Turismo religioso na Itália?
Cada cidade italiana tem um santo ou uma pessoa importante, de modo que seria impossível falar de todas as cidades, por isso, neste post vou dedicar minha atenção a algumas áreas que são muito importantes no mundo, que são: Roma e Vaticano, Pádua, Cássia (e Roccaporena), Assis, San Giovanni Rotondo e Lanciano. Mas afinal vamos saber sobre o turismo religioso na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
A Itália é desde sempre considerada o berço de muitos eventos e acontecimentos universalmente importantes. Não é por acaso que, trilhas numerosíssimas de fiéis viajam para o país para desfrutar das maravilhas cristãs no território nacional e para fazer peregrinações em nome do Senhor. Entre as igrejas cristãs, a católica, é uma instituição que tem o maior número de fiéis a nível mundial. Muitos representantes e personalidades cristãs deixaram a sua marca de fiéis na Itália, aumentando assim, esse sentimento de “pertença a uma crença comum”, que guia e acompanha os homens a viver em sociedade, impelidos pelos sentimentos de amor, fraternidade e caridade.
1) Turismo religioso na Itália? VISITE O VATICANO E ROMA
Na Itália, se encontra, de fato, o Estado do Vaticano, o menor estado independente do mundo, liderada pelo Papa, que é a mais alta autoridade religiosa reconhecida da religião católica. A Cidade do Vaticano é um enclave no território da República Italiana, e é parte do contexto urbano da cidade de Roma. Saiba mais sobre ROMA!
Pantheon
Roma, no entanto, sempre foi palco de muitas civilizações, cada qual com seu próprio culto e adoravam suas próprias divindades. Não se pode ignorar, de fato, na história religiosa de Roma, a presença do paganismo. Símbolo da devoção a todos os deuses é o Pantheon, ainda hoje um lugar de culto, tendo-se tornado a Igreja de Santa Maria ad Martyres e santuário dos reis da Itália. Perto do Pantheon está o Fórum Romano, que resume alguns dos templos mais interessantes da cidade: como o Templo de Saturno, o Templo de Castor e Pólux e o de Vesta.
São João de Latrão
Após este breve mergulho no passado religioso italiano, é certo destacar algumas das centenas de igrejas que Roma dispõe: São João de Latrão é a catedral de Roma e, portanto, é chamada de “Mãe de todas as igrejas do mundo.”
Basílica de São Clemente
Perto dali, ao longo do caminho de São João de Latrão, se encontra a Basílica de São Clemente, cujo exterior barroco avançado, esconde tesouros artísticos que remontam, sobretudo, aos tempos medievais. Passando o Coliseu, chega-se à Praça Esquilino, antes da qual se avista a Basílica de São Pedro Acorrentado.
Santa Maria Maior
A poucos passos e se chega em frente à Santa Maria Maior, a basílica patriarcal melhor preservada. Apesar do excelente trabalho enquanto exterior do século XVIII, o interior é vice-versa para oferecer as maiores inspirações artísticas, das quais os mosaicos permanecem a imagem mais reconhecível. Atravessando o rio Tibre, se visita a Basílica de Santa Cecília em Trastevere, situada no coração de um dos bairros mais fascinantes de Roma. De particular interesse as obras da área presbiteral. A verdadeira pérola artística da basílica se encontra no coro das freiras: este é o Juízo Final pintado por Pietro Cavallini.
Basílica de São Pedro
Enfim, seguindo ao longo do rio Tibre, em direção ao norte, chega-se à Praça de São Pedro, obra-prima de Bernini e antecâmara do mais importante conjunto arquitetônico católico do mundo junto com a famosa Basílica de São Pedro. O pequeno Estado da Cidade do Vaticano acolhe a cada ano milhões de turistas e peregrinos, atraídos pelas belas obras de arte, assim como pelo profundo significado simbólico de um lugar como nenhum outro.
Museus do Vaticano
No interior da Cidade do Vaticano, também se pode admirar os Museus do Vaticano, ou seja, uma das maiores coleções de arte do mundo, desde quando expõem a enorme coleção de obras de arte acumuladas ao longo dos séculos pelos Papas. Lembre-se também que a Capela Sistina e os palácios papais pintados por Michelangelo e Rafael fazem parte das obras que os visitantes aos museus do Vaticano podem admirar em seu percurso. Saiba mais sobre a Roma Religiosa!
