O que ver na Itália em vinte dias com carro?
O nosso “Bel Paese” é um dos mais ricos, pelo ponto de vista do turismo, tanto pela grande quantidade de lugares e de achados históricos quanto pela riqueza das paisagens, isso sem falar da enorme riqueza gastronômica. Exatamente por todos esses motivos, muita gente sonha em percorrer a Itália dirigindo um carro, e cá entre nós, é uma “senhora” experiência!! Proponho a vocês um passeio de vinte dias pela Itália, para descobrir mais e explorar as belezas de nossa península.
Afinal, o que ver na Itália em vinte dias com carro? Nós montamos um roteiro incrível de carro para você curtir ao máximo a sua viagem pela Itália! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção: Dirigindo na Itália!
Nosso Roteiro de 20 dias na Itália
O Post de hoje apresenta um roteiro com o carro pensado para que você aproveite várias regiões da Itália e conheça assim as cidades clássicas como Roma e Veneza, mas que também te possibilite a oportunidade de conhecer, por exemplo, Portofino e Sorrento.
Ponto de Partida
Esse itinerário começara na cidade de Milão, na região da Lombardia, para depois passar pelas regiões de Piemonte, Vêneto, Emília-Romanha, Ligúria, Toscana e terminamos com a cidade de Roma, na região do Lazio. Leia também: Viajando de Carro na Itália: Exemplos de Roteiros.
Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!1) O que ver na Itália em vinte dias com carro? MILÃO!
PRIMEIRO DIA: A emoção do primeiro dia de chegada é incrível. É uma mistura de cansaço e alegria indescritíveis! Depois da chegada no Aeroporto de Milão Malpensa de manhã cedo; pegue o carro (já alugado com antecedência no Brasil), faça o check-in no hotel, onde ficaremos 3 noites e vá aproveitar a cidade!!
A cidade de Milão é com certeza diferente daquilo que cidades como Florença, Roma e os vilarejos históricos da Itália oferecem, mas mesmo assim é repleta de maravilhas. Não esperem um centro histórico pequeno e aconchegante, ou ruínas que nos fazem lembrar dos tempos passados, mas sim uma cidade viva, europeia, onde as majestosas igrejas, os grandes castelos, as residências histórias e os museus se misturam com as ruas das compras e a vida noturna.
Principais atrações em Milão
Pegue o metrô e desembarque na Estação Duomo, na Praça Domo vamos visitar o Palazzo dell’Arengario (sede do lindo Museu del Novecento), o Palácio Real (que abriga as principais mostras de pinturas de Milão) e a Catedral de Milão (Duomo), obra mais importante da arquitetura gótica na Itália.
Depois do Duomo de Milão, vamos em direção a Galeria Vittorio Emanuele II. A Galeria é o lugar ideal para fazer um longo e agradável passeio. A Galeria é toda reservada para pedestres, abriga lojas renomadas, cafeterias, gelaterias, restaurantes de luxo e muito mais! Aproveite para comer algo por aqui e tomar é claro um delicioso gelato! O Teatro alla Scala, berço da ópera lírica e da música clássica. Se quiser visitar o Museu ou assistir uma Ópera, aconselho que se organize com antecedência e compre os ingressos antes da viagem!
E para fechar nosso dia com chave de ouro vamos caminhar em direção ao Castelo Sforzesco. O Castello Sforzesco é um castelo de Milão construído no século XV por Francesco Sforza, que se tornou Duque de Milão pouco tempo depois. Foi construído sobre restos de uma outra construção anterior, datada do século XIV. Atualmente acolhe várias coleções dos museus e galerias de arte da cidade.
Agora aconselho que pegue o metrô e retorne para o hotel para fazer uma pequena pausa e depois saia para comer algo na cidade. Pois no dia seguinte é o momento de fazer um bate e volta na região do Lago di Como! Clique aqui para dicas de restaurantes em Milão!
Dica!
Quando reservar o hotel em Milão não deixe de conferir se o mesmo oferece garagem gratuita e se nas proximidades existe estação de metrô. A intenção é deixar o carro na garagem do hotel e se locomover pela cidade com o transporte público. O metrô de Milão tem uma excelente malha ferroviária! Saiba mais sobre o metrô de Milão aqui!
2) O que ver na Itália em vinte dias com carro? FAÇA UM BATE E VOLTA AO LAGO DE COMO!
SEGUNDO DIA: Esse lugar que possui uma beleza ímpar, que foi capaz de encantar artistas como Rossini e Giusepe Verdi e que fica a apenas 83km de Milão, também vai te surpreender com tanta beleza. Um lugar que atrai pessoas do mundo inteiro, pois às margens do lago que é um dos maiores da Itália, cerca de 146km², as vilas, bosques e montanhas complementam esse cenário incrível.
Ao redor do lago existem as vilas, que são pequenas cidades que possuem vidas independentes, mas que são próximas, portanto você conseguirá visitar pelo menos duas delas. Nossa dica é que você vá a cidade de Como e a Bellagio! Leia também: O que visitar no Lago di Como?
Principais atrações em Como
A cidade que deu nome ao lago, te permite facilmente explorar a pé as suas estradinhas, monumentos, obras de arte e ainda desfrutar de vistas maravilhosas. Cerca de 84.000 habitantes vivem na cidade, e lá você encontrará bons restaurantes com várias opções de queijos, doces, peixes com muita qualidade e sabor.
Principais atrações em Bellagio
Esse lugar é tão lindo, que mereceu uma pequena réplica em Las Vegas, o Hotel Bellagio, somente por isso, já deu para perceber a grandiosidade da beleza do lugar, inclusive, no passado, era um dos lugares favoritos para as famílias da elite romana passarem as férias. E hoje em dia continua sendo um lugar muito procurado pelos turistas da alta sociedade. Sem dúvidas, suas vilas, jardins e panoramas realmente fazem jus ao carinhoso apelido de a “Pérola do Lago”. Retorne para Milão porque no outro dia você conhecerá uma outra famosa cidade! Leia também: Vamos conhecer Bellagio no Lago di Como?
Dica de Ouro!
Talvez voce não queria enfrentar a loucura que é um trânsito como o de Milão e ainda queira fazer o Bate e Volta a Como e Bellagio como passageiro e não como motorista e eu tenho uma super dica, você pode contratar o serviço do nosso parceiro Milan Travel Service, que presta serviço de transfer em Milão e Região, pois mesmo amando dirigir, as vezes é complicado enfrentar o trânsito de uma cidade que não conhecemos, a chance de acontecer algum stress é grande. Ah! E o melhor, o motorista fala português, perfeito, não é mesmo? Para saber mais leia também o nosso post Motorista que fala português em Milão: Milan Travel Service!
Ficou interessado no serviço de Transfer do nosso parceiro? Clique aqui e peça um orçamento sem compromisso!
