Turismo religioso na Itália?

País sede do catolicismo, a Itália é um dos países mais procurados para o turismo religioso. Hoje vamos falar sobre as cidades mais religiosas e procuradas na Itália! Venha com a gente sentir essa paz interior através do nosso post!

8 9.811

Turismo religioso na Itália?

A Itália é desde sempre considerada o berço de muitos eventos e acontecimentos universalmente importantes. Não é por acaso que, trilhas numerosíssimas de fiéis viajam para o país para desfrutar das maravilhas cristãs no território nacional e para fazer peregrinações em nome do Senhor. Entre as igrejas cristãs, a católica, é uma instituição que tem o maior número de fiéis a nível mundial. Muitos representantes e personalidades cristãs deixaram a sua marca de fiéis na Itália, aumentando assim, esse sentimento de “pertença a uma crença comum”, que guia e acompanha os homens a viver em sociedade, impelidos pelos sentimentos de amor, fraternidade e caridade. Mas afinal vamos saber sobre o turismo religioso na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Cada cidade italiana tem um santo ou uma pessoa importante, de modo que seria impossível falar de todas as cidades, por isso, neste post vou dedicar minha atenção a algumas áreas que são muito importantes no mundo, mas especialmente para nós brasileiros, que são: Roma e Vaticano, Pádua, Cássia (e Roccaporena), Assis, San Giovanni Rotondo e Lanciano.

1) Turismo religioso na Itália? VISITE O VATICANO E ROMA

Na Itália, se encontra, de fato, o Estado do Vaticano, o menor estado independente do mundo, liderada pelo Papa, que é a mais alta autoridade religiosa reconhecida da religião católica. A Cidade do Vaticano é um enclave no território da República Italiana, e é parte do contexto urbano da cidade de Roma. Saiba mais sobre ROMA!

Pantheon

Roma, no entanto, sempre foi palco de muitas civilizações, cada qual com seu próprio culto e adoravam suas próprias divindades. Não se pode ignorar, de fato, na história religiosa de Roma, a presença do paganismo. Símbolo da devoção a todos os deuses é o Pantheon, ainda hoje um lugar de culto, tendo-se tornado a Igreja de Santa Maria ad Martyres e santuário dos reis da Itália. Perto do Pantheon está o Fórum Romano, que resume alguns dos templos mais interessantes da cidade: como o Templo de Saturno, o Templo de Castor e Pólux e o de Vesta.

São João de Latrão

Após este breve mergulho no passado religioso italiano, é certo destacar algumas das centenas de igrejas que Roma dispõe: São João de Latrão é a catedral de Roma e, portanto, é chamada de “Mãe de todas as igrejas do mundo.”

Basílica de São Clemente

Perto dali, ao longo do caminho de São João de Latrão, se encontra a Basílica de São Clemente, cujo exterior barroco avançado, esconde tesouros artísticos que remontam, sobretudo, aos tempos medievais. Passando o Coliseu, chega-se à Praça Esquilino, antes da qual se avista a Basílica de São Pedro Acorrentado.

Santa Maria Maior

A poucos passos e se chega em frente à Santa Maria Maior, a basílica patriarcal melhor preservada. Apesar do excelente trabalho enquanto exterior do século XVIII, o interior é vice-versa para oferecer as maiores inspirações artísticas, das quais os mosaicos permanecem a imagem mais reconhecível. Atravessando o rio Tibre, se visita a Basílica de Santa Cecília em Trastevere, situada no coração de um dos bairros mais fascinantes de Roma. De particular interesse as obras da área presbiteral. A verdadeira pérola artística da basílica se encontra no coro das freiras: este é o Juízo Final pintado por Pietro Cavallini.

Basílica de São Pedro

Enfim, seguindo ao longo do rio Tibre, em direção ao norte, chega-se à Praça de São Pedro, obra-prima de Bernini e antecâmara do mais importante conjunto arquitetônico católico do mundo junto com a famosa Basílica de São Pedro. O pequeno Estado da Cidade do Vaticano acolhe a cada ano milhões de turistas e peregrinos, atraídos pelas belas obras de arte, assim como pelo profundo significado simbólico de um lugar como nenhum outro.

Museus do Vaticano

No interior da Cidade do Vaticano, também se pode admirar os Museus do Vaticano, ou seja, uma das maiores coleções de arte do mundo, desde quando expõem a enorme coleção de obras de arte acumuladas ao longo dos séculos pelos Papas. Lembre-se também que a Capela Sistina e os palácios papais pintados por Michelangelo e Rafael fazem parte das obras que os visitantes aos museus do Vaticano podem admirar em seu percurso. Saiba mais sobre a Roma Religiosa!