Como chegar a Roma?
- De Avião: O Aeroporto Fiumicino é o principal aeroporto italiano.
- De trem: por meio da Estação Terminal de Roma (Roma Termini).
- Transporte Privativo: clique aqui sem compromisso e faça um orçamento.
2) Turismo religioso na Itália? VISITE PÁDUA
Passemos agora para a cidade de Pádua, onde o Cristianismo e a enorme devoção cidadã são testemunhados por um inestimável patrimônio arquitetônico religioso. Há muitos lugares sagrados para visitar. Um itinerário religioso, para ser digno dessa designação deve absolutamente abranger, de fato, uma visita a Prato della Valle para ver a Abadia de Santa Justina (um complexo religioso que consiste em uma igreja e três claustros). A abadia é um dos mais antigos testemunhos de fé e arquitetura cristã e está ligada ao nome de Justina, uma aristocrática romana que foi martirizada em 304 d.c. neste lugar. Saiba mais sobre Pádua!
Basílica de Santo Antônio
Um pouco distante deste edifício sagrado se encontram as cúpulas da Basílica de Santo Antônio, meta de milhões de fiéis a cada ano. O grande santuário foi iniciado em 1232 para armazenar os restos mortais do santo. Dentro você pode admirar belas obras de arte. Clique aqui Padua Hop-on Hop-off Tour: 24 horas Ticket
Outras Igrejas, Capelas e Oratórios
Além das grandes basílicas, em Pádua há muitas igrejas, capelas e oratórios, muitas vezes expostos fora das rotas mais frequentes, mas ricos em história e arte. Como a Igreja dos Eremitas com as obras de Andrea Mantegna e a Igreja de Santa Maria del Carmine com um precioso ciclo de afrescos do século XVI. Muito fascinante também a pequena Igreja românica de São Nicolau e a austera Igreja de Santa Sofia. É aconselhável continuar o itinerário entre o verde das Colinas Eugâneas, onde é muito sugestiva a visita à Abadia Santa Maria di Praglia e seu mosteiro e eremitério camaldulense, lugar de clausura em cima do Monte Rua.
Como chegar a Pádua?
Pádua está localizada no centro da Região do Vêneto, entre as províncias de Vicenza, Treviso, Veneza e Rovigo.
De Trem
É fácil chegar de trem, uma vez que todos os trens dos eixos Milão – Veneza e Bolonha – Veneza param em Pádua: com trens rápidos se chega aqui sem mudanças em cerca de 4 horas em Roma ou Turim, e pouco mais de 2, de Milão ou Florença. Até mesmo os principais lugares do nordeste pode ser facilmente alcançados a partir daqui de trem: Veneza e Vicenza em cerca de meia hora, Verona e Treviso em uma hora, duas em Cortina, também com conexão direta.
De Avião
Pádua tem apenas um aeroporto civil, onde só aviões pequenos podem aterrissar. Para chegar a Pádua de avião podemos descer no Aeroporto Marco Polo de Veneza ou pelo Aeroporto de Treviso através de vários serviços:
- carro: cerca de 45 minutos / 1 hora, as listas de aluguel de carros estão disponíveis nos sites dos aeroportos , é possível solicitar um serviço de aluguel de carro com motorista, fornecido por várias empresas individuais;
- Táxi: com serviço de táxi coletivo ”Air taxistas Cooperativa Pádua” com taxistas (www.airservicepadova.it) que permite que você vá diretamente para o destino final. Há também serviços de transportadoras privadas clique aqui sem compromisso e peça um orçamento;
- Ônibus: Treinador Busitalia – norte Sita.
- Trem: É também muito fácil de chegar do Aeroporto Valerio Catullo em Verona (www.aeroportoverona.it), utilizando as ligações diretas para a estação de trem (www.trenitalia.it).
Assista a esse vídeo sobre Santo Antônio de Pádua
(Fonte: migantoniowalter)
3) Turismo religioso na Itália? VISITE ASSIS
Digna de nomeação é absolutamente a cidade de Assis, município de Úmbria. Totalmente percorrida pela espiritualidade de São Francisco, Úmbria revela aos turistas lugares de culto e itinerários religiosos capazes de transformar um período de férias em uma verdadeira experiência mística entre vilas medievais e as colinas verdes. O turista além de visitar a famosa igreja dedicada ao santo, poderá dirigir-se para a Igreja de São Damião e Santa Clara. Na planície surge a imponente Basílica de Santa Maria dos Anjos, construída para proteger a capela de Porciúncula. Clique aqui para Excursão Assis e Orvieto!