3) O que ver na Itália em vinte dias com carro? FAÇA UM BATE E VOLTA A TORINO!
TERCEIRO DIA: Conhecida como Turim no Brasil, essa incrível cidade, fica a cerca de 126km de Milão, o que permite fazer um bate e volta tranquilamente. Torino foi a primeira capital italiana e ao longo dos séculos adquiriu um gigantesco patrimônio histórico, e hoje em dia é o centro industrial da Itália. Você vai gostar de passear pelas praças, monumentos, museus, galerias de arte, que se espalham pela cidade. Leia também: Onde ficar em Turim?
Principais atrações em Torino
Faça uma visita a principal praça da cidade, a Praça Castello! Seu formato quadrado, contornado por belíssimo prédios históricos, torna o ambiente espetacular. Ao redor da praça, você terá ao alcance de alguns passos, o Teatro Regio, a Galleria Subalpina, a Igreja Real de São Lourenzo e o Palácio Real.
Para fazer o percurso do Palácio Real e de todo complexo, você pagará uma taxa de 15 Euros e vale muito a pena! Gosta de futebol? Saiba que o estádio da Juventus, famoso time italiano de futebol está em Torino! Depois de aproveitar esse dia maravilhoso, aconselho a voltar para Milão, pois no dia seguinte, o próximo destino será Verona! Leia também: O que fazer em um dia em Turim?
Dica de Ouro!
Que tal poder fazer um passeio de qualidade por todos os pontos turísticos principais de Torino ou nas redondezas da cidade, acompanhado (a) por uma excelente guia turística? Se ficou interessado? Pois saiba que em Torino, eu indico a nossa parceira Ana Carvalho! Ela te proporcionará tours privados em Turim e na Região de Piemonte e com certeza deixará a sua passagem pela cidade muito mais rica de conhecimento e informação!
Clique aqui e peça um orçamento sem compromisso!
4) O que ver na Itália em vinte dias com carro? VERONA
Terceiro dia: Acorde cedo e prepare-se para dirigir 169km, cerca de 2h00 até a cidade de Verona e depois inicie o tour de um dia na cidade de Shakespeare! Conhecida no mundo inteiro como a “cidade do amor”, junto com Veneza, Verona é com certeza uma cidade muito bonita e encantadora. Duas noites de hospedagem na cidade serão suficientes, pois no primeiro dia você conhecerá a própria Verona e no outro dia um bate e volta bem legal a região do Lago di Garda, mas precisamente em Peschiera del Garda e Sirmione. Leia também: Onde dormir em Verona?
Principais Atrações em Verona
O principal monumento da cidade é a Arena de Verona, um local encantador com uma história milenar. Passear por Verona significa visitar a famosa Casa de Julieta, que logo na entrada há um portão (um pouco deteriorado e destruído, devido a falta de respeito das pessoas). Já o pátio interno é uma graça, e nos faz reviver um pouco do clima dos tempos vividos pela jovem, inclusive é nesse pátio que está a famosa estátua de Julieta, e que por tradição, os turistas fazem o ritual de colocar a mão no seio da estátua, como um ritual de boa sorte para o amor! Após um dia de tour vamos jantar e depois vamos para o hotel, pois o dia foi cansativo e devemos recarregar as energias. Leia também: O que fazer em Verona em um dia?
Dicas de Ouro!
- Conhecer uma cidade com alguém que sabe cada detalhe do lugar, transforma de forma completa a visão que temos do lugar! E o trabalho dos guias de turismo é justamente esse, te fazer conhecer uma cidade específica, agregando conhecimento e informação a seu passeio! A nossa parceira RAPHAELA VAGO, GUIA TURÍSTICA EM VERONA, com mais de 10 anos de experiência, tornará a sua passagem por Verona inesquecível, te apresentando detalhes da cidade que provavelmente passariam desapercebidos aos teus olhos!
- Que tal fazer uma sessão de fotos incrível para deixar registrado por anos e anos esse momento maravilhoso da sua viagem pela Itália? A nossa parceira KÁTIA CARLESSI, FOTÓGRAFA PROFISSIONAL, te proporcionará um ENSAIO FOTOGRÁFICO INCRÍVEL EM VERONA, capturando minuciosamente cada detalhe da sua passagem pela cidade, evidenciando a beleza do lugar e do momento e que com certeza te farão reviver a emoção do dia da sessão fotográfica, mesmo depois de muitos anos!
Ficou interessado no serviço das nossas parceiras em Verona? Clique aqui e peça um orçamento sem compromisso!
5) O que ver na Itália em vinte dias com carro? BATE E VOLTA EM PESCHIERA DEL GARDA E SIRMIONE!
QUARTO DIA: Pertinho de Verona, cerca de 43km, você tem dois lugares maravilhosos para conhecer, Peschiera del Garda e Sirmione, que ficam a margem do Lago di Garda. A duas cidades são ricas em história e belezas naturais.
Principais atrações em Peschiera del Garda
Este vilarejo tem um aspecto único e hoje tem um encanto especial! Seja por seu passado que possui raízes romanas, seja por suas belezas naturais que envolvem as montanhas e o lago. A sua história tão rica e que ainda hoje nos permite passear por suas muralhas, fortes e igrejas que encantam cada turista que passa por ali.
Quer aproveitar o lago de pertinho? Então, que tal fazer um passeio de barco incrível e apreciar belas paisagens que a região possui? Ficou interessado? Então, dirija-se a um dos muitos pontos de aluguel de barcos e embarque em um passeio pelo lago! Leia também: O que fazer em Peschiera del Garda em um dia?
Principais atrações em Sirmione
A “Pérola do Lago di Garda” te convida para desfrutar de passeios e caminhadas com vistas lindíssimas! A temperatura que geralmente é mais amena, mesmo no verão, favorece a esse tipo de atividade! Afinal quem não gosta de sentir a brisa fresca no rosto enquanto apreciar paisagens incríveis Lugares como o Centro Histórico e as Ruínas tornarão a visita a essa cidade inesquecível.
Que tal relaxar mais ainda? Sirmione possui Termas que atraem pessoas desde o período romano, e a partir década de 60 a procura pelo lugar aumentou de forma considerável. Suas fonte com águas com temperaturas na casa dos 70°C, são um chamativo a mais para a cidade, pois ali existe um Spa onde é possível fazer massagens e tratamentos relaxantes! A receita ideal para acabar com qualquer stress! Leia também: O que fazer em um dia em Sirmione a pérola do Lago de Garda?
Depois de desfrutar de um belíssimo dia nessas duas cidades, retorne para Verona, durma e descanse, pois no outro dia Veneza te espera!!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e siga minhas dicas para descobrir como funciona o estacionamento na Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
6) O que ver na Itália em vinte dias com carro? VENEZA
SEXTO DIA: depois de um bom café da manhã em Verona, é hora de preparar o coração pois em cerca de 1h20 dirigindo, você chegará a Veneza!! O sonho de muitos e muitos turistas pelo mundo a fora. Veneza é um dos destino mais desejado pelas pessoas mas infelizmente para ficar em um dos luxuosos hotéis espalhados pelas vielas da cidade é muito caro e também dormir em albergue barato não compensa.
