O que visitar na Itália em trinta dias?

Em 30 dias é possível conhecer mais do que você imagina, basta uma boa organização e você conhecerá muito da bela Itália! Veja agora a lista que preparamos com lugares incríveis para você colocar no seu roteiro!

2 14.156

O que visitar na Itália em trinta dias?

A Itália é famosa por ser um dos mais belos países do mundo, há muito para se visitar no Norte, no Centro e no Sul. Fazer uma lista das cidades, lugares ou atrações italianas para visitar não é fácil, considerando o tamanho do patrimônio artístico italiano. Mas o que  visitar na Itália em trinta dias? Aqui no Viajando para Itália você encontrará um roteiro perfeito para 30 dias. Nós decidimos fazer essa viagem de 30 dias elencando as mais belas cidades italianas, mas também fazendo uma pausa para ver a Itália menos conhecida, mas igualmente bela. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Dia após dia, descobrimos uma boa parte do esplendor e encanto, que sempre vence milhares de turistas que decidem vir para a Itália. Dividimos essa viagem para descobrir os locais, os lugares e os destinos turísticos mais interessantes para visitar na Itália. Estas escolhas que elencamos possui base não apenas nos turistas, sobretudo, no que há de histórico, artístico, arquitetônico e natural que caracterizam esses territórios. Leia também nosso Post Qual é a melhor época para ir para Itália?

Nosso Roteiro

Reunimos aqui fotografias mostrando os melhores locais do nosso país, opções utilizando o trem como meio de transporte (especialmente quando passamos nas grandes cidades), e opções com o  carro, quando necessário para otimizar o tempo e viajar mais livre e confortável para aquelas zonas onde não tem como usar o trem. Se você tem menos dias na Itália leia O que fazer na Itália em 10 dias?

Estarei somente dando uma média de dias para ser dedicada a cada lugar, mas a intenção é deixar livre de modo que você organize diretamente o seu roteiro e o que achar melhor para sua viagem dos sonhos. Você poderá conhecer melhor cada localidade indo diretamente nos links que estarei colocando no texto. Fique atento aos links;)

1) O que visitar na Itália em trinta dias? 2 DIAS EM VENEZA

Começamos nossa jornada a partir da Laguna di Venezia, com suas ilhas, a cidade única, mágica, sem dúvidas uma das áreas da Itália e do mundo a partir do ponto de vista histórico e artístico mais importantes, uma peça de mostruário, para a nossa maravilhosa península, uma joia de beleza e esplendor. Saiba aqui Como faço para chegar a Veneza?

As belezas históricas e arquitetônicas da Laguna di Venezia são infinitas, assim como as cores mágicas da lagoa, magníficos monumentos de Veneza e as pequenas aldeias que estão localizadas dentro da lagoa veneziana. Quase no centro da lagoa de Veneza, com seu centro estratégico na Piazza San Marco, onde existem os mais famosos monumentos como a Basílica de San Marco, Palácio dos Doges e as balsas atravessando o Grande Canal, no coração da cidade. Saiba aqui Onde ficar em Veneza!

O que visitar na Itália em trinta dias?
Foto da nossa leitora Vanete Brambatti em Veneza

Assista esse vídeo e saiba: Quanto custa um passeio de gôndola em Veneza? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Atrações em Veneza

Onde se pode admirar as famosas atrações do mundo, tais como a Ponte di Rialto, a Ponte dei Sospiri, o Cà d’Oro, a Santa Maria della Salute, o Campanile di San Marco, e outras atrações arquitetônicas e artísticas, tais como igrejas, catedrais e edifícios históricos. DICAS SOBRE VENEZIA

Vamos prosseguir a nossa viagem, indo para uma das mais belas cidades da Itália, Verona. Não se esqueça de se alimentar na viagem, afinal você precisa repor as energias;) Saiba em nossa sessão tudo sobre Alimentação na Itália.

