O que fazer no Natal nas principais cidades italianas?
A comemoração de Natal é considerada a mais bonita do ano, o momento esperado por crianças e adultos, esta festa significa amor, neve, presentes, cartões, desenhos, decorações e enfeites que podemos encontrar em toda a Itália. Mas afinal o que fazer no Natal nas principais cidades italianas? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Vamos ver como as mais belas cidades italianas se preparam para o Natal? Vamos apresentar uma programação para as 5 principais cidades italianas. Lembre-se que nunca é tarde para começar a montar o seu roteiro de final de ano! Leia também nossos posts: O que fazer na Itália no Natal? e O que fazer na Itália no Ano Novo?
1) O que fazer no Natal em Veneza?
O Natal de Veneza é uma rota de produtos típicos artesanais, degustações, árvores de Natal, concertos, atividades para as crianças e, claro, a maior decoração natalina de vidro – que está entre as maiores e mais inspiradoras do mundo. Saiba aqui: O que fazer na Itália durante o inverno?
Em meio às luzinhas (que dão um clima ainda mais lúdico ao Natal), estão previstos corais, confraternizações e atividades em uma das praças mais sugestivas da cidade dos canais. Além disso, a magia só tende aumentar na Ilha de Murano, que para recepcionar os visitantes estão os enfeites de cristal, obra dos mais importantes mestres vidraceiros. Saiba aqui: Como chegar as Ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello?
As Atrações Natalinas em Veneza
É lá mesmo em Murano que o “Natal de Cristal” abre as portas dos fornos aos visitantes, para conhecer de perto a extraordinária criação dos objetos que fizeram desta pequena ilha, única no mundo inteiro. Para alegrar ainda mais o passeio e as compras, estão previstos workshops para crianças e adultos. Nas ruas, e em meio às pracinhas da cidade, é possível observar as obras de arte expostas ao ar livre nos lugares mais fascinantes, como esculturas, joias e arte em cristal.
Os amantes da boa comida poderão reviver a tradição de Murano, saboreando os pratos típicos nas fábricas de cristais mais escondidas, e então explorar os antigos mosaicos da Igreja de Nossa Senhora e São Donato. Tudo isso, para divulgar uma arte conhecida no mundo inteiro, mas pouco explorada. Quem deseja passar o Natal lá, pode contar com o fato de que a viagem será acolhedora, divertida e repleta de coisas para aproveitar na encantadora e fascinante cidade da lagoa.
2) O que fazer no Natal em Roma?
Roma, que sem dúvidas já é a mais bela no mundo inteiro, quando chega o Natal fica ainda mais especial e espetacular. Roma e o Natal formam uma dupla inseparável. Durante esta época, é possível conhecer as tradições, as feirinhas, as compras, as luzes, os enfeites, as festas e os eventos que fazem das comemorações de Natal famosas no mundo inteiro.
As Atrações Natalinas em Roma
Desde sempre, a capital da Itália comemora o Natal como uma festa especial, nas inúmeras igrejas, no Vaticano e por grande parte dos turistas. A cidade no Natal se ilumina com as novas luzinhas, tanto da árvore de Natal, dos presépios como da cidade. Elas parecem dar vida nova aos monumentos que já são símbolos da cidade, como: o Coliseu, a Praça Navona, o Panteão, o Altar da Pátria, a Praça da Espanha e, por último, mas não menos importante, a Praça São Pedro.
No Natal, uma das primeiras etapas que o turista deve cumprir em Roma é o Vaticano. Na Véspera de Natal, a Missa do Galo é um dos compromissos mais aguardados, assim como a Mensagem Pastoral no dia de Natal, em frente à enorme multidão da Praça São Pedro. No centro da colunata de Bernini, organiza-se um presépio em tamanho real, que dá continuidade à tradição inspirada nas escrituras dos Evangelhos de Mateus e Lucas. Ao lado do presépio, é montada a árvore de Natal, quase tão alta quanto o obelisco.
Vamos falar um pouco sobre as Feirinhas de Roma
Não podemos deixar de visitar também as inúmeras feirinhas de Natal em Roma. Embora a tradição seja típica no norte da Europa, Roma é até mais famosa pelas suas feirinhas locais do que outras cidades. Dentre elas, podemos destacar as Feirinhas da Porta Portese e do Campo das Flores. Conheça aqui: Os principais Mercados de Roma!