No nosso itinerário você dormirá duas noites em Veneza, uma dica que pode te ajudar e muito a economizar é, escolha um hotel bem centralizado em Veneza-Mestre, uma região vizinha de Veneza (fica a apenas dez minutos de trem do centro de Veneza e possui trens que saem de dez em dez minutos) e possui hotéis com preços bem melhores.
Principais atrações em Veneza
Chegando a Veneza, uma das cidades mais bonitas do mundo, procuramos a melhor forma de visitar a cidade. Temos duas opções: a pé ou com o vaporetto, é melhor andar de vaporetto. Chegaremos num instante do Grande Canal até San Zaccaria. Durante este percurso, podemos admirar os palácios mais lindos de Veneza: o Ca’ d’Oro e o Fondaco dei Turchi. Leia também: Como usar o Vaporetto em Veneza?
A bordo da balsa, atravessamos a Ponte Rialto e ao descer vemos a sensacional Praça São Marcos – com certeza uma das pérolas da Itália, que merece até a última gota da sua fama (junto à maravilhosa Basílica). A Basílica de São Marcos mostra toda a sua magnificência, a mistura de estilos e a riqueza das decorações e dos mosaicos dourados fazem desta catedral única no mundo, ao lado do Palácio Ducal (obra de arte Gótica-Bizantina).
Nas redondezas, há os maravilhosos: Palácio Ducal, a Torre do Relógio e o imponente Campanário. Passeando pelas vielas, faremos uma pausa para o jantar em um dos restaurantes (não muito barato, mas com certeza valerá a pena) e depois retorne para o hotel em Mestre para terminar a noite relaxando, pois no outro dia você irá conhecer outras duas famosas ilhas da região, Murano e Burano! Leia também: O que fazer em Veneza em um dia?
7) O que ver na Itália em vinte dias com carro? VISITE MURANO E BURANO!
SÉTIMO DIA: A maioria das pessoas pensam que Veneza é somente uma cidade e pronto. Mas você sabia que Veneza é um arquipélago formado por 117 ilhas? E que elas são interligadas por inúmeras pontes e canais? Por isso ela é única e maravilhosa! Dentre essa enorme quantidade de ilhas, duas são muito interessantes de se visitar: Murano e Burano!
Principais atrações em Murano
Mas Murano não é um nome de um cristal? Sim, exatamente isso! Pois esse material tão belo e com cores e formatos incríveis que são vendidos pelas lojas de decoração do mundo todo, a preços consideráveis, são produzidos nessa ilha e levam consigo o nome do lugar, o que muita vezes desperta a curiosidade dos turistas que passam pela região!
Mas, além das lojas de cristais, existem lugares interessantes de se visitar, por exemplo: Igreja de Santa Maria e São Donato, a Igreja de São Pedro Mártir e o Palácio da Mula. Ah, o Museu do Cristal (Museo Vetrario), que fica no Palácio Giustinian.
Principais atrações em Burano
Conjunto de 4 ilhas que em conjunto possuem cerca de 3.000,00 e famosa por sua gastronomia, principalmente no quesito doces! Não deixe de visitar a Piazza Galuppi, a única praça da cidade, a Torre do Sino que é inclinada 1,83 metros e a Igreja de San Martino Vescovo.
Ah! Aproveite para fazer fotos bem lindas perto das casinhas que ficam ao redor dos canais da cidade! Daqui retornaremos para Veneza para descansar, pois bem cedinho você partirá para Bolonha! Leia também: Murano, Burano e Torcello: como chegar nas Ilhas de Veneza?
8) O que ver na Itália em vinte dias com carro? BOLONHA
OITAVO DIA: acordaremos cedo e seguiremos com o nosso roteiro para a região da Emília-Romanha. Levaremos cerca de 1h30, portanto vamos logo para o carro para ir para Bolonha. Aqui ficaremos duas noites. Leia também: Onde ficar em Bolonha?
Principais atrações em Bolonha
Bolonha oferece uma antologia arquitetônica fascinante e única de seu gênero, isso faz dela uma das cidades mais cenográficas do mundo. Visitar Bolonha significa ir para a Praça Grande, a Fonte de Netuno e a Basílica de São Petrônio. Seguindo pela via Rizzoli, encontraremos com as Duas Torres (Garisenda e Asinelli), símbolo da cidade e porta de entrada para a cidade universitária.
Faremos uma pausa em algum restaurante típico para fazer um lanche, pois aqui a culinária é muito boa. Depois, continuaremos com o nosso passeio visitando a Basílica de Santo Estevão localizada no centro, com uma característica pracinha pavimentada com pedregulhos, o Palácio do Arquiginásio e o Palácio de Mercanzia.
A Gastronomia em Bolonha…
Depois do pôr do sol, Bolonha se transforma em uma cidade cheia de vida. Visitar Bolonha sem se permitir o pecado da gula é quase um sacrilégio. O fumegante tagliatelle al ragù, a lasanha à bolonhesa e a sopa de capelete (principalmente nos meses mais frios do ano) são os melhores cartões postais gastronômicos que a cidade pode oferecer. São inúmeros os restaurantes do centro para experimentar as suculentas receitas bolonhesas. Depois de encher a pança, vamos dormir. Leia também: O que fazer em Bolonha em um dia?
9) O que ver na Itália em vinte dias com carro? BATE E VOLTA EM FERRARA
NONO DIA: tome um café da manhã relaxadamente em Bolonha e vamos visitar Ferrara, que fica a 50km. Uma cidade sensacional à margem esquerda do Po di Volano, com seu estilo tipicamente renascentista, acolhe todo o esplendor e ostentação daquele período, tornando uma cidade nobre e grandiosa. Uma cidadezinha onde a vida ainda se desenvolve junto com o homem, assim em plena tranquilidade, será possível ver os vários monumentos interessantes que mesmo com o passar do tempo conseguem despertar tanto fascínio e depois retornaremos para Bolonha! LEIA TAMBÉM: QUAL É O MELHOR PERÍODO PARA VIAJAR PARA ITÁLIA?
Principais atrações em Ferrara
Partiremos do maravilhoso Centro Histórico, onde em cada esquina nos deparamos com maravilhas propriamente ditas, como a Câmara Municipal (inicialmente residência da família Este) com uma típica arquitetura medieval. Com um encanto especial também estão os nove quilômetros de muralha da cidade de Ferrara, que permitem aos turistas de se sentir transportados de volta no tempo.
