Qual a melhor época para viajar para o sul da Itália?

Para quem quer praias paradisíacas, natureza em seu mais puro estado e terras quase intocadas, o sul da Itália é o destino ideal.

3 403

Quando viajar para o sul da Itália?

O Sul da Itália é a região que mais representa o clima mediterrâneo da Europa: inverno com chuvas e temperaturas baixas e verões quentes e secos. Na região dos Apeninos o verão tende a ser mais ‘fresco’, pois com o clima continental a neve no pico das montanhas é visível ainda no início do verão e o calor não chega a ser exagerado.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


Seja como for: o sul da Itália merece uma visita! Claro que se fôssemos falar de TODAS as incríveis cidades do sul da Itália esse post ficaria enorme, mesmo se falássemos somente das cidades principais, isso porque uma cidade é mais linda que a outra (não é exagero! Acredite!), todas as regiões do sul merecem destaque e se destacam de alguma maneira e chega até a ser injusto citar cidade X e não falar da Y! Porém, hoje vamos citar cinco cidades das principais regiões do sul da Itália.

O maravilhoso Sul da Itália: quando, como e aonde ir!

Para começar, e sem mais delongas, vamos ver quando, como e aonde ir para o Sul da Itália? Vamos falar um pouco sobre algumas regiões e cidades mais visitadas, seus destaques, quando ir e como chegar! Prontos para começar a ‘viagem’? Então vamos lá!

QUANDO IR AO SUL DA ITÁLIA?

No verão, claro!

  • O Sul da Itália é onde ficam as mais lindas e paradisíacas praias italianas. Se você quer aproveitar o máximo dessa região e aproveitar tudo que ela tem a oferecer, sugiro que vá no verão. As cidades ficam cheias de vida, o sol dá um toque dourado nas águas azuis dos mares meridionais e nos hipnotiza!
  • O Sul desse país cheio de encantos é ideal para quem quer ter contato com a natureza, dar mergulhos refrescantes e se esquecer dos grandes centros urbanos cheios de cinza! Claro que vale lembrar que, como tudo na vida, nem tudo são flores: as cidades ficam LOTADAS, mas MUITO animadas e cheias de diversão: há apresentações nas ruas, as lojas ficam abertas até mais tarde, as cidades fazem programações especiais, enfim, o verão no sul da Itália é uma delícia!

DICA: Para evitar problemas com acomodação ou visita a monumentos, faça a reserva no hotel e compre os ingressos com antecedência.

COMO IR?

Há inúmeras opções para se chegar ao sul italiano:

  • de avião, uma vez que há aeroportos em todas as principais cidades;
  • de trem, graças a fantástica rede ferroviária que a Itália oferece de norte a sul;
  • de carro alugado, que é uma opção excelente se você viaja com mais de três pessoas – preste MUITA atenção na estrada, pois alguns trechos possuem estradas estreitas e cheias de curvas – se você está sozinho ou com outra pessoa, é mais confortável, econômico e fácil escolher outro meio de transporte;
  • com motorista particular, que é ótimo para quem quer tomar um aperitivo ou apreciar uma bela taça de vinho e não vai poder dirigir depois disso (segurança em primeiro lugar, sempre!);
  • de ônibus, que é uma das opções mais em conta! Sem contar na vista espetacular que a viagem de ônibus oferece aos turistas;
  • ou de táxi, que, embora seja a opção mais cara, pode ser útil para se locomover entre uma cidade e outra, desde que sejam próximas, senão acaba não valendo a pena devido ao valor da viagem.

ONDE IR?

É aqui que está o ‘problema’! Por quê?

Porque é quase IMPOSSÍVEL escolher um lugar só pra visitar! Nápoles, Calábria, Sardenha, Sicília e tantas outras localidades são impressionantes e escolher UM lugar só para conhecer é quase um martírio!

