O que visitar em Roma em 4 dias?
Roma é uma cidade que nem mesmo quem vive, consegue conhecer tudo, em cada esquina se respira história e em cada ângulo se encontra um monumento que representa algum evento importante. Vamos ao nosso Post do dia? O que visitar em Roma em 4 dias? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Nossa Introdução
Digo que 4 dias é o ideal para conseguir visitar os monumentos mais turísticos, mas caso você queira visitar tudo de modo mais aprofundando então aconselho a ficar pelo menos uma semana. Leia também: Passeios grátis em Roma!
Para quem não tem 4 dias na cidade eterna, vou deixar aqui Roteiros de 1, 2 e 3 dias, visitando os monumentos mais importantes da capital. Saiba aqui: Como visitar Roma em 1 dia?; Como visitar Roma em 2 dias? e Como visitar Roma em 3 dias?
Importante!
- O primeiro passo é comprar um mapa turístico da cidade de Roma em qualquer loja ou “edicola” ou pegar no seu hotel que é gratuito. A partir daí é ler bem o mapa para entender e seguir o tour sugerido aqui.
- O Segundo passo é comprar bilhetes para o metrô, pois é o melhor meio de locomoção da cidade. Saiba aqui: Como usar o metrô em Roma?
Bom Saber
- É muito importante também conhecer os meios de transporte em Roma, então se antecipe para não perder tempo quando chegar a Roma. Leia antes de viajar nosso Post Especial sobre: Como se locomover em Roma com transporte público?
- Se você tem pouco tempo é sempre bom lembrar que o planejamento é muito importante antes de partir para sua viagem. Aproveite e compre tudo antecipadamente. Leia também: Como comprar ingressos para os principais monumentos na Itália? e Como comprar uma passagem de trem na Itália?
- Fique atento aos tours em grupo, pode valer muito apena, principalmente quando tem tour combo, onde é possível visitar mais atrações em apenas um dia. Tudo isso com um guia!!!
Tem interesse em Tour Privativo ou Transfer do Aeroporto para o centro de Roma? Conheça nosso parceiro: Elmocar!
Acesse aqui para uma pesquisa rápida de valores e garanta já o seu motorista!
Bom Saber: a agenda da Elmocar costuma lotar rápido, então faça sua reserva com antecedência e garanta já sua vaga! Outro detalhe, eles oferecem motoristas que falam português!
1) Primeiro Dia: Roma Imperial e Roma Barroca
Vamos dividir o dia de hoje conhecendo primeiro a Roma Imperial pela manhã e a tarde (depois do almoço), vamos conhecer a belíssima Roma Barroca.
Tour da Manhã: Roma Imperial
Na parte da manhã nosso desembarque será na Estação Circo Massimo e daqui começaremos nosso Tour pela famosa Roma Imperial, passando primeiro pelo Circo Massimo e a Bocca della Veritá. Depois de visitarmos estas duas atrações, continuaremos nosso Tour pela Roma Imperial, seguindo agora para visitar: o Monte Capitolino, a Piazza Venezia, os Fóruns Imperiais, o Altar da Pátria (Monumento a Vítor Emanuel II da Itália), o Fórum Romano e finalmente o Coliseu.
Parada para almoçar em um bom restaurante central…
Lembro que a Itália é famosa pela sua comida (Clique aqui e saiba onde comer bem em Roma), tendo tempo, sempre vale a pena escolher um bom restaurante para degustar uma das comidas mais gostosas do mundo. Como estamos com pouco tempo, sugiro sempre um lanche rápido no almoço. Deixe para fazer um belíssimo jantar relaxante à noite. Saiba aqui: O que fazer a noite em Roma?
Tour da Tarde: Roma Barroca
A tardinha vamos para a Estação mais próxima do Metrô e desembarcaremos na Estação Flaminio, daqui seguiremos visitando a Piazza del Popolo, Piazza Spagna, Fontana Trevi, Monte Quirinale, Piazza Navona, Panteão e o Teatro Marcelo.
Mapa com as Atrações da Roma Imperial
Mapa com as Atrações da Roma Barroca
Free Tours: Tour Grátis pelos Arredores do Vaticano
Os free tours não possuem um preço fixo. Ao final do tour, o participante decidirá o valor que pagará ao guia de acordo com o grau de satisfação.