Visitaremos então o monumento símbolo de Ferrara: o Castelo Estense. Grandes artistas trabalharam ao longo dos anos para decorar esta majestosa estrutura, dentre eles: Mantegna, Piero della Francesca, R. Van Der Weyden e Pisaniello – sem dúvidas os maiores representantes da escola de Ferrara.
Além disso, há vários prédios que também merecem uma visita, entre os mais importantes podemos listar: o Palácio de Ludovico – o Mouro e o Palácio dos Diamantes. Uma viagem digna é preciso também momentos de descanso, portanto podemos ir ao lindo Parque Massari para comer alguma coisa típica. Por sorte, há vários bares que oferecem pratos tradicionais, dentre eles: tagliatelle, capelete e torta de macarrão. Terminado o jantar, vamos para o hotel em Bolonha e repouse, pois no dia seguinte Gênova será o destino. Leia também: O que fazer em Ferrara em um dia?
10) O que ver na Itália em vinte dias com carro? GÊNOVA
DÉCIMO DIA: acordaremos bem cedo e iremos para a região da Ligúria, onde ficaremos três dias – o primeiro dia será dedicado a Gênova, o segundo a Portofino e o terceiro à maravilhosa Cinque Terre. Vamos de carro e pegaremos a rodovia A12 com acesso a Gênova, levaremos 3h50min. Uma vez na capital da Ligúria, descansaremos uma horinha e depois começamos nossa visita pela cidade.
Gênova é linda, cidade natal do navegador Cristóvão Colombo. Petrarca a definiu como “soberba”, já os genoveses a chamam de “Zena”. É um lugar para ser explorado, cheio de encantos, muitas vezes escondidos e misteriosos. Quem aprende a conhecê-la vai levá-la sempre no coração. Leia também: Onde dormir em Gênova?
Principais atrações em Gênova
Antes de começar nosso passeio, aconselho a vocês uma breve pausa para comer uma ótima focaccia de queijo genovês com especiarias locais. Depois disso, vamos ao centro histórico da cidade para admirar seu patrimônio artístico. Uma das primeiras paradas imperdíveis é com certeza a Catedral Romano-Gótica de São Lourenço. Ela fica na rua homônima e abriga o Museu das Relíquias, onde está o Sacro Catino, que muitos pensam ser o verdadeiro Santo Graal. Subindo a rua, chegamos ao Palácio Ducal. Além disso, não dá para perder o famoso Aquário de Gênova. Agora chegou a hora de um jantar típico e uma bela dormida, pois amanhecendo o novo dia você conhecerá a bela Portofino. Leia também: O que fazer em Gênova em um dia?
11) O que ver na Itália em vinte dias com carro? PORTOFINO
DÉCIMO PRIMEIRO DIA: deixamos Gênova e vamos para um destino turístico de grande prestígio: Portofino, que fica a 35km. Um vilarejo sofisticado de frente para o mar, de uma beleza indescritível, Portofino é a joia do panorama italiano, sempre frequentado por estrelas do cinema e da cultura e personagens ilustres da política.
Principais atrações em Portofino
Chegando a Portofino, ficaremos extasiados diante de tanta maravilha, as casas coloridas ficam uma do lado da outra, como se fossem peças de um rico mosaico, aos pés do penhasco, coberto por uma vegetação verdejante em volta dessas vilas elegantes. Nesse pequeno recuo da costa, se aninha a famosa “pracinha”, coração social de Portofino, que fica de frente a uma marina, repleta de barquinhos de pescadores e embarcações luxuosas. Depois de um bom jantar, retornaremos para Gênova, pois no outro dia o próximo vai e volta será para Cinque Terre! Leia também: Vamos conhecer Portofino?
12) O que ver na Itália em vinte dias com carro? CINQUE TERRE
DÉCIMO SEGUNDO: depois de um bom café da manhã, vamos para a espetacular Cinque Terre, a 100km de Gênova. De uma beleza única, neste lugar a generosidade e a perfeição da natureza se une harmoniosamente à intervenção do homem. O encanto destes cincos vilarejos marítimos: Manarola, Riomaggiore, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare; deixa sua marca até no visitante menos atento.
Principais atrações em Cinque Terre
Cinque Terre oferece vários roteiros turísticos, trilhas florestais e rotas urbanas muito características. Entre os itinerários mais espetaculares, com certeza merecem destaque o famoso “Sentiero Verde Azzurro” e “La Via dell’Amore”. O Sentiero Verde Azzurro percorre toda a Riviera de Levante, de Gênova a Portovenere, já o roteiro da La Via dell’Amore vai por um calçadão que une Riomaggiore e Manarola e é declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO (junto com o Parque Nacional de Cinque Terre). O percurso consiste em prosseguir pelo calçadão de frente para o mar. Depois de termos passeado tanto, hora de voltar para Gênova, pois cedinho uma das cidades mais encantadoras te aguarda: Florença. Leia também: Por que conhecer Cinque Terre?
13) O que ver na Itália em vinte dias com carro? FLORENÇA
DÉCIMO TERCEIRO DIA: depois do café da manhã, deixaremos o hotel em Gênova e seguiremos rumo a região da Toscana, mais precisamente na maravilhosa Florença. A distância entre uma cidade e a outra é de cerca de 230 km de Gênova e levaremos 2h30 aproximadamente para chegar. Portanto, acorde cedo para ainda poder aproveitar bastante o dia para visitar tranquilamente a cidade. Chegando em Florença, deixaremos o carro no estacionamento da hotel onde ficaremos hospedados por quatro dias, pois os dois primeiros dias serão dedicados a linda Firenze , mas os outros dois faremos bate e volta em Pisa e Lucca em um dia e no outro em Siene e San Giminiano. Tudo pronto? Então, “bora” conhecer o que faz de Florença um dos principais destino dos turistas de todo o mundo!
Principais atrações em Florença no primeiro dia
Florença é uma cidade incrível, a vontade é de ficar dias e dias lá, mas como não temos muito tempo vamos separar dois dias para curtir ao máximo os principais pontos turísticos. O Centro Histórico de Florença reúne monumentos, edifícios religiosos, obras da arquitetura e jardins únicos no mundo, projetados por artistas geniais como Giotto, Brunelleschi, Michelangelo, entre outros. A Praça Duomo é o ponto de partida ideal para a visita à catedral, da magnífica Torre do Sino de Giotto, do Batistério e do Museu de Obras de Arte da catedral. A visita da Cúpula é possível somente reservando online. Enquanto se for visitar somente a Catedral (Duomo) não é necessário bilhete. Leia também: Quais são os 10 pontos turísticos imperdíveis em Florença?
14) O que ver na Itália em vinte dias com carro? FLORENÇA
DÉCIMO QUARTO DIA: Como eu disse, Florença é uma cidade encantadora e que merece um tempinho maior para que você possa admirar a maior quantidade de detalhe possível. Então, levante cedo e vamos continuar nosso passeio pela cidade das Artes.
