Quando começar a planejar a minha viagem para Itália?

A dúvida que não quer calar: com quanto tempo de antecedência devo começar a planejar minha viagem para Itália? Hoje te trazemos uma espécie de guia com TUDO que você precisa saber sobre o assunto!

0 652

Quando começar a planejar a minha viagem para Itália?

Planejar uma viagem para Itália não é uma tarefa das mais fáceis! São diversos detalhes que vão desde a escolha do período da sua viagem, até a escolha de hotéis, compra de passagens, planejamento de roteiros para as cidades que você irá visitar e muito mais. Hoje trago para você um post que vai te ajudar a planejar uma viagem para a Itália do começo ao fim. Vamos ao nosso post do dia: Quando começar a planejar a minha viagem para Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Quero ir para a Itália! Mas quando devo começar a organizar minha viagem?

Essa é a dúvida de 99% das pessoas que pretendem viajar para Itália. Não é uma tarefa fácil, mas se você organizar suas ideias, seu orçamento e seu roteiro, acredite, você consegue fazer uma viagem impecável. Como sempre digo: a chave para o sucesso de uma viagem é o PLANEJAMENTO! Vamos saber mais?

Qual é a primeira coisa que preciso fazer?

A primeira coisa que você precisa fazer é uma pequena lista dos lugares que você quer conhecer na Itália. Se for sua primeira viagem, te convido a ler três posts aqui do blog que podem te ajudar muito: o primeiro deles é O que fazer ANTES de viajar para Itália?” e o segundo é o “Qual é o melhor roteiro para ir para a Itália pela primeira vez?” e, por último, mas não menos importante: “Como organizar uma viagem para Itália?”. Nestes três posts você encontra diversas informações essenciais, e preciosas, para você começar a organizar sua viagem de maneira eficiente.

Não é a sua primeira vez….

  • Se já não é sua primeira vez na Itália, também é interessante você fazer uma lista das cidades que quer visitar. Por quê? Porque com a lista em mãos você vai saber, por exemplo, em qual aeroporto é mais interessante para você desembarcar, qual é o melhor meio de transporte para suas necessidades e, assim, otimizar tempo e dinheiro, já que não irá precisar se deslocar sem necessidade.

Com a lista de cidades pronta, agora você já pode pesquisar sobre os aeroportos italianos e para qual deles você pode seguir. Lembrando que voos intercontinentais chegam até a Itália ou via Roma, no Aeroporto de Fiumicino, ou via Milão, no Aeroporto de Malpensa. Tanto de Roma, quanto de Milão, o deslocamento para outras cidades é rápido e eficiente, pois ambas as cidades contam com uma excelente rede ferroviária e de transporte em geral. Clique aqui para conhecer os melhores bate e volta das principais cidades italianas!

Dica

  • Priorize começar seu passeio por Roma ou Milão, para que você ganhe tempo na chegada. Se possível, viaje durante a noite para chegar de manhã e, assim, poder aproveitar mais a cidade. Evite chegar tarde da noite, pois você pode ter grandes dificuldades para encontrar transporte para ir até o seu hotel. Se não possibilidade de chegar antes das 22h00, sugiro que você contrate um transfer, pois o motorista já estará a sua espera quando você desembarcar e você não vai precisar se preocupar com táxi, trens ou ônibus. Leia aqui o que fazer a noite em Roma e Milão!

Passagens Aéreas

Já que estamos falando de aeroportos, vamos falar de passagens aéreas! É importante que você saiba que, quanto antes comprar sua passagem, mais barato irá pagar. Palavra chave para encontrar a passagem aérea ideal? Pesquisa! Muita pesquisa!

Quanto antes começar sua busca (entre seis meses e um ano), mais chances de encontrar excelentes valores! Vale lembrar de que, caso você esteja viajando durante a alta temporada (junho, julho e agosto) os valores tendem a ficarem nas alturas, pois há grande procura, portanto, caso você encontre uma passagem por um preço muito abaixo do que você sabe que custa: desconfie! Verifique a procedência e a idoneidade do site onde você pretende realizar a compra, O.K.?! Na dúvida, opte por pagar um pouco mais caro, mas realize sua compra com uma empresa de confiança, que te dará todo o suporte caso necessário.

Dica

E qual é a melhor época para viajar para a Itália?

Importante também é escolher o período ideal (pra você) para visitar a Itália! Se você não lida bem com calor extremo, evite os meses de alto verão que são, predominantemente, Junho, Julho e Agosto. Detesta o frio? Não viaje para a Itália entre Novembro e Março. Para saber mais sobre o assunto, você pode ler este post “Qual é o clima na Itália?”.

