Itinerário de moto pela Sicília

E dando continuidade aos nossos posts dedicados aos amantes das duas rodas, hoje trago para vocês um itinerário lindo, de moto, pela maior ilha italiana! Hoje vamos de moto para a Sicília.

0 45

Itinerário de moto pela Sicília

A Sicília é a maior ilha italiana e nos oferece atrações, de fato, únicas! Com cidades incríveis como Palermo (capital da região), Catania, Taormina, Ragusa entre tantas outras, a Sicília é uma das regiões mais famosas do mundo e abriga heranças históricas fantásticas. Hoje vamos explorar a Sicília de moto! Capacetes, O.K.? Então, vamos lá! Conheça agora nosso Itinerário de moto pela Sicília! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Quando falamos de Sicília falamos, indiretamente, de história, cultura e heranças de diversos povos que deixaram sua marca em uma das regiões mais famosas da Itália. A região, localizada no sul italiano, abriga também verdadeira joias naturais, com praias esplêndidas e panoramas cinematográficos. Para quem gosta de praia, montanha, museus, história e arquitetura, é uma região completa, com uma infinidade de atrações. Confira aqui outros itinerários de moto pela Itália: Toscana, Calábria e Sardenha.

Dica:

  • Antes de tudo, é importante que você alugue uma moto em uma operadora de confiança.  Há empresas especializadas em aluguel somente de motos! Basta uma rápida busca na internet que você encontrará diversas empresas especializadas no assunto. Leia também: viajar de moto pela Itália?

Alugue uma motocicleta, scooter ou bicicleta em qualquer parte do mundo

Clique aqui e conheça sem compromisso a BikesBooking!!!

(Fonte: Go Places Pro)


Informações Importantes

Os apaixonados por moto sabem como lidar com a “lindeza” que possui em mãos, mas nunca é demais relembrar algumas informações importantes e fazer uma revisão em TUDO antes de partir. A prioridade total, além de alugar a moto em uma empresa de confiança, é utilizar roupas e equipamentos adequados, especialmente se viajar durante os períodos mais frios do ano. É importante também se lembrar de levar a sua PID (Permissão Internacional para Dirigir) , que é obrigatória e precisa ter especificado sua autorização para pilotar motos!

Outro ponto importante:

Quando for fechar o contrato do aluguel com a empresa, verifique quais são as clausulas referentes ao seguro da moto. Certifique-se de que a moto possui seguro contra roubo, furto, acidente, incêndio, desastres naturais, etc. Informe-se também sobre estacionamento para moto no hotel onde você se hospedar: alguns hotéis oferecem estacionamentos próprios (algumas vezes gratuitos), outros não. Se, por acaso, o seu hotel ficar em uma ZTL (Zonas de Tráfego Limitado), confirme que o hotel informou o número da placa da moto que você alugou às autoridades, pois é proibido o tráfego de motos em determinados locais, O.K.?!

Não deixe de verificar de que a moto está em perfeitas condições, certo?

As estradas italianas são muito bem conservadas, mas em alguns trechos, especialmente em cidades menores, você pode encontrar estradas que exigirão mais atenção – especialmente se o clima estiver chuvoso ou com neve – então: redobre o cuidado!

Um pouco sobre nosso Itinerário de Moto…

Bom, sendo uma ilha, a Sicília nos oferece algumas opções para chegarmos até lá: ou seja, começamos pelo continente. De lá você pode ir de avião ou de navio, os famosos ‘traghetti’ ou ‘ferry’. Quanto aos aeroportos, eu sugiro que você chegue pelo de Catania ou o Palermo. Caso queira alugar a moto e já vir com ela do continente, você pode utilizar os navios das seguintes operadoras de ferry: Grandi Navi Veloci, Grimaldi Lines, Caronte&Tourist, Tirrenia, TTT Lines e Liberty LinesAs. As saídas acontecem dos seguintes portos: Nápoles (Campânia), Livorno (Toscana), Genova (Ligúria), Civitavecchia (RomaLazio), Salerno (Câmpania), Vibo Valentia (Calábria) e Reggio di Calabria (Calábria). As chegadas são nos seguintes portos (dependendo da sua partida): Palermo, Catania, Messina ou Milazzo.