Clique aqui para saber mais e reservar!
2) Segundo Dia: Zona do Vaticano
Depois de recarregados iremos visitar a Zona do Vaticano conhecendo: Museu Vaticano, Basílica San Pietro, Castel Sant´ Angelo e Trastevere. O Vaticano é a sede da Igreja Católica, consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor país do mundo.
Tour na parte da manhã…
Na parte da manhã desembarcaremos na Estação de Metrô Ottaviano e iremos a pé até o Museu Vaticano, recomendo comprar os bilhetes com antecedência para não enfrentar quilômetros e mais quilômetros de fila. Visitaremos o museu que possui uma das mais importantes coleções de arte do mundo e visitaremos a famosa Capella Sistina e as “Stanze di Raffaello”.
A pinacoteca do museu oferece uma pequena, mas preciosa coleção de obras de Raffaello, Tiaziano e Leonardo, tire pelo menos três ou quatro horas para visitar o museu com um pouco de calma.
Continuando nosso tour a tarde….
Seguiremos nosso tour até a Piazza di San Pietro e a majestosa Basílica de São Pedro, meta de peregrinos de todo mundo e a maior basílica do mundo. A basílica te deixará literalmente maravilhado! Seguiremos a visita passando pelo Castel Sant´Angel, uma imponente fortaleza construída no ano de 139 d.c para ser o mausoléu do Imperador Adriano, mas que ao longo dos séculos foi utilizado por ulteriores razões, como por exemplo refúgio para os papas durante as revoltas políticas.
Curtindo a noite em Trastevere!!!!
Por último nesse maravilhoso dia, aconselho jantar no famoso bairro de Trastevere, um dos bairros mais antigos e pitorescos de Roma. Saiba mais a vida noturna de Roma em Trastevere! e Conheça aqui os 10 melhores restaurantes de Trastevere!
Mapa com as Atrações da Zona do Vaticano
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça comigo o bairro mais famoso e boêmio de Roma, Trastevere!
3) Terceiro Dia: Roma Cristã e Via Appia
Vamos aos nosso terceiro dia em Roma. Primeiro vamos visitar a Roma Cristã, com as três principais e mais importantes igrejas de Roma. Depois continuaremos nosso Tour na via mais antiga de Roma, Via Appia.
Hoje visitaremos os outros monumentos considerados “mais importantes” de Roma, e poderemos dizer que a “glória” da cidade eterna realmente se encontra em cada ponto, em cada pequena igreja, fonte, praça ou monumento importante.
Tour na Roma Cristã
Após o café da manhã, dedicaremos grande parte do nosso dia a conhecer a Roma Cristã, ou seja as 3 basílicas papais ou patriarcais mais importantes de Roma:
Igreja de São João de Latrão
Igreja de São João de Latrão (desembarque na Estação San Giovanni), que é considerada a “mãe” de todas as igrejas do mundo, com a Escada Santa: usada por Jesus para entrar na sala de seu interrogatório com Pôncio Pilatos antes da crucificação;
Basílica de São Paulo Extramuros
Em seguida iremos conhecer a Basílica de São Paulo Extramuros (desembarque na Estação San Paolo Fuori Muori): Onde se encontra o túmulo do apóstolo Paulo.
Chiesa di Santa Maria Maggiore
E para terminar este tour pela Roma Cristã, vamos visitar a Chiesa di Santa Maria Maggiore (desembarque na Estação Termini), construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso 431.
Mapa com a Localização das 3 Basílicas da Roma Cristã
Tour na Via Appia
Vamos fazer uma parada para o almoço e durante a tarde prosseguiremos para a Via Appia: uma das principais estradas da antiga Roma e a Tomba di San Callisto: Contém a famosa Cripta dos Papas.
E por fim, sobrando tempo (e tendo disposição) podemos fazer uma breve visita as Terme di Caracalla, que foram construídas entre 212 e 217, durante o governo do imperador romano e são um perfeito exemplo das grandes termas imperiais. Leia também: Quais são as catacumbas que valem a pena visitar em Roma?
Bom Saber
- A Via Appia possui quilômetros, por isso para visitá-la é necessário alugar uma bicicleta, o ideal seria ter meio dia de tempo livre para fazer esse passeio tranquilamente, mas para quem não tem tempo à disposição, aconselho a reservar um motorista privativo para levá-lo o mais perto possível dos principais monumentos. Ou que tal fazer esse passeio com um Tour em Grupo? Acesse os links a seguir para saber mais: Tour com a Civitatis ou Tour com a GetYourGuide
Como chegar a Via Appia com Transporte Público?