Principais atrações em Florença no segundo dia
Para esse dia, você continuará a se deslumbrar pela cidade visitando o a Capela dos Medici, não deixe de visitar os túmulos, pois todos foram feitos por Michelangelo. Depois vá a Basílica de Santa Maria Novella, nessa mesma igreja estão o crucifixo pintado por Giotto, um crucifixo de madeira esculpido por Brunelleschi e a Trindade de Masaccio.
O Palazzo Pitti também merece uma passeio, muita obra de arte, museus e obras-primas de Rafael e Ticiano estão dentro deles. Os Jardins de Boboli, na residência da família Medici, encanta a todos com seus bosques e esculturas. E para finalizar e claro se sobra ânimo, vá ao Piazzale Michelangelo, um lugar incrível que possui uma das mais belas vistas de Florença, inclusive o lugar fica lotado ao Pôr do Sol, pois o espetáculo do Astro Rei é garantido! Leia o nosso post O que visitar em dois dias em Florença e tenha mais detalhes sobre os passeios nessa cidade maravilhosa!
15) O que ver na Itália em vinte dias com carro? FAÇA UM BATE E VOLTA NAS CIDADES DE PISA E LUCCA!
DÉCIMO QUINTO DIA: Estando em Florença, você conseguirá tranquilamente visitar duas cidades lindas que estão a cerca de 74km de distância, Pisa e Lucca! E que vão enriquecer ainda mais a sua viagem pela Itália! Por isso vamos aproveitar e fazer um bate e volta!
Principais atrações em Pisa
Pisa a famosa cidade conhecida no mundo todo por ter um dos pontos turísticos mais interessantes, a Torre torta! Mas além disso, apesar de ser uma cidade pequena, ela possui outros atributos que fazem com que seja uma importante cidade da Toscana. No seu passado que teve como cidadão, ninguém mais ninguém menos, que o estudioso Galileu Galilei! Nos dias atuais, Pisa se destaca por ser um importante centro industrial e possuir três das universidades mais importantes da Europa. Além da Torre inclina, visite também a Praça Duomo, o Camposanto e as Lungarni, que são ruas interessantes que estão ao longo do Rio Arno! Leia também: O que visitar em Pisa em um dia?
Principais atrações em Lucca
Essa cidade possui uma riqueza histórica e artística incríveis! A começar pela característica que a torna muito conhecida, pois ela é ser cercada por suas Muralhas, que foram construídas no século XVI. Depois quando você entra na cidade, você poderá admirar suas torres medievais e as mais de 100 igrejas que existem por lá!
Gosta de ópera? Pois saiba que foi aqui em Lucca que nasceu o famoso compositor Puccini, criador de óperas famosíssimas como Turandot e Tosca. Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli são alguns dos nomes que já interpretam as composições dele!
Além da Muralhas, duas torres que vale a pena serem visitadas são a Torre Giunigi e a Torre das Horas. Depois desse dia incrível retorne para Florença, pois no outro dia terá mais bate e volta! Leia também: O que fazer em Lucca em um dia?
16) O que ver na Itália em vinte dias com carro? BATE DE VOLTA SIENA E SAN GIMIGNANO
DÉCIMO SEXTO DIA: após um bom café da manhã, iremos fazer um belo tour em Siena, a 74km de Florença e conhecer essa cidade que possui tantas paisagens maravilhosas, vilarejos antigos e especiais. Siena é uma magnífica, com vielas, torres, ateliês de artesanato e palácios que fazem dela um destino imperdível, tanto para os turistas italianos quanto para os estrangeiros. Famosa pelo seu Pálio, que acontece duas vezes ao ano, a cidade oferece muitas coisas para ver. Entre eles, faremos uma parada em San Gimignano, famoso por suas inúmeras torres. Por esse motivo, o vilarejo medieval de San Gimignano foi apelidado de a “Manhattan Medieval”.
Principais atrações em Siena
Antes de todas as outras, a praça que merece uma visita é a Praça del Campo, é exatamente ali onde acontece o Pálio de Sena (uma competição medieval que envolve as 17 regiões históricas da cidade). Em volta da praça ficam vários palácios, dentre eles o mais grandioso é o Palácio Público, com tijolos vermelhos e mármore branco.
Não muito distante, passeando pelas características vielas da cidade, chegamos ao Duomo de Siena, ou seja, a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, elevada por uma plataforma com alguns degraus, com uma fachada especial em mármore branco. Só esta imponente fachada já vale a visita, mas seu interior suntuoso em estilo românico-gótico irá surpreender vocês de imediato. SAIBA TUDO SOBRE SIENA AQUI!
Principais atrações em San Gimignano
Localizado em Vale de Elsa, na província de Siena, graças à beleza especial deste antigo vilarejo, foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Os pontos de interesse são a Praça Duomo, a Praça das Ervas, as Torres Gêmeas e a Basílica de Nossa Senhora.
Além disso, a refeição também é muito gostosa e é possível escolher entradas deliciosas e autênticos pratos principais de carne. Esta é uma viagem perfeita para quem deseja relaxar e aproveitar as maravilhas da natureza, que aqui mudam de cor em cada estação. Nos vilarejos se respira um ar medieval atemporal, é como fazer uma viagem de volta ao passado. Depois de ter passeado por essa linda região, retornaremos para Florença, respire um pouquinho mais o ar dessa cidade inesquecível e no outro dia a partida será rumo a Roma! SAIBA TUDO SOBRE SAN GIMIGNANO AQUI!
17) O que ver na Itália em vinte dias com carro? ROMA
DÉCIMO SÉTIMO DIA: Depois de tomarmos café da manhã, pegaremos o carro para irmos em direção à Cidade Eterna, que fica a 275km. Atenção! Chegando em Roma devolveremos o carro no aeroporto, pois Roma possui Zona de Tráfico Limitado e a chance de levar multa é altíssima, portanto NÃO ACONSELHAMOS ENTRAR EM ROMA COM CARRO.
Lá, vamos ficar os três últimos dias do nosso roteiro. Dedicaremos o 17º, 18ºe o 19º inteiramente a capital italiana, afinal ela merece, pois é muita história e cultura reunidas em uma cidade só! E mesmo assim tenho certeza que você ficará com gostinho de quero mais!
Principais atrações em Roma para o primeiro dia
Roma é uma daquelas cidades que devemos visitar pelo menos uma vez na vida! Aconselho que no primeiro dia, seja visitado o que se refere a Roma Imperial, que envolve lugares como Circu Massimo e a Bocca della Verità, além de Palatino, Coliseu, Fórum Romano, Campidóglio, Fórum Imperial e Altar da Pátria (Monumento a Vítor Emanuel II da Itália).
