Vamos conhecer o Molise?
Vamos conhecer O Molise? Essa região muitas vezes passa desapercebidas dos holofotes turísticos de quem planeja ir à Itália, mas é um lugar belíssimo e que devemos conhecer. Tenho certeza que você não vai se arrepender de colocar essa região na sua próxima viagem a Itália! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
O Molise fica na região ao sul da Itália, com 4438 quilômetros quadrados e 319.807 habitantes. Sua capital é Campobasso e possui 136 municípios. Tem limites com Abruzzo, Lácio, Campânia, Puglia e com o Mar Adriático. Portanto, Molise é encantadora e você vai adorar conhecê-la!
Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!1) Vamos conhecer o Molise? UM POUCO SOBRE MOLISE!
O Molise é uma das menores regiões da Itália, ao todo possui cerca de 300 mil habitante, mas mesmo sendo pequena, existem muitos lugares interessantes para se conhecer! Por exemplo, a costa de Molise com a cidade balneária Termoli podem ser comparadas ao modelo de turismo balneário típico da Riviera Adriática. Além de ser um região pequenina, é também a região mais nova da Itália, pois foi emancipada em 1963. Suas principais cidades são Campobasso (capital), Térmoli, Isérnia e Venafro. Leia também: POR QUE CONHECER O MOLISE?
Os recursos turísticos culturais estão ligados à civilização Samnite (sítio arqueológico de Saepium), a Idade Média ou medieval (Castelo Venafro) e a valorização dos aspectos e modos de produção da sociedade rural. Mas para os turistas que gostam de fazer o turismo fora do roteiro tradicional, com certeza vale a pena colocar Molise como uma das paradas obrigatórias em sua viagem a Itália.
2) Vamos conhecer o Molise? CONHEÇA AGNONE!
Essa pequenina cidade, que possui cerca de 5.000 habitantes, é conhecida do a “cidade dos sinos”. Rica em história e tradição, preservando ainda a arte da fabricação dos sinos em sua fábrica, a Pontificia Fonderia Marinelli, que foi fundada aproximadamente no ano 1000.
Uma tradição muito interessante é que, em todo 24 de dezembro, cerca de 100 sinos são tocados simultaneamente em uma bela celebração. Além disso, cerca de 14 igrejas estão na cidade para serem contempladas. A principal igreja da cidade é a Chiesa di Sant’Emidio, construída em meados do século XV, com sua fachada em estilo gótico e por dentro 13 estátuas em madeira de Jesus Cristo e os apóstolos, compõem a decoração da igreja. Leia também: Itinerário de carro por Abruzzo.
3) Vamos conhecer o Molise? EMOCIONE-SE POR SANT’ANGELO IN GROTTE!
Essa vila medieval é famosa pela igreja que homenageia São Miguel Arcanjo, que fica em uma caverna e foi construída por volta dos anos 800. Pois esse lugar sagrado faz com que muitas pessoas vão até lá para se conectar com sua religiosidade e com a natureza, pois Sant’Angelo in Grotte, também possui paisagens belíssimas, e que tornam o lugar realmente encantador. Leia também: Quais as 10 cidades mais visitadas do Sul da Itália?
4) Vamos conhecer o Molise? VÁ AO MUSEU DE BARANELLO!
Com seus 2.600 habitantes, Baranello é uma cidadezinha que possui um acervo muito interessante, rico em belezas artísticas e arqueológicas. Pois em 1897, o arquiteto Giuseppe Barone doou a cidade peças que incluem pinturas napolitanas e flamengas, cerâmicas e bronzes medievais, além de achados interessantes de necrópoles antigas. Portanto, para quem gosta de história, com certeza vale muita a pena visitar esse museu e poder observar de pertinho esses artefatos interessantes.
5) Vamos conhecer o Molise? DESLUMBRE-SE COM O LAGO CASTEL SAN VINCENZO!