Uma das duvidas mais comuns é: devo comprar a passagem com antecedência?

Se você viajar durante a alta temporada, sim! Fique atento aos horários. Uma boa opção é viajar durante à noite para poder chegar de manhã e já aproveitar o dia. Em relação aos valores: depende de onde você vai partir a qual é o seu destino. Há viagens mais rápidas e outras nem tanto, portanto: se organize, O.K.?! Quantos dias serão necessários? Depende de você, claro que, quanto mais dias, melhor é! Saiba aqui: como planejar uma viagem para a Itália?

Atenção!

  • Lembre-se de descansar! Não pegue a estrada quando estiver cansado ou com sono, O.K.?!

Outros Transportes na Itália…

Pessoal, é óbvio que existem diversos itinerários para quem quer conhecer a Sicília – tanto de moto, quanto de carro, ou utilizando o transporte público. O roteiro abaixo é somente uma sugestão: você pode incluir, ou excluir, cidades de acordo com o seu gosto pessoal. Se quiser um roteiro específico, contrate meus serviços! Será um prazer poder te ajudar a organizar a viagem dos seus sonhos de moto pela Sicília. Vamos conhecer nosso itinerário de moto pela Sicília?

1) Itinerário de moto pela Sicília: MESSINA E PALERMO

Vamos começar nosso passeio por Messina. Messina é onde você encontra o belo Estreito de Messina e, daqui, a região da Calábria parece quase poder ser tocada com a ponta do dedo. As praias dessa zona são fantásticas, então, se você gosta de praia, tire um dia ou dois para curtir a localidade. Além do mais, a cidade é muito rica em história e merece destaque sua Catedral, o Palazzo Zanca e a Galleria Vittorio Emanuele III.

Saindo de Messina para Palermo

Saindo de Messina e seguindo pela rodovia A20, chegamos à Palermo. Palermo é um dos destinos mais incríveis de toda a Sicília! A cidade é incrível, cheia de atrações e também merece atenção especial. No caminho para Palermo podemos fazer diversas paradas, ao longo do caminho, em outras localidades como as fantásticas Ilhas Eólias, podemos visitar Capo d’Orlando e fazer uma parada estratégica em Cefalù, que é um dos vilarejos mais peculiares de toda a Itália, nos oferecendo uma beleza impressionante.

Chegando a Palermo: aproveite!

Visite o centro histórico da cidade, não tenha medo de se perder caminhando por suas antigas ruas e opte por um dos diversos bares em frente ao mar para poder observar o movimento da cidade. Palermo merece uma parada de, pelo menos, um dia. Deixe-se fascinar por sua arquitetura rica em história e que nos apresenta edifícios desde a era bizantina até a Art Nouveau. Não deixe de fazer uma visita na Catedral da cidade, no Palácio Normando e no Teatro. Impossível deixar de experimentar alguns pratos tipicamente sicilianos como o arancino (bolinho de arroz), e de sobremesa uma cassata e um cannolo. Palermo vai te conquistar! Saiba tudo sobre Palermo aqui!

2) Itinerário de moto pela Sicília: MONDELLO, TRAPANI E ERICE

No dia seguinte, seguimos a viagem Mondello. Mondello é a praia mais movimentada, e uma das mais bonitas, dessa zona. Depois de uma rápida passada por ali, pegue a SS113 e utilize a saída para Salvina 187. Estamos seguindo para outro lugar fantástico na Sicília: Trapani.

Dica:

  • Se quiser acrescentar outra parada na sua viagem, faça um rápido desvio e vá para San Vito lo Capo. Vale MUITO a pena!

