O que fazer na Itália no Natal?

2 529

O Natal na Itália?

Está chegando uma das épocas mais bonitas encantadoras do ano inteiro: o santo Natal. As férias de fim de ano são um ótimo motivo para viajar e visitar novas cidades. Para muitas pessoas (principalmente para quem ama tradição), não há lugar melhor que a casa para comemorar o Natal na companhia dos familiares. Mas o restante do período natalino é perfeito para fazer uma mini viagem e visitar aquelas cidades que durante as festas se transformam, proporcionando emoções especiais por toda parte.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


Quais são esses lugares onde se tem um forte clima de Natal? Está pronto para visitar tais cidades para obter uma viagem de Natal com o clima típico dessa época mágica do ano? Com certeza são várias as cidades italianas para se visitar nesta época, que nos proporcionam esse clima mágico que só o Natal pode dar. Na Itália, o Natal é celebrado com tradições que foram se desenvolvendo com o passar dos séculos, muitas vezes absorvendo e integrando elementos específicos da cultura local, onde a chegada do Natal é particularmente querida e as tradições ligadas a esta festividade são muitas.

Natal na Itália
Natal na Itália

A variedade de tradições regionais no nosso país torna difícil definir o que é típico da Itália. Portanto, iremos escolher diferentes aspectos da tradição, aqueles que talvez conhecemos melhor e que mais nos agradam. Na Itália, fazem parte desta tradição os presépios, os festejos nas praças e as feirinhas de Natal.


CONSELHOS PARA QUEM VAI PARA A ITÁLIA PELA PRIMEIRA VEZ?


Comecemos pelas maravilhosas feirinhas de Natal, que são a primeira coisa que se deve fazer e ver na Itália nesta época. As feirinhas de Natal são uma das experiências mais fascinantes e especiais que se pode vivenciar durante a época de Natal. No mês de dezembro, as ruas e as praças da cidade começam a ficar repletas de banquinhas e feirinhas. Portanto, deixemo-nos encantar pela magia desses lugares que, no Natal, se tornam lugares encantados com um clima sensacional, com suas típicas casinhas de madeira nas praças (uma mais linda que a outra), com luzinhas, cores e perfumes, tornando esta época ainda mais encantadora.

 

Feirinha de Natal
Feirinha de Natal

As feirinhas acontecem geralmente do fim de novembro até o início de janeiro (algumas delas ficam até o Dia de Reis) e a cada ano, milhares de visitantes se deixam conquistar por essa magia natalina e conseguem reviver as antigas tradições do local.

Não é apenas uma ocasião para comprar presentes de Natal, mas também para experimentar produtos gastronômicos locais, como biscoitinhos aromáticos de Natal, tortas, quentão, castanha assada e várias outras coisas – a cura para todos os males, para compensar o frio agudo.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

Em todos esses lugares, as cidades ficam lutadas de luzinhas, que iluminam as ruas do centro e proporcionam sensações únicas, como se fosse um conto de fadas. Esta época do ano é realmente linda. Cada pequena demonstração de afeto aquece o coração e cada objeto natalino consegue logo nos arrancar um sorriso, as luzes proporcionam aquela sensação de paz e de amor, principalmente aquelas branquinhas que iluminam e aquecem o coração.


O que fazer no Natal nas principais cidades italianas?


Feirinha de Natal
Feirinha de Natal

Passeando entre as casinhas de madeira, é possível observar e comprar tais decorações natalinas de todos os formatos e cores para embelezar as árvores e os presépios de casa, são tantas ideias de presente como os anjinhos de vidro, artigos em feltro e soft e vários outros produtos trabalhados a mão.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Na verdade, no nosso país não existia um costume propriamente dito de se fazer feirinhas natalinas, mas de alguns anos para cá essa tradição nórdica vem crescendo – começando pela região de Trentino-Alto Ádige e também as famosas feirinhas de Bolzano, Merano, Bressanone, Brunico e Vipiteno.