Basílica de São Francisco
Para visitar o primeiro santuário, a Basílica de São Francisco constituída por duas igrejas sobrepostas, é bom entrar pela Porta São Pedro. A partir da Basílica, inicia-se o trajeto de São Francisco de onde se chega à Câmara Municipal e a Igreja Nova, construída sobre as ruínas da casa paterna do santo. Saiba mais sobre Assis!
Basílica de Santa Clara
Continuando ao longo de Corso Mazzini chegamos em frente à Basílica dedicada a Santa Clara. A capela conserva o crucifixo que falou com o “Povinho”, levando-o à conversão e, na cripta, jaz o corpo da santa. Seguindo em frente, chegamos à Catedral de São Rufino onde na parte interna está a fonte na qual São Francisco e Santa Clara foram batizados.
Convento de São Damião
Saindo da cidade, chegamos ao Convento de São Damião, onde Francisco recebeu o chamado divino de renovar a Igreja, e onde Clara passou a vida de clausura. A 4 km ergue-se a Basílica de Santa Maria dos Anjos, onde lá dentro há a pequena igreja da Porciúncula e não muito longe, a Capela do Trânsito, onde morreu Francisco em 1226. É conveniente salientar que o turismo religioso em Assis, oferece uma oportunidade imperdível, voltada para a descoberta de maravilhosos locais culturais e obras de arte de valor inestimável.
Como chegar a Assis?
- Saiba aqui Como chegar a Assis a partir de Roma!
- De carro: Assis é facilmente acessível de carro, localizado não muito longe de importantes junções de estradas no centro da Itália. Conheça nossa seção sobre Transportes na Itália!
- De trem: A estação ferroviária de Assis se chama Assisi/Santa Maria degli Angeli.
- De avião: Para quem chega de avião a partir de localidades mais distantes na Itália ou na Europa, pode ser conveniente chegar de avião. O aeroporto mais próximo é o aeroporto regional umbro “San Francesco”, que se encontra próximo a Perúgia, cerca de 12 km de Assis. O aeroporto é servido por algumas companhias de baixo custo. Outra solução pode ser o Aeroporto Internacional “Leonardo da Vinci” de Fiumicino (Roma), que está cerca de 230 km de distância.
- Transporte Privativo: clique aqui sem compromisso e faça um orçamento.
Assista ao vídeo sobre a Basílica de São Francisco de Assis
(Fonte: Tv2000it)
4) Turismo religioso na Itália? VISITE CÁSSIA
Outro lugar, bem como meta espiritual é Cássia, a cidade que deu natalício a Santa Rita, localizada na zona mais montanhosa de Úmbria, perto do Parco Nazionale dei Monti Sibillini, conhecida por ser um dos principais centros espirituais da região, frequentado todos os anos para turismo religioso. Saiba mais sobre a cidade de Santa Rita de Cássia! A cidade de Cássia acolhe peregrinos de todo o mundo. Para visitas, há o centro religioso marcado pela devoção a Santa Rita, a igreja de São Francisco, a Igreja de Santo Antônio Abade, a Colegiada de Santa Maria e a Igreja de Santo Agostinho.
De grande interesse histórico e religioso parecem ser a basílica e o mosteiro de Santa Rita, com o estilo na imitação do gótico e bizantino e a chance de admirar a cela da santa e o jardim de rosas. Palazzi Santi abriga o Museu Municipal, que oferece interessantes resíduos arqueológicos e uma coleção de esculturas de madeira entre as mais importantes da Itália. Vai se hospedar na Itália? Então conheça nossa seção sobre Hospedagens na Itália!
Roccaporena
Nas proximidades de Cássia, vale a pena, de certo, visitar Roccaporena e o seu centro histórico, onde é possível reencontrar muitos traços da vida de Santa Rita, que além do mais é aconselhada a visita ao templo romano de São Silvestre, o qual contém antigas ruínas de um templo pagão que remontam ao II século a.C. (Ver meu post “Como chegar a Cássia”). Saiba como chegar em Cássia a partir de Roma! Transporte Privativo: clique aqui sem compromisso e faça um orçamento. Clique aqui para Tour em Assis e Cássia a partir de Roma!
