Quais são as melhores cafeterias de Veneza?
Quando falamos de café na Itália precisamos citar Veneza. Veneza é onde ficam algumas das cafeterias mais históricas de todo o país em forma de bota e, não preciso nem dizer, são encantadores! Vamos ao nosso post do dia? Quais são as melhores cafeterias de Veneza? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
A Itália é um dos países que mais consome café no mundo e os italianos são extremamente exigentes quando falamos dessa bebida tão revigorante! Hoje vamos à descoberta das melhores cafeterias de Veneza. Não é difícil encontrar lugares incríveis para degustar um bom café na cidade, mas alguns deles merecem destaque! É um amante de um bom café? Então, vem comigo! Conheça também as melhores cafeterias em: Roma, Florença, Milão e Nápoles. E, finalmente, seguimos para saber quais são as melhores cafeterias de Veneza. Prontos? Vamos lá! Saiba aqui como é o café da manhã na Itália!
1) Quais são as melhores cafeterias de Veneza? CAFFÈ FLORIAN
Impossível não abrimos nossa lista com essa cafeteria tão icônica! Fundado em 1720, como citamos anteriormente, foi inaugurado inicialmente com o nome de “Alla Venezia Trionfante”. O edifício onde ele está localizado é de uma elegância impressionante e a cafeteria apresenta, além de seu famoso (e delicioso) café, produtos exclusivos e deliciosos, todos feitos por eles. O Florian era ponto de encontro para diversas figuras icônicas da Itália Carlo Goldoni, Giacomo Casanova e Gabriele d’Annunzio.
Inclusive, há uma história envolvendo Casanova:
Dizem que ele frequentava o local, pois aquela era a única cafeteria que aceitava mulheres como frequentadoras e, ali, ele cortejava as senhoritas tentando encontrar seu amor. Atualmente o Caffé Florian preserva seu charme das épocas passadas de uma maneira única. Sua arquitetura impressiona, o atendimento, os detalhes: tudo aqui é muito poético, histórico e incrível! O local se apresenta com algumas salas e todos eles são decorados brilhantemente. Você pode degustar seu café da Sala do Senado, da Sala Chinesa, da Sala Oriental, ou do Salão dos Ilustres. Sua localização privilegiada é um dos pontos fortes do local também: fica a alguns metros do Grande Canal.
- Caffè Florian
- Site Oficial: caffeflorian.com/it
- Onde? Piazza San Marco, 57.
2) Quais são as melhores cafeterias de Veneza? GRAN CAFFÈ QUADRI
Outro local histórico, famoso e com uma vista impressionante e, também, na Piazza San Marco. Sua inauguração foi, na verdade, como um restaurante, em 1638 e se chamava “Il Rimedio”, isso porque, ali, era vendido o vinho Malvasia, que tinha fama de revigorar e despertar o espírito. Em 1775, Giorgio Quadri investiu os bens da família no local e assim começou a história do Gran Caffè Quadri. Em 2011, o local foi reformado e voltou ao seu aspecto original; o local parece nos transportar no tempo, para a época entre a República da Sereníssima e o nascimento da era moderna. A cafeteria sempre foi frequentada por grandes nomes como Stendhal, Lord Byron, Alexandre Dumas, Wagner, Marcel Proust, e, até hoje, é referência para artistas famosos e renomados, do mundo todo! É, inclusive, destino preferido de atores e diretores que seguem direto para lá ao saírem do Festival de Cinema de Veneza.
- Gran Caffè Quadri
- Site Oficial: Gran Caffè Quadri
- Onde? Piazza San Marco, 121.
3) Quais são as melhores cafeterias de Veneza? HARRY´S BAR
Falar de cafeterias venezianas e deixar Harry’s Bar de fora pode ser considerado crime! O local foi batizado pelo dono, Giuseppe Cipriani, para homenagear o estudante Harry Pickering que se mudou para Veneza na década de 1920 para tentar cessar seu vício no álcool. Sem dinheiro para se tratar, Harry conheceu Giuseppe, que na época era barman do hotel Europa & Britannia, onde morava o americano. Sensibilizado com a história do rapaz, ele emprestou ao novo amigo 10.000 liras, que era um valor bem elevado para a época. Após dois anos, Harry estava curado e retornou a Veneza. Harry localizou Giuseppe e, para agradecê-lo, deu a ele 30.000 liras! Assim, Cipriani abriu seu próprio negócio e o batizou com o nome de seu querido amigo! Ele inaugurou o local em 1931 e, até hoje, o local prospera de forma incrível!
- Harry’s Bar
- Site Oficial: Harry’s Bar
- Onde? Calle Vallaresso, 1323.