2) O que visitar na Itália em trinta dias? 1 DIA EM VERONA

Verona é a cidade dos amantes, uma oportunidade de mergulhar na cidade onde Shakespeare situou a sua famosa “Romeu e Julieta”. Digno de nota é também a famosa Arena, que hospeda frequentemente performances tanto de televisão em obras clássicas, fornecendo uma absolutamente adorável localização. DICAS SOBRE VERONA

O que visitar na Itália em trinta dias?
Panorâmica de Verona

3) O que visitar na Itália em trinta dias? 3 DIAS EM EMILIA ROMAGNA

Movemo-nos, em seguida, em Emilia Romagna, de trem, para visitar duas grandes cidades como Bolonha e Ferrara. Bolonha definitivamente é uma outra cidade popular para visitar. Saiba aqui Como comprar uma passagem de trem na ItáliaQual é a diferença entre os trens na Itália e o Limite de bagagens nos trens italianos.


Assista esse vídeo e saiba: Quantas bagagens posso levar no trem na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Emilia Romagna – Bolonha

Famosa por suas muitas torres espalhadas em seu centro histórico e da sua antiga universidade, de modo que ganhou o apelido de “Bologna la Dotta”. Saiba aqui Onde ficar em Bolonha?

Emilia Romagna – Ferrara

Deixamos Bologna para chegar de trem à cidade de Ferrara, quando encontramos uma bela, medieval e renascentista cidade, caracterizada por pequenas e retorcidas ruas medievais, praças brilhantes, arejadas e geométricas. Uma cidade elegante e em escala humana, onde a vida flui lentamente como andar de bicicleta, entre palácios, casas nobres, igrejas e castelos.

O que visitar na Itália em trinta dias?
Panorâmica da Bolonha

4) O que visitar na Itália em trinta dias? 3 DIAS NA LIGÚRIA

Nós continuamos a nossa viagem com trem para Ligúria e, em especial, para a área de Cinque Terre.

Ligúria – Cinque Terre

Entre as áreas mais ricas de monumentos históricos e naturais de beleza se destacam, precisamente, a bela Cinque Terre, que constituíram as aldeias históricas de Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. Pequenas aldeias, mas verdadeiras jóias históricas e cênicas, oferecendo aos visitantes um espetáculo único. Belos centros incorporados entre paisagens de pedra e rodeados pela vegetação típica do Mediterrâneo, interrompidas por pequenas enseadas e costões rochosos que se afundam no mar.

Esta área é incrível oferecendo uma grande variedade de atrações culturais, história arquitetônica e natural faz com que o Cinque Terre, uma área turística se torne popular entre os mais populares e mais visitados da Itália, uma emoção de viver, de ser apreciado e deve ser protegido para a sua beleza e sua fragilidade. DICAS SOBRE CINQUE TERRE.

Ligúria – Gênova

Uma vez que estamos na Ligúria, é obrigatório visitar a cidade de Gênova, a capital regional é um dos tesouros escondidos da Itália. Uma cidade construída sobre as colinas com casas coloridas como telhados amarelos e rosa, vermelho e laranja, uma obra-prima da cidade que capta o olhar do visitante. DICAS SOBRE GENOVA

O que visitar na Itália em trinta dias?
Manarola – Cinque Terre

5) O que visitar na Itália em trinta dias? 5 DIAS NA TOSCANA

A partir daqui aconselho o aluguel de um carro para poder conhecer melhor as localidades da Toscana. Saiba aqui Quanto custa viajar de carro na Itália e Como funcionam as ZTL na Itália ? (Importante). Conheça também nossa seção no Blog Exemplos de Roteiros com o Carro.

Chegaremos à bela Toscana. Antes de ir para Florença faremos uma parada em Pisa e em Lucca!! Chegando a Zona de Florença no final do dia. LEIA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE A TOSCANA

Toscana – Florença

Florença, uma concentração de monumentos e obras de arte, o berço da cultura do Renascimento, amada por estrangeiros de todo o mundo, e é aqui que você vai encontrar um dos museus italianos mais visitados, a Galeria Uffizi. Saiba aqui Onde ficar em Florença?