Assista a esse vídeo sobre o Santuário e o Monastério de Santa Rita de Cássia
(Fonte: Bruno Aymone)
5) Turismo religioso na Itália? VISITE LANCIANO
Lembre-se também de Lanciano, município de Abruzzo, reconhecida como um modelo de boas práticas de culto e de capital do turismo religioso. Saiba tudo sobre Lanciano! A cidade é sobretudo, um berço da arte para a presença de numerosos monumentos, começando com o santuário do Milagre Eucarístico que preserva o testemunho do mais antigo milagre eucarístico do mundo católico. Lanciano exibe uma história milenar como evidenciado pelas escavações realizadas nos últimos anos.
Santa Maria Maior e Santo Agostinho
É também uma cidade de arte, rica em obras-primas da arquitetura românica e gótica, incluindo Santa Maria Maior e Santo Agostinho com portais maravilhosos. Possui também um centro histórico intacto na morfologia e tipologia, com casas geminadas e edifícios neoclássicos e da Ponte de Diocleciano que é estruturas arquitetônicas originais, civis e religiosas, um organismo muito complexo e único.
Como chegar a Lanciano?
- De carro: de Milão: cerca de 620 km e de Roma: 250 km.
- De trem: Estação Pescara Central (longe de Lanciano, cerca de 35 km), a partir de Pescara de ônibus.
- De avião: Aeroporto Internacional de Abruzzo (Pescara), é de cerca de 35 km distante de Lanciano. A partir do aeroporto você vai para Lanciano com um táxi ou de ônibus para chegar à estação central de Pescara e de lá tomar um trem ou um ônibus.
- De ônibus: Partindo de Roma: Lanciano está ligado a Roma (estação Tiburtina) com as cinco corridas diárias das linhas de ônibus Di Fonzo.
- Transporte Privativo: clique aqui sem compromisso e faça um orçamento.
Assista a esse vídeo sobre O Milagre de Lanciano
(Fonte: Gaetano Renna)
6) Turismo religioso na Itália? VISITE SAN GIOVANNI ROTONDO
Por último, não menos importante, a ser nomeada entre as cidades italianas, metas de peregrinação religiosa, é a cidade de San Giovanni Rotondo, reconhecida como um oásis de paz e espiritualidade. Saiba mais sobre San Giovanni Rotondo!
Estigmas
San Giovanni Rotondo era a cidade onde viveu o Padre Pio de Pietrelcina por mais de 50 anos e morreu aqui em 1968. Padre Pio chegou a San Giovanni Rotondo, em 1916. Quando apareceram os estigmas em suas mãos o povo começou a espalhar o boato de que dali saiam os poderes do santo para curar as pessoas. Assim, já em vida, muitos dedicados ao monge visitou San Giovanni Rotondo, que começou a orientar-se para receber uma grande quantidade de fiéis.
O grande número de fiéis em peregrinação a San Giovanni Rotondo também tem favorecido o surgimento em 2004 de um grande santuário de San Pio. Dentro do Santuário é hoje a cripta com os restos do santo, colocado aqui em 2010. Qualquer pessoa que decide passar as suas férias em Puglia, especialmente em Gargano, não pode escapar o fluxo turístico de milhares de fiéis que incessantemente viajar para a área de todo o mundo.
Como chegar a San Giovanni Rotondo?
- De trem: Deve descer na estação di Foggia e a partir de Foggia ou com um carro de alugue ou tome o ônibus na praça da estação para San Giovanni Rotondo (companhia SITA) (os bilhetes podem ser comprados na tabacaria no pátio da estação).
- De avião: O aeroporto mais próximo a San Giovanni Rotondo é o “Gino Lisa” de Foggia, que é 40 km de distância da cidade de Gargano.
- Transporte Privativo: clique aqui sem compromisso e faça um orçamento.