Se bem que de uns anos para cá, outras feirinhas romanas também se tornaram muito apreciadas, é o caso da Praça Navona, uma das mais conhecidas, que fica toda enfeitada do dia 8 de dezembro (na Festa da Imaculada Conceição) até o dia 6 de janeiro. A esta altura, resta programar seu Natal em Roma com especial atenção para os inúmeros eventos que a cidade oferece durante toda a época das festas de fim de ano.
3) O que fazer no Natal em Florença?
Agora iremos ver como se comporta outro lindo lugar nas festas de Natal: a cidade de Florença. O clima de Natal em Florença, assim como em grande parte das cidades italianas, começa a se espalhar nos primeiros dias de dezembro.
Partindo do pressuposto de que em uma cidade como Florença é sempre divertido em todas as épocas do ano, vamos ver o que acontece nesse momento particularmente encantador que é o Natal. Na verdade, é no início do mês que o clima natalino começa a esquentar as inúmeras ruas e lojinhas locais com luzinhas e guirlandas.
As Atrações Natalinas em Florença
No Natal, Florença fica linda e com certeza merece uma visita! Não só pelo que a cidade oferece nesta época em específico, pois não são apenas as luzinhas que criam o clima natalino, mas também os caldeirões que assam as castanhas portuguesas (em dialeto florentino também se diz “le bruciate”) e invadem o centro da cidade com seu perfume.
Também, tem a Cerimônia de Inauguração da Árvore de Natal na Praça Domo no fim de semana de 8 de dezembro. Sem falar das Feirinhas de Natal que, claro, também existe em Florença. A maior feirinha é sem dúvidas a da Praça da Santa Cruz, que funciona geralmente do final de novembro até o dia 20 de dezembro. As barraquinhas são inspiradas nas feirinhas alemãs, com as tradicionais casinhas de madeira e os diversos tipos de artesanato e comidas típicas, além dos enfeites e decorações de Natal.
Não podemos deixar de falar da tradição do Presépio!
Nesta cidade é muito forte a tradição do presépio, o mais visto e o mais solene, em termos de simplicidade, é o da praça em frente à catedral, com os personagens feitos em tamanho real em cerâmica. O Museu dell’Opera di Santa Maria del Fiore inaugura o presépio em 8 de dezembro para a Festa da Imaculada Conceição.
Além de tudo isso, em Florença, durante as festas, é possível se divertir patinando no gelo no sensacional pátio da Praça da Liberdade. A atração volta a ficar disponível a partir do dia 30 de novembro e vai até a Festa da Epifania do Senhor, das 10:00h às 23:30h, de sexta a domingo (na noite de Ano Novo, a patinação fica aberta até a uma da manhã).
4) O que fazer no Natal em Milão?
Milão não é apenas a capital da moda e dos negócios. No Natal, com as inúmeras feirinhas, árvores enfeitadas e luzinhas, a cidade se reveste com um clima mágico e romântico digno de Amarcord. A tradição dos panetones artesanais se mistura com o happy hour nos bares mais trendy. O Natal em Milão significa comer panetone – é lá onde, literalmente, estão os melhores panetones caseiros, das mais renomadas cafeterias do centro.
As Atrações Natalinas em Milão
São muitas as feirinhas de Natal na capital de Lombardia, todas elas com características diversas. A mais clássica é a “Feira do Oh Bej Oh Bej”. Este é o evento mais tradicional dentre os compromissos semanais do bairro de Sant’Ambrogio e também é uma das feiras mais queridas antes do Natal.
Neste ano, haverá 379 expositores ao redor da Praça Castelo, onde será possível encontrar produtos artesanais, brinquedos e especialidades gastronômicas. Se você pretende passear pelas banquinhas ambulantes, os melhores lugares são o Castelo Sforzesco e o Foro Bonaparte.
Teatro Scala
Não esqueça que a partir de 7 de dezembro é o grande dia de estreia no Teatro Scala. Caso você não seja um dos sortudos que podem assistir ao espetáculo, é possível então visitar o museu, as salas, o acervo e a biblioteca do teatro.
Do teatro, em dez minutos a pé você chega ao quadrilátero da moda, ou seja:
Via Montenapoleone, Via Manzoni, Via della Spiga e Corso Venezia (que são as mais belas ruas da moda milanesa). A Montenapoleone é uma das ruas mais caras do mundo, com suas lojas de grifes internacionais, butiques de luxo, showrooms de design e decoração; não tem como não aproveitar.