Toscana – Valle del Chianti

Continuamos o nosso passeio na Toscana e fomos no Valle del Chianti, uma área montanhosa verde, onde é produzido o famoso e perfumado vinho DOCG Chianti. A área de Chianti se estende entre as províncias de Florença, Siena e Arezzo. Conduzindo ao longo das estradas através das colinas de Chianti encontraremos incríveis aldeias que marcam esta bela área por colinas típicas da Toscana. DICAS SOBRE O CHINATI

Toscana – Val d’Orcia

Continuamos na natureza da Toscana indo com o nosso carro alugado para o Val d’Orcia. Uma das características mais marcantes nas áreas da Toscana é a sua paisagem que manteve o seu aspecto original. Os moradores que vivem há séculos, de fato, encontraram um equilíbrio entre as necessidades econômicas e turísticas com as exigências de proteção ambiental. A área que inclui Val d’Orciaè com várias ainda medievais aldeias, quase intactas com suas antigas glórias. DICAS SOBRE A VAL D´ORCIA

Toscana – Castiglione d’Orcia

Entre as cidades históricas que visitamos, encontraremos a pequena aldeia de Castiglione d’Orcia. Localizada na província de Siena, com vista para o vale localizada em uma pequena colina. De um ponto de vista naturalista e paisagista, o território de Castiglioneè é caracterizado pelo chamado “Creta” de “biancane” e “Badlands”, verdadeiras obras naturais que a natureza construiu ao longo de milhões de anos.

O que visitar na Itália em trinta dias?
Casar na Toscana

Toscana – Montalcino

Dirigindo ao longo deste vale nos encontrarmos outra aldeia famosa, Montalcino, uma cidade medieval conhecida pelas suas vinhas de Sangiovese que produzem o delicioso e famoso vinho Brunello di Montalcino. A pequena aldeia, no entanto, guarda, também tesouros artísticos e altamente respeitados obras arquitetônicas. Após deliciando-nos na terra Toscana que visitamos sempre de carro, fomos ao Vale de Umbria. Saiba aqui Quais são os 5 castelos imperdíveis para dormir na Toscana

6) O que visitar na Itália em trinta dias? 3 DIAS NA UMBRIA

O que ver e o que visitar no Valle Umbra? A mais importante centro de Vale da Úmbria é certamente a fascinante e magnífica Assis, desde 2000, patrimônio protegido pela UNESCO. Ela está situado nas encostas do Monte Subasio, na província de Perugia.  Assis é um destino favorito para um grande número de turistas, a maioria deles dedicados a São Francisco e que em certas épocas do ano se reúnem para fazer peregrinações. É um dos centros mais importantes de toda a cristandade. Saiba aqui Onde dormir em Assis?

Seu Turismo e Atrações

A razão para o turismo, incentivado pela população da Úmbria, historicamente vem desde o nascimento e a vida de São Francisco (em 1182), Francisco de Assis, que deixou toda a sua riqueza para se dedicar aos pobres e que escreveu o Cântico dos Cânticos, adoração da natureza divina de todas as coisas. A maravilhosa Assis se destaca artisticamente, graças aos seus monumentos de arquitetura típica medieval que influenciou italianos e artistas europeus da época. A visita ao Valle Umbra também inclui outras pequenas aldeias históricas. LEIA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE A UMBRIA

O que visitar na Itália em trinta dias?
Igreja de Cássia
Parque do Monte Subasio

A riqueza natural do Vale da Úmbria está concentrada no Parque do Monte Subasio, um lugar que transmite um sentimento regional místico e único.

Santuário de Santa Rita de Cascia

Não se esqueça que, na bela Umbria também há o Santuário de Santa Rita de Cascia. Todos esses lugares, que se estendem ao longo do Vale Umbra e o Monte Subasio, detentores de um charmoso silêncio que convida a meditação e a redescoberta de uma dimensão religiosa. Uma área onde a cultura, religião e natureza se fundem, criando um tesouro de inestimável valor histórico e turístico. Como visitar Cássia a partir de Roma?