Vamos citar alguns locais imperdíveis para conhecer no sul da Itália, mas não nos responsabilizamos por suas dúvidas para escolher qual deles conhecer, ok?! ; )

  • DICA: sempre que puder, visite as cidades menores, mesmo que elas não sejam conhecidas! Muitas delas não são citadas em guias de turismo e escondem verdadeiros tesouros! Utilize o ônibus regional (ou trem, onde disponível!) e faça um passeio descompromissado, vale a pena! ; )

:: CAMPANIA

Nápoles

Com o onipotente Vesúvio e sua visão privilegiada, o vulcão é um dos cartões postais napolitanos. Além do mais, a cidade é repleta de pizzarias, já que é considerada a cidade natal dessa iguaria tão apreciada no mundo. Claro que você não vai deixar a chance de comer a verdadeira pizza italiana na cidade onde ela nasceu, não é?!?! Aproveite! 😉


Fonte: Nicola Capuozzo Free Wings


IMPERDÍVEL EM NÁPOLES: Vesúvio, Igreja de San Giovanni, a pizza napolitana e Pompeia.

COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto internacional de Nápoles, o Capodichino (não há voos diretos do Brasil); de trem, pela estação central de Nápoles (Napoli Centrale).


Para saber mais, acesse este link!


Capri

Elegante e charmosa, a ilha de Capri é dividida em duas e é ideal para quem gosta de destinos de praia. Com seu cheiro que virou perfume, a ilha é rodeada de grutas e um mar azul turquesa com águas cristalinas e refrescantes.

IMPERDÍVEL EM CAPRI: Jardim de Augustos, o teleférico, Anacapri – do outro lado da ilha e os Fariglioni.

COMO CHEGAR: De barco, partindo de Nápoles.


Fonte: PARADISE PICNIC


Gostou? Temos tantos posts sobre Capri!


Costa Amalfitana

Com 60 km de costa, é formada por cidades como Maiori, Minori, Amalfi, Praiano e Positano, entre outras. É cheia de belvederes com impressionantes paisagens do mar; cada cidade tem um encanto diferente, mas merece destaque Amalfi.

IMPERDÍVEL EM AMALFI: Gruta da esmeralda e Piazza Municipio.

COMO CHEGAR: de avião, pelo Aeroporto de Nápoles, o Capodichino; de trem, partindo de Salerno. De Salerno, pode-se continuar com o ônibus da empresa SITA ou de balsa para Amalfi que saem de lá pela Piazza della Concordia.

Fonte: Alfonso Longobardi


Se quiser conhecer mais sobre a Costa Amalfitana, acesse nossos posts sobre essa joia italiana!


:: BASILICATA

Uma das regiões menos visitadas da Itália, mas uma das mais belas! Pouco conhecida, a região é também conhecida como Lucânia e esconde encantos, história, cultura e paisagens de tirar o fôlego. Encravada nas montanhas, é também onde fica a cidade escolhida para ser a Capital Europeia Cultural de 2019, Matera!

Matera

Um dos lugares que eu mais amo e que PRECISA ser visitado! Matera foi escolhida a Capital Europeia da Cultura para 2019 e essa vitória com certeza colocará a cidade em evidência de maneira significativa! Cenário de vários filmes famosos como, o polêmico, ‘A Paixão de Cristo’ (The Passion of the Christ, 2004) e da nova versão de Ben Hur (2016), a cidade passará por uma verdadeira ‘reforma’: receberá um centro universitário, será feita a revitalização dos bairros antigos e uma escola de design será inaugurada lá também. Há um projeto para criação de uma rota turística na cidade e de um museu ao ar livre, ou seja: será um centro turístico com inúmeras atrações, além das já existentes!


Fonte: Micky Bitetto


IMPERDÍVEL EM MATERA: Sassi di Matera, as praias que são perfeitas com suas águas calmas e límpidas e a Catedral de Matera, dedicada a  Madonna della Bruna e de Sant’Eustachio.

COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto de Bari; de trem, partindo da estação central de Bari.

Quer saber mais sobre essa cidade INCRÍVEL? Leia este post!

 :: CALÁBRIA

A ponta da bota do mapa italiano foi escolhida como uma das regiões imperdíveis pelo New York Times. Cidades como Tropeia, Scilla, Reggio Calabria e Cosença (onde eu moro!)  são cidades imperdíveis e cheias de atrações culturais e naturais. Com opções de praias que parecem ter saído de um filme de Hollywood, as cidades são belíssimas e é onde ficam as aldeais mais belas da Itália!


SAIBA PORQUE SOU APAIXONADA POR ESSA REGIÃO!