Quer um contato maior com a natureza? Localizado bem no coração do Parque Nacional de Abruzzo, Lacio e Molise você encontrará essa joia da região. Um lago com águas cristalinas e perfeitas para pequenos barcos a vela e pesca esportiva, além disso, o lugar nos convida a fazer belos passeios de bike ou ainda caminhadas. Tudo isso é circundado pelas fantástica Mainarde, a cadeia montanhosa que completa o cenário de tirar o fôlego.
6) Vamos conhecer o Molise? PASSEIE PELA FATTORIA MOLISANA!
Que tal conhecer uma das maravilhas gastronômicas da região? Nessa fazenda, que fica em Campobasso, você irá conhecer o Caciocavallo, um queijo produzido com leite de cabra ou de vaca e que lembra um pouco o queijo provolone envelhecido. Pois na Fattoria Molisana você poderá descobrir as etapas de como é feito esse queijo tradicional do lugar, além de saborear em produto rico em tradição, tudo em um ambiente muito agradável e acolhedor.
7) Vamos conhecer o Molise? VOE DE PARAPENTE EM MONTEFALCONE NELL SANNIO!
Quer um pouco mais de aventura? Então, aprecie a região de Molise das alturas. Pois na cidade de Montefalcone nell Sannio, você tem a oportunidade de realizar um voo de Parapente e se apaixonar de vez pela região. O voo parte do Monte la Rocchetta e dura entre 15-30 minutos e se você ainda pode solicitar um voo simultâneo, caso esteja com algum amigo(a), companhaeiro(a), etc. Assim vocês irão desfrutar juntos da beleza única dessa região maravilhosa que é Molise.
8) Vamos conhecer o Molise? SAIBA MAIS SOBRE A CREDENCIAL DO VIAJANTE DE MOLISE!
Hoje em dia é comum na Europa, as cidades que tem interesse em divulgar e organizar o turismo em sua região, a elaboração de “passaportes” por assim dizer, que são aqueles cartões para os viajantes que percorrerão as cidades, caminhos ou áreas rurais que circundam alguma região, recolherem carimbos e timbres específicos de lugares, eventos e restaurantes que estão na rota a ser percorrida, e assim ganhar descontos, brindes, além de ser uma bela recordação dos caminhos que foram atravessados.
E em Molise, você poderá obter a Credenziale del Viaggiatore del Molise, que é uma caixa de viagem, com muitos brindes e prêmios. Mas para obter essa lembrança muito legal da sua passagem por Molise, você precisará conseguir ao menos 30 carimbos e timbres em um passaporte, que você encontra em vários pontos de distribuição, espalhados por toda a região.
Onde conseguir os timbres?
São vários os eventos que oferecem os carimbos, e que portanto te ajudarão a completar o passaporte. Excursões, caminhadas, degustações e muito mais, tudo organizado pela Passaporto del Molise e dall’associazione MòLì. Para saber mais informações acesse o Site Oficial.
9) Vamos conhecer o Molise? COMO CHEGAR NA CIDADE?
De Avião
Molise, não possui aeroportos, mas as províncias de Campobasso e Isernia são atendidos a partir de Pescara.
De Trem
A infra-estrutura ferroviária em Molise abrange um total de cerca de 250 km de linhas, estando as estações cerca de trinta minutos de distância. Sendo apenas um linha fundamental, a linha Adriática (Vasto S. Salvo)-Montenero-Termoli-(Chieuti), que cruza de norte a costa sul da região.
Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.
De Carro
Molise é uma região atravessada por uma única estrada, ou seja, a Adriática, rede viária regional composta de estradas nacionais e provinciais gerenciados pela própria Região de Molise, pois esse programa coordena as ações para a implementação, manutenção e gestão de estradas.
Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Vai viajar pela Itália de carro?
Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Assista este vídeo em nosso Canal no YouTube e descubra como planejar a sua viagem para a Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos conhecer o Molise? Apesar de ser uma região pequena e jovem, Molise possui muitos encantos e oportunidades de conhecer e viver experiências incríveis como você percebeu no nosso post. Portanto se você quer conhecer uma lugar diferente das regiões tradicionais, Molise é uma excelente opção para incluir no seu roteiro, pense nisso!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!