O que visitar em Roma em 4 dias?

Sim é possível conhecer Roma em apenas quatro dias, sem deixar nada de lado! Preparamos um Roteiro de 4 dias na cidade eterna para você que tem pouco tempo na Itália!

10 26.809

O que visitar em Roma em 4 dias?

Roma é uma cidade que nem mesmo quem vive, consegue conhecer tudo, em cada esquina se respira história e em cada ângulo se encontra um monumento que representa algum evento importante. Digo que 4 dias é o ideal para conseguir visitar os monumentos mais turísticos, mas caso você queira visitar tudo de modo mais aprofundando então aconselho a ficar pelo menos uma semana:) Vamos ao nosso Post do dia: o que visitar em Roma em 4 dias? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Temos um lado bom nessa história, muitos pontos turísticos podem ser feitos com o Metrô, veja aqui como usar o metrô em Roma. A primeira coisa que você deve fazer é comprar um mapa com os principais pontos turísticos de Roma em qualquer loja ou “edicula” ou pedir no hotel, O.K.? Leia também Onde fazer compras em Roma?

1) O que visitar em Roma em 4 dias? PRIMEIRO DIA

Vamos ao nosso primeiro dia em Roma, siga nossa dicas e monte seu Roteiro perfeito em Roma sem perder nadinha dessa belíssima cidade. Hoje vamos conhecer a Roma Imperial e a Roma Barroca.

Roma Imperial

Na parte da manhã desceremos no metrô “Colosseo” e começaremos o dia passando pelo Circus Massimo e a Bocca della Veritá, depois seguiremos a visita da Roma Imperial conhecendo: o Coliseu, Paladino, Fórum Romano, Fórum Imperial, Altar da Pátria e o Campidóglio. 

O que visitar em Roma em 4 dias?
Fonte Google Maps

Roma Barroca

Parada para almoçar em um bom restaurante central. Lembro que a Itália é famosa pela sua comida, tendo tempo, sempre vale a pena escolher um bom restaurante para degustar uma das comidas mais gostosas do mundo. Leia nosso Post Especial Onde comer bem em Roma? Seguiremos o nosso passeio pegando o primeiro metrô e descendo na parada “Barberini”, seguiremos visitando a Fonte de Trevi, Panteão, Piazza Navona,  Teatro Marcelo, Quirinale, Piazza Spagna e Piazza del Popolo.

O que visitar em Roma em 4 dias?
Fonte Google Maps
O que visitar em Roma em 4 dias?
Coliseu, parte do Fórum Romano (Fonte Pixabay)

2) O que visitar em Roma em 4 dias? SEGUNDO DIA

Em nosso segundo dia recarregados e descansados iremos conhecer a Zona do Vaticano.

Museu Vaticano, Basília San Pietro, Castel Sant´Angelo e Trastevere

O Vaticano é a sede da Igreja Católica, consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor país do mundo.

Museu Vaticano

Na parte da manhã desceremos no metrô “ Ottaviano” e iremos a pé até o Museu Vaticano, recomendo comprar os bilhetes com antecedência para não ter que fazer quilômetros e mais quilômetros de fila, visitaremos o museu que possui uma das mais importantes coleções de arte do mundo e visitaremos a famosa Capella Sistina e as “Stanze di Raffaello”. A pinacoteca do museu museu oferece uma pequena mas preciosa coleção de obras de Raffaello, Tiaziano e Leonardo, tire pelo menos três ou quatro horas para visitar o museu com  um pouco de calma.

O que visitar em Roma em 4 dias?
Vaticano a noite (Fonte Pixabay)

A Basílica São Pedro e o Castel Sant´Angel

No final do tour seguiremos a visita indo conhecer a “piazza di San Pietro” e a majestosa Basílica de São Pedro, meta de pelegrinos de todo mundo, é a maior basílica do mundo. A basílica te deixará literalmente maravilhado! Seguiremos a visita passando pelo Castel Sant’Angel, uma imponente fortaleza construída no 139 d.c para ser o mausoléu do imperador Adriano, mas que ao longo dos séculos foi utilizado por ulteriores razões, como por exemplo refúgio para os papas durante as revoltas políticas.