Se você quiser aproveitar a praia, mas não quer pegar a massa turística da alta temporada, você pode viajar em Maio ou em Setembro. Se gostar de frio, mas não faz questão de pegar neve em grandes quantidades nas montanhas, pode optar por viajar ou em Abril, ou em Outubro. Basta se organizar, sempre tendo em mente que o clima no mundo já não é mais tão ‘marcado’ como era há algumas décadas, especialmente por conta do aquecimento global, portanto pode ser que você pegue chuvas em períodos em que, normalmente não chova, pode ser que pegue temperaturas amenas no alto inverno, ou dias mais frescos durante as estações mais quentes. Para mais detalhes leia Qual é o melhor período para viajar na Itália?

Vamos escolher nosso hotel?

Esse é um tópico que mais causa calafrios em quem está planejando qualquer viagem: como escolho o hotel ideal? Pessoal, não se preocupem! É mais tranquilo do que você pensa. O que você precisa levar em consideração quando for escolher um hotel? Além do valor, claro, considere também a localização. Lembre-se de que acaba não compensando optar por um hotel afastado dos pontos turísticos só porque ele é mais barato: você vai acabar gastando o que economizou com o hotel no transporte para se deslocar, portanto, faça uma análise cuidadosa do custo benefício no momento de sua escolha.

Dicas

É importante lembrar-se de alguns detalhes quando for escolher o seu hotel:

Faça a reserva com antecedência! A premissa para fazer a reserva do seu hotel, é a mesma para a compra de passagens: quanto antes você fizer a reserva, mais chances você tem de encontrar ótimos valores; preste atenção no período em que estará viajando! Na alta temporada (junho, julho e agosto*), alguns hotéis cobram uma pequena fortuna dos turistas, isso porque a maior parte dos quartos já está ocupada, e eles irão te oferecer, literalmente, o que sobrou – o que nem sempre é interessante, pois os quartos remanescentes nem sempre são os melhores pelo valor que eles irão te cobrar.

Bom saber…

  • Agosto é o mês de férias dos italianos, então, especialmente nas pequenas cidades, muitos hotéis simplesmente FECHAM, para que seus funcionários aproveitem as férias de verão. Ou seja: faça sua reserva o quanto antes para não correr o risco de não encontrar hotel disponível in loco. Nos períodos das festas de fim de ano (Natal/Ano Novo), e em alguns feriados (por exemplo, Páscoa e Ferragosto), também é difícil encontrar hotel disponível, então, se você pretende viajar nestes períodos (ou próximo deles), reforço: FAÇA A RESERVA COM MUITA ANTECEDÊNCIA, não arrisque, O.K.?!

Dicas

  • Tenho duas dicas em relação ao nosso tópico tratado acima: você pode saber mais lendo nosso post “Como economizar com hospedagem na Itália?” ou você pode falar comigo, pois dou de presente aos meus leitores 30 minutos de consultoria para ajudá-los com a escolha do hotel! Gostou da ideia? Tem interesse? Então, basta clicar aqui!
  • Importante: durante o verão, os centros das cidades costumam ficar bem movimentado! Se você não é da turma que gosta da muvuca, e não dorme com barulho, sugiro que você busque um hotel um pouco mais afastado.

E o transporte? Como organizo isso ANTES de viajar?

Esse é um tópico que, muitos, não dão atenção, porém precisa ser pensado com carinho: o transporte! Que transporte eu uso? Qual é o melhor? Compro passagens com antecedência ou não? E se eu quiser alugar um carro? Vamos lá! Em cidades grandes que oferecem excelentes opções de transporte público, como – por exemplo – Roma, Milão e Florença, não há necessidade de alugar um carro; aliás, é bem complicado utilizar o carro nestas cidades, pois o trânsito pode ser caótico e são cidades repletas de ZTLs (leia mais sobre o assunto aqui!)

Ou seja…

Você pode acabar recebendo uma multa caso passe por algum local onde o tráfego não é permitido para qualquer veículo. Nessas cidades, o transporte público é a melhor opção, mas esteja ciente de que – ônibus, trens e metrôs – também são muito utilizados pelos locais, portanto evite os horários entre 08h00 e 10h00 da manhã e 17h00 e 20h00 da noite, pois eles podem ficar bem cheios, especialmente na alta temporada. Leia mais sobre multas na Itália clicando aqui!

Transporte Público…

Se você pretende utilizar o metrô/tram nas cidades onde há essa opção disponível, pode comprar a passagem no dia do seu passeio, direto na bilheteria; o mesmo vale para os ônibus: não há necessidade de comprar antecipadamente. Mas, caso você queira utilizar o trem para visitar cidades vizinhas, ai a história já muda: eu sugiro que você compre a passagem com antecedência (entre 4 meses e 1 mês antes – ou conforme disponibilidade da cia ferroviária), principalmente durante a alta temporada, que é quando os trens chegam e saem lotados, especialmente das estações centrais das cidades com estação ferroviária.

Trens na Itália…

Você pode utilizar a Trenitalia ou a Ítalo e, novamente, quanto antes comprar os bilhetes, mais barato você paga e pode encontrar promoções incríveis, onde pagará o trecho por volta de 10 euros! Novamente: pesquisa, pesquisa e pesquisa! Leia também: Utilizando Transporte Público em RomaComo usar o Metrô em Milão?

