O que fazer na Itália durante o Inverno?

12 33.233

O que ver na Itália durante o inverno?

Tem vontade de viajar e fazer um break durante o inverno?

Bem, a Itália oferece vários destinos de inverno que podem proporcionar dias de diversão e relax. Do norte ao sul não há dificuldades de escolha, e para lhe ajudar a encontrar o melhor destino para você, proponho algumas sugestões que podem fazer parte do seu roteiro ao passear na Itália durante o inverno.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


Partimos do pressuposto que os lugares para se visitar na Itália são muitos e de todos os tipos: mar, montanha e vilarejos perdidos pela cordilheira dos Apeninos…

Na Itália há alguns lugares perfeitos para a primavera, quando as praias ainda estão mornas e silenciosas, como as Ilhas Tremiti (tão amadas pelo cantor Lucio Dalla). Este arquipélago apuliense, tanto em setembro quanto na primavera, fica livre de todo alvoroço do verão e vira um paraíso, onde o repouso e o bem estar imperam e também é muito mais acessível financeiramente.


ROTEIROS TURISTICOS NA ITÁLIA? EXEMPLOS


Outra sugestão a ser considerada são os vilarejos, e na Itália existem vários! É comum terem uma arquitetura medieval e, apesar de pequenos, são sempre ricos em cultura, cor, sabor, perfume e aspectos que narram a história desses pedacinhos de terra espalhados por toda a península. Esses locais desejam ser conhecidos, e por isso convidam o turista a se tornar um “cidadão temporário” da comunidade, para compartilhar a preciosidade das paisagens, a típica enogastronomia, o folclore popular e as festas tradicionais. Dentre tantos vilarejos, posso indicar, assim de improviso, um lugar menos conhecido, mas muito bonito: o vilarejo de Gerace na Calábria – elegante e com características orientais. Ou então, outro vilarejo para se visitar na Itália com uma história singular é Orgosolo, no interior da Sardenha.

Também, a Úmbria e a Toscana possuem grandes destinos turísticos também no período de inverno – ricas em cultura, história, tradição e pratos típicos deliciosos. São exemplos: San Gimignano e Montepulciano (na província de Sena), Orvieto, Corciano e Castiglion del Lago (no território umbro).


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

Para as cidades grandes, caímos sempre nas capitais do centro e do sul, que também no inverno oferecem um clima mais ameno (perfeitas para passear de excursão), como: Roma, Florença, Nápoles, Palermo, Agrigento, Cagliari e Bari – apenas para citar algumas.

De toda forma, no norte também há opções imperdíveis no inverno, dentre elas: Veneza, Milão, Gênova ou Torino. Com pratos típicos, belos monumentos e um patrimônio histórico-cultural de fazer inveja a todo o mundo, são uma opção agradável e interessante para as férias de inverno.

Para os amantes da arte e da cultura, são muitas as cidades que, também durante os períodos mais frios do ano, sabem como acolher com seu incondicional calor humano milhares de turistas de todas as partes do mundo, interessados a conhecer e aproveitar os mesmos pontos de vista variados: artístico, histórico, arquitetônico e cultural.

Antes de todas, com certeza temos Roma: uma cidade com uma bagagem histórico-cultural sem igual! Depois poderia dizer Florença, Nápoles, Milão, Veneza, Torino, Trieste, Perúgia etc.

No geral, para quem deseja dedicar suas férias de inverno para ver monumentos, museus e conhecer mais sobre a história do lugar, há tanto para escolher!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para os amantes do mar, o inverno na Basilicata é um destino interessante. É possível visitar Maratea, com uma sucessão de enseadas encantadoras, grutas intocadas, ilhotas, penhascos e praias pitorescas – não apenas no verão, mas também nos meses mais frios do ano. Obviamente não para fazer o banho no mar, mas para se relaxar em lugares com poucas pessoas mas com uma beleza sempre presente!!