Como chegar a Roma?

  • De Avião: O Aeroporto Fiumicino é o principal aeroporto italiano.
  • De trem: por meio da Estação Terminal de Roma (Roma Termini).
  • Transporte Privativo: clique aqui sem compromisso e faça um orçamento.

2) Turismo religioso na Itália? VISITE PÁDUA

Passemos agora para a cidade de Pádua, onde o Cristianismo e a enorme devoção cidadã são testemunhados por um inestimável patrimônio arquitetônico religioso. Há muitos lugares sagrados para visitar. Um itinerário religioso, para ser digno dessa designação deve absolutamente abranger, de fato, uma visita a Prato della Valle para ver a Abadia de Santa Justina (um complexo religioso que consiste em uma igreja e três claustros). A abadia é um dos mais antigos testemunhos de fé e arquitetura cristã e está ligada ao nome de Justina, uma aristocrática romana que foi martirizada em 304 d.c. neste lugar.

Basílica de Santo Antônio

Um pouco distante deste edifício sagrado se encontram as cúpulas da Basílica de Santo Antônio, meta de milhões de fiéis a cada ano. O grande santuário foi iniciado em 1232 para armazenar os restos mortais do santo. Dentro você pode admirar belas obras de arte.

Outras Igrejas, Capelas e Oratórios

Além das grandes basílicas, em Pádua há muitas igrejas, capelas e oratórios, muitas vezes expostos fora das rotas mais frequentes, mas ricos em história e arte. Como a Igreja dos Eremitas com as obras de Andrea Mantegna e a Igreja de Santa Maria del Carmine com um precioso ciclo de afrescos do século XVI. Muito fascinante também a pequena Igreja românica de São Nicolau e a austera Igreja de Santa Sofia. É aconselhável continuar o itinerário entre o verde das Colinas Eugâneas, onde é muito sugestiva a visita à Abadia Santa Maria di Praglia e seu mosteiro e eremitério camaldulense, lugar de clausura em cima do Monte Rua.

Como chegar a Pádua?

Pádua está localizada no centro da região do Vêneto, entre as províncias de Vicenza, Treviso, Veneza e Rovigo.

Trem

É fácil chegar de trem, uma vez que todos os trens dos eixos Milão – Veneza e Bolonha – Veneza param em Pádua: com trens rápidos se chega aqui sem mudanças em cerca de 4 horas em Roma ou Turim, e pouco mais de 2, de Milão ou Florença. Até mesmo os principais lugares do nordeste pode ser facilmente alcançados a partir daqui de trem: Veneza e Vicenza em cerca de meia hora, Verona e Treviso em uma hora, duas em Cortina, também com conexão direta.

Avião

Pádua tem um aeroporto civil , onde aviões pequenos podem aterrissar . E , no entanto, pode se facilmente chegar à cidade do Marco Polo de Veneza e pelo aeroporto de Treviso através de vários serviços:

  • carro: cerca de 45 minutos / 1 hora, as listas de aluguel de carros estão disponíveis nos sites dos aeroportos , é possível solicitar um serviço de aluguel de carro com motorista, fornecido por várias empresas individuais;
  • Táxi: com serviço de táxi coletivo ”Air taxistas Cooperativa Pádua” com taxistas (www.airservicepadova.it) que permite que você vá diretamente para o destino final. Há também serviços de transportadoras privadas (clique aqui) sem compromisso e pela um orçamento;
  • Ônibus: Treinador Busitalia – norte Sita.
  • Trem: É também muito fácil de chegar do aeroporto Valerio Catullo ( www.aeroportoverona.it ) , utilizando as ligações diretas para a estação de trem (www.trenitalia.it).

Assista  a esse vídeo sobre Santo Antônio de Pádua

(Fonte: migantoniowalter)


3) Turismo religioso na Itália? VISITE ASSIS

Digna de nomeação é absolutamente a cidade de Assis, município de Úmbria. Totalmente percorrida pela espiritualidade de São Francisco, Úmbria revela aos turistas lugares de culto e itinerários religiosos capazes de transformar um período de férias em uma verdadeira experiência mística entre vilas medievais e as colinas verdes. O turista além de visitar a famosa igreja dedicada ao santo, poderá dirigir-se para a Igreja de São Damião e Santa Clara. Na planície surge a imponente Basílica de Santa Maria dos Anjos, construída para proteger a capela de Porciúncula.