CASTELOS, ENOGASTRONÔMICA (PROVAVELMENTE A MELHOR DA ITÁLIA), ALDEIAS, MAR MARAVILHOSO AI AI..

É também a região que mais possui castelos no país, sendo mais de 400 entre Castelos, fortalezas e torres, além de ser um importante centro enogastronomico, em Reggio Calabria ficam os famosos Bronzes de Riaci, que são considerados a 12ª maravilha do mundo em termos artísticos; em Papasidero você encontra a Gruta de Romito, onde fica uma das três mais importantes pinturas rupestres da Europa!

Impossível não cair de amores por essa terra seja você um apaixonado por história, arte, enogastronomia ou cultura!


DICA: vale lembrar que sou a única guia autorizada em português na região da Calábria! Venha conhecer essa região incrível comigo, você vai se apaixonar! Clique aqui e conheça o blog VIAJANDO PARA CALABRIA!


Tropeia

Uma das cidades mais visitada (e uma das mais bonitas) é Tropeia. Com opções de praias que parecem ter saído de um filme de Hollywood, a cidade é conhecida como a Pérola da Calábria, é uma pequena cidade com um mar de águas transparentes e céu azul. Impossível não se apaixonar.


Temos um post todinho dedicado a Tropeia! Dê uma olhada!


IMPERDÍVEL EM TROPEIA: As praias são as atrações principais, mas é possível visitar também as antigas mansões do século XVIII, o píer, que comporta até 400 barcos, a Igreja Nossa Senhora Da Ilha, que é BELÍSSIMA, e não deixe de conhecer também o centro histórico e a Catedral.

COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto de Lamezia Terme (não há voos diretos do Brasil), onde há necessidade de utilizar outro meio de transporte para chegar até Tropeia. Sugestão: pegue o trem na estação de Lamezia Terme com destino a estação de Tropeia.


Scilla

A Veneza do Sul! Considerada uma das aldeias mais bonitas de toda a Itália, a cidade é toda cheia de canais, o que lembra Veneza. A gastronomia é única: os restaurantes típicos são aconchegantes e nos convidam a saborear o melhor da comida calabresa de forma inesquecível com sabores, cores e aromas!



IMPERDÍVEL EM SCILLA: A Marina de Scilla, Chianalea – ao lado de Scilla, Castelo Ruffo.

COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto de Lamezia Terme ou Reggio Calabria (não há voos diretos do Brasil); de trem, partindo de Reggio Calabria e descendo em Villa San Giovanni.


 Para se encantar ainda mais, leia nosso post dedicado a essa cidadezinha apaixonante!


:: PUGLIA

O ‘salto’ da bota! A Puglia é banhada pelo magnifico mar Adriático e Bari, sua capital, é o ponto de entrada principal para a região que merece uma visita! É uma região CHEIA de belezas, mar azul, gastronomia impecável e encantos indescritíveis.



Polignano a mare

Uma das cidades mais especiais da Itália! O mar azul e seus enormes penhascos formam paisagens dignas de molduras! Cidade pouco conhecida dos brasileiros é famosa no mundo por seu fascinante restaurante dentro de uma gruta.

IMPERDÍVEL EM POLIGNANO A MARE: o restaurante Grotta Palazzese que fica, literalmente, dentro de uma caverna. O restaurante é disputadíssimo, portanto sugiro que você faça sua reserva com MUITA antecedência!

COMO CHEGAR: de avião pelo aeroporto de Bari; de trem saindo de Bari, da Estação Central, pegue o trem sentido Polignano a Mare.


Para saber mais sobre esse lugar mágico, acesse nosso post dedicado a ele!


:: SICÍLIA

Histórica, a ilha da Sicília é uma terra cheia de belezas! A mistura de cultura dos diversos povos que passaram por ali dá à região um ar encantador, com detalhes únicos e monumentos fantásticos.

Catania

É nessa bela cidade portuária que fica um dos vulcões mais lindos do mundo, o Etna! A cidade é repleta de monumentos históricos no estilo bizantino-normando e é ideal para quem quer combinar cultura, arte e mar!