18) O que ver na Itália em vinte dias com carro? ROMA
DÉCIMO OITAVO DIA: Tomaremos café da manhã e vamos logo ver outras coisas imperdíveis de Roma, pois monumentos e lugar bonito é que não falta nessa cidade!
Principais atrações em Roma para o segundo dia
Esse será o dia que dedicaremos o passeio ao Vaticano! Visitaremos o Museu Vaticano e a famosa Capella Sistina. Recomendo fortemente que você compre antecipadamente os bilhetes de entrada, pois assim você evitará filas gigantescas e que te fará economizar (e muito) o tempo em filas. Clique aqui e descubra quais são os ingressos para os principais museus da Itália!
Continuando o segundo dia de passeio, provavelmente após o almoço, seguiremos para a Praça e a esplêndida Basílica de São Pedro, aqui com certeza a emoção será forte, pois independente se você é católico ou não, quando entrar na basílica e ver a escultura Pietà de Michelangelo, sentirá uma energia incrível!
Nesse dia, recomendo visitar também o Castel Sant’Angelo, uma das construções ícones de Roma, uma fortaleza que foi erguida em 139 d.C.!
19) O que ver na Itália em vinte dias com carro? ROMA
DÉCIMO NONO DIA: Sei que a nossa viagem está quase no fim, mas mesmo assim vamos acordar cedo para tomar um belo café da manhã e continuar o nosso passeio pela nossa amada capital italiana, pois lugar interessante para conhecer é o que não falta nessa cidade!
Principais atrações em Roma para o terceiro dia
Um tour pela Roma Barroca também será muito interessante nesse dia, lugares como Piazza del Popolo, Piazza Spagna, Monte Quirinal, Fontana Trevi, Piazza Navona, Panteão e o Teatro Marcelo. São lugares lindos e que muitas vezes é possível alcançar vários pontos a pé, o que facilita e muito a gestão do tempo! Nessa altura do dia, você deve estar exausto, mas com o coração alegre por ter visto tanta coisa magnífica! Retorne para o hotel e descanse!
20) O que ver na Itália em vinte dias com carro? ROMA
VIGÉSIMO DIA: este é nosso último dia e vamos dedicá-lo a aproveitar os últimos momentos nesse país maravilhoso. Aconselho reservar um voo a noite, pois assim você terá o dia para aproveitar mais um pouco a capital italiana e depois é somente pegar um transfer ou um táxi e ir para o aeroporto, esperar o embarque e retornar para a sua casa com o coração e a mente felizes e recheados de tantas lembranças e memórias magníficas da sua viagem por esse país que encanta e emociona a tantas e tantas pessoas mundo a fora. Leia também: O que fazer em Roma em três dias?
Atrações para o último dia em Roma
Se você quiser pode aproveitar e conhecer mais um pouco da Roma Cristã ! Outras igrejas que valem a pena conhecer em Roma é a igreja de São João de Latrão, junto com a de Santa Maria Maggiore. Mas fique atento quanto ao horário, pois estamos em uma cidade enorme e que muitas vezes possui um trânsito caótico, o que te fará levar muito tempo para chegar ao lugar desejado! Portanto, chame o táxi ou o transfer com antecedência para evitar stress caso aconteça algum imprevisto no meio do caminho até o aeroporto! Bom Retorno!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e descubra como abastecer na Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
É possível alterar esse roteiro?
Claro! O roteiro acima mencionada é apenas uma das inúmeras possibilidades que se pode fazer de carro pela magnífica Itália, pois lugar lindo e interessante é o que não falta nesse país! Vou sugerir uma outra possibilidade, quem sabe para você é mais interessante.
Caso queira alterar algumas das cidades acima, sugiro retirar do programa as seguintes cidades do norte: Bolonha, Ferrara, Gênova, e Portofino. Logo abaixo mostrei como ficaria a nova programação.
1) O que ver na Itália em vinte dias com carro? FLORENÇA PARA NÁPOLES
Décimo sexto dia: depois de tomar café em Florença, seguiremos bem cedo até a região da Campanha, mais precisamente para Nápoles. São 470km de distancia e gastaremos cerca de 4h30 para chegarmos. Assim que chegarmos a Nápoles deixaremos as bagagens no hotel e depois de descansar um pouco vamos fazer um passeio pelas encantadoras ruas napolitanas.
Nápoles é uma daquelas cidades onde dá para voltar dez vezes e ainda entrar com o sorriso de ter visto algo de novo, uma cidade que agrada a todos: tem mar, cultura, natureza, diversão e principalmente uma cidade com uma culinária deliciosa – e não estamos falando apenas da pizza, mas também dos peixes e doces. Além disso, a característica principal é o povo, sua alegria e particularidade.
Principais atrações em Nápoles
O passeio pode começar pela Via Roma, repleta de lojinhas, um calçadão até chegar à Praça do Plebiscito, com sua linda igreja e o Teatro San Carlo. Seguindo em frente, chegamos à praia, não podemos nos esquecer de passar pelo Maschio Angioino, um dos castelos de destaque da cidade, que domina o cenário da Praça Município e o Castelo do Ovo (o castelo mais antigo de Nápoles, localizado no bairro de San Ferdinando em Chiaia). Depois desse lindo passeio, vamos relaxar em um vilarejo atrás do Castelo do Ovo, onde há vários restaurantes e bares legais para aproveitar a noite, mas fique atento para não ir dormir muito tarde, pois no próximo dia faremos um bate e volta na região!. Leia também: O que fazer em Nápoles em um dia?
2)O que ver na Itália em vinte dias com carro? FAÇA UM BATE E VOLTA A CAPRI OU A POMPEIA E VESÚVIO!
Depois de um bom café da manhã napolitano, seguimos nosso passeio nos arredores de Nápoles, conhecer Capri ou ir até Pompeia e Vesuvio. Qualquer uma dessas opções serão incríveis. Pois são cidades ricas em beleza, história e gastronomia.
O que visitar em Capri?
Cidade que dispensa comentários quando a luxo e belezas naturais. A história de Capri está ligada diretamente à do Mar Mediterrâneo, às populações que a atravessaram e àquela faixa de mar entre Capo Miseno e Punta Campanella, que foi cenário de grandes acontecimentos culturais. Belíssimas paisagens te esperam ali. A riqueza de detalhes é tão grande que, mesmo sendo uma cidade pequena, você não verá o dia passar!
Os Jardins Augustos, com seus terraços floridos e o Faraglioni de Capri, são lugares que merecem ser vistos por você! Leia também: Tudo que você precisa ver em um dia em Capri!
O que visitar em Pompeia e Vesuvio?