A partir da Estação de Metrô Circo Massimo você pegará o ônibus 118 e desembarcar na Porta Sebastiano (Museu delle Mura) depois se faz o tour caminhando ou com uma bicicleta alugada.
4) Quarto Dia: Museus e Arredores
Para o quarto e último dia deixarei duas alternativas de passeios em Roma. A primeira alternativa é conhecer os Museus: Galeria Borghese e Capitolini, e como segunda alternativa poderá conhecer os arredores de Roma fazendo um bate e volta a partir da cidade eterna. Que tal conhecer Assis, Cássia, e outros lugares próximos a Roma? Vamos saber?
Tour pelos Museus de Roma
Neste dia aconselho que seja dedicado para a visita de alguns museus super famosos como a Galleria Borghese e o Museu Capitolini, o museu público mais antigo do mundo.
Tour pelos Arredores de Roma
Como segunda alternativa, seria interessante tirar esse dia para conhecer alguma das famosas localidades perto de Roma. Você pode fazer vários bate e volta estando hospedado em Roma. Esses passeios de bate e volta a partir de Roma poderão ser feitos: com um motorista privativo, ou carro de aluguel, ou com um tour em grupo. Leia também: Como ir nas localidades perto de Roma?
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça comigo o verdadeiro tiramisù italiano!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que visitar em Roma em 4 dias? Se você seguir os meus conselhos (sempre com o mapa na mão) tenho certeza que vai conseguir realmente ver o melhor da cidade “eterna”.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Adorei as sugestões…
Obrigada querida! 🙂
Vou a Roma no periodo de 16 a 21 de outubro, que roupa devo levar? Faz frio nessa época.
Olá Soraia, te aconselho a ler o Post O que levar na mala em uma viagem para Itália (categoria: Conselhos de viagem).. de qualquer forma em Outubro geralmente faz calor de dia e mais frio de noite.. por isso te aconselho a trazer alguma roupa mais quente para usar a noite.. Abraços, Ana
Olá Ana parabéns pelo seu site, muito legal!! Estou indo com minha esposa pela primeira vez a Roma em fev./2018, minha esposa arranha no inglês e estamos em dúvida se devemos contratar passeios com guia ou você acha que conseguimos nos virar bem sozinhos? Andei olhando preço e estão muito caros. Terias algumas dicas?
André o serviço da guia na minha opinião agrega muito.. é muito melhor ter alguém que conhece e que conta a história.. de repente somente para alguns tours acho que pode valer muito a pena, tipo Roma Imperial..:) Museu Vaticano por exemplo dá para fazer com os áudios guias se você necessita economizar:) Vou te enviar um email:) um grande abraço, Ana Patricia
Oi Ana, primeiro parabéns pelo blog, informações úteis e atualizadas que ajudaram muito a programar a viagem, excelente mesmo. Estou indo de férias para Roma agora agora no final de Julho, a escolha da época não é das melhores eu sei, e to tendo dúvida sobre os ingressos pro Coliseu.
Acessei o site da Coopculture para fazer a reserva e pelo ingresso aberto(Biglietto Open) tem a informação que os bilhetes emitidos a partir de 1 de junho de 2018 só podem ser utilizados a partir das 14:00, isso é para a entrada no monumento? Outra dúvida, o passeio com audioguia é delimitado por hora, e após se encerra o tempo pelo Coliseu também? Se puder esclarecer essas dúvidas serei grato, mais uma vez parabéns pelo trabalho.
Oi, sim, a partir do inicio do mês teve essa mudança e o bilhete vale a partir das 14. Em relação a tua segunda pergunta imagino que fale do passeio guiado do subterrâneo que é um ingresso a parte com horário marcado. Ana
Olá, achei muito interessante e amando as dicas do blog de vcs! Dicas valiosas para planejar a viagem para Roma e evitar os erros de principiante. Parabéns pelo site e por este post quer ajudará muita gente!!!
Muito obrigada minha querida!! 🙂 Lembre de conhecer tb o nosso canal youtube:) Boa viagem..Ana