IMPERDÍVEL EM CATÂNIA: Via Crociferi, que é, inclusive, onde fica a maior parte das igrejas da cidade como Igreja de San Giuliano e de San Benedetto além do Palácio Biscari. Não deixe de ver a Piazza Duomo.

COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto Catania-Fontanarossa (não há voos diretos do Brasil); de trem, para a estação central de Catania.


Gostou? Quer saber mais? Acesse nosso post sobre Catania!


Agrigento

Uma das cidades mais culturais da Itália. Com ruínas, museus, igrejas e um centro histórico repleto de cultura, é a cidade ideal para quem quer combinar um passeio de descobertas e monumentos únicos!

IMPERDÍVEL EM AGRIGENTO: Vale dos Templos e seu centro histórico.

COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto de Catania ou Palermo (não há voos diretos do Brasil); de trem, siga até a estação Central de Agrigento.


Tem um post especial completamente dedicado a essa incrível cidade! Vem dar uma olhada, você vai adorar!


Taormina

É quase um crime visitar a Sicília e não parar em Taormina. Chamada de a Pérola do Mar Jônico a cidade é uma ‘pintura’ para os olhos dos visitantes: mar, monumentos e cultura se mesclam de forma harmônica nessa cidade singular.

IMPERDÍVEL EM TAORMINA: Corso Umberto e Teatro de Taormina.

COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto de Catania; de trem, desça na estação de Taormina-Giardini. De lá, pegue um táxi ou vá de ônibus para o centro.


Se quiser mais informações, leia estes posts!


Siracusa

Cidade dominada pela Grécia em tempos longínquos é o tipo de cidade na qual não se fica indiferente! A arquitetura ganha destaque em seu centro histórico e nos arredores da cidade.

IMPERDÍVEL EM SIRACUSA: Palazzo Vermexio, Catedral della Navitá di Maria Santissima e Duomo.

COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto de Catania; de trem, pela Stazione Centrale Siracusa.


Quer saber mais? Acesse nossos posts sobre Siracusa!


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


:: SARDENHA

A ilha localizada no meio do mediterrâneo é uma das mais lindas do mundo! Suas praias fenomenais encantam turistas do mundo inteiro com suas águas cristalinas e suas praias de areia branca. A Costa Esmeralda, destino de férias de muitos VIPS internacionais, é encantadora a parece ter sido moldada a mão. Para saber mais sobre esse pedaço de Paraíso na terra, dê uma olhada neste post!

Cagliari

A cidade principal e capital da região é Cagliari, cidade cheia de mistérios, rodeada de construções históricas e é onde fica um dos castelos mais bonitos da Itália que, evidentemente, fica no bairro de Castello.

IMPERDÍVEL EM CAGLIARI: Bairro de Castello, Catedral de Santa Maria e Palácio Cívico.

COMO CHEGAR: de avião, pelo aeroporto de Cagliari (não há voos diretos do Brasil); ou de barco, pelo porto de Cagliari. Os navios que levam até Cagliari partem das principais cidades portuárias italianas como Gênova, Palermo, Nápoles e Catania.


Quer saber mais sobre a Sardenha? Temos tantos posts exclusivos sobre essa região mágica! Dê uma olhada!


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


CONCLUSÕES

O sul da Itália está começando a cair no gosto dos turistas, a infraestrutura dedicada a eles está crescendo e os italianos do sul estão cada vez mais apaixonados pelos visitantes distantes, fazendo com que sua estadia no sul italiano seja inesquecível, cheio de alegria e lembranças únicas!


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

3 Comentários
  1. ROSELI Diz

    Oi Ana vou para Puglia(Lecce) em Setembro depois vou para Reggio Calábria,vc pôde me informar como são as estradas entre estas cidades e se a viagem e tranquila?

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Roseli sim, é bastante tranquila:) lembre de qualquer forma de ter sempre um GPS para n se perder:) Veja o post http://www.viajandoparaacalabria.com/top-5-lugares-imperdiveis-da-calabria/ Grande abraço, Ana

  2. Jeferson Diz

    Olá Ana tudo bem?!
    Já acompanho seus posts e tive a oportunidade de viajar por esse pais maravilhoso ha dois anos gostaria de saber mais sobre uma viagem pelo sul . Tem como entrar em contato ?
    Abraccio

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.