DESCUBRA MINHAS DICAS DE ROTEIROS NA ITÁLIA


Agora, uma tradição típica italiana é o Presépio Vivo, um dos mais famosos é o da Praça da Espanha em Roma. O primeiro presépio vivo foi realizado por São Francisco de Assis, em 1223 em Greccio.

Presépio na Itália
Presépio na Itália

Outra coisa que não dá para perder quando se vem para a Itália na época de Natal são os presépios em geral, especialmente aqueles na Via San Gregorio Armeno, em Nápoles. Essa é uma rua famosa pelos artesãos especializados em presépios, conhecida no mundo inteiro pelas inúmeras feirinhas de artesanato dedicadas à arte dos presépios. A rua e os ateliês podem ser visitados durante o ano inteiro, trazendo o clima natalino ao visitante. Uma rua inteira do centro histórico dedicada ao símbolo do Natal.


O QUE FAZER NA ITÁLIA DURANTE O INVERNO?


As feirinhas de Natal em Nápoles são uma das experiências mais fascinantes e especiais que se pode vivenciar durante a época de Natal. No mês de dezembro, as ruas e praças ficam repletas de banquinhas e feirinhas. Um clima único que encontra sua expressão máxima na famosa viela de San Gregorio Armeno. São milhares de visitantes que lotam as ruas do centro histórico de Nápoles. As ruas mais famosas, como a de San Gregorio Armeno e San Biagio dei Librai, ficam tão lotadas que é até difícil de caminhar. As vielas mais parecem Casbá (região histórica das cidades árabes no Sul da África) com os artesãos que trabalham os presépios e os pastorinhos sob os olhos de quem passa e das crianças curiosas.


QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES TURISTICAS DA ITÁLIA?


Nápoles abriga esta antiga tradição, uma arte única no mundo, passada de pai para filho. Nos ateliês, se criam verdadeiras obras de arte, com presépios que valem milhares de euros, até as pequenas estátuas que custam menos de dez euros. O protagonista do Natal napolitano é o Presépio que, conforme a tradição, deve ser montado na Festa da Imaculada Conceição, no dia oito de dezembro. Para todas as famílias napolitanas, o Natal significa visitar a rua San Gregorio Armeno, uma parada obrigatória antes de investir na construção ou ampliação do próprio presépio.

Presépio na Itália
Presépio na Itália

Além do presépio, a árvore de Natal é um dos costumes natalinos mais difundidos. Em geral, trata-se de um pinheiro decorado com pequenos objetos coloridos, luzinhas, festões, docinhos e pacotes de presente, montado tanto dentro de casa como ao ar livre, preparado alguns dias ou semanas antes do Natal.


QUANTOS DIAS EU PRECISO PARA CONHECER A ITÁLIA?


É em Gubbio que fica a maior árvore de Natal do mundo. A árvore de Natal de Gubbio é espetacular e única do gênero e foi montada na encosta da montanha, iluminando várias árvores para formar uma árvore gigante, a maior da Itália. A árvore é constituída de mais de 250 pontos luminosos que formam tal silhueta e está colocada aos pés do Monte Ingino, no alto da cidade medieval de Gubbio. Essa árvore de Natal atrai todos os anos milhares de pessoas que desejam ver ao vivo esta obra da engenharia tão inspiradora. A árvore fica acesa durante todo o período natalino e se apaga após a Festa da Epifania do Senhor; seus longos fios ficarão guardados, esperando um novo ano.


QUAL É O MELHOR PERÍODO PARA VIAJAR PARA ITÁLIA?


Considerações Finais

Creio que essas sugestões e ideias formem uma boa base para começar a se programar em como passar o período de Natal na Itália.

 

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

2 Comentários
  1. Rosinha Cicalise Diz

    Adorei as dicas.
    A Itália é um pais que amo.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada querida!! 🙂

      Grande abraço
      Ana Patriica

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.