Bom saber…

Se você optar por conhecer o interior das regiões, pode ser que você precise alugar um carro; isso porque muitas das vilas do interior, não possuem boas opções de transporte público. Um exemplo: a rota do vinho na Toscana. Algumas cidades da rota do vinho não oferecem transporte público para serem alcançadas, então, é essencial utilizar um carro. LEMBRE-SE: SE FOR BEBER NÃO DIRIJA!

“Ah, mas quero visitar a rota do vinho e fazer degustações, como faço se não estou de carro?”

Você pode contratar um transfer ou um motorista particular. Veja esse gasto como um investimento, já que você estará contratando um serviço que te permitirá fazer um passeio tranquilo e sem riscos caso você decida tomar uma taça de vinho. Para saber mais sobre custos para alugar um carro na Itália, leia nosso post Quanto custa viajar de carro pela Itália?”. Lembre-se de que para utilizar o carro na Itália você precisa possuir a PID – Permissão Internacional para Dirigir. Você pode saber detalhes do a PID no nosso post Preciso de Carteira Internacional para Dirigir?. Ah, informe-se também sobre como funcionam os pedágios na Itália, para evitar possíveis problemas nas cabines quando estiver lá! Você pode se informar com nosso post Como funcionam os pedágios na Itália?

Preciso comprar ingressos para visitar atrações turísticas com antecedência?

SIM! Precisa! Principalmente para atrações mais ‘concorridas’ como, por exemplo, a Última Ceia, de DaVinci. Aliás, muitas atrações EXIGEM a compra do ingresso antecipado (entre 4 e 2 meses de antecedência, dependendo da atração e da disponibilidade), ou seja: verifique quais atrações você quer conhecer e se organize para comprar os ingressos antes de viajar, O.K.? No post “Como comprar ingressos para os principais monumentos da Itália?você encontra a lista completa dos monumentos mais importantes, bem como os links para realizar sua compra.

Dica

  • É importante saber que algumas atrações NÃO ABREM TODOS OS DIAS e alguns monumentos oferecem ENTRADA GRATUITA no primeiro domingo de cada mês. Para saber mais sobre quais são os monumentos e como reservar os ingressos, você pode clicar aqui!

Vamos falar de alimentação?

Bom, na Itália come-se muito bem em todas as regiões. Isso, com certeza, não será um problema, especialmente se você souber onde ir. Neste link, você encontra várias dicas para economizar na alimentação, mas mantendo a excelência da qualidade italiana!

Dica de Ouro

Se você está viajando durante períodos festivos, feriados, dias dos namorados, Ferragosto, dia dos pais, dia das mães entre outras datas importantes ou durante a alta temporada: FAÇA A RESERVA COM MUITA ANTECEDÊNCIA – tanto em grandes cidades, quanto em cidades pequenas! Em algumas datas os lugares ficam LOTADOS e, se você não fizer reserva – tanto para o almoço quanto para o jantar – você pode penar para encontrar um lugar para se alimentar.

Se você está ‘namorando’ um almoço ou jantar naquele restaurante super trend, é importante que você verifique as datas disponíveis, pois alguns deles possuem uma lista de espera que pode chegar a UM ANO! Então, já comece a dar uma olhada o quanto antes, principalmente se você pretende ir nestes locais para comemorar uma data especial, O.K.?

Muita coisa para se pensar?

Não tem paciência? Não tem tempo? Fale comigo! Juntos podemos desenhar a sua viagem ideal para Itália e, tenha certeza, de que ela será do jeitinho que você sempre sonhou.

Sobre a Consultora Ana Patricia

Sou uma profissional formada em turismo, que mora na Itália há 16 anos, e que possui experiência em fazer consultoria de viagem para todas as regiões da Itália. Dessa forma, é garantido que sua experiência será muito mais rica, completa e cheia das belezas e sabores que só um país como a Itália pode te oferecer. Saiba mais sobre mim clicando aqui! e leia também: contratar Consultoria Especializada em Viagens para Itália: vale a pena?


Assista esse vídeo e saiba: Novo roteiro de viagem para Itália. Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Quando começar a planejar a minha viagem para Itália? Quando organizamos uma viagem, os detalhes e o planejamento fazem TODA a diferença, principalmente se for uma viagem dos sonhos! Não é uma tarefa simples, não é uma tarefa que deve ser feita com pressa e exige muita atenção, especialmente em relação a reservas, compras antecipadas, escolhas de hotéis, transporte, alimentação, etc. Portanto, faça seu planejamento com carinho, sem pressa e use e abuse do nosso blog: você vai encontrar várias dicas e ideias que poderão te ajudar DEMAIS no planejamento da sua viagem para a Itália. Se preferir, fale comigo! Lembre-se de que, nas minhas mãos, seu sonho vira um roteiro!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?

Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!