Chegamos a Trapani

Trapani é conhecida como a ‘cidade do sal’, isso porque é aqui que ficam inúmeras salinas que tornam sua paisagem única e encantadora. Em Trapani merece destaque também, claro, seu centro histórico. Predominantemente em estilo barroco, é um lugar que nos oferece uma riquíssima arquitetura, cheia de construções belíssimas. A Catedral também merece destaque e pode ser visitada logo após o almoço, por exemplo. Imperdível ali perto é a esplêndida Erice. Em Erice a parada obrigatória é seu castelo: impressionante. Depois de um belo passeio, descanse, pois no dia seguinte seguiremos para outro destino muito interessante!

3) Itinerário de moto pela Sicília: MARSALA, MAZARA DEL VALLO,  SCIACCA E NOTO

Seguimos para três localidades incríveis que ficam entre Trapani e Agrigento. Hoje vamos fazer paradas em Marsala, Mazara del Vallo e Sciacca. Se preferir, siga direto para Agrigento. Não preciso nem dizer que uma parada obrigatória em Agrigento é o famoso, lindo e histórico Vale dos Templos. O Vale dos Templos testemunha séculos de história nos oferecendo belezas, de fato, únicas e de valores inestimáveis. Este é um dos lugares mais importantes do mundo, em termos históricos, e é, definitivamente, imperdível! Se quiser conhecer a cidade com calma, fique por ali por, pelo menos, um dia.

De lá seguimos para outra localidade muito interessante

Agora vamos conhecer a charmosa Noto. Outra cidade que merece uma visita. Noto é a cidade símbolo do barroco siciliano. Sua arquitetura é muito refinada e bem conservada; se quiser, passe um dia ou dois por ali, pois aos seus arredores há inúmeros locais muito interessantes que podem ser visitados em meio dia. Deixando Noto para trás, seguindo pela SS115, chegamos a outra cidade símbolo da Sicília: Siracusa. IMPERDÍVEL por aqui é a Catedral de Ortigia, que se localiza na parte mais antiga da cidade, e o Teatro Grego.

Dica de Ouro

  • Quer passar um dia na praia? Tenha certeza de que você encontrou o lugar ideal! Aproveite muito essa região, pois as praias são belíssimas. Aproveite também para pedir pratos com frutos do mar, pois tudo ali é muito fresco e saboroso!

4) Itinerário de moto pela Sicília: CATANIA, ETNA E TAORMINA

Quase concluindo nosso passeio, impossível não visitar Catania. Poucos sabem, mas Catania é conhecida como a Milão do sul, pois é uma cidade cheia de vida, com uma intensa vida noturna, sem contar que é linda! Catania pode exigir dois ou três dias para ser visitada, mas não é um sacrifício. Dali você também pode fazer uma visita ao Etna e ‘escalar’ suas encostas, chegando a 3.000 metros de altura e se deslumbrar com a vista única oferecida do alto.

Chegamos à última etapa do nosso itinerário!

De Catania subimos através da belíssima costa leste da ilha utilizando a SS114 e podemos visitar: o Castelo Normando de Aci Castello, o Faraglioni dei Ciclopi – em Aci Trezza, os Jardins Naxos e, claro, a única Taormina. Em Taormina, não deixe de fazer uma parada estratégica na linda Piazza IX Aprile e na espetacular Isola Bella. Saindo de Taormina, voltamos para Messina, concluindo nosso itinerário de moto pela Sicília.


Mapa 01 com o Itinerário de Moto pela Sicília

Itinerário de moto pela Sicília
Fonte: Google Maps

Mapa 02 com o Itinerário de Moto pela Sicília

Itinerário de moto pela Sicília
Fonte: Google Maps

Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o melhor da bela Itália!!!!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Itinerário de moto pela Sicília – Neste itinerário tentamos reunir as principais cidades da ilha, mas como dissemos anteriormente, é importante que você o adeque de acordo com seus desejos. Há diversas pequenas cidades entre as cidades citadas aqui e, pode ter certeza, todas são cheias de encanto. Viajar pela Sicília de moto é uma experiência que os amantes das duas todas PRECISAM viver. As belezas, os panoramas e suas cidades ricas de história e cultura, irão te encantar, podem ter certeza.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!