Assista a esse vídeo sobre San Giovanni Rotondo
(Fonte: Tv2000it)
Assista esse vídeo e saiba: Como ver o papa? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Turismo religioso na Itália? A religião sempre foi reconhecida como uma diretriz para a espiritualidade humana, revestida de tal importância para muitos, para repor a fé, devoção, esperanças, alegrias e sofrimentos nela. O progresso muitas vezes nos leva longe da verdadeira essência das coisas … os tempos mudam, evoluem os modos, as tecnologias, mas as ideias permanecem, o bem sempre prevalece, e o culto é transmitido.
Esses lugares são, em exceção, um testemunho de como o senso religioso e a simplicidade permanecem em nossas vidas e oferecem uma oportunidade imperdível de percorrer um itinerário não só físico, mas sobretudo espiritual, em busca de si mesmos e dos mais puros sentimentos de paz e amor.
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Obrigado Ana pelo roteiro e informações foram muito útil para mim,pois em maio vou conhecer Assis,Cássia,Orvieto ,Perúgia,Lanciano,Vaticano,Lanciano,Roma e Loreto,agora eu quero um favor seu se possível ,como fazer um bate e volta de Perúgia para Loreto?Qualquer informação sua é importante para mim.Obrigado.
Oi querida, obrigada pelo comentário.
Você pode fazer com o trem, mas não recomendo, porque são 4 horas em média e terá que mudar de trem 3 vezes, por isso seria 8 horas entre ida e volta, super cansativo.. ou pode fazer com um carro, são 2 horas de Perugia para Loreto, pode alugar ou pode pegar um motorista privativo para fazer a excursão.
Caso queira o valor do tour com motorista me envie um email: [email protected]
Boa viagem e continue seguindo os meus conselhos..
Abraços
Ana Patricia
Gostei muito do seu blog! É tudo bem explicado e de fácil acesso!
Vou passar meu Natal na Itália (20 a 25/12, mas resolvi fazer uma aventura rsrsrs vou passar um dia em San Giovanni Rotondo, outro em Lanciano e outro em Assis, e tudo sozinho… só encontro meus amigos brasileiros no dia 23, em Roma.
Já comprei as passagens e já reservei um Airbnb em Roma, mas em San Giovanni Rotondo, Lanciano, e Assis, ainda não encontrei lugar para dormir…
Estou com um pouco de medo de ter dificuldades para encontrar Hostel ou pousada já estando lá, pois vou estar sozinho e não sei falar italiano (falo só francês é um pouco de inglês)…
Você poderia dar algumas dicas de pousadas baratas nessas cidades? Porque vou ficar apensa uma noite em casa uma delas…
Fora isso, você têm mais alguma dica pra dar, principalmente pra mim, que vou tentar conhecer tudo sem um guia?
Aguardo resposta,
Desde já, muito obrigado!
Bom dia George para achar hostel em San Giovanni e Assis você pode ver esse site www.italian.hostelworld.com/search?search_keywords=San+Giovanni+Rotondo%2C+Italia&country=Italia&city=San-Giovanni-Rotondo&date_from=2015-12-12&date_to=2015-12-15, já em Lanciano acredito que não tenha hostels, por isso te convém usar o booking. Pessoalmente não conheço estruturas por isso não posso te indicar. Para dicas sobre Assis dá uma olhada na seção de Assis porque escrevi dois posts sobre essa cidade.. Já San Giovanni e Lanciano estão na lista de programação, lembra de registrar-se no blog de modo que assim que escrevo sobre elas vc receba por email. Não conheço pessoalmente por isso não posso te ajudar 🙁
Ótimo post sobre turismo religioso. Estarei fazendo uma viagem deste tipo com minha família em maio e pretendemos ir de Roma a Lanciano de ônibus (bate e volta). Todos indicam a Di Fonzo, consegui ver os horários sendo que não consigo ver o preço das passagens muito menos compra-las online. Você poderia me ajudar? Como faço para comprar o bilhetes online no site da Di Fonzo?
Abraços
Livio tudo bem? Obrigada!
Encontrei esse link www.autobus.it/IB3.29.2/difonzo/Tabellone.aspx dá para comprar por ali. Grande abraço da Itália. Ana Patricia
Olá tudo bem ??
Vi que a locomoção pra essas cidades são partindo de roma. Queria fazer lanciano e San Giovanni Rotondo ou virse versa mas estou tendo dificuldade para achar transporte entre as duas cidades…tem alguma empresa específica que faz essa linha, ou excursão, ou taxi ?
Me envie um email direto por favor: [email protected]