Basílica de São Francisco

Para visitar o primeiro santuário, a Basílica de São Francisco constituída por duas igrejas sobrepostas, é bom entrar pela Porta São Pedro. A partir da Basílica, inicia-se o trajeto de São Francisco de onde se chega à Câmara Municipal e a Igreja Nova, construída sobre as ruínas da casa paterna do santo. Saiba mais sobre Assis!

Basílica de Santa Clara

Continuando ao longo de Corso Mazzini chegamos em frente à Basílica dedicada a Santa Clara. A capela conserva o crucifixo que falou com o “Povinho”, levando-o à conversão e, na cripta, jaz o corpo da santa. Seguindo em frente, chegamos à Catedral de São Rufino onde na parte interna está a fonte na qual São Francisco e Santa Clara foram batizados.

Convento de São Damião

Saindo da cidade, chegamos ao Convento de São Damião, onde Francisco recebeu o chamado divino de renovar a Igreja, e onde Clara passou a vida de clausura. A 4 km ergue-se a Basílica de Santa Maria dos Anjos, onde lá dentro há a pequena igreja da Porciúncula e não muito longe, a Capela do Trânsito, onde morreu Francisco em 1226. É conveniente salientar que o turismo religioso em Assis, oferece uma oportunidade imperdível, voltada para a descoberta de maravilhosos locais culturais e obras de arte de valor inestimável.

Como chegar a Assis?

  • Saiba aqui Como chegar a Assis a partir de Roma!
  • De carro: Assis é facilmente acessível de carro, localizado não muito longe de importantes junções de estradas no centro da Itália. Conheça nossa seção sobre Transportes na Itália!
  • De trem: A estação ferroviária de Assis se chama Assisi/Santa Maria degli Angeli.
  • De avião: Para quem chega de avião a partir de localidades mais distantes na Itália ou na Europa, pode ser conveniente chegar de avião. O aeroporto mais próximo é o aeroporto regional umbro “San Francesco”, que se encontra próximo a Perúgia, cerca de 12 km de Assis. O aeroporto é servido por algumas companhias de baixo custo. Outra solução pode ser o Aeroporto Internacional “Leonardo da Vinci” de Fiumicino (Roma), que está cerca de 230 km de distância.
  • Transporte Privativo: clique aqui sem compromisso e faça um orçamento.

Assista ao vídeo sobre a Basílica de São Francisco de Assis

(Fonte: Tv2000it)


4) Turismo religioso na Itália? VISITE CÁSSIA

Outro lugar, bem como meta espiritual é Cássia, a cidade que deu natalício a Santa Rita, localizada na zona mais montanhosa de Úmbria, perto do Parco Nazionale dei Monti Sibillini, conhecida por ser um dos principais centros espirituais da região, frequentado todos os anos para turismo religioso. Saiba mais sobre a cidade de Santa Rita de Cássia! A cidade de Cássia acolhe peregrinos de todo o mundo. Para visitas, há o centro religioso marcado pela devoção a Santa Rita, a igreja de São Francisco, a Igreja de Santo Antônio Abade, a Colegiada de Santa Maria e a Igreja de Santo Agostinho.

De grande interesse histórico e religioso parecem ser a basílica e o mosteiro de Santa Rita, com o estilo na imitação do gótico e bizantino e a chance de admirar a cela da santa e o jardim de rosas. Palazzi Santi abriga o Museu Municipal, que oferece interessantes resíduos arqueológicos e uma coleção de esculturas de madeira entre as mais importantes da Itália. Vai se hospedar na Itália? Então conheça nossa seção sobre Hospedagens na Itália!

Roccaporena

Nas proximidades de Cássia, vale a pena, de certo, visitar Roccaporena e o seu centro histórico, onde é possível reencontrar muitos traços da vida de Santa Rita, que além do mais é aconselhada a visita ao templo romano de São Silvestre, o qual contém antigas ruínas de um templo pagão que remontam ao II século a.C. (Ver meu post “Como chegar a Cássia”). Saiba como chegar em Cássia a partir de Roma!

Transporte Privativo: clique aqui sem compromisso e faça um orçamento.


Assista a esse vídeo sobre o Santuário e o Monastério de Santa Rita de Cássia

(Fonte: Bruno Aymone)


5) Turismo religioso na Itália? VISITE LANCIANO

Lembre-se também de Lanciano, município de Abruzzo, reconhecida como um modelo de boas práticas de culto e de capital do turismo religioso. Saiba tudo sobre Lanciano! A cidade é sobretudo, um berço da arte para a presença de numerosos monumentos, começando com o santuário do Milagre Eucarístico que preserva o testemunho do mais antigo milagre eucarístico do mundo católico. Lanciano exibe uma história milenar como evidenciado pelas escavações realizadas nos últimos anos.

