Work Exchange na Itália: o que você precisa saber?

Já pensou em trabalhar na Itália de uma maneira diferente? Pode ser uma boa oportunidade para você conhecer a Itália mais autentica possível. Vamos saber mais?

0 849

Work Exchange na Itália: o que você precisa saber?

A Itália é um país incrível e conhecer esse país fantástico é uma experiência única! Mas a Itália vai além de pontos turísticos famosos, cultura e história, a Itália é feita de pessoas batalhadoras, fortes e que trabalham, MUITO! E você pode trabalhar, ou fazer trabalho voluntário, e conhecer o lado mais autêntico da Itália. Hoje vamos saber um pouco mais sobre o chamado Work Exchange na Itália. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Para quem quer, verdadeiramente, mergulhar na cultura italiana e viver com um ‘vero’ italiano, pode optar por fazer um intercâmbio, ou trabalhar como voluntário em diversos locais italianos através do Work Exchange na Itália. O objetivo desses diversos programas que oferecem essa opção é contribuir para o desenvolvimento italiano de forma natural, econômica e eco sustentável. Leita também: carta convite para entrar na Itália.

A troca é mútua…

Você recebe hospedagem e alimentação e, literalmente, coloca a mão na massa, ajudando em fazendas, pousadas, restaurantes, etc. O trabalho não é fácil, mas é muito satisfatório e pode ser uma excelente opção para quem quer viajar de maneira econômica. Há vagas disponíveis em diversas regiões italianas, e elas são abertas conforme necessidade em todas as estações do ano. Leia também: usar ou não usar o cartão de crédito na Itália?

É obrigatório falar italiano?

Não necessariamente, mas é bom que você saiba, pelo menos, o básico da língua italiana. Visite nossa seção: comunicação na Itália e aprenda um pouco de italiano antes de viajar! 

Um pouco mais sobre o Work Exchange

O termo Work Exchange abrange um público que oferece seu tempo, conhecimento e mão de obra em troca de hospedagem e alimentação.  Isso pode ser aplicado em diversas áreas como voluntariado e projetos sociais, ecovilas, hotéis, entre outros. É uma verdadeira troca de experiências: você oferece sua habilidade e aprende muitas outras também!  É ideal para quem quer viajar sem pressa, e não se importa em viajar em luxo e glamour.

Como encontrar uma vaga?

A melhor maneira de encontrar uma vaga é através de diversos sites que encaminham o interessado para as estruturas que estão à procura de ajuda. É preciso pagar uma pequena taxa para que você possa ter acesso às informações e possa se candidatar, mas não é nada absurdo. As horas trabalhadas e os dias de trabalho são negociados entre quem contrata e quem está sendo contratado, bem como hospedagem e o trabalho a ser realizado.

Tenha certeza de que tudo fique muito claro e especificado entre você e seu contratante, para não ter nenhum tipo de problema. Importante também respeitar as regras impostas, como horários e o serviço especificado, e estar ciente dos seus direitos, mas também dos seus deveres. Não deixe seu host na mão, pois ele realmente precisa de você, O.K.?!

Vale a pena?

Vale! Especialmente se, como já citamos você não faz questão de viajar com luxo e glamour. Leia também: diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália?

Posso escolher o que quero fazer e para onde quero ir?

Sim! Porém, sugiro que esteja aberto a novas experiências, sem medo de ser feliz! Evidente que se você não gosta de estar imerso na natureza, evite escolher trabalhar em uma fazenda, por exemplo; se você não se dá bem com locais muito agitados, trabalhar em um restaurante será a morte para você, mas se você topa qualquer parada, aprende rápido, gosta de trocar experiências, aprender coisas novas e não se importa em colocar a mão na massa, você tem muito mais chance de encontrar um lugar super bacana para trabalhar. Leia também: como sair do Brasil com o celular pronto para usar na Itália?

Sites para busca de vagas

Alguns sites que podem te ajudar na sua busca são os seguintes:

World Packers

World Packers – Reúne diversas oportunidades nas mais variadas áreas como fazendas, hotéis, restaurantes, entre outras opções.

WWOOF – Worldwide Opportunities on Organic Farms 

WWOOF – Worldwide Opportunities on Organic Farms – Especializados em encontrar vagas para quem gostaria  de trabalhar em fazendas orgânicas.

Workaway

Workaway – Oferece diversas oportunidades, inclusive em casa de família.

Help Stay

Help Stay – Outro excelente site que oferece ótimas oportunidades; que tal ajudar alguém a reformar uma casa? Ou quem sabe ensinar inglês para alguma família italiana?

Hippohelp

Hippohelp – Outro site muito conhecido por quem já está acostumado a viajar assim.

Bom Saber

  • Pessoal, vale lembrar que você pode, também, encontrar algo relacionado ao que você já faz. Você é fotógrafo? Pode encontrar uma vaga para trabalhar com alguém que precisa de fotos profissionais; é músico? Você pode encontrar alguém que precisa de uma pessoa para tocar violão no seu restaurante durante o jantar. Gente, as possibilidades são infinitas e, com uma boa pesquisa, você pode encontrar o trabalho ideal para você.
  • É importante saber também que, em alguns locais, você pode precisar trabalhar aos finais de semana e, provavelmente, sua folga será durante a semana; claro que você pode negociar isso, mas sempre será possível.

Dica de Ouro

  • Se informe de TODOS os detalhes sobre a vaga pretendida, O.K.? Tente negociar tudo ANTES de viajar, pergunte se o quarto oferecido é particular, se é compartilhado, se há meio de transporte próximo à estrutura, se você terá folga, qual será o horário de trabalho, qual é o esquema de alimentação, etc. Tire TODAS as suas dúvidas, TODAS! Mas, um conselho, tenha em mente que, imprevistos acontecem, então, caso precise trabalhar um pouco além do horário, não se oponha, afinal as coisas, nem sempre, são impecavelmente precisas, O.K.?! Leia também: qual a diferença entre as categorias de hotel na Itália? e conheça também algumas opções de Hostel, clicando aqui!

Quanto tempo dura os programas?

Depende! Alguns duram de 3 a 6 semanas, e outros podem durar até três meses! Claro que vai depender da sua disponibilidade e da necessidade do seu host. Por isso é importante se programar e negociar bem seu cronograma de trabalho.

Quem pode se candidatar?

Maiores de 18 anos.

Tenho medo de viajar sozinho. Os programas são seguros?

Muito! Não há motivo para ter mede. É importante saber que a Itália é um país muito seguro e as pessoas que irão te contratar, te receberão muito bem e com muito carinho, tenha certeza. Saiba aqui: como viajar sozinho na Itália?


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

O Work Exchange na Itália. A Itália oferece inúmeras oportunidades para quem quer conhecer esse lugar tão especial. O país é repleto de gente do bem, pessoas trabalhadoras, inspiradoras e muito especiais, e saber que podemos fazer parte desse time é algo, de fato, extraordinário. Será, sem nenhuma dúvida, uma experiência extraordinária.

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!