Cidade que teve sua histórica marcada pelo acontecimento em 79 d.C. quando o vulcão Vesuvio entrou em erupção e suas explosões devastaram o lugar! Seu Sítio Arqueológico possui uma imensa riqueza de detalhes que buscam decifrar cada minuto do ocorrido naquele dia. Além disso, você poderá caminhar pelas ruas romanas e admirar as casas com seus pisos ricos em mosaicos e pinturas interessantes nas paredes. OTeatro da cidade, a Terma Romana (o Spa), o “Lupanare” (prostíbulo) e o Foro Romano (área de administração e comercial da cidade) também farão parte do percurso que você fará na cidade de Pompeia!
Veja de pertinho o famoso Vulcão Vesuvio!
Ficou curioso sobre o vulcão que destruiu Pompeia no passado? Pois saiba que você pode fazer um tour pelo grandioso vulcão. Muitas pessoas tem medo de acontecer uma tragédia enquanto estiverem passeando por lá, mas saiba que tudo é devidamente monitorado e a qualquer sinal de movimentação estranha é visto pelas autoridades no assunto. Leia também: Como conhecer Pompeia em um dia? e Como visitar o Vesúvio?
Depois de passear por Capri ou Pompeia e Vesuvio retorne para Nápoles, pois no outro dia, partiremos para a belíssima Costa Amalfitana!
3) O que ver na Itália em vinte dias com carro? VÁ PARA SORRENTO E APROVEITE PARA CONHECER POSITANO!
Será muito interessante conhecer a cidade de Sorrento e depois visitar a famosa aldeia da Costa Amalfitana, Positano, que surpreende todos os turistas pelas suas belezas naturais. São 50km que separam Nápoles de Sorrento.
O que visitar em Sorrento?
Você vai se encantar por esse lugar, pois a mistura de montanhas e mar são fascinantes! Pois, essa aldeia é conhecida por ser a cidade das frutas cítricas, o que já lhe confere uma característica muito especial.
Piazza Tasso, Igreja Santa Maria del Carmine, Igreja de São Francisco de Assis, Basílica de Sant’Antonino e a Catedral de Sorrento, devem estar na sua lista de lugares para se conhecer! Leia também: O que visitar em Sorrento em um dia?
O que visitar em Positano?
Entre os lugares de maior interesse estão as Torres Sarracenas, construídas na época medieval, permitindo ao povo de Positano e os habitantes de toda a Costa de se defenderem das invasões dos terríveis sarracenos. Depois do tour podemos tirar uma parte das horas relaxando na praia de Positano e depois jantar por lá mesmo (super aconselho) e depois retornar para Sorrento. Leia também: Conhecer Positano?
4) O que ver na Itália em vinte dias com carro? BATE E VOLTA AMALFI E RAVELLO
Depois do café da manhã, sairemos para visitar Amalfi e Ravello que está a cerca de 35km de Sorrento. A Costa Amalfitana é repleta de pequenos vilarejos característicos e cidadezinhas que vale a pena visitar e admirar – de todas elas, a mais conhecida é Amalfi. Sem dúvidas, é uma pérola da Costa Amalfitana, uma cidadezinha que atrai todos os anos milhares de visitantes, justamente por seu encanto, a alta sociedade que a frequenta, sua cultura e a beleza das paisagens. Fincada no esplêndido Golfo de Nápoles, com certeza merece uma visita, mesmo que apenas por um dia, pois por ser muito pequena, conseguimos passear pela cidade inteira em pouco tempo.
Principais Atrações em Amalfi
Vamos começar nosso passeio pelo Centro Histórico, com sua enérgica e colorida Praça Duomo. Ainda nesta praça, está a maravilhosa Catedral de Amalfi, que fica de frente para o mar. Assim, visitaremos a majestosa basílica que, com sua longa escadaria e seu estilo árabo-siciliano só tende a nos encantar.
Pelo lado esquerdo do pórtico, entramos no lindo Mosteiro do Paraíso, todo decorado em estilo oriental, com arcos e colunas. Aqui é possível aproveitar, além da beleza dos monumentos, também um senso surreal de paz. Terminada a visita da catedral, entramos pelas ruas da cidade, onde o perfume dos limões invadem nossas narinas.
Com muita calma e tranquilidade, vamos passear até a Praça Município, onde fica a Prefeitura, um edifício do século XVI, que antes era um Mosteiro. Agora chegou a hora de fazer uma pausa em um dos restaurantes da região e saborear um delicioso jantar à base de peixe e frutos do mar. Depois retorne para Sorrento. Leia também: O que fazer em Amalfi em um dia?
Principais Atrações em Ravello
Começamos o tour pelas atrações mais interessantes, pontos turísticos e experiências que Ravello tem a oferecer ao turista. Começando com a Catedral, dedicada a São Pantaleão, que é crucial. Em seguida, passamos para a verdadeira joia de Ravello, a Villa Ruffolo, uma esplêndida vila, excepcional em termos arquitetônicos e estéticos, que ajuda a criar uma beleza atemporal e fascina qualquer um que passe por aqui. Ela pode ser acessada através de uma abertura no estilo gótico na Torre de Entrada. O jardim florescente da vila, culminando no ‘Terraço do Infinito’ espetacular, um terraço suspenso a 400 metros que permite uma vista incrível. Depois retorne para Sorrento e parta para Roma no dia seguinte! Leia também: O que visitar em um dia em Ravello?
Atenção!!
Caso queira alterar a programação e incluir no seu roteiro essas últimas cidades que falei (Nápoles, Capri ou Pompeia e Vesuvio, Sorrento e Positano, Amalfi e Ravello, você deverá prestar atenção as seguintes mudanças:
- Trocando as cidades conforme mencionei, quando você estiver em Veneza, ao invés de ir para Bolonha você irá para Florença, pois e de lá que você partirá para Nápoles.
- Uma outra alteração caso escolha trocar as cidades é que o bate e volta a Cinque Terre será feito a partir de Florença, que fica a cerca de 162km!
- Depois que você retornar de Ravello para Sorrento, no outro dia você partirá para Roma, que fica a cerca de 265km e portanto seguirá a programação demonstrada a partir do 17º.
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST: PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e siga minhas dicas para não pegar multa dirigindo na Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que ver na Itália em vinte dias com carro? Ao longo deste roteiro, vimos o que podemos fazer e como passar os vinte dias nas cidades mais bonitas da Itália. Portanto, claro que este itinerário é apenas uma sugestão, pois você pode (e deve) fazer modificações com base no gosto de cada um e conforme o tempo disponível. Você pode escolher de fazer esse itinerário em 30 dias (o que seria melhor) ou de tirar algumas cidades para poder ficar mais dias em outras). Pois, tudo depende de você e do teu gosto pessoal, mas com certeza a experiência de dirigir quilômetros e quilômetros pela Itália será muito gratificante e inesquecível!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
A itália no geral é bem suja e está bem degradada devido a crise.
Agora os italianos no geral são legais como falo italiano me diverti muito com eles.
Roma é uma sujeira só, lembra o centro velho de são paulo, dá pena de ver os monumentos sucumbindo a horda de turistas e mendigos. Uno pecato come si parla.