Santa Maria Maior e Santo Agostinho

É também uma cidade de arte, rica em obras-primas da arquitetura românica e gótica, incluindo Santa Maria Maior e Santo Agostinho com portais maravilhosas. O complexo de paredes cívica décimo primeiro Towers Montanare e séculos XV, a Torre aragonês disse St. Clare, as igrejas de S. Biagio, de S. Giovina, St. Lucia, St. Nicholas e, em seguida, Porta S. Biagio, as fontes e da aldeia de Civitanova. E até mesmo privadas edifícios, ruas, praças e ruas medievais, mas também valiosa Palácios Liberty, no Centro Expo e Viale Cappuccini.

Possui um centro histórico intacto na morfologia e tipologia, com casas geminadas e edifícios neoclássicos e da Ponte de Diocleciano que é estruturas arquitetônicas originais, civis e religiosas, um organismo muito complexo e único.

Como chegar a Lanciano?

  • De carro: de Milão: cerca de 620 km e de Roma: 250 km.
  • De trem: Estação Pescara Central (longe de Lanciano, cerca de 35 km), a partir de Pescara de ônibus.
  • De avião: Aeroporto Internacional de Abruzzo (Pescara), é de cerca de 35 km distante de Lanciano. A partir do aeroporto você vai para Lanciano com um táxi ou de ônibus para chegar à estação central de Pescara e de lá tomar um trem ou um ônibus.
  • De ônibus: Partindo de Roma: Lanciano está ligado a Roma (estação Tiburtina) com as cinco corridas diárias das linhas de ônibus Di Fonzo.
  • Transporte Privativo: clique aqui sem compromisso e faça um orçamento.

Assista a esse vídeo sobre O Milagre de Lanciano

(Fonte: Gaetano Renna)


6) Turismo religioso na Itália? VISITE SAN GIOVANNI ROTONDO

Por último, não menos importante, a ser nomeada entre as cidades italianas, metas de peregrinação religiosa, é a cidade de San Giovanni Rotondo, reconhecida como um oásis de paz e espiritualidade. SAIBA TUDO SOBRE SAN GIOVANNI ROTONDO

Estigmas

San Giovanni Rotondo era a cidade onde viveu o Padre Pio de Pietrelcina por mais de 50 anos e morreu aqui em 1968. Padre Pio chegou a San Giovanni Rotondo, em 1916. Eles começaram a falar do monge logo apareceu quando os estigmas em suas mãos e começou a espalhar o boato é que em alguns desses “poderes” do santo para curar as pessoas.

Assim, já em vida, muitos dedicados ao monge visitou San Giovanni Rotondo, que começou a orientar-se para receber uma grande quantidade de fiéis. O grande número de fiéis em peregrinação a San Giovanni Rotondo também tem favorecido o surgimento em 2004 de um grande santuário de San Pio. Dentro do Santuário é hoje a cripta com os restos do santo, colocado aqui em 2010. Qualquer pessoa que decide passar as suas férias em Puglia, especialmente em Gargano, não pode escapar o fluxo turístico de milhares de fiéis que incessantemente viajar para a área de todo o mundo.

Como chegar a San Giovanni Rotondo?

  • De trem: Deve descer na estação di Foggia e a partir de Foggia ou com um carro de alugue ou tome o ônibus na praça da estação para San Giovanni Rotondo (companhia SITA) (os bilhetes podem ser comprados na tabacaria no pátio da estação).
  • De avião: O aeroporto mais próximo a San Giovanni Rotondo é o “Gino Lisa” de Foggia, que é 40 km de distância da cidade de Gargano.
  • Transporte Privativo: clique aqui sem compromisso e faça um orçamento.

Assista a esse vídeo sobre San Giovanni Rotondo

(Fonte: Tv2000it)


Assista esse vídeo e saiba: Como ver o papa? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Turismo religioso na Itália? A religião sempre foi reconhecida como uma diretriz para a espiritualidade humana, revestida de tal importância para muitos, para repor a fé, devoção, esperanças, alegrias e sofrimentos nela. O progresso muitas vezes nos leva longe da verdadeira essência das coisas … os tempos mudam, evoluem os modos, as tecnologias, mas as ideias permanecem, o bem sempre prevalece, e o culto é transmitido.

Esses lugares são, em exceção, um testemunho de como o senso religioso e a simplicidade permanecem em nossas vidas e oferecem uma oportunidade imperdível de percorrer um itinerário não só físico, mas sobretudo espiritual, em busca de si mesmos e dos mais puros sentimentos de paz e amor.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!