada del Sole Milano-Napoli. Passado o pedágio de Caserta Sud, há um trevo de cerca de 8 km que leva às diversas saídas para a cidade. Para quem deve vir do Centro, é aconselhável seguir as placas para Napoli Centro Porto Stazione Marittima, Stazione Centrale.
Quem vem do Sul por Salerno-Reggio Calabria deve acessar o mesmo cruzamento e seguir as placas para Napoli Centro Porto Stazione Marittima, Stazione Centrale ou Marginal. Também, pela rodovia sentido Bari-Napoli é possível chegar ao trevo, que dá acesso às saídas para ao trevo que dá acesso à marginal e ao centro de Nápoles. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Leiam nossos últimos posts sobre viajar de carro pela Itália:
- VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: A CALÁBRIA!
- VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: A SICÍLIA!
- VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: A CAMPÂNIA !
Assista esse vídeo e saiba: Onde estacionar em Amalfi? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Itinerário de sete dias de carro na Região da Campânia? Quem decide passar as férias em Campanha terá a difícil tarefa de escolher as atrações, são tantas as opções! Sem dúvidas, não dá para deixar de ver os cinco sítios arqueológicos declarados Patrimônio Mundial da UNESCO. Ahh e veja a revista publicada em Novembro!! e visite o site do nosso parceiro e siga todas as matérias das revistas (você poderá abaixar gratuitamente) que são super especiais e conheça e faça parte da comunidade de Mala para Dois!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Parabéns Ana Patricia,eu amo as suas dicas.
Obrigada querida! 🙂
Muito obrigada pelas informações. Ótimo material. Parabéns.
🙂 que bom que vc gostou do nosso blog! 🙂 obrigada pelo carinho!
Boa tarde, Ana. Gostei muito do seu roteiro pela Campanha; sem correrias, com o tempo certo. Porém, fico na dúvida se é viável alugar um carro pois vejo duas desvantagens: dirigir em Nápoles, cidade grande, difícil de estacionar e segundo, as estradas estreitas da Costa Amalfitana. Pretendo ir em outubro com meu marido mas ele não dirige mais, seria só eu; não sou mais jovem e ficaria cansativo. O que você sugere? Contratar um automóvel com motorista? Aventurarmos pelos ônibus da SIGA? Aguardo um retorno, obrigada desde já.
Querida nesse caso te aconselho a contratar o serviço de um motorista para visitar as principais localidades.. não te aconselho a usar o ônibus, vão perder tanto tempo e vai ser cansativo.. Caso precise de algum orçamento de tour basta me avisar.. um abraço, Ana Patricia