Qual é o melhor período para viajar para a Toscana?

Todo o mundo conhece a Toscana e gostaria de visitá-la pelo menos uma vez na vida. A característica mais bonita e surpreendente desta incrível região é sua extrema variedade em termos de clima e paisagens! E hoje preparamos um post falando como funciona a Toscana no verão e no inverno!

0 1.227

Qual é o melhor período para viajar para a Toscana?

Alguns das perguntas que mais recebemos por aqui têm a ver com o período do ano em que as pessoas fazem suas viagens para a Itália. Alguns tem medo de encarar o frio do Norte no inverno, outros querem aproveitar o máximo das praias no verão, enquanto existem também aqueles que querem de tudo um pouco. E como você pôde perceber, as condições climáticas desse país tão diverso mudam bastante de acordo com a região e com a época do ano. Por essa razão, decidimos falar hoje no post: qual é o melhor período para viajar para a Toscana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Conhecendo a Toscana

Antes de mais nada, é importante que você entenda um pouco mais sobre a Toscana e quais são as suas principais características. A Toscana é uma região do centro da Itália e é banhada pelo Mar Lígure e o Mar Tirreno. Trata-se de uma região que contém muitos morros e montanhas, sendo que sua área plana é minoria tanto nas cidades quanto nas estradas. Além disso, a Toscana também conta com diversas ilhas, sendo a de Elba a mais conhecida de todas. Algumas das cidades mais conhecidas da região da Toscana são:

Além de ter belas praias e alguns dos museus e monumentos mais importantes de toda a Itália, a Toscana também é conhecida como uma região que produz excelentes vinhos, sobretudo nas regiões de Montalcino, Chianti e Montepulciano. Não podemos deixar de citar a deliciosa culinária da região, que conta com pratos como a Papa al Pomodoro e Ribollita, além de doces como o Brigidini. Conheça nossa seção Alimentação na Itália!

É claro que ainda há muito mais para falarmos sobre essa região e você pode encontrar diversas outras informações sobre a Toscana aqui no blog. Mas agora que você já está mais situado sobre o que é a Toscana e quais são seus principais atrativos, podemos finalmente falar sobre como é a região em cada época do ano. Saiba aqui Como trazer vinhos da Itália para o Brasil!

Período para Visitar as Vinícolas

O melhor período para visitar as vinícolas é entre abril e outubro (para saber mais clique aqui), portanto visitar as zonas de vinícolas em períodos diferentes não é a mesma coisa, porém toda vinícola tem seu charme, eu aconselho você a visitar uma vinícola em qualquer época do ano, afinal estamos na Itália e temos uma ótima cartela de opções com atrações mesmo fora desse período. Como por exemplo fazer uma degustação e conhecer um pouco da região que está visitando. Super importante saber: escolha a vinícola e faça a reserva antes. Saiba mais sobre a Rota do Vinho na Toscana clicando aqui!

1) Qual é o melhor período para viajar para a Toscana? NO VERÃO

O Verão da Toscana é sua alta temporada. Não há como negar que é a época que atrai mais turistas. As altas temperaturas fazem com que as praias e as ilhas fiquem cheias de pessoas querendo aproveitar cada segundo de sol e temperatura quente. Mas não é só o litoral que ganha mais pessoas. Nas cidades grandes como Florença, por exemplo, o fluxo de pessoas também é muito maior, principalmente nas áreas mais históricas e turísticas. Isso significa que você tem que estar preparado para viajar em lugares mais lotados, mas com um clima agradável e com dias mais longos, ou seja, dias que você pode aproveitar muito mais.

Principais vantagens:

  • Temperaturas altas – Apesar de às vezes serem muito altas, não é nada que uma boa hidratação, protetor solar e descanso não resolvam. Caminhar pelas cidades na Toscana pelo calor é uma experiência incrível, já que você consegue ver tudo o que a cidade pode oferecer sem se preocupar muito com suas roupas.
  • Dias mais longos – No verão europeu, os dias anoitecem muito tarde, o que é ótimo para quem faz uma viagem para a Itália e quer aproveitar ao máximo.

Principais desvantagens:

  • Cansaço – Temperaturas muito altas podem fazer você cansar mais rápido. Por isso, normalmente em viagens no verão, é recomendável que você descanse um pouco mais no hotel.
  • Cidades mais cheias – Se você não gosta de lugares com muitas pessoas, visitar a Toscana no verão pode não ser a melhor das experiências. Além disso, por conta do alto número de turistas, os preços costumam subir também.

2) Qual é o melhor período para viajar para a Toscana? NO INVERNO

A Toscana no inverno ganha outro contorno. As árvores perdem o verde e dão lugar a paisagens mais marrons. As roupas mais curtas dão lugar aos elegantes casacos e às botas. Como a temporada não é tão alta, o número de turistas é consideravelmente menor, ainda que sempre existirá turismo nessa região. Além disso, o tempo frio faz com que as praias fiquem mais desertas e esse tipo de turismo praticamente não existe nessa época do ano. Saiba aqui onde esquiar na Toscana?

Principais vantagens:

  • Menos pessoas – Se um turismo mais sossegado e sem grandes filas é o que você espera em sua viagem à Toscana, essa pode ser uma ótima época para visitar a região. Além disso, é importante lembrar que os preços estão mais em conta no inverno.
  • Passeios de inverno – Se você gosta de esportes de inverno e esquiar, a Toscana oferece algumas montanhas com uma paisagem incrível de neve. Outra opção incrível para o frio são os banhos termais que existem na região, que contrastam com o clima e fazem você se sentir realmente bem. Conheça aqui as Termas de Saturnia na Toscana!

Principais desvantagens:

  • Frio – O frio para muitas pessoas é uma grande desvantagem, até porque nessa época você não pode aproveitar algumas das principais atrações da Toscana, que são as praias. E mesmo que não seja um dos lugares mais frios da Europa, para quem não está acostumado, a Toscana pode ser congelante.
  • Dias menores – Se no verão os dias são muito longos, no inverno eles são muito curtos. Isso faz com que você aproveite menos o sol, mas permite que outras atividades que não exigem a luz do dia possam ser feitas. Conheça nossa seção sobre o Clima na Itália!

Consultoria de viagem para Itália

Agora você já sabe qual é o melhor período para viajar para a Toscana para você, mas eu tenho certeza que essa não era sua única dúvida sobre viajar para a Itália, não é mesmo? Mas não fique preocupado, com a nossa consultoria de viagem para a Itália, nós podemos te auxiliar com todos os principais aspectos. Te ajudamos a montar um roteiro de acordo com seus gostos, com seu orçamento e, é claro, com as suas expectativas em relação a esse país tão maravilhoso. Não importa quais sejam suas dúvidas, tenho certeza de que conseguiremos te ajudar a fazer com que a sua viagem dos sonhos seja a melhor possível.

Quer saber mais sobre a consultoria? Então entre em contato com o site e descubra com podemos te ajudar na sua jornada! Com a nossa Consultoria de Viagem para a Itália (Saiba mais Clicando aqui!), você não só ganha um roteiro específico de acordo com os seus gostos, seu orçamento e suas vontades, mas também recebe muitas dicas de como aproveitar cada um desses lugares da melhor maneira e fazer com que a sua viagem para a Itália seja realmente inesquecível. Quer saber mais sobre esse serviço? Entre em contato com a gente e tenha a melhor das experiências!Entre em contato com a gente agora e vamos conversar!


Assista esse vídeo e saiba: Como comprar o bilhete da Galeria dos Ofícios em Florença? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Qual é o melhor período para viajar para a Toscana? Se você ainda sim se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!