O que visitar na Itália em trinta dias?
Basílica de São Francesco em Assis, Umbria

7) O que visitar na Itália em trinta dias? 2 DIAS EM ROMA

Começando a viagem depois destes dias de silêncio e paz interior iremos visitar a Cidade Eterna, a grande Roma. Como não passar alguns dias na capital? Chegando em Roma deixamos o carro alugado e nos movemos tanto de metrô quanto de ônibus, caso contrário perderíamos muito tempo com o carro, porque Roma é tão bonita quanto caótica. Saiba aqui Como usar o Metrô em Roma e Onde dormir em Roma?

O que visitar na Itália em trinta dias?
Panorâmica de Roma

Sobre Roma

No decurso dos seus três milênios de história, a cidade se tornou a primeira grande metrópole da humanidade, o coração de uma das civilizações antigas mais importantes, que influenciaram a sociedade, a cultura, língua, literatura, arte, arquitetura, filosofia, religião, lei e costumes dos séculos seguintes. Roma é o coração do cristianismo católico, de fato, é a única cidade do mundo a hospedar um estado interno inteiro, a Cidade do Vaticano, por isso que é muitas vezes chamada de capital de dois Estados. VEJA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE ROMA

O que visitar em Roma?

Bem, a capital da Itália é um museu ao ar livre, sendo mais rápido para dizer o que não visitar nesta cidade maravilhosa, fazemos uma pequena lista. O que é Imperdível: o Coliseu, o Panteão, a Fonte de Trevi, Piazza Navona, os Museus do Vaticano, Trastevere, San Pietro, Castel Sant’Angelo, o parque de Villa Borghese, Via Veneto, o Fórum Imperial, e muitos outros.

8) O que visitar na Itália em trinta dias? 4 DIAS NA CAMPANIA

Nós continuamos nossa jornada, de trem para Nápoles, em seguida, por balsa, chegamos a  maravilhosa Capri e, finalmente, alugamos um carro novamente para visitar a Costa Amalfi. Realmente é uma região fascinante, onde o mar e céu parecem se fundir em azul, as rochas parecem confetti beijados por um sol cada vez mais quente, o Vesúvio, inativo por algum tempo, permanece como uma presença benigna e tranquilizante, fiel e protetora anjo da guarda, as ilhas de Capri, Ischia e Procida, são como pedras preciosas espalhadas nas águas transparentes. Saiba aqui Onde dormir em Nápoles?

Bastaria apenas a beleza natural, a fascinar e convidar para uma viagem, mas Nápoles não é apenas um cartão postal, é cultura e histórica, tradição, música e muita literatura sensível.VEJA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE A CAMPANIA.

Ilha de Capri

E o que dizer sobre a bela ilha de Capri, a cada ano o destino turístico para a elite dos mais procurados e não apenas famoso na Itália, mas em todo o mundo. Os importantes centros históricos do ponto de vista turístico são Capri, Anacapri, Marina Grande e do outro lado, Marina Piccola. Anacapri está ligada ao porto de Capri através de um caminho rochoso que deu origem ao fenícia (construído pelos gregos). Saiba aqui Onde dormir em Capri?

No século XX, Capri foi visitada por personagens e artistas famosos como Pablo Neruda, Curzio Malaparte, Sibilla e muitos outros, mas os lugares mais bonitos para endossar a ilha que eles atribuíram uma fama inegável e magnífica, Faraglioni e da beleza extraordinária da Grotta Azzurra localizada no lado norte da ilha. DICAS SOBRE CAPRI

O que visitar na Itália em trinta dias?
Foto da nossa leitora Zélia e marido em Capri festejando 25 anos de casamento!

Costa Amalfitana

Neste ponto, com o carro nos dirigimos para a Costa Amalfitana, conhecida pela beleza inconfundível de sua natureza e destino de um turismo internacional invejável. A costa está protegida como patrimônio público pela Unesco. Grande parte da Costa é protegida como Parque Natural de Monti Lattari, que inclui as cidades de Amalfi, Positano, Ravello, Maiori e Vietri Sul Mare.