Arte e Cultura em Milão
Para os amantes da arte em geral e da cultura, eis a seguir os endereços que merecem ser anotados. Primeiro, a Corso Magenta, é lá onde está a Igreja de Nossa Senhora das Graças, sede do Museu da Santa Ceia de Leonardo da Vinci (aberto de quarta a sábado, mediante reserva) e também o Museu da Ciência e da Tecnologia Leonardo da Vinci.
Outra rua importante é a Via Speronari, a poucos metros da catedral, onde é possível visitar a obra de arte renascentista de Donato Bramante: a Igreja de Nossa Senhora e São Sátiro.
5) O que fazer no Natal em Nápoles?
Vamos agora para o Sul para falar de um destino italiano imperdível no Natal: a cidade de Nápoles. O Natal napolitano é um dos mais antigos e tradicionais da Itália e surpreende pelo folclore e o senso artístico. A cidade vai de encontro com a onda do consumismo global e responde com um clima natalino mágico, feito de presépios, luzinhas, itens artesanais, apresentações locais e uma deliciosa gastronomia.
As Atrações Natalinas em Nápoles
No Natal, Nápoles se torna uma cidade que merece ser vivida e lembrada. A manhã do dia 8 de dezembro começa em festa, com a celebração da Imaculada Conceição e o início dos festejos de Natal. Tanto aos domingos como às quintas-feiras, o dia não pode começar sem antes tomar um café em uma das cafeterias do centro, acompanhado da famosa sfogliatella ou então pelos pequenos struffoli – docinhos típicos de Natal, são bolinhos fritos feitos de massa, caramelizados com mel e decorados com confeitos de açúcar coloridos (que os napolitanos costumam chamar de “minulicchi”).
Passar o Natal em Nápoles também significa ir ao teatro para conhecer melhor e assistir às apresentações da comédia “Natale in Casa Cupiello”, de Edoardo De Filippo. É só fazer um passeio pelas ruas que o espírito napolitano surge em todos os lugares. O Natal é uma das épocas mais aguardadas do ano, e é uma das mais intensas também. Aqui temos a famosa “rua dos presépios” na Via San Gregorio Armeno.
Os Presépios de San Gregorio Armeno
Pelas ruas do encantador centro histórico de Nápoles, ficam expostos e disponíveis para venda esculturas e presépios feitos a mão pelos mestres artesãos napolitanos. Os presépios de San Gregorio Armeno são famosos no mundo inteiro, frutos de uma tradição que teve origem no século XVIII. A história do presépio em Nápoles remete à arte e à poesia.
O período mais próspero dos ateliês de artesanato em Nápoles (entre eles profissionais como entalhadores, escultores, pintores, prateiros e ourives) teve início entre os séculos XVII e XVIII, conforme o estilo Barroco da época.
A Gastronomia Napolitana
No meio das igrejas enfeitadas, decorações iluminadas, teatros e a rota de compras mais desenfreada, você não pode deixar de saborear a culinária napolitana de Natal, que constitui vários pratos típicos e guloseimas. O que também não pode faltar à mesa napolitana na Véspera de Natal é a enguia, mais conhecida como capitone (que, segundo a tradição, representa a serpente demoníaca esmagada aos pés de Nossa Senhora da Conceição). Conheça aqui as 5 melhores pizzarias de Nápoles!
É exatamente nesses dias de festa que Nápoles veste a sua melhor roupa, se transformando em uma pedra preciosa. Tem um monte de coisas para ver e comer! Os lugares históricos, culturais e artísticos da antiga “Capital do Reino das Duas Sicílias” (desde a rua dos presépios até a fabulosa vista fornecida pelos majestosos castelos napolitanos) brigam para ver quem mostra mais o esplendor da cidade. No meio de todas essas opções, tem atração para todos os gostos. Tenho certeza de que Nápoles surpreenderá também no Natal, pois seu encanto é irresistível.
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como funciona a minha Consultoria de Viagem para a Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que fazer no Natal nas principais cidades italianas? O Natal é a festa mais bonita de todas, só nos resta passar essa época em uma das cidades mais bonitas então. Será um Natal maravilhoso.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!