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


O branco ofuscante das rocas (os famosos faraglioni), que se olham no espelho nas águas azuis do mar Tirreno, as várias torres do século XVI que parecem vigiar as invasões piratas… Tudo isso faz de Maratea um destino imperdível durante o ano todo. Para quem deseja se aventurar, não pode faltar uma visita também ao Cristo Redentor de Maratea, com 21 metros de altura, os braços abertos medem 19 metros. O mirante aos pés da estátua é o maior ponto panorâmico de todo o território de Maratea, com uma excepcional vista do admirável perfil da costa.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Não dá para esquecer as montanhas também, principalmente no inverno, com o arco dos Alpes que marcam a fronteira sul do território italiano.


ONDE ESQUIAR NA ITÁLIA? QUAIS SÃO AS MELHORES PISTAS DE ESQUI DA ITÁLIA?


Com certeza as estações de esqui são as mais frequentadas, mas também dá para se divertir sem esquiar. Como acontece em Alto Ádige, por exemplo, que durante o inverno oferece várias opções de passeio e está entre os destinos mais fascinantes e originais da estação mais fria do ano.

Além disso, há a clássica feira de Natal em Bressanone, Vipiteno, Bolzano, entre outros, que merece ser visitada pelo menos uma vez.

São imperdíveis: o festival Dolomiti Balloon (de 4 a 12 de janeiro) em Dobbiaco (a viagem de balão sobre Dolomitas) e a calma cidade de Val Pusteria, toda coberta de neve.

Já para as pessoas de espírito menos aventuroso, proponho a Moonlight Classic Ski Marathon, competição de esqui sob as estrelas de Compaccio nos Alpes de Siusi, dentre as maiores da Europa.

Para os mais tradicionalistas, tem a Festività dell’Avvento (de 6 a 8 de dezembro), em vários vilarejos de Tirol do Sul entre o de Glorenza em Alta Val Venosta, é possível vivenciar momentos tanto para o espírito quanto para o corpo, com as músicas de Natal, com os deliciosos doces trentinos (inclusive strudel e knodel).

Em termos gastronômicos, os mais gulosos não podem perder o compromisso com o Mercato dei Sapori Pur Südtirol de Merano e Brunico, abertos de manhã e tarde durante toda a estação.


Recomendo a leitura:

Onde ver neve perto das principais cidades italianas?


Para os amantes dos esportes de inverno, dá tranquilo para organizar uma semana de diversão na neve nas extraordinárias montanhas italianas. Dentre os destinos mais interessantes estão as Dolomitas – tanto pela qualidade das instalações para prática de esqui quanto pela beleza de sua paisagem. Em particular, destacam-se a Marmolada, o parque Dolomiti Friulane e a estação do rio Brenta.

No complexo montanhoso das Dolomitas, os destinos de inverno mais renomados são: Courmayeur, Cortina d’Ampezzo e Madonna di Campiglio. Claro que não há apenas as Dolomitas na Itália, podemos encontrar outras estações de esqui importantes, como a de Roccaraso em Abruzos, a de Abetone e do monte Amiata na Toscana e os montes Terminillo e Livata em Lácio.

De qualquer maneira, não dá para descartar a Itália no inverno também para as viagens praianas. Sem grandes pretensões (como pensar que dá para mergulhar (é obvio que não dá ou voltar bronzeado), mas é uma alternativa válida para as férias de inverno são os passeios marítimos, como aqueles da Calábria, em Campanha, na Sardenha, em Ligúria ou em Apúlia – que oferecem ao turista locais interessantes para se visitar e fazer uma pausa para recarregar as energias com a saudável brisa do mar e as deliciosas cidadezinhas com parques naturais. São bons exemplos: Salento com Ostuni, Ótranto e Galípoli, Península Sorrentina e Costa Amalfitana, Régio de Calábria e Vibo Valentia, Ligúria com as inspiradoras Cinque Terre, também Olbia e Palau na fantástica Sardenha.

Conclusão

Para terminar, posso dizer que é possível aproveitar momentos de descanso em destinos acolhedores também durante os meses mais frios. Devemos apenas escolher como passar nossas férias de inverno. A Itália possui uma vasta gama de opções, basta tomar a decisão de vir, tem lugar para todos os gostos e para todos os bolsos.

Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?

 


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

12 Comentários
  1. Karine Diz

    Ola!
    Acompanho sempre as suas dicas!
    Gostaria de uma opinião, vou estar em Milao em Janeiro e tenho um dia livre para escolhermos um passeio bate e volta.
    Considerando que ja vou ter passado por ROma, Florença, Toscana, VeneZa, Verona…. Vc acha interessante fazer um bate e volta até BErna?? Pensei também em LUgano, Interlaken… Estou na duvida se vale a pena se deslocar para longe em um dia…..o que vc sugere?? Outro lugar? Muito obrigada

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Querido te aconselho a visitar Torino que é maravilhosa e dá para ir tranquilamente em um dia ou de repente Bergámo que tem um centro histórico maravilhoso e está bem perto de Milão. 🙂 Boa viagem!! Ana Patricia

  2. Moacir Diz

    Olá Ana!
    Parabéns pelo site!
    Estarei em Milão no começo de janeiro.
    Além de Bergamo, que outro bate-volta sugere por lá? Há neve “perto” em algum lugar nessa época?

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Olá.. te aconselho a ir nos Dolomites ou na zona de vale d´Aosta:)para ver a neve.. provavelmente vai ver tranquilamente em janeiro:) são localidades mais ou menos a 2/3 horas de Milão com carro, mas dá para ir tb com trem (perde mais tempo).. Abraços e boa viagem..

  3. Paula Helena Albuquerque Diz

    Olá Ana Patricia,
    Já conheci a Itália no mês de Julho fui com amigas na adolescência.
    Agora o futuro marido escolheu a ITÁLIA para passar nossa lua de mel e estamos nos programando em DEZEMBRO. Pretendemos passar 20 dias, além das cidades já programadas como Roma, Veneza, Florença e Pisa quais outras cidades possamos conhecer nesse período de frio???
    Também se tiver agências parceiras aceito sugestões.

    obrigada, Paula Helena

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Paula todas cidades de montanha, na zona do trentino, Friuli, vale d´Aosta, trento etc valem a pena.. 🙂 basta ver os vários posts dedicados a essas regiões..grande abraço e boa viagem, Ana Patricia

  4. Maria Inês de Mattos Safar Diz

    ANA PATRÍCIA DA SILVA .Estou com passagem comprada para novembro e queria uma sugestão de uma região mais quente da Itália para o período de 18 de novembro a 3 de dezembro.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Maria será inverno.. mais ou menos é frio em toda Itália..:) se vc quer evitar um pouco te aconselho a Sicilia.. um grande abraço, Ana

  5. Alexandre Diz

    Olá. Necessito de uma informação. Farei uma viagem de 23 dias para a Itália no inverno. Irei por Roma e Voltarei por Mião. Reservei seis dias para a região das Dolomitas (3 dias em San Vito di Cadore e 3 dias em Merano — em princípio). O ponto é: é tranquilo ir de carro nessa época do ano (de 7 a 14 de janeiro) para tais lugares? Quais cautelas devo ter (correntes? pneus de neve bastam?)? Existe alternativa viável, como ficar em Trento ou alguma outra cidade próxima, fazendo-a de base para passeios mais seguros (de trem ou ônibus próprios) para cidades mais altas? Obrigado.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Alexandra a corrente ou o pneumático para o inverno será obrigatório. Te aconselho a ficar em hotéis que já tenham ou estejam próximo de estação de esqui de modo que tenha que deslocar o quanto menos. Um grande abraço, Ana

  6. Renata Diz

    Olá! Adorei seu post! Super completo e detalhado!!!!! Obrigada!
    Na mesma linha da duvida anterior , gostaria de saber se é seguro subir e se deslocar na região de Cortina de carro em janeiro 2019; ou se vc recomenda subir de ônibus. Obrigada! E parabéns!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Renata o carro vai ter que ter pneu preparado para a neve (pneumatici invernali).. quando for alugar tem que avisar isso:) Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.