Toda a área contém outras aldeias, que, embora pequenas, sabem, no entanto, despertar espanto e admiração diante das vistas espetaculares, encantadoras e românticas como a famosa Positano que, desde os tempos do Império Romano, foi um destino de férias por seu clima favorável e sua fantástica paisagem natural. A costa é um belo resort, uma joia que vale pena ser vista pelo menos uma vez na vida. DICAS SOBRE A COSTA AMALFITANA

O que visitar na Itália em trinta dias?
Costa Amalfitana

9) O que visitar na Itália em trinta dias? 2 DIAS NA BASILICATA

Sempre neste ponto com o carro, é muito importante não perder Matera na Basilicata, você ficará encantando quando descobrir O Sassi e o Parque da Igreja de Pedra Matera.

O Sassi de Matera

O Sassi de Matera, um lugar que atrai milhões de turistas para a sua singularidade e beleza, é uma experiência única, original, um de um tipo. Em 1993, a UNESCO tem catalogado Sassi de Matera como Patrimônio da Humanidade, permitindo assim o reforço deste lugar tão especial onde as casas estão em harmonia com a grande abertura nas cavernas rochosas. VEJA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE A BASILICATA

Outro aspecto que enriquece o Sassi de Matera são os belos mosteiros esculpidos na rocha que compõem o que se chama as Igrejas da rocha de Matera Park. Aqui encontramos o complexo sagrado como Cenobi beneditino e Laure Bizantino, na verdade, nestas cavernas os monges cristãos haviam criado centros de culto, onde eles se reuniam com a sua carga em uma igreja subterrânea, criando as igrejas de pedra, monumentos que ainda hoje, depois de séculos, eles devolvem a sua beleza.

O que visitar na Itália em trinta dias?
Matera, Basilicata

10) O que visitar na Itália em trinta dias? 5 DIAS NA SICÍLIA

Os últimos dias de nossa viagem, foram dedicados a esplêndida Sicília, onde o avião de Bari, nos levou a Palermo e depois fomos para Siracusa e, finalmente, nós nos reservamos a bela Taormina. VEJA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE A SICÍLIA

O que visitar na Itália em trinta dias?
Duomo di Siracusa

Palermo

Começamos a partir de Palermo, a capital regional, bem como bela cidade. Elegante e contraditória, que encarna um olhar árabe, Norman, com manchas gótico-catalão e opulência barroca. Cheio de aromas e sabores que são encontradas em alimentos de rua e sobremesas, uma cidade que esconde bem seus segredos, mostrando-se generosa com aqueles que a visitam, mas mantendo o seu mistério. Passamos de Palermo de carro para chegar a Siracusa.

Siracusa

Siracusa é uma bela cidade com arquitetura urbana e uma estrutura vegetal grega e romana, mas é o barroco siciliano o anfitrião, assim como a praça Ortigia é notável por sua beleza. E depois há o mar, que cria um cenário deslumbrante, e o paladar que pode ser apreciado pelos cheiros típicos e saborosa da comida de Sicília. Siracusa é uma joia entre as mais belas cidades da península!

Taormina

E, finalmente, escolhemos a mítica Taormina. Cidade siciliana de arte e cultura, com uma vista única para os contrastes e as suas variedades, no qual permanece não desafiado, o Mount Etna, é uma combinação de sorte, delícias dos pontos de vista culinário, lugar encantador e fonte de inspiração para artistas, poetas de todas as idades e nacionalidades. Seja para alguns ou vários dias, Taormina e seus arredores oferecem muito para visitar, até mesmo para os turistas mais exigentes. Com Taormina a nossa viagem que durou trinta dias chegou ao fim. DICAS SOBRE TAORMINA

O que visitar na Itália em trinta dias?
Teatro Grego de Taormina

Assista esse vídeo e saiba: Quais são os bilhetes que preciso comprar com antecedência na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Viajando 30 dias na Itália, nós não podemos ver nem a metade das belezas desse país maravilhoso, mas isso, na minha opinião será um incentivo para você retornar e olhar em volta, visitar o que não é visto, e talvez voltar para um lugar que tenha sido particularmente animador. Obviamente esse roteiro é “super” rápido e tem o objetivo de visitar de modo rápido os lugares e os monumentos mais clássicos, se você preferir uma viagem mais tranquila eu te aconselho a tirar pelo menos duas ou três regiões (de acordo com o seu gosto).

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!