O que visitar em Roma em 4 dias?
Fonte Google Maps

Noite em Trastevere…

Por último para terminar esse maravilhoso dia, aconselho jantar no famoso bairro de Transtevere, um dos bairros mais antigos e pitorescos de Roma. Enfim, nesse dia, visitaremos os outros monumentos considerados “mais importantes” de Roma, e poderemos dizer que a “glória” da cidade eterna realmente se encontra em cada ponto, em cada pequena igreja, fonte, praça ou monumento importante. Saiba mais a vida noturna de Roma em Trastevere! e Conheça aqui os 10 melhores restaurantes de Trastevere!

3) O que visitar em Roma em 4 dias? TERCEIRO DIA

Em nosso terceiro e penúltimo dia faremos a Roma Cristã (ou Roma Cristiana) e a famosa Via Appia.

Roma Cristã (Roma Cristiana)

Após o café da manhã, dedicaremos grande parte do nosso dia a conhecer a Roma Cristiana, ou seja as 3 basílicas papais ou patriarcais: Igreja de São João de Latrão que é considerada a “mãe” de todas as igrejas do mundo, com a Escada Santa: usada por Jesus para entrar na sala de seu interrogatório com Pôncio Pilatos antes da crucificação;  Basílica de São Paulo Extramuros: onde se encontra o tumulo do apóstolo Paulo; e Chiesa di Santa Maria Maggiore, construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso 431.

O que visitar em Roma em 4 dias?
Fonte Google Maps

Via Appia

Prosseguiremos indo conhecer a Via Appia: uma das principais estradas da antiga Roma e a Tomba di San Callisto: Contém a famosa Cripta dos Papas. E por fim, sobrando tempo podemos fazer uma breve visita as Terme di Caracalla, que foram construídas entre 212 e 217, durante o governo do imperador romano e são um perfeito exemplo das grandes termas imperiais. Leia também Quais são as catacumbas de Roma que valem a pena conhecer?

Aconselhamos que o tour das Basílicas seja feito com uma guia especializada (4 horas de tour) e com um motorista privativo, visto que as basílicas não estão localizadas na mesma zona. E por último, a Via Appia que possui quilômetros a serem percorridos, por isso para visitá-la é necessário alugar uma bicicleta, o ideal seria ter um meio dia para dedicar a passear tranquilamente por essa famosa estrada, mas para quem não têm tempo a disposição, aconselho ter um motorista que levará o mais perto possível dos principais monumentos. Clique aqui para Excursão Via Ápia em Bicicleta Elétrica 3h

O que visitar em Roma em 4 dias?
Catedral – Roma Cristiana (Fonte Pixabay)

4) O que visitar em Roma em 4 dias? QUARTO DIA

Quarto e último dia iremos conhecer os Museus e arredores de Roma, e infelizmente se despedir da belíssima Roma.

Museus e Arredores de Roma

Nesse dia aconselho que seja dedicado para a visita de alguns museus super famosos como a Galleria Borghese e o Museu Capitolini, o museu público mais antigo do mundo, ou como alternativa, existem diversas cidades e pontos turísticos interessantes que estão localizados a uma distância de Roma que possibilita a visita com carro tendo a disposição de 8 a 12 horas. Leia também O que visitar nas proximidades de Roma?

O que visitar em Roma em 4 dias?
Imagem – Galeria Borghese (Fonte Flick)

Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni

Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!

Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano

Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini

Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).

Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Trastevere

Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.

O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: O Roma Pass vale a pena? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que visitar em Roma em 4 dias? Se você seguir os meus conselhos (sempre com o mapa na mão) tenho certeza que vai conseguir realmente ver o melhor da cidade “eterna”. E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!