4) Quais são as melhores cafeterias de Veneza? CAFFÈ DEL DOGE
Outra histórica, e esplêndida, cafeteria em Veneza é o Caffè Del Doge. A torrefação foi fundada em 952 pelas mãos de Sir Ermenegildo Rizzardini, um empresário veneziano e amante do café. O local fica em uma localização privilegiada, ao lado da Ponte Rialto, e é muito charmoso! A empresa ficou famosa por ser uma das primeiras a mesclar os grãos de diferentes cafés, o que dava ao café um sabor inigualável. Em 1995, Bernardo Della Mea adquiriu a empresa e, com grandes ideias, rebatizou o local como Caffè del Doge. Atualmente, no local, funciona apenas a cafeteria, já que em 2001, as instalações da produção foram transferidas para Pádua, onde houve grande expansão da produção e a empresa passou a operar também fora da Itália, exportando um dos melhores cafés do mundo. Quer tomar um café excelente em um lugar incrível? Então, seu destino é esse!
- Caffè Del Doge
- Site Oficial: caffedeldoge
- Onde? Calle dei Cinque, 609.
5) Quais são as melhores cafeterias de Veneza? TORREFAZIONE CANNAREGIO
Esse é um lugar muito especial em Veneza! É uma torrefadora de café artesanal localizada em Cannaregio e em operação desde 1930. Com uma produção artesanal, oferece aos seus clientes cafés de excelente qualidade no coração de um dos lugares mais deliciosos de Veneza.
- Torrefazione Cannaregio
- Site Oficial: Torrefazionecannaregio.it
- Onde? Fondamenta dei ormesini – Cannaregio 2804.
Bom Saber…
Queridos, é claro que a cidade oferece uma infinidade de cafeterias e todas são fantásticas, ou seja, listar todas elas aqui seria praticamente impossível e teríamos um post imenso! Mas, caso você encontre um lugar que te chame atenção, não hesite em entrar, pois você pode ter certeza de que não vai se arrepender, afinal: você está em Veneza! Leia também: como comer bem gastando pouco em Veneza?
Um pouco da História do Café…
Quando falamos de café é impossível não pensarmos em Veneza. A cidade mantém uma relação muito estreita com o café há séculos e se deu devido à sua excelente posição geográfica que facilitou muito suas relações comerciais com os árabes, que espalharam a tradição cafeeira por toda a Itália. Um dos principais centros da propagação do café do século XVI foi Cairo, Egito, de onde diversos comerciantes e peregrinos exportavam o café para quase todos os lugares do mundo. Porém, sua verdadeira expansão, deu-se através do Império Otomano, que forneceu café em quantidades imensas, incluindo a Itália. Passamos para o século XVII, onde “o vinho da Arábia” – o café – finalmente chegou à Europa para ficar. Há uma história, que nunca foi confirmada e nem desmentida, de que um século antes do café se tornar um sucesso, era possível encontrar, em Veneza, sementes de Coffea arabica em diversos boticários. O grão custava uma pequena fortuna e as sementes eram usadas como remédio para diversos problemas. História e mais história, fato é que, no final do século XVII, as cafeterias surgiram com força total por todo o território europeu.
O vinho da Arábia
Antigamente, o café era chamado de ‘o vinho da Arábia’, como explicado acima, e também já foi considerada a ‘bebida do diabo’, porque muitos não entendiam como uma bebida escura e amarga tinha capacidade de dar energia e revitalizar as pessoas – claro que não existiam estudos sobre os benefícios do café naquela época, então, relevem! Conheça aqui os melhores bate e volta a partir de Veneza!
A primeira cafeteria italiana
A primeira cafeteria italiana, inclusive, nasceu em Veneza e foi batizada de ‘a bottega do caffè’; ficava localizada na Piazza San Marco e o local foi inaugurado no final do século XVII. O lugar era tão importante para a cidade, já naquela época, que ‘ganhou’, inclusive, uma obra – homônima – realizada por Carlo Goldoni. Em Veneza, o boom das cafeterias aconteceu nos anos 1700, com o surgimento de diversos lugares especialistas em preparar e servir o café arábico. Conheça nossa seção Comer e Beber na Itália!
A Itália sempre aparece na lista dos países que mais consomem café no mundo inteiro. Com cafés excelentes, o país é um dos mais bem conceituados no quesito café e possui diversos deles muito premiados. Atualmente encontramos cafés de todas as maneiras, com as mais diversas torras, formas de cultivação, etc. Na Itália, a primeira cafeteria ‘oficial’ foi inaugurada em Veneza pelas mãos do veneziano Pietro Della Valle que, em 1615 e, um século depois, em 1720, foi inaugurado em Veneza o famoso Caffè Florian, na Piazza San Marco, que é, até hoje, referência e é considerada a cafeteria mais antiga do mundo.
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!