Adorei lago di garda,rimini e san marino achei cidades bem limpas. Napoli é um furdunço tipo rio de janeiro.
Polignano a mare ao sul tb vale uma visita tem um restaurante dentro de uma caverna.
Buona viaggio.
Excelente artigo! Parabéns pelo blog! Adoramos
Obrigada querido! 🙂
Oi Ana Patrícia,
Você tem excelente experiência em viagens pela Itália. Assim, estou tomando a liberdade de lhe solicitar uma ajuda, se possível, quanto à montagem de um roteiro pela Itália que pretendemos fazer este ano em setembro, eu, minha esposa e minhas duas filhas, todos adultos.
A partir de Veneza pretendemos alugar um carro e seguir um roteiro até chegar em Roma (8 dias). Gostaria de saber sua opinião sobre o roteiro, se está lógico e se os tempos e locais seriam os mais adequados, etc..É a 1ª vez que iremos à Itália.
O roteiro que imaginamos está abaixo. Desde já ficamos muito agradecidos se puder palpitar. Parabéns pelo belo trabalho que você presta.
Roteiro na Italia – mês de setembro 2016 – 16 dias (15 noites)
1 Qui Chegada à VENEZA no final do dia, vindo de PARIS
2 Sex VENEZA
3 Sab VENEZA
4 Dom Saída de VENEZA (de Carro). Passando por PADOVA. Chegada à VERONA à tarde (Pernoite)
5 Seg VERONA. Saída pela manha (de Carro). Passando por PARMA. À tarde seguir até LA SPEZIA (Pernoite)
6 Ter CINQUE TERRE (de Trem). Saída de LA SPEZIA (de carro), passando por LUCCA e PISA, chegando à FLORENÇA à noitinha (Pernoite)
7 Qua FLORENÇA. Pernoite
8 Qui Saída de FLORENÇA (de carro), passando por SAN GIMIGNANO, VOLTERRA. Chegada à SIENA (pernoite)
9 Sex SIENA pela manha. Saída (de carro) para MONTALCINO, MONTEPULCIANO. Pernoite
10 Sab Saída de MONTEPULCIANO (de carro), passando por PERUGIA, até Assis. Pernoite.
11 Dom Saída de ASSIS (de carro), passando por Orvietto até SORRENTO. Pernoite
12 Seg CAPRI. Pernoite em Sorrento
13 Ter Saída para POMPÉIA (de carro), segiuindo para ROMA. Entrega do Carro à tarde. Pernoite em Roma
14 Qua ROMA
15 Qui ROMA
16 Sex ROMA
17 Sab ROMA pela manhã. À tade saída do hotel. Viagem de retorno à São Paulo
Grato.
Antenor Antonio Rechi
São Caetano do Sul/SP
Ana.
Muito obrigado pelas dicas. Agradeço imensamente. Como temos tempo ainda, iremos analisar melhor nosso roteiro.
Parabéns pela qualidade do seu Blog e pela sua pronta atenção.
Antenor.
De nada querido:) boa viagem!! 🙂 Ana Patricia
Ana to montando um pacote e seu trabalho me deixou interessada, tenho duas opções ir em abril com um casal amigo ou ir em desembro ou janiero e levarmos nossa filha de 13 anos me ajuda num intinerario bom de 12 dias e com um preço acessivel para nos treis
Vânia, envia um email com o teu pedido para [email protected], com cópia para o email [email protected].
Grande abraço,
Ana Patrícia da Silva
Responsável comercial do operador Bonjour Italie,
Pretendo fazer uma viagem de carro pela Italia em 07/2018. Acabei de fazer em Portugal e amei a experiencia. Porisso vou começar a preparar o roteiro com antecedências e achei seu blog muito bom.
Muito obrigada querida:) Boa viagem.. não deixe de passar pela Calábria:) que é maravilhosa durante o verão.. Abraços, Ana
Boa noite Patrícia,
Conforme já falei, que blog show. Tá me deixando com muitas dúvidas aqui, e se possível gostaria de retirar com você. Conforme falei em outra postagem, também tenho vontade de alugar um carro e ficar cerca de 26 dias na Itália. Meu roteiro está até um pouco parecido com o seu, sem eu ter copiado, por isso, seria legal se você me informasse sobre algumas perguntas:
1ª- O que você fez com o carro em Milão, Veneza, Bologna, Florença, Roma e Napoles? Pergunto isso, principalmente, pelo fato das ZLTS, você andou com ele pela cidade, ou você deixou em algum estacionamento específico? E aí nestas cidades você comprou algum “passe” de locomoção diária?
2ª- Mais ou menos quanto você pagou de pedágio num somatório total, e combustível?
3ª – Você recomenda alguma locadora em Milão? Pensei em alugar em Turim, mas Milão também é uma excelente alternativa.
Pergunto isso, para programar o meu bolso. Obrigado pela gentileza,e meus parabéns pelo blog.
1: Se você for utilizar o carro, aconselho sempre a deixar no hotél e se locomover com o transporte público (como metro).. nas várias cidades é super fácil se locomover com transporte público..
2 e 3 : Pergunta dificil, eu moro na Calábria.. e no sul raramente se paga pedágio e a gasolina muda muito os valores de uma zona para a outra, portanto não vou poder te ajudar com essa pergunta..
3: Te aconselho a pegar o carro quando for partir da primeira cidade.. não sei qual é a tua mas imagino que seja Milão..
Um grande abraço,
Ana Patricia
Oi Ana! adorei suas dicas.
Só uma dúvida,você deixou os hotéis pré-reservados ou pegou na hora?
Será que na Itália temos a opção de alugar o carro numa cidade e devolver na outra?
Parabéns pelo trabalho!
Obrigada
Simone
Olá te aconselho a reservar antes… para não perder tempo procurando hotéis.. e em relação ao aluguel de carro pode fazer o que você disse mas acaba pagando algumas taxas a a mais por isso não te aconselho.. melhor pegar um carro do inicio ao fim (para os lugares que será necessário) acaba sempre tendo alguma oferta para alugar por mais dias.. Um grande abraço, Ana Patricia
Olá Ana vou em janeiro a Italia passar 12 dias com minha mulher e filha adolescente. A ideia é Roma, Florença, Cinqueterre e Milão. Você aconselha trem ou carro para fazer o percurso desde Roma? Vale ir a Cinqueterre no inverno ou você não aconselharia?
Cláudio aconselho o trem. Seria mais interessante um bate e volta a partir de Florença para Cinqueterre.. Em Manarolla nesse período você vai encontrar o presépio maior do mundo.. uma atração a parte.. Mais se for visitar somente Cinqueterre dá tranqüilamente para fazer em um dia.
Se tiver interesse em uma ajuda mais profissional controle o meu serviço de consultoria para roteiros na categoria Serviços na Itália 🙂